Pesquisar este blog

04 outubro 2022

MOSSORÓ-RN: 125ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Vigia de rua baleado na região da Maisa morre quando era socorrido para o HRTM

Mossoró cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio a tiros, o segundo do mês de outubro e o 125º do ano de 2022.
O crime aconteceu no final da tarde desta terça feira 4 de outubro, no Assentamento Oziel Alves, no Pólo Maísa, zona rural do município.
Um homem ainda sem identificação, de aproximadamente 30 anos de idade, foi baleado no peito e apesar de ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), não resistiu a gravidade do ferimento e foi a óbito dentro da ambulância.
O corpo dele foi entregue no Hospital Regional Tarcísio e será encaminhado ào IML do ITEP onde passará por exame de necropsia em seguida será liberado para os familaires.
Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Militar, que foi acionada para atender a ocorrência, recebeu informações de que a vítima era um vigia de rua, mas ninguém soube informar sua identificação. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fim da Linha

MACAÍBA-RN: Polícia prende homem por maus-tratos e cárcere privado e resgata idosa no bairro Bela Vista

Policiais civis realizaram na tarde desta terça-feira (4), na Grande Natal, a prisão em flagrante de um homem de 53 anos, pelos crimes de cárcere privado e maus-tratos praticados contra a própria mãe, uma idosa de 77 anos. A prisão ocorreu no bairro de Bela Vista, no município de Macaíba.

De acordo com a Polícia Civil, denúncias anônimas e relatórios com relatórios do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) apontavam que a vítima vivia confinada em um pequeno quarto, sem qualquer ventilação natural, iluminação e energia elétrica, dormindo em um colchonete de borracha e sendo forçada a se alimentar com as mãos.

Os policiais foram ao local e constataram os fatos, encontrando a idosa "despida e suja com os próprios excrementos fisiológicos, num cenário totalmente insalubre e inumano".

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. A idosa foi encaminhada a um abrigo na cidade de Ceará-Mirim, também na Grande Natal.

*Do G1 RN

PDT apoia Lula no 2º turno e Ciro Gomes segue decisão

BRASÍLIA
– O PDT anunciou nesta terça-feira, 4, que vai apoiar o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que ficou em quarto lugar no primeiro turno e pautou sua campanha por fortes críticas ao petista, seguiu a decisão da legenda.

A decisão do PDT foi tomada após uma reunião da Executiva Nacional, que foi realizada de forma semipresencial, com uma parcela do partido na sede nacional da sigla, em Brasília, e outra parte participando por videoconferência. Ciro foi um dos que não estiveram na capital federal.

Desde 2018, Ciro tem escalado nas críticas ao PT e a Lula, de quem já foi ministro da Integração Nacional. Em diversas entrevistas e eventos, o pedetista chamava o petista de “enganador de serpentes” e disse que viu Lula “se corrompendo”.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, minimizou as críticas de Ciro ao PT. “O processo político às vezes se acirra de uma maneira, eu vivi isso com Brizola e Lula lá em 1989. Um teria que engolir o sapo barbudo, o outro fugiu com a saia da mãe. Uma coisa muito forte. Isso não impediu Brizola de estar com Lula na campanha”.De acordo com o dirigente partidário, quem for convidado pelo PT para subir no palanque de Lula, deverá ir. Lupi evitou dizer como o ex-governador do Ceará vai contribuir com a campanha do petista, mas afirmou que o ex-ministro não irá para a Europa, como fez em 2018. “O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou esse apoio”. Lupi foi convidado pelo PT e deve ir ainda hoje para São Paulo se reunir com a campanha do ex-presidente.Ciro também concorreu à Presidência em 1998, 2002 e 2018. Na campanha de 2022, ele teve seu pior desempenho e perdeu até no Ceará, sua base eleitoral e onde sempre liderava os votos nas eleições presidenciais anteriores.

A disputa deste ano também encerrou a hegemonia do grupo de Ciro no governo cearense e, pela primeira vez em 16 anos, o candidato apoiado por ele perdeu. Roberto Cláudio (PDT) ficou em terceiro lugar para governador, atrás de Capitão Wagner (União Brasil) e de Elmano de Freitas (PT), que comandará o Estado a partir de 2023.

No entanto, logo na noite de domingo, 2, após o resultado do primeiro turno, Ciro disse que nunca viu um cenário político tão “complexo” e “ameaçador” e pediu tempo para se posicionar. “Quero dizer a vocês que estou profundamente preocupado com o que estou assistindo acontecer no Brasil. Eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora, tão potencialmente ameaçadora sobre a nossa sorte como nação”, declarou.Apesar do apoio, a participação de Ciro na campanha do petista ainda é dúvida. Em 2018, ele evitou se posicionar e defendeu um voto Há a possibilidade que ele repita 2018, quando declarou voto em Fernando Haddad (PT) contra Bolsonaro, mas viajou para a Europa durante o segundo turno e não se engajou na disputa.O partido de Ciro também anunciou que vai apresentar propostas para incorporar ao plano de governo do candidato do PT. Uma delas é a do programa de renda mínima de R$ 1 mil por família. A ideia foi batizada pelo ex-governador do Ceará de “Renda Mínima Eduardo Suplicy” em homenagem ao vereador e deputado estadual eleito pelo PT de São Paulo, que é um dos principais defensores de que o governo garanta uma renda mínima.Outra proposta que será levada a Lula é o programa que pretende zerar as dívidas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O programa do petista já havia adotado uma ideia similar e a batizou de “Desenrola”. A terceira sugestão do PDT ao programa de governo do ex-presidente é estabelecer um projeto de educação em tempo integral.Lupi falou em uma quarta ideia, que ainda não foi conversada com o PT, mas que será debatida. “Hoje aprovamos também a proposta que não foi falada ainda com o PT, mas que será colocada. O Código Nacional do Trabalho, que para nós é fundamental. Somos um partido trabalhista, é natural que PT também tenha a mesma visão, que é o partido dos trabalhadores. Que é a defesa do direito dos trabalhadores e a revogação de tudo que é contrário aos trabalhadores. A tendência é que as ideias sejam incorporadas pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordena o plano de governo de Lula.Na segunda-feira, 3, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já havia demonstrado otimismo em ter o apoio de Ciro. “Já tivemos contato com Carlos Lupi (PDT), já chamamos para uma conversa. Senti muita disposição em conversar. Dissemos a ele que gostaríamos de ter Ciro Gomes na nossa campanha”, declarou.Mesmo no primeiro turno da disputa, uma ala do PDT já defendia apoio ao ex-presidente. Nomes como o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e o ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves já faziam acenos ao petista.

LULA RECEBE APOIO DO MDB NO SEGUNDO TURNO

O MDB já decidiu o que fazer neste segundo turno. Vai liberar seus diretórios para tomar o rumo que preferirem.
Depois de conversas entre Baleia Rossi, Michel Temer e outros líderes do partido, definiu-se que Simone Tebet e mais 12 diretórios estaduais estarão liberados para manifestar o apoio a Lula, como é do desejo dela e de dessas executivas regionais, a maioria delas de estados do Nordeste.
Até amanhã, esta declaração formal de voto será oficializada.
Quanto ao caso de São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes quer apoiar Tarcísio de Freitas para o governo, o anúncio será feito depois de toda a situação federal ser anunciada.

*Informações: O Globo

BARAÚNA-RN: [VÍDEO] INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES AS MARGENS DA RN 015

Pessoal precisamos reagir. Se vocês verem alguém ateando fogo, chame o 190. Isso é crime. Diversos pontos em Mossoró. Esse agora aqui em Baraúna-RN. Bombeiros pede a ajuda da população. Incêndio nas margens da RN 015, em Baraúna.

*Passando na Hora

Governador reeleito de MG declara apoio à candidatura de Bolsonaro

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou hoje (4) apoio à candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência. Os dois se reuniram na manhã desta terça-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília.

“Não poderia deixar, nesse momento, de estar aqui colocando nossas divergências de lado. Eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro. Sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras não, mas é o momento em que o Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário”, disse Zema.

De acordo com Bolsonaro, ele pretende ir, ao menos, três vezes a Minas Gerais, em agendas de campanha. Uma delas já está confirmada: um encontro religioso no próximo dia 12.

“Esse apoio do governador Zema é muito bem-vindo. É o segundo estado que tem o maior colégio eleitoral do Brasil e é decisivo, só quem ganha lá, diz a tradição, pode realmente chegar à Presidência da República, então, há esse interesse meu [pelo apoio]”, disse Bolsonaro. “O Zema goza de grande credibilidade dado a administração que ele fez e esse apoio é decisivo. Em Minas Gerais vamos ter uma boa diferença para o adversário”, completou.

No primeiro turno das eleições, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva obteve 48,29% dos votos válidos em Minas Gerais. Bolsonaro ficou com 43,6% de preferência do eleitorado.

Para o segundo turno, Bolsonaro já conversou com outros governadores reeleitos em busca de apoio, como Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ratinho Júnior, do Paraná.

Entre os candidatos à Presidência que foram derrotados no primeiro turno, Bolsonaro disse que Padre Kelmon (PTB) tem um valor simbólico muito grande para sua candidatura e também vai em busca desse apoio. “Apesar de ter tido uma votação bastante pequena, ele é uma pessoa que mostrou que os cristãos têm que ser respeitados no Brasil e no mundo”, disse.

Rio de Janeiro
No final da manhã, o governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se reuniu com Bolsonaro, no Palácio do Planalto, e manifestou seu apoio a reeleição do mandatário. No Rio de Janeiro, o candidato Bolsonaro ficou na frente com 51,09% dos votos válidos. Já Lula chegou a 40,68%.

“Eu, como sou do partido do presidente, sou apoiador do presidente, não tinha como não vir aqui e tentar me esforçar muito para o Rio ser a capital da vitória da eleição do presidente Bolsonaro”, disse Castro, em declaração à imprensa.

“Não tenho a menor dúvida que o que fez o Rio crescer e me dar uma votação expressiva [para a reeleição], foi muito o que o senhor [Bolsonaro] me ajudou ao longo desses últimos dois anos”, complementou.

Castro assumiu o comando do Rio de Janeiro em 2021, após a cassação do mandato do então governador Wilson Witzel, do qual era vice-governador.

13º do Auxílio Brasil
O candidato Jair Bolsonaro disse ainda que, além de um Auxílio Brasil de R$ 600, a partir do ano que vem, vai pagar uma 13ª parcela do programa para as mulheres. Segundo ele, 17 milhões de mulheres serão beneficiadas.

“Vamos manter esse valor [R$ 600] já garantido, temos fonte para esses recursos. E, a partir do ano que vem, o 13º do Auxílio Brasil, além de ajudar as pessoas mais pobres, mais necessitadas, ajuda nas receitas de municípios e dos próprios estados. Ouso dizer que, em grande parte, o que ajudou a economia a não colapsar durante a pandemia foi o Auxílio Emergencial de R$ 600”, disse.

*Fonte: Agência Brasil

Henrique Alves desabafa nas redes sociais: “Sempre soube que não seria fácil”

O ex-ministro e deputado federal Henrique Eduardo Alves (PSB) desabafou nas redes sociais, após ter sido frustrado nas urnas. Para ele, o que restou foi a gratidão de alguns correligionários.
Sempre soube que não seria fácil. Assim como sempre soube que um resultado não definiria quem fui, sou e serei! Sem o meu partido da vida, sem um prefeito ou deputado, sem cargos ou estrutura a nos fortalecer. A fé e coragem que nunca me faltaram para andar o querido RN, lembrando nossas lutas e trabalho por cada municipio. Contei com amigos fieis e obstinados nessa caminhada fraterna. A eles toda minha gratidão. Injustiças dentro e fora da política. Algumas fazem parte do jogo, outras difíceis até de acreditar. Agora, desejar sorte aos 8 deputados eleitos, que consigam fazer o que o RN tanto precisa e merece. Que Deus abençoe o Rio Grande do Norte”.

DIA 11 DE OUTUBRO TEM BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB EM APODI!!!!


MOSSORÓ-RN: Guarda Civil Municipal encontra moto com queixa de roubo, durante patrulhamento no Alto da pelonha

Agentes do Pelotão de Ações Ambientais (PAAM) da Guarda Civil de Mossoró recuperaram na manhã desta terça-feira 4 de outubro de 2022, uma moto tipo Bros de corvermelha, que havia sido roubada no mês de agosto passado, na cidade.
O veículo estava abandonado na região do Alto da Pelonha e os agentes suspeitam de que a motocicleta estaria sendo usadas em ações de roubos em Mossoró. Após ser localizada, a Bros foi conduzida à Delegacia de Furtos e Roubos. Lá serão realizados os procedimentos de vistoria e depois será entregue ao proprietário.

*Fim da Linha

CARAÚBAS-RN: Homem vai à Polícia Civil e diz que seu carro foi atingido por disparos de arma de fogo

Um popular (identidade preservada), compareceu à Delegacia de Plantão em Mossoró, para registrar um Boletim de Ocorrência de atentado. Ele narrou para a equipe de plantão, que na madrugada desta segunda feira 03 de outubro, por volta de 01h00min, seu veículo estava estacionado na frente da casa do sogro, em Caraúbas, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo.

Ele disse ainda que a familia estava dentro de casa, quando ouviu um estampido, mas pensava que era o vizinho soltando fogos. Ela saiu foram da casa, observou o local, mas não viu nada de anormal e voltou para dormir. Na manhã quando saiu para viajar à Mossoró, onde mora com sua família, visualizou as marcas de tiros na porta do carro.

O Popular disse que não tem inimizade com ninguém e segundo ele a única justificativa para tal conduta é o fato de que seu carro está adesivado com fotos do candidato a reeleição Jair Bolsonaro e por está estacionado em via pública. O Boletim foi registrado e será encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Caraúbas, para apuração do fato.

*Fim da Linha

Bolsonaristas atacam nordestinos após 1º turno, Datafolha diz que voto útil foi para Bolsonaro

Perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) destilaram comentários preconceituosos contra os nordestinos nas redes sociais, depois que o adversário do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), saiu vitorioso em todos os estados da região no primeiro turno deste domingo (2). A pena para quem comete discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é de três a cinco anos de prisão e multa.

:: Para Lula, segundo turno é "apenas uma prorrogação": "nós vamos ganhar" ::

O bolsonarista Rodrigo Constantino publicou em seu perfil no Twitter uma imagem do mapa do Brasil com o Nordeste pintado de vermelho sendo a "Cuba do Sul". Na legenda, o comentarista escreveu: "Temos uma conclusão clara nessas eleições: a parte do país que mais recebe assistencialismo decide sobre a parte do país que mais produz para o PIB".

No Instagram, uma seguidora de Bolsonaro afirmou que nordestinos são "burros" e que por isso sempre serão "miseráveis" ao destacar a vitória do ex-presidente Lula no Nordeste. Em outra publicação, um bolsonarista diz: "Por isso é onde existe mais miséria, mais fome, menos saúde e educação. Me perdoem os bons nordestinos, mas por essas que passam pelo que passam e merecem (apesar de quem Minas não ficou muito atrás em burrice eleitoral). Por ser pobre precisa ser burro tbm?".

Bolsonaro recebeu voto útil no dia da eleição

Dados do Datafolha mostraram que o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o chamado "voto útil" no domingo da eleição (2), o que explica parcialmente a diferença entre as pesquisas de intenções de voto e os resultados eleitorais.

Segundo Luciana Chong, diretora do Datafolha, com a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno, como indicavam algumas pesquisas, parte dos eleitores antipetistas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) decidiram declarar voto em Bolsonaro para garantir uma vaga ao mandatário no segundo turno.

:: O que explica a diferença entre as pesquisas de intenção de voto e o resultado das eleições? ::


Bolsonaro recebeu apoio de políticos de extrema direita europeus e latino-americanos a menos de 24h das eleições / Caio Guatelli / AFP

"Ao longo de toda a campanha, o Ciro ajudou a alimentar o antipetismo. Na hora do voto, parte dos eleitores movidos por esse aspecto desistiram dele e escolheram Bolsonaro", disse Chong à Folha de S. Paulo.

Dono do site "bolsonaro.com" depõe à PF nesta terça

O empresário Gabriel Baggio Thomaz prestará depoimento à Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (4), para dar explicações sobre a compra do site "bolsonaro.com.br", que reúne críticas ao atual mandatário. O depoimento faz parte das diligências do inquérito aberto a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Em 19 de setembro, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia determinou que o site fosse retirado do ar. O domínio era utilizado para divulgar as ações do mandatário e do governo. Em 11 de agosto, no entanto, a titulação foi alterada.

Em entrevista à revista Veja, Baggio conta que adquiriu o domínio em um leilão feito pelo site de registros. "Eu estou exercendo a minha liberdade de expressão e fazendo uso da minha propriedade privada", disse parafraseando um dogma do bolsonarismo.

Rosangela Moro deve cerca de R$ 500 mil a fornecedores de campanha

A deputada federal eleita Rosangela Moro (União Brasil-SP), esposa do ex-ministro da Justiça e senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR), precisa pagar cerca de R$ 500 mil para empresas que forneceram materiais e serviços de campanha, segundo apuração do Metrópoles.

Deste total, Rosangela deve R$ 249 mil a uma empresa que forneceu materiais gráficos, como santinhos, adesivos e camisetas. De acordo com o coordenador da campanha de Rosangela, Guto Ferreira, "tudo está sendo verificado. Há a expectativa de que paguem todos os fornecedores atrasados ainda essa semana", disse ao UOL.

Rosangela Moro / Reprodução/Redes Sociais

O prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pagamento das dívidas com fornecedores de materiais e serviços de campanha terminou em 30 de setembro, na sexta-feira passada.

Parlamentares bolsonaristas iniciam investidas contra institutos de pesquisas

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) solicitou, nesta segunda-feira (3), a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os métodos utilizados pelos institutos de pesquisas de intenção de voto. Do Val defende que a apuração é necessária para "aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados".

O filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também anunciou que começará a coletar assinaturas para a instalação de uma comissão.

:: O que explica a diferença entre as pesquisas de intenção de voto e o resultado das eleições? ::

Na mesma linha, o líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), informou em suas redes sociais que apresentará um projeto de lei para criminalizar os eventuais erros das pesquisas de intenção de voto.

A despeito das manifestações, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), descartou a abertura de uma CPI. Ainda assim, o parlamentar afirmou que é necessária uma "boa legislação" a fim de evitar disparidades entre as pesquisas e os resultados eleitorais.

*Brasil de Fato

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

POR que está guardando tantas coisas inúteis?Para que tanta coisa em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?
Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da terra.
"O coração do homem está onde está seu tesouro".
Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para as regiões bem-aventuradas.