Pesquisar este blog

10 novembro 2022

APODI-RN: QUADRA DE ESPORTE DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESORA LOURDES MOTA CONTINUA ABANDONADA

Quem olha para o cenário da quadra de esportes da Escola Municipal Professora Lourdes de Apodi, o sentimento é de abandono. 
Faz tempo que a gestão municipal assinou a ordem de serviço, iniciou os trabalhos, mas não deu prosseguimento à obra.
Na verdade, ficou apenas um rastro de destruição, pois a quadra não tinha cobertura, mas os estudantes utilizavam para a prática esportiva. Agora, não é mais possível.
A pergunta que não quer calar: por que destruíram  a quadra de esportes da Escola Lourdes Mota?

Atleta campeã Pan-americana Thainara Oliveira participará de roda de conversa sobre sua trajetória com crianças e adolescentes amparadas pela LBV

A jogadora potiguar Thainara Oliveira, campeã do Sul-Americano Sub-21 de vôlei de praia e Pan-americano Sub-23, terá um encontro mais que especial, com os meninos e meninas assistidos pela Legião da Boa Vontade-LBV, por meio do serviço: Criança Futuro no Presente!.

O encontro ocorrerá nesta quinta-feira 10 de novembro, às 10h, na sede da Instituição, durante uma roda de conversa entre a atleta, crianças e adolescentes. Juntos dividirão experiências, desafios e superações, despertando sonhos e profissão, entre os que desejam ingressarem nas modalidades esportivas.

Durante a visita, a atleta reforçará o time solidário em busca de mais uma vitória: o fim da fome no Brasil, vestindo a camisa da tradicional Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, que por meio de suas redes sociais mobilizará seus seguidores, juntando-se a esse time para que juntos podemos acabar com a pobreza e as desigualdades sociais.

A meta deste ano é entregar até dezembro, mais de 1,3 milhão de refeições para crianças e jovens atendidos nas unidades da LBV no Brasil. A campanha de Natal mobiliza a sociedade brasileira na arrecadação de alimentos para assistir neste Natal, 50 mil cestas de alimentos para milhares de famílias atendidas pela Instituição e por entidades parceiras em 250 municípios brasileiros.

No Rio Grande do Norte, serão 1.540 famílias em dezenas de municípios do Estado e a capital Natal.

Participe a Solidariedade não pode parar, doe pelo PIX Solidário pix@lbv.org.br ou acesse o site www.lbv.org/doe.

Conheça a LBV e ajude. Em Natal/RN, a Instituição está localizada a Rua dos Caicos, 2148 – Bairro Dix-Sept Rosado. Informações pelo telefone: (84) 3613-1655

ENEM 2022: PONTO DA CIÊNCIA, DUAS SEMANAS DE AULAS PARA OS ESTUDANTES APODIENSES

O Professor Pedro Bandeira avisa, que os estudantes podem assistir às aulas preparatórias para o ENEM 2022.
São duas semanas de aulas por apenas 40 reais, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, de 7 às 10 da noite.
Participe e comemore a sua entrada na UNIVERSIDADE!!!!

ACIDENTE É REGISTRADO NA RN-233, ENTRE APODI E CARAÚBAS

Mediante informações, foi registrado nas imediações do Distrito de São Geraldo entre Caraúbas e Apodi na RN-233, um acidente tipo capotamento.
O condutor é natural de Apodi mais teve apenas escoriações.
Danos materiais e Deus operando.

CONVITE DE CANTORIA!!!!

Grande cantoria no Sítio Lagoa Amarela, nas imediações do Sítio Córrego, em Apodi-RN.
Venham prestigiar um espetáculo da arte do improviso autêntico.
Próximo sábado dia 19/11.

Urgente: Bolsonaro reúne generais em reunião de emergência

Jair Bolsonaro convocou uma reunião de emergência com todos os comandantes das Forças Armadas, generais do Alto Comando e o ministro da Defesa. A conversa está ocorrendo presencialmente e remotamente, e iniciou-se às 16 horas desta quinta feira.
De acordo com O Antagonista, na pauta vão estar o relatório da Defesa sobre a eleição e os protestos populares em frente aos quartéis.

RIO DE JANEIRO: Ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, morre aos 84 anos

Conhecido pelo papel marcante e irreverente do Sargento Pincel, em "Os Trapalhões", da TV Globo, o ator Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul.
A informação foi confirmada pela família do artista e também por Lívia Aragão, mulher do também ator Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer havia alguns anos.
O Sargento Pincel contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística.

*Fonte: G1

RODOLFO FERNANDES-RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA NA ZONA RURAL

O município de Rodolfo Fernandes, localizado na região Oeste do RN volta a registrar mais um homicídio no ano.
O blog apurou que dessa vez a ação criminosa aconteceu no sítio Espinheiro na zona rural.
Ainda segundo informações os criminosos chegaram por volta de uma hora da madrugada, arrombaram a porta e mataram com vários tiros a pessoa identificada apenas pelo nome de Marcílio.
A polícia isolou o local e acionou o Itep pra recolher o corpo.

*Fonte: João Moacir

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS


NATAL-RN: Sem bolsa de colostomia, paciente improvisa com sacola de supermercado: 'Não aguento mais tanto sofrimento'

Um paciente da rede pública de saúde que mora em Natal está precisando usar uma sacola plástica de supermercado, amarrada com cadarços, para improvisar uma bolsa de colostomia. A situação ocorre há cerca de um mês.

Alexandre Beveluto, de 40 anos de idade, vive com a bolsa há quase quatro anos à espera de uma cirurgia na rede pública - no Hospital Universitário Onofre Lopes - para poder resolver a situação.

De um mês para cá, no entanto, a situação ficou ainda pior. Ele contou que recebe cerca de 20 bolsas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para passar dois meses, mas considera o número insuficiente, já que precisa trocar praticamente todos os dias o acessório.

A reportagem da Inter TV Cabugi entrou em contato com o HUOL, que informou que não seria possível dar um retorno sobre o assunto nesta quarta.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou que as bolsas de colostomia estão sendo entregues normalmente sem interrupção. "O paciente citado na reportagem está na lista de recebimento e tem direito a dez bolsas por mês, além do acompanhamento de uma equipe especializada através do CRI (Centro de Reabilitacao). No entanto o paciente não compareceu no último mês para a retirada das bolsas e não enviou familiares", diz.

Alexandre afirma que não tinha dinheiro para ir pegar as bolsas.

Drama de 4 anos
Alexandre trabalhava como garçom antes de precisar usar a bolsa e desde 2018 praticamente está parado. "Ele não recebe nenhum tipo de benefício, apenas o auxílio emergencial nos últimos anos", contou o amigo Jailson dos Santos.
Sem renda, também não consegue comprar bolsas, já que uma caixa com 10 custa cerca de R$ 200.

"Estou querendo que os órgãos públicos se mobilizem, vejam minha situação e façam essa cirurgia para colocar meu intestino no lugar, porque eu não aguento mais tanto sofrimento. Não tenho renda de nada, não tenho família aqui. Ainda bem que tenho meus amigos que me ajudam quando podem. E estou passando certa dificuldade, a realidade é essa", reclamou Alexandre.

O paciente conta que para conseguir dormir atualmente é necessário praticamente se ajoelhar à beira da cama e deitar apenas o peito no colchão.

"Era para eu ter feito a cirurgia com um ano e eu com esse sofrimento entrando quatro anos. Não aguento mais não. Disseram que talvez daqui a 90 dias. Talvez. Talvez não é resposta concreta", disse.

O paciente disse que às vezes teme entrar em depressão diante dos pensamentos negativos com a situação, mas busca forças para seguir. "E quero fazer essa cirurgia, voltar a ser a pessoa que eu era, voltar ao meu corpo, voltar a trabalhar. Eu fazendo a cirurgia significa uma nova vida. Voltar a viver de novo, porque eu não estou vivendo, estou vegetando", disse.
Alexandre diz que sequer tomar banho alivia as dores e o soro fisiológico quando bate na pele também causa dor tamanha irritação no local. "Eu nunca passei por isso, nunca imaginei me encontrar na situação que estou hoje. Então quero reverter esse quadro, voltar a ser a pessoa que eu era. Só isso que eu quero".

*Do G1 RN

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA; DOCUMENTOS PERDIDOS

Atenção! Patrícia Regina da Silveira, esposa de Rochelly Gurgel, perdeu sua carteira contendo todos os documentos pessoais, habilitação e uma quantia em dinheiro.
Quem encontrou ou vier encontrar, favor ligar para os números 9 9675-0437 e 9 9907-2125 ou entregar em sua residência, na rua Raimunda Ferreira da Mota, número 29, Bacurau I.
A Carteira foi perdida nas imediações da residência de Neilton.
Quem devolver, será bem gratificado!

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau. Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

PARNAMIRIM-RN: HOMEM É MORTO A TIROS EM VIA PÚBLICA

Um homem foi assassinado a tiros em uma rua de Parnamirim, região metropolitana de Natal, no final da noite de quarta-feira (9). As informações são da Polícia Militar.
O crime foi registrado por volta das 23h50 na Rua Vereador Olavo Fernandes de Castro, no bairro Passagem de Areia. Moradores da região disseram aos policiais que a vítima, identificada como Ricardo Viriato da Silva, de 52 anos, era um homem em situação de rua.
Testemunhas relataram que ouviram disparos de arma de fogo na rua, e ao saírem de casa se depararam com a vítima no chão. Ninguém soube informar à polícia a possível causa ou a autoria do crime.
Os militares do 3º Batalhão da PM isolaram o local do crime até a chegada da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, e dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Nenhum suspeito foi preso.

*Do G1 RN

CAICÓ-RN: CARRETA CARREGADA DE MANGAS TOMBA EM CURVA NA BR-427

Uma carreta carregada de mangas tombou na manhã desta quinta-feira (10) em uma curva na BR-427 em Caicó, na região do Seridó potiguar.
O motorista do veículo foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros da cidade. Segundo a corporação, o homem não teve "agravamento" do estado de saúde e passa bem.
O caso aconteceu por volta das 7h no sentido de Caicó à cidade de Jardim do Seridó. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a carga que estava em um contêiner pode ter desestabilizado a carreta na curva.
A Polícia Rodoviária Federal não divulgou informações sobre a ocorrência até a última atualização desta matéria.

SÁBADO, 12 DE NOVEMBRO APODI VAI CANTAR COM CARLOS ALEXANDRE JÚNIOR! VOCÊ NÃO PODE PERDER! SERÁ NO POINT DO GRAFITEIRO, CALÇADÃO DA LAGOA DO APODI

Enem 2022: confira dicas para desacelerar e garantir tranquilidade na hora da prova

A poucos dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o momento é de desacelerar os estudos, de focar na revisão e de fazer atividades prazerosas, para garantir maior tranquilidade no dia da prova. Essas são algumas das dicas de professores e especialistas entrevistados pela 
Agência Brasil.

Neste domingo (13) e no próximo (20), cerca de 3,4 milhões de estudantes de todo o país irão participar do Enem 2022. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, de matemática e ciências da natureza.

Para a professora de história do Descomplica, ambiente virtual que oferece cursos preparatórios para o Enem, Natasha Piedras, é importante revisar os tópicos que mais caem no exame. Para isso, a recomendação é que os candidatos resolvam as questões de provas anteriores.

Segundo Natasha, como os temas cobrados não costumam se repetir no ano seguinte, a indicação é pular o Enem 2021 e focar nos quatro anos anteriores, de 2017 a 2020. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão disponíveis todos os cadernos de prova e os respectivos gabaritos.

Outra dica é fazer as provas com o relógio do lado, controlando o tempo. “O tempo é o maior desafio. Os estudantes devem resolver as questões nessa reta final, justamente para fazer o planejamento do tempo. A gente diz que se tem, em média, três minutos para cada questão. Tem que pegar o relógio e ver quanto tempo demora. Questões mais simples demandam menos tempo que mais complexas. Esse planejamento prévio é importante”, diz a professora. No primeiro dia do exame, os estudantes têm 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e, no segundo, 5 horas.

A dica de Natasha é para, na hora da prova, se a pessoa não souber uma questão, deixá-la assinalada e seguir para a próxima. No final da prova, ela volta e dedica o tempo restante às questões mais difíceis.

Para evitar o nervosismo, Natasha também recomenda que os estudantes separem com antecedência o que irão levar no dia do exame, e que façam o trajeto até o local de prova. Os locais estão disponíveis na Página do Participante. “O candidato deve calcular o tempo que demora para ir até o local de prova e sair com o dobro de antecedência, para ir com mais calma. Geralmente, têm trânsito porque são muitas pessoas querendo chegar ao local”, alerta.

Reduzir o ritmo
Para o coordenador do Ensino Médio e Vestibular do Colégio e Curso ZeroHum, André Braga, o estudante deve focar na revisão dos conteúdos mais importantes para o curso a que deseja concorrer. Isso porque cada universidade ou faculdade pode atribuir pesos diferentes para as provas do Enem. Outra dica é reduzir o ritmo dos estudos e, na véspera da prova, fazer apenas atividades de relaxamento e entretenimento.

“Eu vou na contramão de todos, eu nunca desejo tranquilidade para alunos porque sei que não vão ficar tranquilos”, diz Braga. “O nervosismo é inerente ao ser humano que é colocado em situação de teste, o que se consegue fazer é amenizar. Oriento que não fiquem estudando muito, é o momento de baixar a bola e, no dia anterior, não fazer nada”, acrescenta. A indicação é que façam atividades de relaxamento, como yoga, que vejam filmes e que durmam bem.

Na hora da prova, o professor recomenda que os alunos leiam todo o caderno com as questões e identifiquem as mais fáceis. Pelo método de correção do Enem, é importante que os alunos tenham uma prova coerente, ou seja, que acertem as questões mais fáceis e acertem algumas difíceis. Se um candidato acerta as difíceis e erra as fáceis, o sistema entende que ele chutou e a nota acaba sendo menor.

“Quando se lê a prova inteira antes, o estudante vai desacelerando e normalizando o batimento cardíaco, vai ficando mais calmo. A leitura mira em duas coisas: primeiro, identificar por onde vai começar, quais são as questões mais fáceis e, segundo, reduzir o nervosismo”, afirma.

Conversar sobre o nervosismo
Segundo a CEO do Instituto NeuroSaber Luciana Brites, uma recomendação para ajudar a reduzir a ansiedade é focar em questões práticas, como o que levar para o dia do exame, conhecer o local de prova e o trajeto até lá. “Isso vai trazer racionalidade, vai construir um cenário real e, com isso, dar mais previsibilidade para todos os envolvidos”.

Ela recomenda ainda uma boa qualidade de sono e que os candidatos cuidem da alimentação, evitando açúcar, carboidratos e comidas pesadas, o que ajuda no fluxo sanguíneo e em melhor raciocínio.

“Acima de tudo, é importante conversar sobre o nervosismo e a ansiedade. para que as pessoas que estão perto ajudem a tranquilizar. Falar sobre isso traz racionalidade. O aluno estudou, fez o melhor até agora e quanto mais é falado e isso é visto de forma positiva, assertiva e racional, maior a possibilidade de melhorar o desempenho na hora da prova”, diz Luciana.

Enem 2022
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco preparado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne questões de provas de anos anteriores. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

*Fonte: Agência Brasil

STF confirma suspensão de MP de Bolsonaro que adiava apoio ao setor cultural

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia para suspender os efeitos da Medida Provisória (MP) 1.135/2022, que alterou leis que davam apoio financeiro ao setor cultural e de eventos. A decisão se deu, na sessão virtual extraordinária realizada na última quarta-feira (08), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7232, ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade.

A fim de ajudar o setor cultural em razão da pandemia da covid-19, o Congresso Nacional editou a Lei 14.148/2021 (que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), a Lei Aldir Blanc 2 (Lei 14.399/2022) e a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). As normas foram vetadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e, após a derrubada dos vetos pelo Congresso, ele editou a MP.

Em seu voto pela manutenção da cautelar, a ministra Cármen Lúcia reiterou que a medida provisória esvaziou a eficácia das normas aprovadas pelo Legislativo. Enquanto as leis previam o repasse obrigatório de valores da União aos estados e municípios para o setor cultural, a MP apenas autoriza o governo federal a destinar os recursos, desde que respeitadas as disponibilidades orçamentárias e financeiras de cada exercício. Além disso, protelou os prazos para o repasse.

A relatora observou ainda que a MP não atendeu aos requisitos de urgência e de relevância do tema. Segundo ela, as leis foram resultado de um longo processo legislativo, conduzido por quase um ano.

Outro ponto assinalado foi o desvio de finalidade na edição da MP. “O que se tem é um quadro no qual o presidente da República não aceita o vetor constitucional nem a atuação do Poder Legislativo e busca impor a sua escolha contra o que foi ditado pelo Parlamento, que é, no sistema jurídico vigente, quem dá a última palavra em processo legislativo”, afirmou.

A liminar suspendeu os efeitos da medida provisória em sua integralidade, desde o início da sua vigência, mas ela continuará a tramitar como projeto de lei no Congresso Nacional, nos termos do artigo 62 da Constituição Federal. Ficam, assim, restauradas as leis anteriores.

Seguiram a relatora a ministra Rosa Weber, presidente do STF, e os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Ficaram vencidos os ministros André Mendonça e Nunes Marques, que negaram referendo à liminar. Ao abrir divergência, André Mendonça avaliou que é inviável controle preventivo de constitucionalidade exercido pelo Supremo em matérias em tramitação no Congresso, como no caso. A seu ver, também há um nítido descompasso entre a promessa prevista na lei e a sua realização financeira. Por fim, o ministro considerou pouco razoável assentar, em jurisdição constitucional, a ocorrência de desvio de finalidade ou abuso de poder do presidente da República.

*Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

RENOVE sua saúde por meio de afirmações positivas.
Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva nem de vingança.
Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho.