Pesquisar este blog

28 outubro 2021

BELÉM DO BREJO DO CRUZ-PB: UMA CRIANÇA E MAIS QUATRO PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORRERAM EM ACIDENTE NA RODOVIA PB-293

Pelo menos cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente de carro que aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira (28) na PB-293, entre os municípios de Belém do Brejo do Cruz e brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.

Entre as vítimas estão uma menina de um ano e um mês e a mãe dela. Ainda não é possível dizer se a criança usava cadeirinha. Uma idosa que seria mãe do prefeito de Belém do Brejo do Cruz, Evandro Maia, também morreu.

A suspeita é de que o motorista do carro tenha perdido o controle da direção e batido o veículo em uma árvore situada às margens da rodovia estadual.
De acordo com a Polícia Civil, seis pessoas estavam no veículo quando o acidente aconteceu. Quatro delas morreram ainda no trecho em que o carro bateu na árvore. Duas delas foram socorridas para hospitais, mas apenas uma sobreviveu. O g1 ainda não conseguiu informações sobre o estado de saúde dela.

O filho de uma das vítimas do acidente disse à TV Paraíba que o grupo teria saído de Belém do Brejo do Cruz para sacar uma quantia em dinheiro em Brejo Cruz. O acidente aconteceu na volta para casa.

Os corpos das vítimas permaneceram no local da batida até o fim da perícia, que pode apontar o que causou o acidente, conforme informou o delegado Roberto Barros.

*Informação: G1 PB

POLÍCIA CIVIL DO RN PROCURA CRIMINOSOS

Fotos: Reprodução / Polícia Civil/RN
A Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró divulgou, nesta quarta-feira (27), uma lista contendo nomes e fotos de 16 foragidos da Operação “Comandos”, decorrente de investigações sobre uma organização criminosa atuante na cidade e deflagrada na última quarta-feira (20), na cidade de Mossoró.

São eles: Andrew Lucas da Silva, 21 anos; Antônio Avelino de Medeiros Bisneto, 21 anos; Eduardo Cavalcante Alves, 18 anos; Elcimar da Silva Lima, 32 anos; Gledson Andre Tavares de Oliveira, 22 anos; Israel da Silva Melo, 25 anos; Jefferson Roberto de Medeiros, 25 anos; John Lenon da Silva Lucena, 19 anos; Josue Marinho de Medeiros, 25 anos; Juan Lee da Silva Costa, 19 anos; Laerce Tomaz de Melo Junior, 21 anos; Matheus Fernandes da Silva 22 anos; Rafael Nascimento Fernandes, 28 anos; Renato Jhonata Alves Fernandes, 28 anos; Samuel Oliveira Vieira, 19 anos e Sidney Augusto Lopes de Medeiros, 45 anos.

A Polícia Civil solicita à população o envio de informações de forma anônima que possam ajudar na localização dos suspeitos, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA UM ÓBITO POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS, ACONTEEU EM AREIA BRANCA; 119 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (28). São 372.773 casos totalizados. Na quarta (27) eram contabilizados 372.502, ou seja, 271 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 119 confirmados nas últimas 24 horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.390 no total. Um óbito (Areia Branca) foi registrado nas últimas 24 horas. Na quarta (27) eram 7.388 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.307.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 181.149 e descartados são 754.316. Em acompanhamento, são 104.899.

IFRN CAMPUS APODI: Divulgado edital para Programa de Auxílio Transporte

A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o Edital nº 006/2021 – DIGAE/IFRN, para inscrição e renovação de bolsas de Auxílio Transporte, referentes ao semestre letivo 2021.2.

O Programa de Auxílio Transporte do IFRN é destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio, na forma Integrada e EJA, Subsequente ou de Graduação do IFRN, na modalidade presencial, com matrícula e frequência regulares e, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica. O processo de seleção dos (as) candidatos (as), bem como o acompanhamento dos (as) estudantes selecionados(as), são de competência da equipe de Serviço Social dos campi.

Com o objetivo contribuir para que os (as) estudantes em situação de vulnerabilidade social tenham condições básicas para a sua permanência com qualidade na Instituição, os Programas de Assistência Estudantil do IFRN promovem, assim, a redução dos índices de retenção e evasão escolar decorrentes das condições de vulnerabilidade social e econômica.

Requisitos

Para concorrer a uma das vagas do Programa Auxílio Transporte, o (a) estudante deverá atender aos seguintes requisitos gerais:

I – Possuir matrícula ativa e, preferencialmente, ter frequência mínima de 75%;
II – Realizar inscrição no módulo de Assistência Estudantil (Suap);
III – Anexar toda a documentação exigida, conforme o item 6 do Edital;
IV – Obedecer aos prazos estipulados no referido Edital;
V – Estar participando de atividades acadêmicas presenciais pelo menos uma vez na semana;
VI – Estar com a prestação de contas aprovada dos auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto.

Inscrições e renovação

A inscrição/renovação para participação no Programa Auxílio Transporte deverá ser efetuada, exclusivamente, por meio eletrônico, em etapa única, através do Suap, com preenchimento do formulário de inscrição disponível no menu "Inscrição em Programa de Assistência Estudantil", onde irá selecionar o Programa Auxílio Transporte e anexar os documentos obrigatórios.

O (A) estudante deverá realizar sua inscrição no Campus ao qual encontra-se matriculado(a), no período especificado no Anexo I do Edital.

Acesse:

Edital nº 006/2021 – DIGAE/IFRN

Anexos ao Edital nº 006/2021 – DIGAE/IFRN

Sistema Unificado de Administração Pública - Suap

Jovem morre após usar medicação para abortar aos 7 meses de gravidez

A Jovem que estava grávida de 27 semanas e morreu após tentar abortar aplicando injeções na barriga reclamou ao namorado de dores horas após o procedimento. Os dois tinham comprado um chamado “kit aborto” pela internet por R$ 1.400.

O caso foi registrado na terça-feira (26), em Votorantim (SP). Kevin Willians, de 22 anos, foi preso em flagrante, mas será investigado em liberdade. Ana Carolina Pereira Pinto, de 20 anos, morava com os pais, que não sabiam da gestação, descoberta pelo casal havia cerca de um mês. A defesa de Kevin disse que ele colabora com a investigação e que vai se pronunciar em momento oportuno.

O namorado detalhou o ocorrido em um interrogatório à Polícia Civil. Segundo o registro, o casal não estava brigado e mantinha um relacionamento havia cerca de 2 anos. Contudo, um mês atrás a jovem relatou que estava com sintomas de gravidez. Os dois decidiram fazer um teste de farmácia, que confirmou a gestação.

Na época, Ana marcou uma ultrassonografia. Foi constatada a gravidez de 27 semanas de um menino. Durante uma conversa entre os dois, ela citou receio de prosseguir com a gestação e como contaria à família sobre o filho.

Ambos chegaram ao consenso de não seguir com a gestação, ainda com base no relato, por conta da idade e “pouca e experiência”.

Segundo o namorado afirmou, a vítima teria feito pesquisas sobre métodos abortivos. O rapaz relatou que chegou a falar sobre risco, mas que ambos concordaram com a compra da substância abortiva, que foi realizada pela vítima, no valor de R$1.400, via PIX.

A encomenda foi entregue na casa de Kevin. Os dois, então, combinaram de achar um local para aplicarem o produto. O lugar escolhido foi uma pousada no bairro Campolim, na Zona Sul de Sorocaba.

O investigado detalhou que a vítima pegou as injeções e disse que tinha medo de aplicar. Em seguida, pediu ajuda ao namorado. Ainda de acordo com o relato, foram quatro aplicações na barriga. A “técnica” de como injetar o medicamento, segundo o rapaz, foi explicada pela pessoa que vendeu o produto à vítima.
‘Minha barriga parece que vai explodir’

No dia seguinte, os dois foram trabalhar e, perto do fim do turno, a jovem contou que sentia dores de cabeça e cólicas. Ainda segundo o registro, os sintomas pioraram com o passar das horas e surgiram dores no estômago e vômitos.

Segundo o relato do namorado à polícia, a vítima o questionou sobre pedir ajuda aos seus pais, e ele disse para manter a calma por achar que a situação não era grave. Assim, a orientou para não contar sobre o caso.

De acordo com o documento, a vítima insistiu em falar sobre o problema com a família e o namorado continuou pedindo para que não o fizesse. Os dois estavam preocupados com o dia seguinte de trabalho.

Como eles entenderam que ela estava entrando em trabalho de parto, o investigado afirmou à polícia que sugeriu que namorada entrasse em contato com a pessoa que vendeu o kit em vez de ir ao hospital. Durante a conversa, sentindo dores, a vítima lhe disse que a bolsa havia estourado, mas que não teve resposta da pessoa.

Questionado sobre o momento que a vítima manifestou que queria falar com os pais, Kevin disse que estava nervoso. Ao fim da noite, conforme ele, os dois conversaram rapidamente, mas a vítima disse que não poderia falar e que tentava dormir.

Por volta das 4h de terça-feira (26), o namorado de Ana recebeu uma ligação da sogra sobre a morte.

Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteadas de 5 e 14 anos no RN

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (28) um homem suspeito de estuprar as enteadas de 5 e 14 anos e uma vizinha de 9 anos de idade. A prisão aconteceu em Pedro Avelino.

De acordo com a Polícia Civil, havia um mandado de prisão preventiva contra o suspeito que tem 25 anos de idade.

Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*G1 RN/VNT

Edital convoca aprovados no Concurso da Policial Penal para curso de formação no RN

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do RN, a convocação de 103 candidatos para o III Curso de Formação Profissional, como fase do concurso público para o cargo de policial penal da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP). Com a publicação do edital, ficam abertas as inscrições e regulamentadas as normas relativas à realização curso promovido pela SEAP através da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro (ESPEN).

Este será o primeiro curso que abrangerá conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), e o primeiro a ser realizado na nova sede da ESPEN, no “Papódramo”, no Centro Administrativo. Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, o candidato matriculado receberá uma bolsa de estudos no valor de 50% do vencimento básico inicial do cargo.

Os novos policiais penais ingressarão numa SEAP aparelhada e modernizada, com novos sistemas de videomonitoramento, de comunicação, de transporte, de segurança e com armamentos novos e modernos. Além disso, encontrarão um sistema penitenciário disciplinado, seguro e avançando em ações de trabalho com uso de mão de obra carcerária e educação prisional.

O curso focará no papel do policial penal enquanto agente público e de transformação social, para uma gestão ética, eficiente, técnica e pautada na legalidade e na dignidade humana. São exigidos 100% de frequência em disciplinas que envolvem armamento, tiro e procedimentos de escolta penal, além do estágio supervisionado. Entre disciplinas teóricas e práticas, o curso terá carga horária de 528 horas. Os candidatos terão aulas de sobre a estrutura e funcionamento da SEAP; noções de direito penal e processo penal; sistemas de gestão da SEAP; atenção à saúde em ambiente prisional; noções de direito administrativo disciplinar; inter-relação saúde e trabalho; atendimento pré-hospitalar tático; criminologia; direitos humanos, regras de Mandela, ética e cidadania; política de atenção ao egresso e reinserção social e alternativas penais e práticas restaurativas.

Fazem parte da grade curricular o gerenciamento de crises e situações de emergência; gênero, etnia e sistema prisional; técnicas e táticas policiais; uso diferenciado da força e técnicas e tecnologias menos letais; patrulhamento e abordagem policial; inteligência policial; direção defensiva e evasiva; rádio e videomonitoramento; monitoramento eletrônico; táticas de combate a incêndios, além de armamento e tiro. De acordo com o edital, havendo vagas ociosas, uma nova convocação será realizada no dia 09 de novembro, no endereço eletrônico http://www.idecan.org.br, para que os candidatos habilitados e classificados. Uma segunda e última chamada será feira no dia 11 de novembro.

*Fim da Linha

MACAÍBA-RN: Foragido da Justiça é encontrado embaixo de cama ao tentar escapar de operação da Polícia Civil

Um homem de 23 anos foi encontrado embaixo de uma cama, na manhã desta quinta-feira (28), ao tentar escapar de uma operação da Polícia Civil, na Grande Natal. O caso aconteceu no bairro Morada da Fé, em Macaíba.

A prisão aconteceu durante a 21ª fase da Operação "Parabellum", que visa desarticular organizações criminosas na cidade.

Segundo a polícia, o homem estava foragido após romper uma tornozeleira eletrônica. Ele é condenado pelo crime de roubo e apontado como chefe de uma organização criminosa.
No momento da abordagem, ele tentou fugir, mas, ao perceber o cerco policial, se escondeu dentro de uma casa e tentou também se desfazer de sua arma de fogo. Ele foi localizado debaixo da própria cama. Já a arma foi apreendida no telhado do imóvel.

O homem foi conduzido até a delegacia para autuação em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e receptação da arma de fogo. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Segundo a polícia, há relatos da participação do preso em invasões na região da “Baixa”, em Macaíba, para abordar moradores e constrangê-los, a fim de obter informações sobre a localização de integrantes de uma organização criminosa rival.

ATENÇÃO! BAIXEIRO ESTÁ AVISANDO QUE NESSE ANO TEM LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade às 7 horas da noite. Preço da passagem: 100 reais. Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável.

APODI-RN: [VÍDEO] SÍTIO JATOBÁ CONTINUA ABANDONADO PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL; MORADOR PAGA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, MAS NÃO TEM LUMINÁRIA NO POSTE

Morador "Francisco Morais" relata, que o sítio Jatobá continua esquecido pelo Poder Público Municipal. O mesmo está pagando taxa de iluminação há 2(dois) anos, mas a prefeitura não bota iluminação no poste. "Isso é humilhante da gestão municipal", disse o morador, que já pediu, houve promessas, mas até agora, nada de claridade.
Veja o vídeo:
Isso é uma vergonha, Apodi!

MOSSORÓ-RN: COLISÃO MOTO COM CARRO NO CENTRO DA CIDADE. VÍTIMA FOI SOCORRIDA COM ESCORIAÇÕES POR MEIOS PRÓPRIOS.

Uma colisão de moto com carro, ocorreu na tarde desta quarta feira, 27 de outubro de 2021, no cruzamento da Avenida Dix Sept Rosado, com Rua Dr. Almino Afonso, bem no Centro de Mossoró, deixou a condutora de uma moto BIZ de cor preta levemente ferida, apesar do forte impacto. 
A colisão foi tão forte, que graças ao capacete da vítima ela escapou. Com o impacto o para-brisa do carro quebrou. Apesar do susto graças a Deus foi apenas danos materiais. Segundo a condutora do carro, ela seguia sentido Cobal/Centro, e a moto do nada saiu da rua Almino Afonso no sentido, antigo Acéu. 
Segundo ela, a condutora da moto teria dito não ter visto o carro, e a condutora do mesmo foi surpreendida pela moto, sem ter chances de evitar a colisão. O 2º DPRE foi acionado, uma vez que se tratava de acidente com vítima, para realizar perícia no local. 
A vítima devido SAMU de Mossoró, está com todas as ambulâncias ocupadas em ocorrência, foi levada por um popular que passava pelo local, para o Hospital Wilson Rosado. 
A condutora do veículo prestou toda assistência até a chegada do esposo da condutora da moto, que já havia sido levada ao hospital.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: PADRE FLÁVIO CONFIRMA PROCISSÃO DE SANTA LUZIA PRESENCIAL EM 2021

Em entrevista ao jornalista Saulo Vale no dia de ontem, quarta-feira (27), o pároco Padre Flávio Augusto, confirmou que a procissão de Santa Luzia 2021 será presencial, no dia 13 de dezembro.

Padre Flávio disse que a diocese está preparando tudo para ocorrer de forma presencial, mas que se em algum momento, as autoridades municipais ou estaduais, acharem que pode trazer problemas, será obedecido.

A Diocese fará um dia D para incentivar as pessoas a tomarem a segunda dose. Será no dia 21 de novembro.

Para ser voluntário na festa de Santa Luzia 2021, a pessoa terá que comprovar o esquema vacinal completo, ou seja, ter tomado as duas doses.

A procissão de Santa Luzia tradicionalmente reúne mais de 100 mil pessoas.

*Agenor Melo

MOSSORÓ-RN: PREFEITURA ADICIONA NOVAS SINALIZAÕES NO BAIRRO LIBERDADE

Preservar vidas no trânsito é prioridade da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM). A sinalização viária é um componente primordial para diminuir o número de acidentes e, consequentemente, salvar vidas. Nesta perspectiva, as equipes do Departamento de Sinalização Viária intensificaram os serviços de manutenção e adição de novas sinalizações no bairro Liberdade, zona Leste.
Os trabalhos começaram na noite desta terça-feira (26), contemplando, inicialmente, a rua Sérvulo Marcelino. Faixas de pedestres, sinalização horizontal “pare” e placas indicativas de “escola” foram adicionadas na região. As intervenções reforçam a segurança viária da região, melhorando a mobilidade local.
“Diversos bairros já receberam os serviços de revitalização da Prefeitura. Chegamos agora ao bairro Liberdade, onde realizamos a implantação de duas faixas de pedestres e sinalização pare. Esta via é bastante movimentada, esse ponto em especial possui um histórico elevado de acidentes”, disse Dhyêgo Silveira, gerente executivo de Engenharia Viária.
Secretário de Segurança, Cledinilson Morais pontuou que a iniciativa segue o Plano de Mobilidade do município e que a prioridade é salvar vidas no trânsito. “Nossa prioridade é diminuir o número de acidentes na cidade. Iniciamos 2021 com alterações em vias e intervenções. A sinalização viária é muito importante, pois informa sobre regulamentação, perigos e direção a seguir. Estamos ampliando os serviços, adicionando novas sinalizações e realizando a manutenção dos equipamentos”, explicou.
“Nesse momento é muito importante o respeito no trânsito. Agora a comunicação está visível, as sinalizações informam sobre a presença constante de pessoas atravessando a via. É essencial que o condutor respeite a sinalização, respeite o pedestre para a harmonia do trânsito. Promover mobilidade é um compromisso nosso”, enfatizou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.
O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) segue realizando estudos de viabilidade técnica em outras regiões do bairro Liberdade. Os serviços são realizados conforme o cronograma por áreas que apresentam maior número de acidentes de trânsito.

*Passando na Hora

Pfizer pedirá à Anvisa liberação de imunizante para crianças

A Pfizer confirmou que solicitará uma autorização para a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O pedido será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro, de acordo com a fabricante, que obteve parecer favorável do conselho externo da agência reguladora nos Estados Unidos para a vacinação desta faixa etária, mas a liberação ainda depende de aval.

A empresa não informou a data de quando enviará o pedido. “A submissão do pedido junto à Anvisa para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longo do mês de novembro de 2021”, informou por meio de nota.

Na terça-feira, 26, um comitê externo de aconselhamento da FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, recomendou a aplicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos. A decisão não é final, mas o órgão oficial costuma seguir as indicações do conselho, segundo o jornal americano The New York Times.

Caso seja aprovada pela FDA, a previsão é que a vacina possa ser aplicada nas crianças estadunidenses a partir da próxima semana, com uma dosagem de um terço da aplicada nos adultos. Na última sexta-feira, a farmacêutica fez uma requisição formal ao órgão, afirmando que o imunizante tem uma eficácia de 90,7% no público de 5 a 11 anos.

Na solicitação aprovada pelo comitê independente da FDA, o intervalo recomendado é de três semanas entre as duas doses. No Brasil, a vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech é a única autorizada para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que caso a FDA aprove a aplicação do imunizante em crianças, a decisão pode pesar favoravelmente para que a Anvisa faça o mesmo no Brasil. Ainda assim, é necessário que a Pfizer submeta um pedido formal à agência brasileira e entregue os documentos necessários para a comprovação da eficácia e segurança.

Em nota, a Anvisa disse que “para avaliar a indicação de uma vacina para o público infantil, devem ser observados aspectos específicos dessa faixa etária, entre os exemplos, dados de segurança, eventos adversos e definição de dosagem”. Ainda conforme o órgão federal, o único pedido de aprovação de vacina covid para menores de 12 anos recebido foi para a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. “Este pedido já foi analisado e negado, tendo em consideração as limitações dos dados apresentados à época e discutidos em reunião pública”, continou a agência.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ jamais está abandonado!
Absolutamente!
O PAI não abandona ninguém.
Ele veste de plumas multicoloridas as pequeninas aves, enfeita de beleza e perfume as flores e não deixa morrer de fome nem os insetos nem os pequeninos vermes.
Esteja certo: não cai um fio de cabelo de sua cabeça, sem que ele permita.
Confie no PAI!
Você jamais está abandonado!