Pesquisar este blog

03 fevereiro 2022

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


APODI-RN: PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COMPLETA 256 ANOS

História

Antes da criação da paróquia de Apodi, o pastoreio espiritual sobre a grei apodiense era exercido pelos reverendos Sacerdotes da Paróquia de Pau dos Ferros, criada em 1766. Antes da criação da paróquia de Pau dos Ferros, a assistência espiritual era feita através das DESOBRIGAS. Esse era o nome dado ao trabalho missionário feito pelos padres visitadores, que consolidaram o processo interativo Igreja-povo.

O pioneirismo do pastoreio espiritual em terras Apodienses atrela-se à figura eclesiástica do Padre PHILIPE BOUREL, que aportou nesse rincão no final do mês de Dezembro de 1699, tendo, juntamente com o Padre JOÃO GUINCEL instalado a Aldeia Jesuíta da Missão do Lago Pody, primeira denominação de Apodi, a 10 de Janeiro de 1700.

O primeiro templo católico edificado na pequena povoação apodiense fora construído no ano de 1740, objeto de intensos esforços empreendidos pelo incansável frade Capuchinho Frei Fidélis de Padavolis. Era uma pequena Capela de madeira e barro, na qual foi entronizada a imagem de São João Batista, que até os dias atuais compõe o Altar-Mor da Igreja-Matriz.

A Paróquia foi criada por provisão de 03 de fevereiro de 1766, do Bispado de Olinda e Recife, por Dom Francisco Xavier Aranha, graças aos esforços do padre João da Cunha Paiva, primeiro vigário de Apodi. O português Antônio da Mota Ribeiro, primeiro procurador da Matriz de São João Batista do Apodi, também exerceu grande influência na criação da paróquia. Segundo os historiadores Manoel Antônio de Oliveira Coriolano e Nonato Mota, a atual Igreja-Matriz já se encontrava edificada quando foi criada a paróquia.

A Paróquia de Apodi era detentora de vasta atuação territorial, com a sua jurisdição eclesiástica estendendo-se até a pancada do mar, ou seja, até onde hoje estão situadas as cidades de Tibau, Grossos e Areia Branca, tornando o trabalho cansativo para os Párocos que tinham que percorrer longas distâncias para realizarem os ritos sacerdotais - batizados e casamentos.

A paróquia do Apodi(subordinada a Diocese de Santa Luzia de Apodi), foi desmembrada da Paróquia de Pau dos Ferros, e tem a particularidade de possuir dois padroeiros: São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, cujas festas se realizam nos dias 24 de junho e 8 de dezembro, respectivamente.

Desde 2017 o Padre Francisco das Chagas Costa é o atual Pároco da Igreja Matriz de Apodi.

Para conferir outros Padres que já passaram pela Paróquia de Apodi, acesse o link a seguir:
https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/01/padres-da-paroquia-de-apodi-de-1776-ate.html

*Fonte: Fatos de Apodi

PORTO DO MANGUE-RN: PM RECUPERA NA CIDADE VEÍCULO COM REGISTRO DE ROUBO.

Na quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, policiais militares lotados no 10º Batalhão de Policia Militar de Assú, que tem o comando do TC. Maximiliano Fernandes a serviço do Destacamento de Policia da Cidade de Porto do Mangue na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, que tem o comando do 1º Sargento Miguel, localizaram e recuperaram 01 veículo tipo Fiat/Uno Moby de cor cinza, placa RNI 0E84, numa área de mata entre as Comunidades do Rio Doce e Alagamar na Zona Rural da Cidade, com registro de roubo.
De acordo com informações nos repassadas pelo comando do policiamento local, dão conta que o referido veículo teria sido tomado de assalto no dia 30 de janeiro de 2022, na RN 404 no Município de Porto do Mangue, já na entrada da Cidade de Pendência e abandonado no dia 01 de fevereiro no local aonde foi localizado pela policia militar.

O veículo foi apresentado ao DPC. Christiano Othon na Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, para os procedimentos de exibição e apreensão, antes da devolução a seu legitimo proprietário.

CAICÓ-RN: Maqueiro do Hospital do Seridó morre em acidente na zona norte

Na noite desta quarta-feira (2), uma colisão envolvendo uma motocicleta tipo biz e um automóvel modelo saveiro, nas adjacências do presídio Pereirão, bairro Nova Caicó, na zona norte da cidade, deixou uma vítima fatal.
Informações preliminares dão conta que o condutor da biz não resistiu aos ferimentos do impacto e veio a óbito no local do sinistro.
Populares já o identificaram e se trata de Josimar José de Almeida, 42 anos, que atuava como maqueiro e recepcionista do Hospital do Seridó há 18 anos.
De folga, Josimar estava retornando para sua residência e ocasionou o acidente por ter desviado de um animal solto na pista, antes.

*Jair Sampaio

SÃO PAULO: 28 PESSOAS JÁ MORRERAM POR CAUSA DAS CHUVAS

A Defesa Civil de São Paulo confirmou 28 mortes causadas pelas chuvas no estado nos últimos dias. Oito vítimas são crianças e ainda há sete pessoas desaparecidas.

Na madrugada de hoje (2), o Corpo de Bombeiros resgatou três corpos de vítimas de um deslizamento ocorrido no fim de semana em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O município registra o maior número de mortes pelos temporais no estado.

Oito cidades paulistas registram mortes causadas pelas chuvas: Itapevi (uma), Arujá (uma), Francisco Morato (cinco), Embu das Artes (3), Francisco da Rocha (11), Várzea Paulista (cinco), Jaú (uma) e Ribeirão Preto (uma).

Os estragos deixaram ainda 2,9 mil famílias desabrigadas ou desalojadas. Foram atingidos pelos alagamentos e deslizamentos, 36 municípios. A Defesa Civil informou que já distribuiu 622 cestas básicas, 666 kits de higiene e 834 kits dormitório.

Moro fala em privatizar Petrobras e ‘todas as estatais’

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos) levantou nesta terça-feira (1), a possibilidade de privatizar a Petrobras e “todas as estatais”. Durante visita ao interior paulista, em São José do Rio Preto, o presidenciável classificou a petroleira como “atrasada” no setor de energia e defendeu a criação de um “ambiente favorável” para os negócios no País.

Moro argumentou que o resto do mundo caminha para priorizar a geração de energia limpa, como a solar, em detrimento da fóssil, vinda da exploração de petróleo. “A Petrobras teve papel importante para o País, mas é uma empresa atrasada, que ainda vive da exploração do petróleo, um combustível que o resto do mundo já não está mais usando”, disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

De forma semelhante a Moro, outros presidenciáveis da ‘terceira via’ levantam o argumento da sustentabilidade ao se referirem ao “core-business” da Petrobras. O pré-candidato do Novo, Felipe d’Avila, afirmou recentemente que falta “visão de futuro” a quem propõe manter a petroleira sob domínio do Estado. “O mercado mundial caminha em direção a uma economia de baixo carbono. A escolha certa para o longo prazo é a privatização”, disse d’Avila nas redes sociais.

*Estadão

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

QUANDO a dúvida o assaltar, mantenha firme seu coração, no desejo sincero de preservar até o fim.
Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente: gaste seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio.
Não se deixe desfalecer pelas dores!
Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do alto.