/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CONVITE MISSA DE 7º DIA


APODI-RN: ARTES DE MARCOS LEITE!

Arte: Um ótimo presente para todos os momentos! Contato: (084) 9 9150 0939

JOÃO CÂMARA-RN: IDOSO É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA E POLÍCIA SUSPEITA DE LATROCÍNIO

Um idoso de 65 anos foi encontrado morto com sinais de violência dentro de casa, no domingo (7), em João Câmara, no Agreste potiguar.
A vítima foi identificada como Paulo Virgílio dos Santos, de 65 anos, que era conhecido na cidade como Paulo dos Caixões.
Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de latrocínio. A vítima estaria sozinha em casa, quando bandidos invadiram o imóvel, mataram o idoso a tiros e levaram pertences dele.
O homem foi encontrado pela esposa já sem vida, quando ela chegou em casa. A mulher chamou a polícia ao local.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a investigação ficará a cargo da Polícia Civil.
Nenhum suspeito foi preso.

*Do G1 RN

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: MUNICÍPIO TRANSFORMA DUAS UNIDADES DE ENSINO EM ESCOLAS INDÍGENAS

Por meio dos Decretos Municipais 1.444 e 1.445, publicados no último mês de outubro, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN transformou a Escola Municipal Georgina Altina Viana, em Lagoa de Tapará; e a Escola Municipal Isabel da Silveira, de Ladeira Grande, em unidades de ensino indígenas. A transformação para Escolas Indígenas leva em conta o dever do poder público de manter e promover a cultura dos povos indígenas.

Com isso, a comunidade de berço Indígena de Lagoa de Tapará conta com o primeiro CEMEI com educação escolar indígena do Rio Grande do Norte. Já a escola de Ladeira Grande, atenderá as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I.

“É o nosso reconhecimento como povos originários, indígenas do povo Tapuia Tarairiú, da Lagoa do Tapará. O CEMEI Indígena é uma conquista de muito tempo. É gratificante saber que está sendo um passo dado na realização de um sonho antigo. Com ele, a nossa cultura cada vez mais se fortifica. Futuramente, mesmo quando nós não estivermos aqui, temos a certeza de termos contribuído para que a nossa história, a nossa cultura, se mantivesse viva por muitos e longos tempos. A vida dos povos indígenas importam”, disse Zuleide Bezerra, professora indígena do CEMEI Georgina Altina Viana.
A partir desses decretos, os projetos pedagógicos das unidades escolares agora passam a priorizar o reconhecimento e respeito à diversidade étnica, cultural e linguísticas das comunidades indígenas; a valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais; valorização e fortalecimento das culturas indígenas e a diversidade de concepções de ensino e aprendizagem.

“É a materialização de uma ação planejada para a realização de um sonho dos povos de Lagoa de Tapará e Ladeira Grande, que foi prontamente atendida pelo Poder Executivo. Nossos esforços se voltam agora para as demais atividades que são necessárias para manter a história desses povos originários”, lembrou Othon Militão, secretário municipal de Educação.

*Do BG

RAFAEL FERNANDES-RN: HOMEM DE 48 ANOS MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA RN-073

Francisco Francinaldo da Silva, de 48 anos, natural de Marcelino Vieira-RN e que residia na cidade de Rafael Fernandes/RN, morreu nas primeiras horas deste domingo (07) após sobrar em uma curva e cair da moto Honda/CG 150 FAN ESDI, de cor preta que pilotava na RN 073, trecho que liga Riacho de Santana a BR 405, na altura do Sítio Junco.
De acordo com informações repassadas ao Blog Nosso Paraná RN, o vieirense seguia pela rodovia no sentido a sua residência, após participar de um evento festivo, quando perdeu o controle da moto, saiu da pista e bateu em uma cerca.
A PM foi acionada por volta das 06h chegando ao local encontraram a vitima não apresentava sinais vitais, onde os militares acionaram uma equipe do ITEP e do 4º DPRE. Após a pericia o corpo foi recolhido para sede do órgão para ser necropsiado e posteriormente liberado para sepultamento.

*Nosso Paraná RN

MOSSORÓ-RN: DHPP elucida duplo homicídio em que dois irmãos foram vítimas no Bairro Belo Horizonte

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), concluiu nesta segunda feira 08 de novembro de 2021, o inquérito policial que apurou o duplo homicídio ocorrido no dia 28 de outubro de 2020, no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, onde dois irmãos, um do sexo masculino e outro do feminino, foram assassinados em via pública.

Francisco Canindé da Silva Filho, conhecido como "Canindezinho", que tinha 20 anos e sua irmã Maria Aparecida Alencar do Nascimento Neta, "Cidinha" 21 anos de idade, foram mortos no meio da rua, com vários tiros de pistola., bem próxima a residência deles. A investigação identificou o autor dos disparos, cujo nome não foi revelado, sendo ele indiciado por duplo homicídio (artigo 121 do CPB).
O inquérito será remitido ainda nesta segunda feira ao Poder Judiciário, para que sejam adotadas as medidas cautelares, como por exemplo a expedição de mande de prisão. Este é o segundo inquérito de homicídio concluído em menos de uma semana pela equipe da DHPP de Mossoró. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fim da Linha

LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE. BAIXEIRO AVISA QUE AINDA TEM VAGAS

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade, às 7 horas da noite. 
Preço da passagem: 100 reais. 
Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável. Ainda tem vagas!

MACAÍBA-RN: MULHER É ESFAQUADA PELO EX-COMPANHEIRO

Um homem tentou matar a ex-mulher a facadas no último domingo (7), na Grande Natal.
O crime aconteceu de madrugada, dentro da casa da vítima, em Macaíba. De acordo com familiares, o homem não aceitava o fim do relacionamento.
A mulher levou sete facadas, foi socorrida e está fora de perigo. O homem foi preso. O casal teve um relacionamento por cinco anos que terminou há cerca de 15 dias.
Eles têm uma filha de 3 anos de idade.

CAICÓ-RN: PREFEITURA RECEBE CAMINHÃO BRIGADEIRO DA PRF E INICIA CAPTURA DE ANIMAIS EM VIA PÚBLICA

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Caicó, deu início na manhã desta segunda-feira (08), a captura de animais soltos nas ruas da cidade.

Um caminhão boiadeiro, pertencente à Polícia Rodoviária Federal – PRF, foi cedido ao Município mediante a assinatura de Termo de Cooperação Técnica. A autorização foi Superintendência do órgão em Brasília.

“Com isso vai ser possível fazer a captura dos animais soltos em via pública com mais celeridade haja vista que não precisaremos mais esperar que as equipes da PRF tenham disponibilidade. Agora, o carro fica conosco e vamos fazer esse trabalho para dar mais qualidade de vida a população de Caicó”, disse o prefeito Dr. Tadeu.

GRATIFICA-SE A QUEM ENCONTROU OU VIER ENCONTRAR KURRUPIU, QUE FUGIU!

Governadora Fátima Bezerra classifica como “Inadmissível” morte de idoso sem atendimento no Walfredo

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou as redes sociais para comentar a morte de um idoso, que relatou que teve atendimento médico negado no Hospital Walfredo Gurgel antes de sofrer uma parada cardíaca. A chefe do Executivo estadual disse que a situação é “inadmissível” e que determinou uma apuração rigorosa sobre o caso.

”Primeiro quero me solidarizar com os familiares de José William pelo trágico ocorrido que culminou com a sua morte. Isso é inadmissível, ainda mais para nós que trabalhamos diuturnamente por um SUS humanizado, universal e acessível. Quero dizer a vocês que já conversei com o vice-governador, Antenor Roberto, com o secretário de Saúde, Cipriano Maia e equipe Sesap. Determinei que se dê início com toda a brevidade uma apuração rigorosa sobre o ocorrido. A apuração, repito, será feita com todo o rigor e as medidas cabíveis serão tomadas”, escreveu a governadora no Twitter.

José William morreu após buscar atendimento no Hospital Walfredo Gurgel na última sexta-feira (5), segundo desabafo publicado por familiares nas redes sociais. Ele relatou que sentiu um incômodo na região do peito e gravou um vídeo, afirmando que não conseguiu ser atendido na unidade hospitalar. O idoso morreu pouco depois, vítima de uma parada cardíaca. Ele foi intubado no Hospital dos Pescadores, mas não resistiu.

O vídeo causou comoção. “Outras famílias não devem passar por isso também. Eles [o hospital] poderiam ter prestado os primeiros atendimentos e estabilizar antes de regulá-lo para outro serviço”, disse Williana, filha do idoso.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu posicionamento sobre o caso e afirmou que abrirá sindicância. “A Sesap esclarece que, em relação ao usuário que buscou, na última sexta-feira (5), atendimento no Hospital Walfredo Gurgel (HWG), foi aberta uma sindicância para que se faça uma apuração aprofundada dos fatos, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis”, diz a nota.
Políticos do RN classificam situação como “revoltante”

Políticos do Rio Grande do Norte usaram as redes sociais neste domingo (7) para repercutir a morte do idoso. A situação foi definida por parlamentares potiguares como “revoltante”.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, classificou o caso como “tragédia anunciada”. “Infelizmente, isso aconteceu no meu estado. Morreu sem atendimento. Não é filme de ficção, é uma tragédia anunciada do que assistimos na gestão da saúde do RN. Toda minha solidariedade à família do Sr José William. Essa negligência precisa ser apurada. É caso de intervenção na saúde do RN”, escreveu ele.

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) também externou revolta ao comentar a situação. “Estado assassino e omisso. Que o vão alegar? Covid? Burocracia do SUS? Sem médico? Sem insumos? Sem dinheiro? Meu palpite é sem vergonha na cara. Recebeu bilhões durante a pandemia e o que se vê de legado desses dinheiro? Os mesmos hospitais de sempre, os mesmos problemas e pessoas ainda morrendo na porta do maior hospital do RN. Antes que apareça a pergunta: “que vc tá fazendo” confere lá no nosso site quanto de dinheiro público já foi enviado para a saúde do RN todo. Sabe quantos prestam contas? Agora eu pergunto: “que você tá fazendo” que não cobra?”, questionou.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO DOM JAIME CÂMARA

Ocorrência de disparos de arma de fogo em tentativa de homicídio próximo ao conhecido Bar da Baixinha, na Rua Raimunda Uchôa no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró, aconteceu na noite deste domingo, 07 de novembro.
Segundo informações, Leandro Vasconcelos de 27 anos de idade foi alvejado com cerca de sete tiros e depois de socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, precisou ser transferido para o Hospital Tarcísio Maia.
A policia ainda não sabe a motivação para a tentativa e nem algum tipo de envolvimento da vitima com ilícitos. Seu estado de saúde é considerado muito grave a ponte de precisar ser entubado.

*O Câmera

NATAL-RN: Depois do senhor José William morrer sem atendimento no Walfredo, Sesap vai abrir sindicância 07/11/2021 18h25

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informou através de nota que vai fazer uma apuração profunda dos fatos sobre o não atendimento do idoso José William no pronto socorro Clóvis Sarinho, na última sexta-feira (5). O homem, que segundo a Sesap chegou a ser encaminhado ao Hospital dos Pescadores, faleceu. Veja a íntegra da nota abaixo:

NOTA

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) esclarece que, em relação ao usuário que buscou, na última sexta-feira (5), atendimento no Hospital Walfredo Gurgel (HWG), foi aberta uma sindicância para que se faça uma apuração aprofundada dos fatos, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

Importante esclarecer que a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é constituída de diferentes “portas de entrada”, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Portas Hospitalares de Urgência e Emergência, SAMU 192, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), leitos de retaguarda e sala de estabilização, entre outros.

Cada unidade que compõe a rede tem um perfil específico, que é pactuado e aprovado nas instâncias deliberativas do SUS. Todos os municípios e serviços conhecem os fluxos assistenciais de acesso, desenho da rede e complexidade dos serviços.

Os casos de complexidade intermediária normalmente são encaminhados para as UPA’s ou os Pontos de Atendimento/Socorro (PA/PS) dos Municípios. Quando há necessidade, podem ser encaminhados para um hospital da rede de saúde, onde são realizados procedimentos da alta complexidade.

No caso do paciente citado, informamos que ele foi encaminhado para o Hospital dos Pescadores, que possui o perfil adequado para ofertar o atendimento que o mesmo necessitava, conforme o fluxo assistencial do SUS.

A Direção do HWG e da Sesap lamentam o ocorrido, ao mesmo tempo em que se solidarizam com a família do paciente, colocando-se à inteira disposição da mesma para fornecer mais esclarecimentos que se fizerem necessários.

*Do BG

NATAL-RN: MORRE LUIZ EDUARDO CARNEIRO, EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO

O empresário e político Luiz Eduardo Carneiro Costa faleceu na noite deste domingo (7). Ele estava internado há alguns meses com consequências da Covid, estava com um complicado quadro renal e lutando contra infecções bacterianas.

Luiz Eduardo Carneiro Costa exerceu funções importantes no Estado, como secretário de Educação e da Casa Civil. Em Natal, também comandou a pasta da Educação. Na carreira política, foi indicado pelo então PMDB para ser candidato a vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Luiz Almir nas eleições de 2004. Em 2008, novamente foi o nome do PMDB para ser vice da então deputada federal Fátima Bezerra (PT), em mais uma disputa pelo Executivo da capital do RN.

Era uma pessoa muito bem quista por todos. Fique em Paz Luiz Eduardo, gente da melhor qualidade. Do Blog, os nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos.

*Do BG

No RN, 1,4 milhão de potiguares precisam de auxílios do governo

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 1,4 milhão de pessoas que dependem de programas de transferência de renda. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o Estado tem hoje 1,091 milhão de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, o que representa 30,88% da população local. O número é semelhante ao informado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Sethas/RN), cujos dados apontam que, no mês passado, 370.049 famílias receberam o benefício no RN.
A partir do próximo mês, o programa Bolsa Família será substituído, em meio às dúvidas e preocupações, pelo novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil. O dia 29 de outubro passado foi marcado com o último lote de pagamento do programa social junto com a 7ª parcela do Auxílio Emergencial, concedido durante a pandemia da covid-19. Em 19 anos de vigência, o Bolsa Família distribuiu, no Rio Grande do Norte, R$ 6.621.217.784,00 aos municípios potiguares.
Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias que já são beneficiárias receberão automaticamente o novo auxílio, sem necessidade de recadastramento. Mesmo assim, a Sethas alertou que 492.360 potiguares ainda ficarão desassistidos, sendo que, destes, 293.967 não estavam no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico) mas entraram em situação de vulnerabilidade e passaram a receber o Auxílio Emergencial. Outros 198.693 até estavam cadastrados, mas por alguma razão, não recebiam o Bolsa Família.

*Tribuna do Norte

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SE alguém queixar-se da vida a seu lado, responda com palavras de encorajamento.
Não aumente o peso a quem já sente demasiado o peso que carrega.
Se alguém se lamenta da vida, procure mostrar os lados bons e belos da existência.
Não contribua com suas próprias lamentações para o desânimo do companheiro.
Reanime-o com esperança e com bom ânimo, com palavras de incentivo e coragem.
Talvez desse remédio dependa a cura de seu coração desalentado.

ALEXANDRIA-RN: PREFEITA SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SUA CIDADE

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, investiga um atentado a tiros, ocorrido na noite deste sábado 06 de novembro de 2021 em Alexandria no Alto Oeste Potiguar e que teve como vítimas a prefeita do município, Jeane Saraiva e seu companheiro. De acordo com informações, os dois estavam na calçada da casa de um amigo, quando dois homens se aproximaram em uma moto e o garupa efetuou vários disparos de arma de fogo em direção as vítimas.

Após os disparos os desconhecidos fugiram em sentido ignorado. No atentado ninguém foi ferido, mas o caso é um quebra cabeça que a Polícia Civil terá que montar. A prefeita usou suas redes sociais, para narrar o caso e agradecer a Deus, pela oportunidade de estar viva e continuar cuidando da sua cidade, do seu meu povo. Só Deus tem o poder de tirar a minha vida e de qualquer outra pessoa”, disse a chefe do executivo de Alexandria.

O delegado da cidade, Aroldo Chaves, disse que a Polícia Civil, fará uma investigação severa e cautelosa e que não tem dúvidas de que os responsáveis direto ou indiretamente serão identificados. A pedido da autoridade policial a equipe do ITEP unidade de Pau dos Ferros esteve no local, realizando perícia, recolhendo os projéteis elaborar um laudo que possa ajudar no trabalho investigativo.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA