/* <![CDATA[ */ (function (doc

terça-feira, 5 de julho de 2022

SERRA DO MEL-RN: PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL FAZ ANIVERSÁRIO HOJE! PARABÉNS!!!!!

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Thiago Freitas faz aniversário hoje. 
Aqui registramos e deixamos votos de felicidades por mais um ano de vida!
Que a sua carreira política seja sempre abençoada! Feliz aniversário, Vereador!!

NATAL-RN: Desabrigados por causa de alagamentos são acolhidos em escola: 'Foi muito desespero'

21 moradores de Natal que ficaram desabrigados por causa dos alagamentos provocados pelas chuvas do último fim de semana estão acolhidos, na manhã desta terça-feira (5), na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar.

A prefeitura contabiliza cerca de 100 pessoas desalojadas desde o domingo (3), porém a maior parte delas preferiu procurar casas de parentes a ficar em uma dos abrigos disponibilizados pelo município.

A escola de Nossa Senhora da Apresentação era o único ponto com pessoas abrigadas até a manhã desta terça (5).

Todos os desabrigados no local são moradores do conjunto Santarém, no bairro Potengi, e tiveram suas casas alagadas após o transbordamento da lagoa de captação localizada na região. Natal decreta calamidade pública após fim de semana de chuvas.

Um dos desabrigados é Renato Gomes, que está desempregado e faz bicos como flanelinha. Ele morava sozinho em uma casa perto da lagoa e, ao perceber a gravidade da situação, correu para ajudar os vizinhos.

"A lagoa de captação transbordou e foi muito rápido. Junto com os vizinhos a gente conseguiu salvar os senhores. Depois, chegou o Corpo de Bombeiros e aí nós fizemos o trabalho junto com eles, mas perdemos nossos móveis. Foi muito desespero. A população ficou desesperada, porque subiu muito rápido o nível da água. E aí não deu tempo de salvar, tirar nossos móveis. Perdemos tudo: sofá, geladeira, cama, rack... tudo perdido. No momento, o que eu mais queria era recuperar meus móveis e a casa", disse.

*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 3 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; NOVOS CASOS SÃO 1.152

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (5). São 530.632 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.152 novos casos e três (03) óbitos (São Gonçalo do Amarante, Tenente Ananias e Macau).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.278. Em investigação são 1.326. Recuperados são 530.632. Casos suspeitos somam 2.435 e descartados são 997.958. Estimativa de casos em acompanhamento: 12.010.

MOSSORÓ-RN: JOVEM DE 31 ANOS MORRE VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA E COVID-19

Faleceu na madrugada desta terça-feira o jovem Guilherme Kayam dos Santos Freitas, de 31 anos de idade.
Ele estava internado no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, vítima de dengue hemorrágica e covid.
O enterro ocorreu hoje no município de Almino Afonso, no mesmo túmulo da mãe. Guilherme Kayam é filho de Canindé Cordeiro, dono da Livraria Sebo.
Que descanse em paz.

*FONTE: Saulo Vale

CAICÓ-RN: IDOSA DE 80 ANOS MORRE DE 'DENGUE HEMORRÁGICA' DEPOIS DE 5 DIAS INTERNADA

Faleceu nesta terça-feira na cidade de Caicó a idosa Zélia Araújo, funcionária pública aposentada, em decorrência de “Dengue Hemorrágica”.
Dona Zélia estava internada há pelo menos cinco dias no Hospital Telecila Freitas Fontes, em Caicó, não resistindo às consequências da doença.


*Jair Sampaio

Natal vai sediar maior Congresso Educacional do Norte/Nordeste, a ExpoEduc 2022

Natal irá se tornar a capital da educação no final deste mês de julho, quando irá acontecer o maior Congresso Educacional do Norte/Nordeste, a ExpoEduc 2022. O evento, marcado para os dias 29 e 30 de julho, no Centro de Convenções, irá discutir assuntos de maior relevância do contexto educacional, com a participação de palestrantes de renome nacional e que contribuem para o desenvolvimento do segmento. As inscrições já estão abertas através do expoeduc.com.br

Após o início da pandemia, se reinventar, recriar, reorganizar e inovar se tornaram mais que palavras de ordem. A transformação digital deixou de ser o futuro e se tornou realidade, fazendo com que a escola estivesse na casa de cada aluno. É nesse cenário de vasta multiplicidade e de interconectividade que a EDUCAÇÃO permeia.

Consolidada como um dos maiores eventos educacionais do Brasil, a ExpoEduc vai apresentar uma atmosfera exuberante e renovadora com a participação de grandes pensadores do país, como Rossandro Klinjey, Luiz Felipe Pondé e Max Haetinger para debater e refletir “Uma Nova Escola Para um Novo Tempo”, nesse inusitado e desafiador cenário pós-pandemia.

Com uma estrutura que contará com 50 expositores e 30 palestrantes, a ExpoEduc 2022 vai permitir ao participante uma experiência rica em aprendizado, oportunidades, interação e networking no contexto educacional.

Serviço:
O que: ExpoEduc 2022
Quando: Dia 29 (Das 15h às 22h) e 30 de julho (Das 8h às 20h)
Onde: Centro de Convenções de Natal
Informações: www.expoeduc.com.br

Taradão da Caixa visitou a barragem de Oiticica com Bolsonaro, Fábio Faria e Rogério Marinho

Da coluna impressa do Blog no Novo:

CANTADA POTIGUAR

Falando de Pedro Guimarães, o ex-presidente da Caixa assediou sexualmentre uma das servidoras da instituição em uma viagem a uma capital do Nordeste.

Foi esse o relato de uma das assediadas que resolveram denunciar as peripécias do chefe.

Pois o taradão da Caixa, que azarava gregas e troianas, veio ao Rio Grande do Norte.

Foi em fevereiro desse ano.

Na visita do presidente Bolsonaro, acompanhado dos ministros Rogério Marinho e Fábio Faria, à barragem Oiticica, Pedro Guimarães estava lá.

Resta saber se a cantada de mau gosto com direito a beliscão aconteceu em terras potiguares. 

Acrescentando as peripécias de Guimarães, confira publicação do Metrópoles.

PRESIDENTE DA CAIXA BOTAVA PIMENTA NA COMIDA DE AUXILIARES PARA RIR DO SOFRIMENTO

-Ao Metrópoles, um episódio relatado pelos funcionários que aceitaram falar revela o sadismo de Pedro Guimarães, que procurava dar contornos de suposta brincadeira.

Em jantares, especialmente durante viagens de trabalho, ele despejava pimenta nos pratos dos subordinados e os exortava a comer tudo até o fim, ainda que a contragosto.

No caso da pimenta, uma funcionária diz: “Quanto mais você chora e passa mal, mais ele ri. Ele é bem sádico. Em toda refeição de trabalho com ele tinha pimenta no prato de alguém”.


*FONTE: thaisagalvao.com.br

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


ITAJÁ-RN: Acidente entre 2 carros e 2 caminhões deixa um morto e cinco feridos na BR-304

Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas em um acidente na tarde desta segunda-feira (4) que envolveu dois caminhões e dois carros na BR-304, na altura do município de Itajá, no interior do Rio Grande do Norte.
O nome da vítima fatal não havia sido divulgado até a atualização mais recente dessa matéria. A PRF informou que pelo menos uma das vítimas ficou presa às ferragens após a colisão.
Com o impacto da batida, um carro e um caminhão foram jogados para o canteiro - o caminhão chegou a sair da pista.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento aos feridos.
A PRF não informou o que motivou a colisão, que interferiu ainda no fluxo de veículo no trecho da pista.

*Do G1 RN

Reservas hídricas do Rio Grande do Norte começam o mês de julho com 54,43% da sua capacidade

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (04), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.382.112.450 m³, correspondentes a 54,43% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.528.569.585 m³, equivalentes a 64,41% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 266.202.900 m³, percentualmente, 44,39% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 210.052.845 m³, equivalentes a 71,74% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³.

O reservatório Tabatinga, localizado em Macaíba, acumula 19.139.225 m³, correspondentes a 21,3% da sua capacidade total, que é de 89.835.678 m³.

A barragem de Poço Branco acumula 23.752.882 m³, equivalentes a 17,47% da sua capacidade total, que é de 136.000.000 m³.

O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, acumula 3.900.878 m³, percentualmente, 75,62% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³.

O açude público de Marcelino Vieira acumula 11.112.881 m³, correspondentes a 99,22% da sua capacidade total, que é de 11.200.125 m³.

Além de Marcelino Vieira, outros reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade, são: Flechas, localizado em José da Penha, com 100%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 100%; o açude público de Encanto, com 100%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 99,33%; Beldroega, localizado em Paraú, com 98,85%; Pataxó, localizado em Ipanguaçu,com 97,89%; Morcego, localizado em Campo Grande, com 97,48%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 96,64%; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, com 92,45%; e Mendubim, localizado em Assu, com 91,05%.

Confira aqui volumes de outras barragens do RN.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, está com 11.019.525 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 41.616.109 m³, percentualmente, 49,39% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 11.074.800 m³, equivalentes a 100% da sua capacidade.

*Difusora de Mossoró

‘Foi afastado o presidente da Caixa, tá respondido?’, diz Bolsonaro sobre assédio

O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou pela primeira vez sobre o caso ex-presidente da Caixa Econômica Pedro Guimarães e as acusações de assédio sexual de funcionárias. Bolsonaro se limitou a dizer que o executivo foi afastado, mas depois corrigiu e falou que Guimarães foi quem pediu o afastamento.

“Foi afastado o presidente da Caixa, tá respondido? Ou melhor, ele pediu afastamento, tá?”, disse em conversa com apoiadores.

O vice-presidente Hamilton Mourão já havia criticado o ex-presidente da Caixa Econômica Pedro Guimarães. Mourão disse que as pessoas precisam saber quais são os limites, principalmente os chefes.

“O trabalho do Pedro foi muito bom, a Caixa avançou muito nesses anos. Mas lamentavelmente nessa parte moral ele falhou e falhou feio”, disse a jornalistas na sexta-feira (1º).

Guimarães pediu demissão após ser acusado de assédio sexual por funcionárias. A saída dele do governo foi confirmada em uma carta aberta publicada em suas redes sociais.

No lugar de Guimarães, entra Daniella Marques, braço direito de Paulo Guedes (Economia) e atual secretária de Produtividade e Competitividade da pasta. A troca foi oficializada no Diário Oficial da União no início da noite desta quarta.

O agora ex-presidente da Caixa chegou ainda a participar de um evento do banco pela manhã sobre o Plano Safra. Sua presença desagradou a integrantes do governo, que buscavam reduzir o desgaste com as acusações. A Caixa não se manifestou sobre o caso.

Uma apuração sobre as acusações tramita na Procuradoria da República no Distrito Federal. O caso foi revelado pelo site Metrópoles na terça (28). Na mesma noite, Guimarães foi ao Palácio da Alvorada, residência do presidente, ter uma conversa com Bolsonaro.

As acusações abrangem toques indesejados e convites inapropriados, entre outros assédios. À reportagem, uma funcionária relatou ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio.

Segundo ela, os assédios de Pedro Guimarães aconteciam diante de todos, dentro e fora da instituição.

O episódio é especialmente delicado para o governo, porque ocorre em meio à tentativa do chefe do Executivo de melhorar a imagem junto ao público feminino, fatia do eleitorado em que registra um dos piores índices de intenção de votos

Os integrantes do governo falam em assédio sexual e moral. Áudios registrados durante reuniões na Caixa Econômica Federal mostram Guimarães xingando funcionários e ameaçando demiti-los se não seguissem suas ordens.

As gravações foram reveladas nesta quinta-feira (30) pelo portal Metrópoles, um dia depois de Guimarães deixar a presidência da Caixa.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO se deixe derrotar em situação alguma.
A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória.
Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima.
Perder, nem sempre é ser derrotado.
Mas o desânimo estraga totalmente a vida.
Não desanime jamais.
siga à frete corajosamente, porque a vitória sorri somente àqueles que não param no meio da estrada.

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA