Pesquisar este blog

11 novembro 2021

NATAL-RN: Carro fica crivado de balas em tentativa de assalto no acesso sul ao Aeroporto

Um carro ficou com várias marcas de tiros após uma tentativa de assalto na estrada do acesso sul ao Aeroporto de Natal na madrugada desta quinta-feira (11). O crime aconteceu por volta das 2h. Ninguém ficou ferido.

Uma família oriunda de Lajes se deslocava para o aeroporto onde buscaria uma outra pessoa. Estavam no carro um homem, uma mulher e uma criança.
Segundo relato da família, os criminosos saíram do mato armados e invadiram a pista, anunciando o assalto. O motorista então acelerou e fugiu dos bandidos, que dispararam.

Os tiros atingiram os vidros da frente e laterais. A família não tem certeza de quantos disparos foram efetuados.

Uma das cápsulas ficou cravada no banco do passageiro, exatamente na parte onde encosta a cabeça - a pessoa estava abaixada e por isso não foi atingida.

A estrada do acesso sul ao Aeroporto de Natal é uma pista de cerca de 12 quilômetros de extensão, que liga a BR-304, na altura de Macaíba, ao terminal. No início de 2020, ela teve a iluminação inaugurada.

Insegurança

Logo após o incidente, a família procurou ajuda com os motoristas por aplicativo que ficam do lado de fora do aeroporto enquanto aguardam viagens.

"A família chegou muito amedrontada. O relato que a gente tem é de insegurança. Antes, tinham duas viaturas sempre fazendo o patrulhamento, hoje a gente só vê uma. E com isso os assaltos estão aumentando novamente, deixando toda sociedade potiguar amedrontada. Quem vem buscar sua famílias aqui, os motoristas, os taxistas, as vans. Principalmente quando faz esse roteiro aqui de madrugada", reclamou um motorista que preferiu não se identificar.
Um outro motorista por aplicativo, Vitor Hugo de Oliveira, reclamou que a insegurança no trecho é algo corriqueiro.

*Do G1 RN

PARELHAS-RN: JOVEM DE 13 ANOS É BALEADA NA FRENTE DE CASA

Uma adolescente de 13 anos de idade foi atingida por um disparo de arma de fogo na região do abdômen na frente da própria casa no município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

A vítima recebeu atendimento médico no hospital, foi liberada e passa bem. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (10).

De acordo com a Polícia Militar, a adolescente estava junto com a cunhada na frente da casa onde mora, quando dois homens de moto passaram atirando na direção dela.

As vítimas informaram aos policiais que o condutor da moto usava capacete. O fato aconteceu por volta das 22h na Rua Francisco de Souza Barros, no bairro Ivan Bezerra.

A PM foi acionada logo após a adolescente dar entrada no hospital Dr. José Augusto Dantas, em Parelhas, com um ferimento de tiro na região do abdômen. Ela foi atendida e, em seguida, liberada.

Os policiais militares realizaram buscas na região, mas não localizaram nenhum suspeito. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Por Inter TV Costa Branca

MOSSORÓ-RN: 142ª MORTE VIOLENTA 2021 - HOMEM BALEADO NO DOM JAIME CÂMARA MORRE NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

As estatísticas da violência aumentaram na cidade de Mossoró nesta quinta feira 11 de novembro de 2021. Um homem identificado como Leandro Vasconcelos, 27 anos de idade, morreu no Hospital Regionaql Tarcísio Maia, vítima de disparos de arma de fogo. Ele foi baleado oito vezes, no último domingo dia 07, em uma rua por trás do conhecido Cabaré da Baixinha, no Bairro Dom Jaime Câmara.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava na calçada de uma casa, quando foi surrpeendido por criminosos que se aproximaram em um carro de características desconhecidas e abriram fogo em sua direção. Leandro após ser alvejado, foi socorrido por populares para a UPA do Alto São Manoel e depois de receber os primeiros atendimentos na unidade, foi transferido pelo SAMU para o HRTM.

Na manhã desta quinta feira, a vítima teve agravamento no seu quadro de saúde e acabou não resistindo. O corpo de Leandro Vasconcelos, seré removido do necrotério do hospital para o IML do ITEP onde será examinado e depois liberado para sos familiares. Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 142 assassinatos em 2021. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. Até o momento não há informações sobre o crime.

*Fonte: Fim da Linha

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA DE 04 PESSOAS NÃO VACINADAS NAS ÚLTIMS 24 HORAS

Foto: Reprodução / SESAP
Somente nas últimas 24 horas, quatro pessoas morreram no Rio Grande do Norte por covid-19 e, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), nenhuma tinha registro de vacina. Os casos foram nos municípios de Serra do Mel, Açu, Goianinha e Parnamirim. Os pacientes de 36, 67, 72 e 79 anos e, pela idade, todos já poderiam ter completado o esquema vacinal.

Somente até o início deste mês, o Rio Grande do Norte mais de 200 mil pessoas com a segunda dose de uma das vacinas contra a covid-19 em atraso. Até esta quinta (11), o RN tinha um total de 376.496 casos confirmados de covid, sendo 121 nas últimas 24 horas. A Sesap ainda investiga 183.958 casos suspeitos e acompanha outros 108.583 casos da doença. O RN já tem 7.429 óbitos confirmados até o momento, além de 1.333 mortes suspeitas de covid-19.

A média de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) no Estado é de 41,6% nesta quinta (11), sobe para 45,6% na região metropolitana de Natal, baixa para 34,1% da região Oeste e para 33,3% no Seridó, de acordo com o Sistema de Regulação. Desde o início da pandemia, 938 pacientes com covid-19 morreram no RN sem conseguir acesso a um leito de internação. Atualmente, não há fila de espera e 101 leitos estão disponíveis para o caso de internações.

Dentre os hospitais com leitos críticos destinados a pacientes com covid-19, apenas o Hospital Colônia Dr João Machado apresenta alta taxa de ocupação, com 90% das vagas preenchidas. O Hospital Rafael Fernandes está com 70% de ocupação, já o Giselda Trigueiro, o Maria Alice Fernandes, a Unidade Materno Infantil Integrada de São Paulo do Potengi e o Hospital Universitário Onofre Lopes, estão com ocupação que varia de 60% a 68%.

*Agência Saiba Mais/BG

REPENTE É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu hoje (11), por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade da região Nordeste, o repente é conhecido também como cantoria e tem como fundamentos verso, rima e oração. Os repentistas ou cantadores se espalham pelas capitais e interior dos estados do Nordeste brasileiro e também nas regiões para onde ocorreram migrações de nordestinos. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, Tassos Lycurgo, declarou ter ficado "triste" porque não conseguiu comemorar rimando. Na avaliação dele, o reconhecimento pelo Iphan vai beneficiar todo o Nordeste, bem como estados do Brasil, como o Rio de Janeiro. “O Nordeste está em todo o Brasil. Existe influência nordestina em todos os lugares. É um bem cultural do qual já se tem notícia no século 19. Isso é muito caracterizador da cultura nordestina. É um negócio muito bonito mesmo”.

O dossiê de registro elaborado documenta mais de 50 modalidades de repente, nas quais estão incluídos os versos heptassílabos, cuja acentuação tônica obrigatória está na sétima sílaba; e versos decassílabos, em que o acento obrigatório está na terceira, sexta e décima sílabas de cada verso.

Com o reconhecimento pelo conselho consultivo, o repente foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, onde também estão catalogados bens como a roda de capoeira, o maracatu nação (PE), o carimbó (PA) e a literatura de cordel. A partir de então, o repente passa a ser alvo de políticas públicas para a salvaguarda da manifestação, que devem incidir ainda sobre um universo de bens associados que inclui a embolada, o aboio, a glosa e a poesia de bancada e declamação.

*Fonte: Agência Brasil

LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE. BAIXEIRO AVISA QUE AINDA TEM VAGAS

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade, às 7 horas da noite.
Preço da passagem: 100 reais.
Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável. Ainda tem vagas!

OPERAÇÃO BARBA NEGRA: Policial penal e policial militar são presos pela PF em combate a roubo e revenda de cigarros contrabandeados

Foto: Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (11) uma operação de combate a organização criminosa que rouba e revende cargas de cigarros contrabandeados. Um policial penal do Ceará e um policial militar do RN foram presos.

Foram apreendidos uma arma de fogo, colete balístico, um simulacro, e um veículo. A PF não detalhou a participação do PM e do policial penal na organização criminosa.

Investigações

De acordo com a PF, a investigação teve início em 2020 após a prisão de um policial penal - o mesmo detido nesta quinta (11)-, em julho de 2020, na cidade de Assu. Na ocasião o homem foi flagrado roubando 8 caixas de cigarros contrabandeados da residência de um comerciante local.

A PF apurou que o agente penal se dedicava intensamente ao comércio de cigarros contrabandeados, além de outros ilícitos graves, como roubos de entorpecentes e armas.

Ainda segundo informações da PF, a organização criminosa contava ainda com o apoio de um sargento da Polícia Militar do RN, um ex-funcionário da Prefeitura de Parnamirim, um comerciante do bairro do Alecrim e de outros acusados, alguns inclusive, com passagens anteriores pelo sistema penitenciário.

Cerca de 25 policiais federais e uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar do RN participaram da operação.

*Do G1 RN

Jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morre aos 63 anos

Foto: Zé Paulo Cardeal / Globo
A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira (11), em decorrência de um mieloma múltiplo, do qual se tratava havia alguns anos, agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias. Ela tinha 63 anos e estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Cristiana atuou no jornalismo por mais de 30 anos.

Começou a carreira cobrindo a política do estado de Goiás, até se mudar para Brasília. Ainda no “Globo”, trabalhou na coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no jornal, assumiu a coluna política do jornal o “Estado de S. Paulo”.

A estreia na televisão foi na GloboNews, em março de 1997. Naquele mês, passou a integrar o time de comentaristas do Jornal das Dez — analisando os principais fatos da política e os bastidores do poder. E marcou presença nos telejornais da casa.

Comandou também o programa Fatos e Versões e a coluna os bastidores da política, no g1.

*Do G1

Escritor norte-rio-grandense publicará um livro inglês que irá viajar pelo mundo

O Ator e Escritor norte-rio-grandense Antenor Mario está publicando em breve o seu mais novo livro, “Look at the city!”, a qual é tradução para o inglês do seu livro, “Olha a cidade!”, publicado em 2019.

Segundo o autor, a escolha para a tradução foi o engajamento com o público infantil, a qual ele escreve e o inglês vem sendo um dos seus idiomas de seus recentes escritos.

Look at the city!

There are so many people.

What numbers they don't count, no.

And buildings aren't absent, no.

O livro será publicado em breve e tem planejamento para publicação nos Estados Unidos e na Espanha em 2022.

Sobre a obra:

O livro é uma linguagem bem infantil com pontos de vistas de uma criança, sendo atraente e ilustrado. A obra tem dedicação a todos os amigos do escritor que estão espalhados pelo mundo todo.

Sobre o autor:

Antenor Mario é ator e escritor brasileiro. Estreou na literatura com o livro de poemas “A imagem da arte: Poemas da minha vida”. Também é autor dos livros, “As Confissões de Alexander: Escrevendo o diário”, “O senhor e a confusão dos bichos”, “Olha a cidade!”, “Pequenas gotas de poesias” e "Para cada dia incrível do ano". Possui inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no mundo. A atualmente ele é Sócio Efetivo da Academia de Letras e Artes do Agreste Potiguar, titular da cadeira nº.: 23, tendo como Patrona, Brasilina Augusta de Freitas, primeira professora de Jundiá/RN. Faz também parte da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte/Brasil e também é membro Nº 450 da Academia Internacional de Literatura Brasileira – AILB, com sede em New York (USA).

*VNT

APODI-RN: PROFESSOR LUIS CARLOS PARTICIPA DO JORNAL D CIDADE, HOJE!

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] MEXICANO ACUSADO DE COMANDAR CARTEL LIGADO AO NARCOTRÁFICO PRESO É EXTRADITADO PARA OS ESTADOS UNIDOS

A Penitenciária Federal em Mossoró/RN realizou escolta de extradição de nacional mexicano acusado de comandar um cartel ligado ao narcotráfico. José Gonzales Valencia, conhecido como "Chepa", "Camaron" e "Santy", havia sido preso no Ceará em dezembro de 2017, quando passava férias com a família no Brasil e estava no Presídio Federal de Mossoró.
A operação, coordenada pela Divisão de Segurança e Disciplina, contou com apoio da PRF, que reforçou o policiamento no trajeto e alterou horários de trânsito de veículos especiais.
A escolta também contou com o apoio de Agentes da Divisão de Inteligência, que prestaram todo o suporte técnico ao comboio. O extraditando foi entregue à Sede da PF em Natal, e horas depois, embarcou em aeronave sob a custódia de agentes do DEA, o Departamento de Narcóticos Americano.



*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA DE ALAGOAS É CAPTURADO POR POLICIAS DO 12º BPM

Por volta das 14h40min, de quarta-feira, 10 de novembro de 2021, a VTR/Sumaré ao comando do Sargento Lindemberg com apoio do Soldado Ivanilson lotados no 12º Batalhão de Policia Militar realizavam patrulhamento ostensivo e preventivo na sua área de atuação, quando abordaram em atitude suspeita a pessoa identificada como sendo: JUVENARIANO FERNANDES LIMA, em via pública no Bairro Alto do Sumaré na Cidade de Mossoró no Oeste Potiguar.

Os militares realizaram uma busca na vida pregressa do abordado junto ao CIOSP, sendo constatado um mandado de prisão preventiva em desfavor do mesmo expedido pela Justiça da Comarca da Cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas.
Diante da constatação do mandado de prisão definitiva, os militares deram voz de prisão a JUVENARIANO, em seguida apresentaram o foragido ao DPC. Edvan de Queiroz na 1º Delegacia Distrital de Policia Civil de Mossoró, para a realização dos procedimentos cabíveis e legais na forma da lei, antes de ser encaminhado ao sistema prisional, onde ficará preso a disposição da justiça de Arapiraca/AL.

*4DZ Patrulha

MINISTRO DA SAÚDE DISSE: "AS VACINAS SÓ TÊM UM DONO, O POVO BRASILLEIRO"

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga defendeu que as vacinas contra a Covid-19 pertencem apenas ao povo brasileiro. A declaração foi feita nesta quarta-feira (10) durante a inauguração da Campanha de Atenção Primária à Saúde, em João Pessoa (PB).

“Quando assumi o ministério, diziam ‘ministro, a iniciativa privada tá querendo vacinar pessoas’, estou esperando chegar essas vacinas”, afirmou Queiroga.

“Todas as doses foram adquiridas com recursos do povo brasileiro e foram alocadas pelo Ministério da Saúde. As vacinas só têm um dono, o povo do Brasil”.

De acordo com o titular da pasta, o governo já utilizou, em 2021, mais de R$ 26 bilhões para adquirir imunizantes contra a Covid-19.

Queiroga afirmou que o país virou referência internacional com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Hoje estamos em uma posição mais tranquila, todos os brasileiros que quiserem tomar a vacina, elas estarão disponíveis”, declarou o ministro.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO condene os que estão em posição de destaque na política ou na administração pública.Não diga que no lugar deles faria melhor.
Enquanto não pomos em ação real nossas forças, não temos certeza do que são capazes.
Talvez você fizesse pior, se estivesse na posição deles.
Procure desculpar, porque não conhecemos as circunstâncias em que se encontram aqueles que têm sobre seus ombros o grande peso da responsabilidade pública.