Pesquisar este blog

27 setembro 2022

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-RN.
Uma pessoa identificada por Ariel Leite sofreu queda de moto, foi socorrido pelo SAMU, encaminhado ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho e passa bem.
Ariel, é o proprietário do restaurante do Balneário da Lagoa do Apodi, pessoa bastante conhecida e fica aqui a nossa torcida pela sua recuperação.

HOJE TEM DEBATE DA INTER TV CABUGI COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN, DEPOIS DA NOVELA PANTANAL

A Inter TV Cabugi, filiada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, recebe os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (27) para o último debate em TV aberta antes das eleições do próximo domingo (2).

O debate começa após a novela Pantanal. São convidados os candidatos Capitão Styvenson (Podemos), Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (Solidariedade) e Fátima Bezerra (PT)

O confronto de ideias entre os cinco será transmitido também pelo g1 RN.

Os candidatos foram selecionados com base na representatividade da coligação no Congresso Nacional. Veja abaixo as regras do debate.

O debate terá quatro blocos. No último bloco, também estarão as considerações finais dos candidatos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato. A mediação será da jornalista Emmily Virgílio.

Haverá dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. A divisão se dá da seguinte forma:
  • 1º bloco: perguntas com tema livre.
  • 2º bloco: perguntas com tema determinado.
  • 3º bloco: perguntas com tema livre.
  • 4º bloco: perguntas com tema determinado e considerações finais
Regras do debate

A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco foi sorteada em reunião, com a presença de representantes de todos os partidos participantes do debate.

O primeiro e o terceiro blocos serão de tema livre. O segundo e o quarto blocos, de tema determinado.

Nos blocos de tema livre, a temática da pergunta é de escolha do candidato que vai perguntar. Já nos blocos com tema determinado, a produção do programa escolheu temas que foram apresentados em reunião e serão sorteados.

Cada candidato terá 30 segundos para perguntar. O candidato questionado terá 1 minuto e meio para responder. Quem perguntou recebe mais 1 minuto para réplica e quem respondeu terá mais 1 minuto e 15 segundos para a tréplica.

"A gente fica na expectativa para que ocorra tudo bem, que os candidatos respeitem as regras e o tempo, porque o debate é uma oportunidade de o eleitor escolher o seu candidato e decidir o voto. É praticamente o último espaço aberto antes da votação de domingo. Esperamos um debate de políticas públicas para melhoria e desenvolvimento do nosso estado" afirmou a apresentadora Emmily Virgílio.

*Do G1 RN

Ação conjunta da Polícia Militar do RN e do Ceará resulta na captura de foragido da justiça

Uma ação integrada da Polícia Militar de Tibau no Rio Grande do Norte e de Icapuí no Ceará, ocorrida Por volta das 09h00min desta terca feira 27 de setembro de 2022, resultou na prisão de um foragido da justiça cearense, com mandado em aberto na comarca de Icapuí, por crime de roubo (artigo 157).
Edson Cassiano da Silva, vulgo “Papin“, 29 anos de idade, Natural de Mossoró/RN, foi preso em Tibau, depois que os policiais se depararam com o mesmo e resolveram abordá-lo. Após a prisão a PM entregou o foragido aos colegas do Ceará.
Edson Cassiano, que é morador de Tibau, já cupriu pena na Penitenciária Mário Negócio em Mossoró e atualmente estava foragido da justiça do Ceará.

*Fim da Linha

Dia da doação de órgãos: Sesap destaca necessidade de ampliação dos números

O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou uma ação especial no hall do prédio-sede, dentro da programação do Setembro Verde, para reforçar a importância dos doadores e famílias firmarem seu compromisso com a possibilidade de salvar vidas.

Ao longo de 2022, a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte recebeu, apenas no primeiro semestre, o dobro de doações em comparação com o ano anterior. Já foram realizados mais de 100 procedimentos, incluindo o primeiro transplante de coração em dez anos.

Mesmo com os avanços coordenados na captação de órgãos, tendo utilizado transporte aéreo diversas vezes, e a política de educação junto aos serviços de saúde, ainda são mais de 800 pessoas que aguardam na fila pelo transplante de algum órgão, como rins, córneas, medula e coração no estado.

Neste primeiro semestre de 2022 foram realizados 27 transplantes de rins no estado, 82 de córnea, 70 de medula óssea, três de pele e um de coração.

*BG

A vez de Apodi e Região!

Meus irmãos e minhas irmãs, chegou a nossa vez!
Meu irmão, Prof Luís Carlos, planejou, se preparou, para ganhar a eleição de deputado estadual.
Foi para um partido pequeno que requer poucos votos.
Ele, com suas aulas gratuitas, que são assistidas em todas as cidades do nosso Oeste e do RN, dessa vez, se Deus quiser, se elege!
Por isso, para continuarmos trabalhando e ajudando a todos dessa região, PEÇO O SEU VOTO.
Sua amiga de todas as horas...
Dra. Solange Noronha!

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/PRESIDENTE: Pesquisa mostra preferência para deputado

Deputado Federal:
Os eleitores do Rio Grande do Norte também foram consultados sobre a preferência de votos para o pleito proporcional. O número de indecisos ainda é alto, pois 45,76% dos eleitores não sabem ainda em quem votar para deputado federal, enquanto 8,82% disseram que não votam em nenhum candidato.

Garibaldi Filho, 4,24%;
Natália Bonavides, 3,06%;
João Maia, 2,94%;
Robinson Faria, 2,65%; 
General Girão, 2,41%;
Beto Rosado, 1,82%;
Fernando Mineiro, 1,76%; 
Major Brilhante, 1,71%; 
Dra Vanessa, 1,59%; e 
Paulo Freire, 1,53%.
Kelps Lima
1,35%;
Benes Leocádio, 1,35%; 
Lawrence Amorim, 1,24%; 
Leonardo Rego , 1,06%; e 
Zé Lins, 1,06%.
Deputado Estadual:
Para a eleição de deputado estadual, o índice de eleitores que não sabem em quem votar é de 43,35% e não votam em nenhum candidato são 8,94%.

Ezequiel Ferreira,  2,18%;
Adjuto Dias, 1,94%;
George Soares, 1,71%;
Tomba Farias, 1,71%;
Kleber Rodrigues, 1,71%; e 
Getúlio Rego, 1,59%.
Neilton, 1,53%; 
José Dias, 1,47%;
Terezinha Maia, 1,47%;
Divaneide Basílio, 1,41%;
Luiz Eduardo, 1,41%;
Dr. Bernardo, 1,35%; 
Wendel Lagartixa, 1,24%; 
Eudiane Macedo1,18%;
Coronel Azevedo, 1,18%;
Nelter Queiroz, 1,18%;  
Gustavo Carvalho,  1,12%;  
Vivaldo Costa, 1,12%; 
Jadson, 1,06%;
Raimundo Fernandes, 1,06%; 
Taveira Júnior, 1%; 
dr. Kerginaldo, 1%.

*Tribuna do Norte

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/PRESIDENTE: No RN, Lula tem 48,47% e Jair Bolsonaro 33,94%

Caso as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) teria 48,47% dos votos dos potiguares, segundo a pesquisa estimulada Tribuna do Norte/Difusora /Consult.

Candidato à reeleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é o preferido de 33,94% dos eleitores numa votação em primeiro turno no Rio Grande do Norte, de acordo com a sondagem estimulada no levantamento da pesquisa Consult.
Em terceiro lugar, vem o candidato Ciro Gomes (PDT), com 5,29%. Outros candidatos citados na corrida presidencial são: Simone Tebet (MDB), com 1,71% e Soraya Thronicke (União), 0,12% e Felipe d’Ávila (NOVO), 0,06%.

Os demais candidatos não foram mencionados na terceira rodada de pesquisa: Padre Kelmon (PTB), Constituinte Eymael (DC). Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Outros 6,24% dos eleitores afirmaram não votar em nenhum candidato e não souberam dizer 4,18%.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor responde o nome do candidato sem algum estímulo, Lula tem 46,29% das intenções de votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, 32,18%. O candidato Ciro Gomes aparece com 3,88%. Também são citados Simone Tebet, 1,0% e Felipe d’Ávila e Soraya Thronicke, 0,06%.

Nenhum outro candidato é citado, mas 6,53% dos eleitores disseram que não votam em nenhum candidato e não souberam dizer 9,94%. Em outro candidato, o índice foi de 0,06%.

Metodologia

A pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult ouviu 1.700 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 22 e 25 de setembro, em 55 municípios divididos em 12 áreas geográficas. O resultado da pesquisa está sujeito a um erro máximo permissível de 2,37%, com confiabilidade de 95%.

Os registros da pesquisa na Justiça Eleitoral: protocolos BR 066242022 e RN 06374/2022.

Tribuna do Norte

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/SENADO ESTIMULADA: Rogério Marinho tem 28,41%; Carlos Eduardo aparece com 26,35% e Rafael Motta tem 11,65%

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL) é o preferido dos eleitores potiguares na eleição para senador da República, com 28,41%, segundo a mais recente pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) aparece em segundo lugar nessa pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados, com 26,35%. Em seguida, vem o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 11,65%.
Entre os dez candidatos ao Senado Federal, também foram citados pelos entrevistados Shirlei Medeiros (DC), 0,35%; Dário Barbosa (PSTU), 0,29%; Geraldo Pinho (Podemos), 0,24%; Freitas Júnior (PSOL) e Pastor Silvestre (PMN), 0,18%.

Os candidatos Marcelo Guerreiro (PRTB) e Marcos do MLB (UP), não aparecem na pesquisa. Os eleitores que responderam não votar em nenhum candidato foram 14,71% e não souberam dizer, 17,65%.

Metodologia

A pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult ouviu 1.700 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 22 e 25 de setembro, em 55 municípios divididos em 12 áreas geográficas. O resultado da pesquisa está sujeito a um erro máximo permissível de 2,37%, com confiabilidade de 95%.

Os registros da pesquisa na Justiça Eleitoral: protocolos BR 066242022 e RN 06374/2022.

Tribuna do Norte

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/GOVERNO: Fátima tem 41%; Styvenson, 18,06%; e Fábio, 17,24%

A terceira rodada da pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult para as eleições de 2022 aponta a governadora Fátima Bezerra (PT) à frente nas intenções de votos dos eleitores para o governo do Estado, com 41%, na consulta estimulada, na qual são apresentados os nomes dos candidatos aos pleitos majoritários.

Os outros candidatos ao governo do Rio Grande do Norte melhores posicionados na pesquisa são o senador Styvenson Valentim (Podemos), 18,06% e em seguida do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), 17,24%.
Também são citados para governador os candidatos Clorisa Linhares (PMB), 1,18%; Rosália Fernandes (PSTU), 0,18%; Danniel Morais (PSOL), 0,12% e ainda Rodrigo Vieira (DC) e Bento (PRTB), com 0,6%. O candidato Nazareno Neris (PMN) não foi citado pelos eleitores.

Os entrevistados que responderam não votar em nenhum candidato são 11,18%, enquanto 10,94% não souberam responder.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, aquela que em não se apresentam os nomes de candidatos, Fátima Bezerra também é a mais citada para o governo do Estado, com 31,47%, seguida de Fábio Dantas, 12,59%. Em terceiro lugar vem o Capitão Styvenson, 11,29% e na sequência, Clorisa Linhares, 0,71% e Danniel Morais, 0,06%.

Os outros quatro concorrentes a governador não são citados na pesquisa espontânea, em que 9,59% dos eleitores disseram não votar em nenhum candidato e 34% não souberam dizer. Já 0,29% disse que votaria em “outro” candidato.

A pesquisa TN/Difusora/Consult ainda perguntou aos eleitores em qual dos candidatos “não votaria de maneira nenhuma?” A governadora Fátima Bezerra aparece com maior rejeição, 29,5%, depois vem Capitão Styvenson, 14,9% e Fábio Dantas, com 9,6%. Os outros índices são Clorisa Linhares, 0,30%; Danniel Morais, 0,20%, Rosália Fernandes e Nazareno Neris, 0,10%. Rodrigo Vieira e Bento não foram citados. Os eleitores que não rejeitam “nenhum” dos candidatos são 13,60%; não souberam dizer, 24,10% e rejeitam “todos” os candidatos, 10,0%.

Avaliações do presidente e da governadora

A pesquisa TN/Difusora/Consult também consultou os eleitores do Rio Grande do Norte como avaliam os governos federal e estadual. De uma maneira geral, o governo Fátima Bezerra (PT) é desaprovado por 46,18%% dos eleitores, enquanto os que aprovam são 44,65%. Não souberam dizer 9,18%.

Mesma pergunta – “de uma maneira geral, aprova ou desaprova” foi feita para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O resultado foi o seguinte: desaprovam, 57,18% e aprovam, 36,71%. Não souberam dizer, 6,12%.

Tribuna do Norte

Michelle Bolsonaro critica Bruna Marquezine: “Feia e vulgar”

A primeira-dama Michelle Bolsonaro não aprovou o look de Bruna Marquezine no desfile da coleção de verão 2023 da Burberry, em Londres, na Inglaterra.
Em uma postagem que analisava a roupa da atriz, a primeira-dama a chamou de “feia e vulgar”. A opinião repercutiu entre os fãs da artista e a publicação foi tirada do ar.
Na foto, Bruna aparece com um biquíni preto e um vestido transparente com recortes nos braços e nas laterais das pernas.
Contrariando Michelle, ela foi elogiada por anônimos e famosos, incluindo astros internacionais, como Kanye West. Segundo a revista Vogue Brasil, o rapper teria dito em alto e bom som durante o evento: “Seu vestido é lindo”.
Nas últimas semanas, Bruna Marquezine tem declarado voto no candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. 98 FM de Natal

*Do Blog: Só porque ela declarou apoio a Lula é feia e vulgar? Se tivesse declarado apoio a Bolsonaro, ela seria bela? São declarações de uma pessoa que se diz evangélica, e não entendemos! 

Espetáculo Auto da Liberdade estreia hoje (27)

De 27 a 29 de setembro, a população mossoroense terá a oportunidade de recordar os quatro atos libertários de Mossoró por meio do espetáculo Auto da Liberdade. Mais de 90 artistas vão abrilhantar o palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, inicia às 21h, com entrada franca.

Com a ideia de trabalhar os quatro elementos da natureza, o espetáculo Auto da Liberdade resgata os atos históricos de Mossoró. O Motim das Mulheres, Libertação dos Escravos, Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.

Motim das Mulheres – Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas de Mossoró em protesto contra a obrigatoriedade do Alistamento Militar. À época, protestavam sobre a convocação de seus esposos e filhos para o Exército ou Marinha, as mulheres ocuparam unidades públicas e delegacias, munidas de utensílios domésticos para chamar atenção das autoridades.

Libertação dos Escravos – Mossoró foi pioneiro na abolição dos escravos. O município fez jus à liberdade aos escravos da cidade em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. À data, todos os homens que moravam na cidade estavam livres.

Resistência ao Bando de Lampião – Em 1927, a cidade de Mossoró sofreu um grande ataque promovido pelo Bando de Lampião. Os cangaceiros queriam extorquir relevante quantia em espécie do banco e comércio local. Com bravura e resistência, os mossoroenses montaram trincheiras comandada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Mossoró conseguiu vencer a batalha e expulsar o Bando de Lampião.

Primeiro Voto Feminino – Mossoró também se torna pioneiro no voto feminino. Em 1928, a professora Celina Guimarães Viana se consolida como a primeira eleitora a participar do sistema democrático do País, se tornando protagonista do processo político brasileiro.

O espetáculo Auto da Liberdade conta com a direção-geral de Leonardo Wagner; assistente de produção, Plínio Sá; e coreografia de Roberta Schumara. Neste ano, o espetáculo volta ao seu local de origem, com exibições na Estação das Artes.

*Site PMM

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO transforme sua prece em petitório insistente!
"O Pai sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos".
Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estiverem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo.
A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor.
E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício.
Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar-se.