Pesquisar este blog

10 outubro 2022

LAGOA NOVA-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN-041

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada ao tomar conhecimento de um acidente com vítima fatal na RN-041 sentido Lago Nova, na região Seridó.
O acidente, segundo o repórter Edmilson Souza, envolveu um carro de passeio e uma moto. Um dos ocupantes do carro será transferido para Natal.

*Jair Sampaio

Corrupção no governo existe, mas Bolsonaro nada tem com isso

Apesar de todas as denúncias de corrupção no atual governo, como alguém pode acreditar que Bolsonaro não é corrupto? E mais, justificar seu voto no ex-militar dizendo que Lula é ladrão, e que não passa pano pra bandido. Como pode?

Nas eleições de 2006 o escândalo do mensalão atordoou o país, o PT e Lula. Se bem me lembro, era comum eleitores petistas defenderem o candidato à reeleição afirmando que a Justiça não tinha nada contra ele. Afinal, o mesmo STF que era implacável com os mensaleiros, indeferiu todos os pedidos para que Lula fosse incluído no julgamento. Ok, o PT havia participado do esquema, mas os suspeitos estavam fora do governo. Nada ligava Lula diretamente ao caso.

Tantos anos depois, esse mesmo argumento é usado por bolsonaristas. Há corrupção no atual governo, mas nenhuma envolve o presidente. Os filhos são corruptos, mas o pai não. Bolsonaro foi julgado e condenado? Então é inocente. Pesquisa Datafolha divulgada em 23 de setembro mostra que 70% dos entrevistados acreditam que há corrupção no atual governo. Pelo visto, Bolsonaro nada tem com isso.

A lógica é corretíssima, mas o que vale para Bolsonaro não vale para Lula. Pouco importa o STF anular todas as condenações do ex-presidente. Afinal, o STF é um inimigo do bolsonarismo.

Convém lembrar que boa parte dos bolsonaristas abandonaram o jornalismo profissional e se aprofundaram na lama da desinformação do WhatsApp ou dos canais de comunicação bolsonaristas no YouTube e na Jovem Pan. Se tudo o que a Globo e a Folha publicam é mentira, nem existe corrupção no governo atual.

Em um grupo de Whatsapp, enviaram fotos de Bolsonaro abraçando Valdemar da Costa Neto e Roberto Jefferson. A resposta bolsonarista? “Tirar foto com um amigo não quer dizer nada”. Amigo? Waldemar Costa Neto é presidente do partido do presidente, condenado pelo mensalão. Mas Bolsonaro nada tem com isso.

O combate à corrupção é o maior caçador de votos do país para eleitores conservadores. Pessoas que acreditam que justiça social é coisa de comunista e racismo é mimimi. A vassourinha de Jânio já se travestiu em caçador de marajás, em super juiz paranaense. A corrupção é a única causa de todos os males do país. Sem ela, o país do futuro enfim chegaria.

*Metrópoles

É AMANHÃ, BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB NA AABB DE APODI!!!!

TSE tira do ar conteúdos jornalísticos, fala em fake news e dá combustível a Bolsonaro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a remoção de ao menos cinco conteúdos divulgados por veículos jornalísticos desde o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno da eleição brasileira.

A lista reúne uma entrevista à Jovem Pan, uma reportagem do portal R7 e outra de O Antagonista, além da reprodução desta pela Jovem Pan e de um post no perfil da Gazeta do Povo no Twitter sobre outro tema.

A principal alegação é que os conteúdos trazem fatos inverídicos, associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao caso Celso Daniel, à ditadura da Nicarágua, à facção criminosa PCC e ao satanismo.

Parte dos especialistas ouvidos pela Folha avalia que as decisões ferem a liberdade de imprensa. Outros dizem que, num ambiente repleto de desinformação, as medidas se alinham às atribuições da Justiça.

Autor de sucessivos ataques a jornalistas e veículos de comunicação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a se apresentar como defensor da liberdade de expressão. Nesse contexto, as decisões do TSE têm servido de combustível à narrativa bolsonarista de que o Judiciário persegue o candidato à reeleição.

A visão de Moraes sobre a remoção de conteúdos publicados por veículos de comunicação ficou clara em sessão da corte em 1º de setembro, quando deliberou sobre conteúdos que associavam o PT ao PCC.

"É importante salientar que a mídia tradicional também pode cometer fake news. Estamos mais acostumados com a questão das redes sociais", disse ele.


*Folha de São Paulo

SERRA NEGRA DO NORTE-RN: INCÊNDIO FLORESTAL JÁ DURA UMA SEMANA NA ÁREA DA MATA

Militares do Corpo de Bombeiros combatem desde a última terça-feira (4) um incêndio florestal que se espalhou por uma área de mata no município de Serra Negra do Norte, na região do Seridó potiguar.
A extensão da área atingida pelo fogo não foi informada pela corporação. De acordo com o comandante da corporação em Caicó, Alcione Araújo, o combate às chamas é lento por causa do difícil acesso às áreas afetadas.
De acordo com ele, a região tem terreno íngreme, entre serras. Os bombeiros trabalharam com construção de aceiros (barreiras usadas para impedir o fogo de se espalhar mais) e combate direto ao fogo com bombas de água que são levadas nas costas dos militares.
Ainda de acordo com o comandante, esta segunda-feira (10) tem sido o dia mais tranquilo desde o início da operação. Segundo ele, os maiores focos foram controlados.
“Ontem as nossas equipes tiveram um avanço significativo com ajuda de máquinas dos proprietários das fazendas, que abriram aceiros. Conseguimos controlar, enfim, uma das frentes do fogo, que estava se direcionando para a zona urbana do município. A partir de hoje iremos direcionar os nossos esforços para o outro foco que está progredindo em direção à comunidade Belo Monte”, afirmou o comandante.
Cerca de 12 militares atuam no combate às chamas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente em outubro, a corporação já registrou 40 casos de incêndios florestais. Entre agosto e setembro, o estado teve mais de 300 ocorrências do mesmo tipo.

*Do G1 RN

Cinco homens encontrados mortos dentro de carro no RN eram investigados por envolvimento com facção criminosa, diz delegado

Os cinco homens encontrados mortos com marcas de tiros dentro de um carro capotado na zona rural do município de Afonso Bezerra, na Região Central do Rio Grande do Norte eram investigados por suposto envolvimento com uma facção criminosa.
As informações sobre a investigação foram confirmadas nesta segunda-feira (10) pelo delegado Sandro Reges, da Delegacia Regional de Macau, que ficou responsável pelo caso.
O crime aconteceu na noite do último sábado (8), às margens da RN-118, na zona rural do município. O delegado, que foi até o local do crime no próprio sábado (8) relatou o que encontrou ao chegar ao distrito Campo Alto.
Além dos corpos, a polícia encontrou três galos e equipamentos que são usados em rinhas de aves. A suspeita do delegado é de que os cinco homens voltavam de uma competição desse tipo, que é ilegal, quando foram atacados e mortos.
Ao redor do carro, foram encontradas cápsulas de balas de pistola calibre 9 milímetros e 380. Além disso, peritos recolheram balas de armas longas, calibre 12.
Segundo o delegado Sandro Reges, nenhuma das vítimas do quíntuplo homicídio portava documentos, porém os cinco homens foram identificados oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no domingo (9). São eles:
  • Josué Matheus Simão Dias, de 23 anos
  • Luciano Batista Fernandes, de 29 anos
  • Natanael Jandson da Silva Lopes, de 28 anos
  • Generson Cassiano da Silva, de 30 anos
  • Matheus Marcos Bezerra da Silva, de 22 anos
A partir da identificação oficial das vítimas, a Polícia Civil descobriu a suposta participação das vítimas em outros crimes.

*Do G1 RN

CARAÚBAS-RN: RADIALISTA LOPES VIEIRA MORRE AOS 67 ANOS

A cidade de Caraúbas e região Oeste do Rio Grande do Norte perde um ícone da comunicação, Lopes Vieira. 
Francisco Lopes Vieira, 67 anos foi servidor público, radialista, blogueiro, militante político, imitador de Falcão, juiz de futebol, escoteiro, chefe da guarda municipal de Caraúbas e um eterno defensor do povo caraubense.
A morte de Lopes Vieira na noite de domingo (09), deixa Caraúbas com uma lacuna imensa.
Nossos sinceros sentimentos de pesar a Dona Inês, as filhas Batira e Priscila, demais familiares e amigos.
Eu, Erivan Morais era ouvinte do Lopes Vieira nos tempos da Centenário.
Lopes Vieira, descanse em paz!

BAÍA FORMOSA-RN: INCÊNDIO DESTROI ÔNIBUS ESCOLAR

Um ônibus escolar foi destruído por um incêndio, na madrugada do domingo (9) em Baia Formosa, no Litoral Sul potiguar. As chamas também atingiram uma retroescavadeira.
Segundo a Polícia Militar, o incêndio ocorreu por volta de 1h. Moradores registraram o incêndio em vídeo.
O ônibus foi consumido pelo fogo, porém a população conseguiu apagar as chamas da retroescavadeira, antes que o veículo fosse destruído completamente. Não houve feridos.
A Polícia Militar não soube informar se o incêndio foi provocado criminosamente ou se começou de forma acidental. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. 

*Do G1 RN

É AMANHÃ, BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB NA AABB DE APODI!!!!

MOSSORÓ-RN: 128ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Jovem de 24 é baleado no Alto da Pelonha é morre quando era socorrido pelo Samu para o HRTM

Mossoró registra o 128° Homicídio do ano de 2022. O crime aconteceu na noite deste domingo 9 de outubro no Conjunto Novo, região do Alto da Pelonha. A vítima foi Wiltemberg dos Santos Pereira, 24 anos. Ele foi alvejado com cerca de cinco tiros e morreu quando era socorrido, pelo SAMU.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava na calçada de casa, quando foi surpreendida pelos atirtadores, que chegaram e começaram a atirar em sua direção. Os criminosos não satisfeitos em alvejar o rival, ainda agrediram outras duas mulheres com coronhadas com o cabo da arma na cabeça.
Após a ação criminosa, os atiradores fugiram e não foram identificados. A vítima, a princípio foi socorrida por dois homens em uma moto, que se encontraram com a ambulância Alfa do Samu e a entregaram a equipe de socorrista. Wiltemberg não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito dentro da ambulância, a caminho do hospital.
Até o momento não se sabe qual teria sido a motivação do crime e a polícia desconhece a identidade dos atiradores. O corpo da vítima foi entregue no HRTM e será encaminhado ao IML do ITEP para exames de necropsia. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

MPF lança seleção para estágio de Comunicação, Informática e Engenharia Civil em Natal

Inscrições podem ser feitas virtualmente até às 17h do dia 14 de outubro
Estudantes de nível superior das áreas de Comunicação Social, Informática e Engenharia Civil poderão se inscrever, a partir do dia 10/10, para participação no processo seletivo que visa a contratação e a formação de cadastro de reserva para estágio no Ministério Público Federal, em Natal. As inscrições, permitidas até o dia 14/10, são gratuitas. A seleção é baseada em provas que serão aplicadas no dia 22/10.

Poderão participar apenas estudantes das instituições conveniadas (ver lista abaixo) e que tenham concluído o 2º ano ou 4º semestre do curso superior – quando este tiver 10 ou mais semestres de duração – ou o 3º semestre – quando o curso tiver menos de 10. As atribuições básicas a serem desempenhadas pelos candidatos aprovados na seleção, durante o estágio, estarão estritamente relacionadas à área de formação.

Para se inscrever, será necessário primeiramente completar o formulário disponível no site do MPF/RN (https://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2022/processo-seletivo-de-comunicacao-social-engenharia-civil-e-informatica-2022), onde o interessado também pode encontrar o edital do processo seletivo e todas as outras informações publicadas. A solicitação deverá ser preenchida pelo candidato que se certifique do cumprimento de todos os requisitos a partir de 8h do dia 10/10 até às 17h do dia 14/10.

Após preencher a ficha, a inscrição será confirmada apenas após o envio em formato PDF (em mensagem única e totalizando no máximo 10mb) para o e-mail PRRN-EstagioNatal@mpf.mp.br das digitalizações de um documento de identidade com foto, CPF, declaração de matrícula expedida pela instituição de ensino conveniada informando que o aluno está regularmente matriculado (com data de validade de 30 dias, contendo assinatura digital ou código de autenticidade), e do termo de consentimento para tratamento de dados pessoais (disponível no edital) preenchido.

Se quiser concorrer à cota de pessoa com deficiência, o estudante também deve enviar nesta mesma mensagem o devido laudo médico. Os interessados em disputar dentro da cota de minorias etnico-raciais precisam anexar a declaração específica (disponível no edital) e terão de comparecer a uma entrevista pessoal, com carteira de identidade original e comprovante de renda familiar. O prazo limite para o envio dos arquivos vai até às 17h do dia 14/10, sendo inválida qualquer inscrição fora desse período.

Classificação – As provas estão previstas para o dia 22/10, das 9h às 11h, em local ainda a ser divulgado no dia 20/10 através do site do MPF. O acesso às instalações será permitido somente até às 8h45. O candidato deverá se apresentar portando caneta esferográfica azul ou preta e carteira de identidade e só poderá fazer a prova mediante a apresentação do documento oficial.

A prova de Comunicação Social contará com 20 questões de múltipla escolha e duas questões discursivas sobre conhecimentos específicos. Só terão suas provas discursivas corrigidas os 20 candidatos com melhor pontuação nas questões objetivas.

As provas de Informática e Engenharia Civil terão 30 questões objetivas sobre as respectivas áreas. Estarão classificados os que alcançarem pelo menos 50% de acertos.

O estudante aprovado e convocado para o estágio terá direito a uma bolsa mensal de R$976, além de auxílio transporte de R$11 por dia estagiado. A jornada semanal é de 20h. O resultado definitivo da seleção será divulgado em data ainda a ser anunciada através do site do MPF.

Instituições de ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte:
Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN;
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte;
UNIRB – Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Mossoró
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte – ESTÁCIO FATERN
FAL – ESTÁCIO – Faculdade Estácio de Natal
Faculdade Estácio de Natal – ESTÁCIO NATAL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN;
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA;
Universidade Potiguar – UNP.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Dom Mariano Manzana celebra 75 anos de vida

Na quinta-feira, dia 13 de outubro, Dom Mariano Manzana faz aniversário. Para celebrar essa data, a Diocese de Mossoró tem a alegria de convidar todos os fiéis para a Solene Celebração Eucarística pelo 75º aniversário natalício do nosso pastor. A missa às 19h na Catedral de Santa Luzia. Nesta data, também será lançado o livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e um documentário, produzido pela TCM Telecom, que faz memória ao bispado de Dom Mariano.

Programação

6h30 - Oração das Laudes - Santuário do Sagrado Coração de Jesus- Centro de Mossoró

Leitura da Carta de Renúncia pela Rádio Rural de Mossoró

8h - Inauguração do Centro Diocesano de Memórias e café da manhã com a imprensa no Seminário Santa Teresinha

15h - Visita ao Abrigo Amantino Câmara para entrega da lavanderia, instalação da Sala de Fisioterapia e início da pintura do prédio.

19h - Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de vida de Dom Mariano e lançamento do livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e exibição do documentário produzido pela TCM Telecom.

Renúncia

Aos 75 anos, a Igreja pede que os bispos apresentem a carta de renúncia ao cargo que desenvolvem na Igreja. O Código de Direito Canônico prescreve: O Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências. (Cân.401-§ 1).

Dom Mariano redige a carta, assina e a envia ao Papa. A partir do envio o passo seguinte dependerá do Papa, que tomará a decisão de aceitá-la, e no momento em que julgar oportuno, nomeará um novo bispo para a Diocese de Mossoró.

“Quanto a mim, enquanto for bispo desta Diocese, me dedicarei com amor à minha responsabilidade, como tenho procurado fazer desde o dia 17 de setembro 2004, quando na Catedral eu assumi o meu ofício. Por um lado, tenho consciência de que, quando for aceita a minha renúncia, poderei continuar colaborando com a Igreja de muitos outros modos. E estarei sempre em oração pela nossa Diocese e em agradecimento a todos. Muito obrigado!”, afirma Dom Mariano.

História

Dom Mariano Manzana nasceu em 13 de outubro de 1947, numa pequena cidade chamada Mori, na região de Trentino-Alto Ádige na Itália. No dia 26 de junho de 1973 foi ordenado padre na Catedral de Trento, passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X até 1976. Com vocação para a vida missionária, tinha a consciência de que, a qualquer momento, poderia ser convocado para outra missão.

Missão

As dificuldades em encontrar padres que atuassem na Diocese de Mossoró, relatadas por Dom Gentil Diniz Barreto (na época) ao Bispo de Trento, que visitava o Brasil, foi o inicio para o processo da vinda de Pe. Mariano para o Brasil.

Em 1977, o então Pe. Mariano Manzana chega ao Brasil para assumir a Paróquia de Umarizal, como vigário paroquial até o ano de 1993. Foi também professor de ensino religioso, no período de 1978-1993, na rede estadual de ensino de Umarizal (RN) e de 1991-1993 foi professor de História Eclesiástica, no curso de Teologia, do Centro Superior de Iniciação Teológica da Diocese de Mossoró. Além de sacerdote no município, o Pe. Mariano foi Diretor Espiritual no Seminário Maior de João Pessoa (PB), com o objetivo de acompanhar todos os seminaristas que eram encaminhados pela Diocese. Também assumiu as paróquias de Alexandria e Caraúbas.

Em 1994, retornou à Itália para assumir a função de Diretor do Centro Missionário Diocesano de Trento. Cargo em que permaneceu até sua nomeação para ser bispo de Mossoró. No ano de 2004, recebeu o convite para assumir como sexto bispo a Diocese de Mossoró. Em 15 de junho do mesmo ano, foi nomeado Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Em 5 de setembro de 2004, Pe. Mariano recebeu, na Itália, a Ordenação Episcopal pelas mãos de Dom Luigi Bressan. Em 17 de outubro do mesmo ano tomou posse numa bonita, solene e festiva cerimônia na Catedral de Santa Luzia em Mossoró. Atualmente, além da função de bispo Diocesano, é o bispo referencial pela segunda vez da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Chanceler da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
Foto- Glauber Soares

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.
Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.
Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.
Estenda seus braços eficientes no cultivo do bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.