Pesquisar este blog

06 abril 2022

APODI-RN: HOMEM QUE COSTUMAVA BEBER EM EXAGERO MORRE VÍTIMA DE INFARTO

Homem que costumava beber em exagero é encontrado sem vida na cidade de Apodi.
Conhecido por Chupa Cabra, enfrentava dificuldades na vida. 
Muito conhecido na cidade, ele vivia perambulando nas ruas, com uma perna defeituosa depois do acidente que sofreu a algum tempo, mas demonstrava sempre alegria.
Para familiares, ele morreu vítima de infarto. Aos parentes e amigos deixamos os nossos votos de pesar.

APODI-RN: HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO POR ARMA BRANCA NO BAIRRO LAGOA SECA

Imagem ilustrativa
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta quarta feira, 06 de abril de 2022 no bairro Lagoa Seca em Apodi-RN.
A vítima foi identificada por Eilson de Antônio de Braz, residente no mesmo bairro, que sofreu golpes de facão desferidos por seu amigo, conhecido por Arnaldo. Segundo informações, os dois estavam bebendo juntos e começaram uma discussão, que culminou com o ato violento.
A vítima foi socorrida para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi, recebeu atendimento médico e já teve alta hospitalar.
O suspeito de cometer o crime não foi localizado, nem preso, até o momento.

LBV busca apoio de parceiros para ação solidária de Páscoa em Natal/RN

Segundo estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão subiu para 25% no primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. Preocupações financeiras também foram citadas como fatores estressantes. Aliás, enquanto há pesquisas que indicam que os brasileiros estão consumindo uma maior quantidade de chocolates e com uma frequência significativa durante este período pandêmico, há aqueles brasileiros que não possuem condições de manter uma alimentação saudável e cujo consumo de chocolates nesse período de Páscoa é inviável.

Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou uma mobilização a fim de arrecadar balas, doces e chocolates para distribuir a crianças e jovens atendidos pela Instituição em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na capital potiguar. A Instituição continua sua mobilização de amparo às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e convida todos a participar dessa iniciativa para ajudar. A campanha solidária visa presentear cerca de 210 crianças nesta Páscoa.

Faça parte desse time solidário e leve sua doação, até dia 12/4 (segunda-feira), na Unidade da Instituição, no endereço: Rua dos Caicos, 2148, no Dix-Sept Rosado.

Informações pelo telefone: (84) 3613-1655.

Conheça as ações da Entidade em prol da infância brasileira acessando o site www.lbv.org ou @lbvBrasil nas redes sociais.

Vereador que teve mais de 7 mil votos só em Apodi em 2018 é um dos pré-candidatos mais fortes do Oeste em 2022

Eliabe, Cristiane, Gilvan, Kelps e Janiel Hercílio com a camisa do Partido Solidariedade
O vereador Gilvan Alves obteve mais de 7 mil votos para deputado federal na eleição de 2018 só na sua cidade, Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Agora em 2022, Gilvan está em um novo partido e trabalhando de forma mais organizada, o que o torna um dos pré-candidatos a deputado federal mais fortes da região.

“Na eleição passada, muitas pessoas não acreditavam que o Oeste poderia ter um federal. Agora em 2022 eu percebo que há uma confiança na população dos municípios e sinto que desta vez nossa região vai chegar a Brasília. Estamos precisando de alguém nosso, nativo do Oeste, para nos representar na capital federal”, diz o pré-candidato.

Gilvan esteve em Natal e recebeu todo o apoio dos 3 deputados do partido Solidariedade, Kelps, Cristiane Dantas e Eliabe, além de sua filiação chancelada pelo presidente da legenda no Rio Grande do Norte, ex-vice-prefeito e advogado Janiel Hercílio.

*Fonte: https://blogdowashington.com.br/

NATAL-RN: CAMINHÃO DESGOVERNADO DESCE LADEIRA, ARRASTA CARRO E SÓ PARA APÓS BATER EM POSTE

Caminhão tombou em Ponta Negra, em Natal — Foto: Divulgação
Um caminhão desgovernado bateu em três carros, um poste e em seguida tombou na pista na tarde desta quarta-feira (6) no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Ninguém ficou ferido.
O acidente começou na Rua Afonso Magalhães e chegou até a calçada de um hotel que fica na esquina com a Avenida Engenheiro Roberto Freire, a principal da região.
O caminhão subia uma ladeira, quando um carro branco buzinou para passar. O motorista tentou dar a preferência, mas perdeu o controle do veículo, que começou a andar de ré.
Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
O carro branco foi atingido e em seguida o caminhão bateu e arrastou um outro veículo na rua.
O caminhão só parou quando colidiu com um poste na esquina de um hotel, onde também ainda atingiu um outro carro que estava estacionado.
No vídeo é possível ver ainda que uma pessoa corre na rua com medo de ser atropelada pelo veículo desgovernado.
O poste ficou inclinado com a batida e o trecho precisou ser interditado pelo risco de queda. Os dois ocupantes do caminhão não se feriram.
A rua também ficou intransitável por conta do tombamento do caminhão e um guincho foi chamado. O caminhão estava carregado com bebidas.


*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN NÃO REGISTRA ÓBITO POR COVID-19 PELO 5º DIA SEGUIDO

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (6). São 499.035 casos totalizados. Na terça-feira (5) eram contabilizados 498.561, ou seja, 474 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 342 confirmados nas últimas 24 horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.131. Nenhum óbito registrado nas últimas 72 horas. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.576.
Recuperados são 486.617. Casos suspeitos somam 488 e descartados são 936.622. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.287.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Fábio Dantas diz que está “preparado” para ser governador: “Se a oposição se unir em torno do meu nome, aceitarei a candidatura”

Foto: José Aldenir
Cotado pela oposição para ser candidato a governador nas eleições de 2022, o ex-vice-governador e ex-deputado estadual Fábio Dantas (Solidariedade) admitiu nesta quarta-feira (6) que pode aceitar disputar a eleição contra Fátima Bezerra (PT), mas desde que os grupos de oposição se unam em torno da candidatura dele.

Apesar de destacar que o Solidariedade já tem um pré-candidato – o ex-prefeito Brenno Queiroga, de Olho d’Água do Borges –, Fábio Dantas enfatizou que é preciso união em torno de um único projeto em 2022, e que ele está apto para a disputa.

“Precisamos ter um sentimento de unificação. Eu faço parte de um partido político, que é o Solidariedade. O partido é muito orgânico, organizado e tem um candidato, que é Brenno Queiroga. Votei nele em 2018. Agora, como eu disse, desafio é combustível para os meus sonhos. Se eu for convocado pelo partido e se a sociedade resolver que governar o Estado é muito mais do que disputar uma eleição, eu estou apto a ser candidato”, afirmou, em entrevista à 96 FM.

Ele reforçou: “Se eu for convocado e a oposição se unir em torno do meu nome, eu aceitarei sim a candidatura”.

Vice-governador de 2015 a 2018, durante a gestão de Robinson Faria, Fábio Dantas declarou que está “preparado” para ser governador do Estado.

“Em 2014, eu dizia a Robinson: ‘governador, vai ser mais fácil ganhar do que governar’. E nesta eleição é mais difícil vencer do que governar. Eu estou preparado para governar o Rio Grande do Norte. Eu não estou preparado para disputar uma eleição, mas é um desafio e a gente tem que construir barreiras para vencer isso. Se eu for candidato, eu tenho que superar a adversidade do processo eleitoral. Mas para governar eu tenho tranquilidade. E serei um bom governador”, acrescentou.

Durante a entrevista, o ex-vice-governador tentou se desligar da imagem de Robinson Faria, que saiu do governo com alto índice de reprovação. Ele disse que rompeu com o então governador no momento em que enviou para a Assembleia Legislativa, enquanto governador interino, um pacote de projetos de austeridade – que, depois, foi retirado por Robinson.

“Eu não era vice de Robinson. Eu fui eleito vice-governador do Estado para substituir o governador. E quando substituí, o fiz na necessidade naquilo que eu acreditava que era importante”, finalizou.

*98 FM de Natal

CAMPO GRANDE RN: "ESPÍRITO SANTO", NUVEM EM FORMA DE PÁSSARO ENCANTA MORADORES

Foto: Darlan Costa
Apontar o celular para o céu em época de chuvas é um hábito adquirido pelo sertanejo agora em tempos de redes socais e compartilhamentos instantâneos.
Na tarde desta segunda-feira, 4 de abril de 2022, os moradores de Campo Grande no médio oeste potiguar registraram uma imagem icônica, em meio as nuvem que anunciavam mais uma tarde chuvosa, uma que lembrava em sua formação uma ave. Na foto mais difundida o registro do internauta Darlan Costa, a nuvem em forma de águia "sobrevoa" igreja matriz de Sant'Ana, símbolo da cidade.
Foto: Tayonara Brito

Muitos fizeram menção ao universo católico. Logo as fotos ganharam repostes e muitas curtidas, um dos comentários enfatizou "parece o "Espírito Santo". No segundo registro, Tayonara Brito clicou a vista da Rua Antonio Veras, avenida comercial e também onde fica o centro administrativo. Já no Alto da Esperança, o registro de Roseane Freitas mostra que o fenômeno pode ser observado de praticamente todos os pontos da cidade.

Foto: Roseane Freitas

Município com maior precipitação pluviométrica

Campo Grande lidera a lista dos municípios com maior média pluviométrica do primeiros três meses do ano, com 808mm, seguido de Poço Branco 741.6mm e São Francisco do Oeste com 736 mm, todos já com chuvas acima do esperado para o ano todo. Os números são de levantamentos da Emparn e revelados pelo G1.

*Fonte: Blog do Pompílio Neto

Juiz emite mandado de prisão contra Henrique Alves por dívida de pensão alimentícia

O juiz Ricardo Augusto Moura, da 24ª Vara Cível, expediu o mandado de prisão contra o ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves por dívida de pensão alimentícia para com o filho que teve com sua ex-mulher Priscila Gimenez.
“MANDA ao Oficial de Justiça ou Autoridade Policial a quem este for apresentado que, em
cumprimento ao mandado expedido nos autos da ação acima descrita, efetue a PRISÃO E RECOLHA À DISPOSIÇÃO DESTE JUÍZO o indivíduo qualificado neste mandado, cientificando-o do motivo da prisão. Segue em anexo cópia da decisão judicial que determinou a prisão do executado, bem como mandado de prisão expedido pelo Juízo deprecante”.

PAU DO FERROS-RN: BARRAGEM ATINGE 47, 35% DE SUA CAPACIDADE

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (04), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.193.807.767 m³, percentualmente, 50,31% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última quarta-feira (30), data do último relatório divulgado, o manancial estava com 1.178.007.722 m³, equivalentes a 49,64% do seu volume total.

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.822.928.995 m³, equivalentes a 41,65% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado no dia 30 de março, as reservas hídricas do estado acumulavam 1.798.520.783, correspondentes a 41,09% da sua capacidade total.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 25.968.374 m³, equivalentes a 47,35% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No último relatório divulgado, o reservatório estava com 25.488.482 m³, equivalentes a 46,47% da sua capacidade.

APODI-RN: HOMEM DE 29 ANOS É MORTO A TIROS NO BAIRRO LAGOA SECA

Um crime de homicídio foi registrado na noite de terça feira, 05 de abril de 2022 na cidade de Apodi-RN.
A vítima foi Jéferson Inácio de Alencar, "Jefinho", 29 anos de idade, que transitava em via pública, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. 
Segundo informações, Jefinho ainda tentou correr, mas sentou na calçada de uma casa, localizada na Rua Reis Magos e acabou não resistindo aos ferimentos, morrendo no local, antes da chegada do socorro médico.
A Polícia ainda não sabe a motivação e o autor do crime, mas segundo informações, Jéferson Inácio já havia sofrido um outro atentado a bala e conseguiu sobreviver. Ontem, ele não teve a mesma sorte.
A Polícia Militar isolou a área do crime até a chegada da equipe do ITEP, que realizou os trabalhos de perícia e recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró.
O crime será investigado pela Polícia Civil da cidade.

ALEXANDRIA-RN: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA ZUQUINHA

Policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Alexandria, em ação conjunta à Delegacia Municipal (DM) de Marcelino Vieira, deram cumprimento, nesta terça-feira (05), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de José Marcos Varjão da Silva, 37 anos, mais conhecido como "Zuquinha".
Ele foi preso na cidade de Alexandria. O mandado foi expedido pela Vara Única da Comarca de Marcelino Vieira. José Marcos é investigado pela suspeita da prática do crime de roubo. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fim da Linha

DESOBRIGAÇÃO DO USO DE MÁSCARA SERÁ PUBLICADO EM DECRETO DO GOVERNO DO RN

O governado do Rio Grande do Norte anunciou a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e fechados do estado a partir desta quarta-feira (6).

Segundo o poder Executivo, a flexibilização atendeu uma recomendação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que discutiu o assunto em uma reunião na noite de terça-feira (5).

De acordo com os especialistas, o quadro epidemiológico e assistencial da pandemia da Covid-19 aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações no estado.

Um novo decreto deve ser publicado na edição extra do Diário Oficial do RN (DOE-RN) desta quarta-feira (6), suspendendo o decreto que estava em vigor.

O novo decreto ainda contará com orientação do uso contínuo de máscara para as pessoas que estejam com sintomas gripais e grupos mais vulneráveis à Covid-19, como idosos e imunossuprimidos.

Até a última atualização desta matéria, o novo decreto ainda não tinha sido publicado no Diário Oficial Extra.

"Vai continuar sendo exigido o passaporte vacinal, isso não vai ser retirado, porque nós precisamos avançar. O índice de 82% da população com a segunda dose é bom, mas precisa melhorar", afirmou o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia.

Na última quinta-feira (31), a governadora Fátima Bezerra (PT) já havia afirmado, durante evento do próprio governo, que iria desobrigar uso de máscara em locais fechados 'em breve'.

O uso de máscaras era obrigatório no Rio Grande do Norte desde maio de 2020, após o início da pandemia da Covid-19.

No dia 15 de março o governo flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos, mas manteve a obrigatoriedade em locais fechados.

Cidades potiguares como Natal e Parnamirim já haviam publicado decretos próprios tornando o uso de máscaras optativo em todos os ambientes.

TCU barra conclusão da licitação do MEC para ônibus escolares por suspeita de superfaturamento

O ministro Walton Alencar, do Tribunal de Contas da União (TCU), barrou nesta terça-feira (5) a conclusão de uma licitação do governo federal para compra de ônibus escolares. A licitação foi alvo de contestação no TCU após denúncias de superfaturamento.

A decisão é cautelar (provisória). Walton determinou que a licitação só poderá ser concluída quando houver o julgamento do mérito do caso, ou seja, quando houver uma decisão final. Segundo documentos obtidos pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o governo aceitou pagar até R$ 480 mil por um ônibus que, de acordo com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deveria custar no máximo R$ 270 mil.

Ao todo, a licitação teria um sobrepreço de R$ 700 milhões.

“Considero prudente que a medida cautelar tenha seus efeitos modulados, para permitir o prosseguimento do certame, impedindo-lhe, contudo, a homologação e a adjudicação do objeto, até a final decisão de mérito”, escreveu o ministro do TCU.

Walton disse ainda que a medida visa evitar eventual mau uso do dinheiro público.

“Com isso, salvaguardam-se os interesses do Erário, evitando que paire sobre a licitação em curso quaisquer dúvidas acerca da sua licitude, ao tempo em que se tutelam os interesses do FNDE, na continuidade do certame, evitando atrasos relevantes na eventual entrega dos veículos de transporte”, completou.

Como o ministro não suspendeu totalmente a licitação, o pregão, marcado para esta terça, está mantido.

Walton também pediu ao FNDE esclarecimentos sobre a licitação, como, por exemplo, um detalhamento do cálculo do preço dos ônibus.

G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

MANTENHA seu equilíbrio.
O equilíbrio depende da sua serenidade da mente.
Jamais se aborreça nem se exalte.
Não ligue importância às coisas passageiras que lhe vêm de fora.
Não se impressione com o que os outros dizem.
Siga a conduta ditada por sua consequência, e não perca seu equilíbrio.
Caminhe para a frente, alegre e certo de que há de vencer, por maiores que sejam as dificuldades do caminho.