Pesquisar este blog

21 agosto 2023

Forças de segurança do RN iniciam operação conjunta de combate à violência doméstica e feminicídio

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (21), em uma ação conjunta envolvendo as forças de segurança que atuam no estado, uma série de atividades com a missão de combater a violência conta a mulher, em especial a violência doméstica e o feminicídio. Trata-se da operação “Shamar”.

No Rio Grande do Norte, participam das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção, a Polícia Militar, a Polícia Civil, através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (as DEAM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Guardas Municipais. Mandados de prisão também estão sendo cumpridos.

“A operação é de total importância para o combate à violência contra a mulher, principalmente para a conscientização de toda a sociedade de que é preciso, cada vez mais, estarmos unidos em defesa das mulheres e de seus direitos. E essa operação é isso, a integração de todas as forças de segurança com o objetivo de garantir mais segurança para as mulheres”, destacou o titular da SESED, coronel Araújo Silva.

Todas as atividades são supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

A Operação Shamar

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões, sendo o recurso direcionado às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para o pagamento de diárias de policiais militares e civis, visando o reforço de efetivo para a execução das ações policiais no âmbito da operação – que incluem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que sejam promovidas a divulgação de informações sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 17 anos na segunda-feira, define a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
Segundo a legislação, estes tipos de violência se enquadram quando praticadas nas seguintes situações:
1) no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
2) no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;
3) em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Canais de denúncia

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180. No Rio Grande do Norte, a Polícia Civil também disponibiliza o Disque Denúncia 181, sempre resguardando o anonimato de quem procura ajuda. Todos os números disponíveis funcionam gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

*Difusora de Mossoró

IFRN: Publicado editais para aquisição de gêneros alimentícios

Foram lançados no último dia 16 de agosto os editais do IFRN para as chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, referentes à compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar.

O valor total estimado do Campus Apodi é da ordem de R$ 106.330,08. Entre os itens a serem adquiridos estão: frutas, verduras, legumes, polpas de frutas, mel de abelha e produtos lácteos.

Os interessados em participar das chamadas, grupos formais e informais da agricultura familiar, devem entregar a documentação para habilitação e projeto de venda até o dia 04 de setembro de 2023 referentes ao PAA, e até o dia 05 de setembro de 2023 para o PNAE, no Refeitório do campus, no horário de 8h as 16h. As sessões públicas para análise da documentação e das amostras serão realizadas no dia 12 de setembro de 2023.

Todas as normas e documentação necessária estão explicitadas nos editais, projetos e anexos das chamadas públicas 02/2023 e 03/2023 acessando os links abaixo:

Edital 02/2023

Edital 03/2023

Página da Licitação

GROSSOS-RN: HOMEM DE 31 ANOS É MORTO A TIROS DURANTE MADRUGADA

A Policia Milita por meio do Destacamento de Policia da Cidade de Grossos na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, registrou um crime de homicídio a tiros na segunda-feira, 21 de agosto de 2023.
A vitima um mossoroense identificado como sendo: DIEGO FAUSTINO DE MENDONÇA, 31 anos, foi assassinado nas proximidades do moinho quando retornava da Prainha de Grossos, segundo informações colhidas pela policia, moradores da região teriam ouvido estampido de tiros na madrugada, mas o corpo de DIEGO só foi localizado pela manhã.
A polícia militar passou a isolar a área do evento criminoso e deu apoio a equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP de Mossoró nos procedimentos periciais no local do crime, coordenado pelo perito criminal Bener Lemuel e remoção do cadáver para sua sede, onde será necropsiado.
O caso será investigado pela 44ª Delegacia de Policia Civil da Cidade de Tibau, responsável pela jurisdição da Cidade de Grossos, para ser esclarecido e sua autoria identificada.

*4DZ Patrulha

APODI-RN: [VÍDEO] DELEGADO FALA SOBRE CRIME QUE ACONTECEU NA NOITE DO ÚLTIMO SÁBADO

Delegado fala sobre crime de homicídio ocorrido na noite de sábado em Apodi. Segundo a Polícia a vítima fatal não era o alvo do assassinos.
De acordo com a PM, as vítimas foram identificadas como, Francisco Hamilcar Cavalcante, conhecido como “Massarara” 45 anos e Leocádio Jeferson Morais Costa, 30 anos.
De acordo com a Polícia Militar, os dois trafegavam de moto, retornando para a cidade, quando foram atacadas pelos criminosos, que chegaram e atiraram várias vezes contra os mesmos.

*Informações: Fim da Linha

Drª. MARIA INOCÊNCIA NETA TODA QUINTA-FEIRA ATENDE EM APODI!!!

MOSSORÓ-RN: Rogério Marinho cumpre agenda na cidade nesta segunda (21)

O senador Rogério Marinho (PL) vai cumprir agenda na cidade de Mossoró nesta segunda-feira (21). Diversos compromissos, visitas e reuniões foram agendados para este dia na capital do Oeste. Contudo, a principal prioridade do senador, neste momento, é conversar com alguns nomes que vão formar o diretório municipal do Partido Liberal (PL) em Mossoró, com vistas à eleição de 2024.

Na construção da nominata, o partido irá dar destaque a pré-candidatos que compartilhem dos princípios do conservadorismo, da valorização da família, e que se posicionem contrários à legalização das drogas e ao aborto, mantendo a mesma linha ideológica defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Há uma expectativa de que em breve seja divulgado o nome do presidente municipal do partido. O PL é um dos partidos mais disputados na cidade e com grandes chances de fazer representantes em 2024.

*Informações: Blog do Ismael Sousa

GROSSOS-RN: Jovem baleado durante assalto na cidade, morre no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró

Adailson Pereira, conhecido como “Didi”, foi baleado durante um assalto em sua residência, no Conjunto Castanhas, na noite de terça feira (15), na cidade Grossos na região da Costa Branca Potiguar.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima estava em casa quando dois criminosos invadiram, a residência a procura de arma de fogo. Após dizer que não havia arma em sua casa, ele foi agredido e baleado na região da cabeça.
Levado as pressas para o hospital municipal Flaviana Jacinta, onde recebeu os primeiros cuidados médicos, o jovem precisou ser transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró onde permaneceu internado em estado crítico.
Na tarde deste domingo 20 de agosto de 2023, Adailton Pereira, acabou não resistindo, indo a óbito naquela unidade hospitalar. O corpo dele deverá ser encaminhado ao IML do Itep para exames necroscópicos. A Polícia Civil vai investigar o crime como latrocínio.

*Fim da Linha

CONVITE DE CANTORIA NO SÍTIO MULUNGU

[VÍDEO] Em nova versão, advogado de Mauro Cid volta a dizer que ele vai entregar Bolsonaro no caso das joias

O advogado do tenente-coronel Mauro Cid, Cezar Bittencourt, apresentou uma nova versão à CNN nesta segunda-feira (21) e reiterou que o militar irá admitir ter recebido ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias.

Vale lembrar que Bittencourt já havia apresentado essa história à revista Veja, mas um dia depois, em conversa com jornalistas da Globonews, o advogado mudou de ideia e disse que não se tratava das histórias das joias e ainda acusou o jornalista da Veja de má interpretação. No entanto, agora ele reafirma que Mauro Cid vai entregar Bolsonaro.

“É uma confissão. [Cid] vai admitir. As provas estão aí, ele vai admitir. Mas isso é o começo da conversa. Nem conversei com o delegado que está à frente da investigação”, afirmou Cezar Bittencourt.

Ao falar com a CNN, o advogado declarou que Mauro Cid, que está preso desde maio, teria ouvido “resolve isso aí, Cid” do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“[Cid] efetuou a venda do relógio nos EUA e depois traria o resultado para cá. Ele era assessor do chefe. Fez isso e procurou entregar para quem lhe ordenou fazer a venda”, disse o advogado de Cid.

Bittencourt também enfatizou que Cid “era assessor, conhecia o presidente, tinha intimidade. Ele recebeu uma determinação e a executou”.

O advogado de Mauro Cid também revelou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (21) para tentar agendar uma audiência com o ministro Alexandre de Moraes. Segundo informações da CNN, Bittencourt pretende negociar um novo depoimento de Mauro Cid e transformar o militar em uma figura disposta a colaborar nas investigações.

Veja vídeo:
*98 FM de Natal

Professor da UFRN vai à China para estudar como eram erupções vulcânicas no RN, na PB e no CE

Você já imaginou que o Nordeste brasileiro já foi palco de erupções vulcânicas? Pois é, isso aconteceu há milhões de anos, quando essa região ainda estava unida à África. Hoje, os vestígios desses vulcões podem ser vistos em alguns estados, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em toda a região, há cerca de 100 a 150 vulcões conhecidos, principalmente nessa região entre o RN e a PB.

Mas como eram essas erupções? Elas eram violentas como as do Vesúvio, que destruiu Pompeia na Itália, ou elas eram calmas como as do Havaí, que formam ilhas paradisíacas?

Essas são as perguntas que o professor Zorano Souza, do departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quer responder.

O pesquisador vai fazer um pós-doutorado na Universidade de Geociências de Wuhan, na China, onde vai estudar os vulcões que existiam no Nordeste do Brasil. Ele vai ficar na Escola de Recursos da Terra da universidade chinesa, que vai apoiar sua pesquisa em vários locais. Ele vai coletar amostras desde Macau, no litoral norte do Rio Grande do Norte, onde há registros dessas formações geológicas, até Boa Vista e Queimadas, no interior da Paraíba.
Rochas guardam as respostas

A resposta depende da composição química do magma, que é o material rochoso derretido que vem das profundezas da Terra. Se o magma tem muito silício e água, ele fica mais viscoso e tende a explodir. Se ele tem mais magnésio, ele fica mais fluido e tende a escorrer. O professor Zorano explica que as rochas vulcânicas guardam essas informações em seus minerais e texturas.

As erupções vulcânicas no Nordeste brasileiro começaram há 130 milhões de anos e terminaram há dois milhões de anos. Nesse período, a região passou por várias mudanças geológicas e climáticas, que podem ter influenciado no comportamento dos vulcões.
Por que não tem mais vulcão no Brasil?

O Brasil é um país livre de vulcões ativos e terremotos fortes, porque está sobre uma placa tectônica estável. No passado, algumas regiões eram mais quentes e podiam gerar magma no interior da Terra. Com o tempo, elas esfriaram e deixaram de produzir magma. Por isso, os vulcões do Nordeste são uma relíquia geológica que merece ser estudada e preservada.

A tabela abaixo mostra os locais onde já foram comprovadas atividades vulcânicas no Nordeste.
LocalidadeNome do vulcãoEstadoIdade aproximada
AngicosPico do CabugiRN2 milhões de anos
Pedro AvelinoSerra AgudaRN2 milhões de anos
São ToméSerrote PretoRN2 milhões de anos
OutrosCerca de 100 a 150 ocorrências de vulcanismo no Nordeste, principalmente na faixa entre o RN e a PBVáriosEntre 130 e 2 milhões de anos
*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO perca de vista sua filiação divina.
Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.
Todas as criaturas são irmãs.
As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície.
Olhe para todos como templos vivos da divindade, e ame a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-lo, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.