Pesquisar este blog

19 novembro 2020

COVID: BRASIL REGISTROU 606 ÓBITOS E 35 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (19): 

– Registro de 606 óbitos nas últimas 24h, totalizando 168.061 mortes; 

– Foram 35.918 novos casos de coronavírus registrados, no total 5.981.767 pessoas já foram infectadas. 

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.407.498, com o registro de mais 17.635 pacientes curados. Outros 406.208 pacientes estão em acompanhamento.

NATAL-RN: Corpo do menino José Carlos é sepultado e mãe cobra respostas: ‘Quero justiça’

Foto: Paulo Martin/Inter TV Cabugi
O corpo do menino José Carlos da Silva, de 8 anos, que passou mais de 20 dias desaparecido e foi encontrado morto, foi sepultado no final da manhã desta quinta-feira (19) no Cemitério Municipal de Igapó, na zona Norte de Natal. Familiares e amigos fizeram as últimas homenagens ao garoto. As investigações sobre a morte da criança seguem em sigilo.

“O amor dele eu não vou esquecer. Ele me dava muito amor e carinho. Era um menino muito carinhoso comigo. Eu nunca vou esquecer dele. Todo mundo adorava ele lá na rua. Daqui pra frente, só Deus que vai me controlar”, relata a mãe de José Carlos, Ozenilda das Dores da Silva, que cobrou respostas dos investigadores. 

“Eu quero justiça. A polícia não pode nem dormir, tem que procurar [o culpado], por que se fosse o filho deles? Eles já tinham prendido”, diz a mãe do garoto. 

O sepultamento ocorreu uma semana após o corpo da criança ter sido encontrado enterrado em uma área de mata próximo à casa da família. Ele só foi liberado para a família após o Instituto Técnico Científico de Perícia confirmar a identidade e concluir os exames periciais na ossada. 

O corpo foi encontrado na quinta-feira dia 12 de novembro, mais de 20 dias após a criança ter desaparecido. A confirmação da identidade, feita por exame de DNA, foi divulgada na última terça-feira (17). 

Moradores da região onde a criança morava faziam buscas pelo garoto quando perceberam uma área de terra que estava mais funda, “fofa” e sob palhas. O corpo estava em uma área de matagal entre as comunidades da África, na Redinha, e Pajuçara, próxima à casa onde o menino morava.

Desaparecimento 

José Carlos foi visto pela última vez no dia 21 de outubro, próximo ao Rio Doce, na zona Norte da capital potiguar, quando saiu de casa para levar um suco para o irmão que estava trabalhando no semáforo do cruzamento da Av. João Medeiros Filho com a Av. Moema Tinoco. 

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) passou a investigar o caso após o registro do boletim de ocorrência, em 22 de outubro. Porém, sem respostas sobre o desaparecimento, familiares fizeram vários protestos cobrando agilidade e realizaram buscas por conta própria em áreas da região. 

No início de novembro, policiais civis e militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba usaram cães farejadores para fazer buscas na região onde o menino foi visto pela última vez, mas nada foi encontrado.  

Investigações  

De acordo com o diretor geral do Itep, Marcos Brandão, uma amostra do DNA da criança ainda ficou armazenada para ajudar nas investigações, caso seja necessário. A investigação feita pela Polícia Civil corre em segredo. Segundo a corporação, nenhum suspeito foi preso.

ASSU-RN: EM VÍDEO, DONA DE CASA PEDE AJUDA APÓS TER RESIDÊNCIA DESTRUÍDA PELO FOGO EM BELA VISTA PIATÓ, ZONA RURAL

O site Focoelho.com recebeu um vídeo de um pedido de ajuda da dona de casa, a senhora Patrícia, que teve a sua residência destruída pelo fogo na tarde desta quinta-feira, 19 de novembro de 2020.

Patrícia, pede a todos que poderem ajudar em algo, entre em contato com a associação da comunidade no número: 99937-6857. ZAP.

Na foto: os dados bancários de um familiar de dona Patrícia

Se preferir também podem entrar em contato com o nosso site (FOCOELHO.COM) que entraremos em contato com a associação.

Veja vídeo:

 

*Focoelho.com

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: BANDIDOS BATEM EM POSTE E CARRO ROUBADO FICA 'DIVIDIDO AO MEIO'

Carro ficou dividido em duas partes, após bandidos baterem em poste, em Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Um carro se dividiu em duas partes após bater em um poste, na manhã desta quinta-feira (19), na região metropolitana de Natal. O veículo tinha acabado de ser roubado na Zona Norte da capital e era conduzido por suspeitos na avenida João Dino Maia, em São Gonçalo do Amarante. Após o acidente, os homens fugiram a pé.

De acordo com a vítima, o carro foi roubado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. O homem e a mãe foram abordados na saída de casa por dois homens armados, que tomaram o veículo modelo Gol e fugiram do local.

O carro foi encontrado pouco tempo depois, já após o acidente. Os criminosos bateram o carro em um poste. A parte traseira do veículo só parou metros após o local da batida e o poste ficou pendurado pelos fios.

Um homem que presenciou o acidente afirmou que viu quatro homens correrem para a área de mata que margeia a avenida.

De acordo com a vítima, o carro havia sido comprado há 15 dias. Há quatro dias, ele também tinha comprado um equipamento de som avaliado em R$ 4 mil - que foi o que ele acredita que chamou a atenção dos criminosos. O som não foi achado dentro do veículo após o acidente.

*Do G1 RN

ASSU-RN: [VÍDEO] Casa em chamas na comunidade de Bela Visa Piató

Nesta quinta feira, 19 de novembro e 2020, recebemos um vídeo de uma residência em chamas na comunidade de Bela Vista Piató, zona rural de Assu. Segundo informações, a casa pertence a pessoa conhecida por Patrícia.

O popular que enviou o vídeo, informou que no momento do incêndio, não tinha ninguém na casa e nem soube informar o que ocasionou as chamas. O que foi informado é que tudo que tinha no interior da residência foi destruído pelas chamas.


*Focoelho.com

NATAL-RN: 9º BPM detém bando suspeito de assaltar farmácia na zona Oeste

Por volta das 18h desta quarta-feira (18), policiais militares da 3ª Companhia do 9° Batalhão realizavam patrulhamento ostensivo e preventivo no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, quando foram informados sobre um assalto a uma farmácia localizada no bairro Cidade da Esperança. 

Um cidadão seguiu os criminosos após ter presenciado o momento em que eles saiam da farmácia com os objetos roubados e, em seguida, chamou a PM. 

Os policiais interceptaram o veículo Onix na rua engenheiro João Hélio, próximo a um posto de combustíveis, onde foi realizada abordagem e encontrado no interior do automóvel os pertences das vítimas, três simulacros de pistola e uma arma caseira calibre 12 municiada. Diante da constatação, foi dada voz de prisão aos infratores e, logo em seguida, todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

UFRN abre 1.400 vagas para seis cursos de graduação a distância em nove polos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou, nesta semana, dois editais que, juntos, somam 1.400 vagas para cursos de graduação a distância. O último processo seletivo para cursos nessa modalidade de ensino foi realizado em 2017. O Edital nº 01/2020 destina-se, exclusivamente, a professores da Rede Pública de Ensino, já o Edital nº 02/2020 é destinado a candidatos que possuem certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente). 

Nos dois editais, o período para se inscrever será o mesmo: a partir das 8h do dia 14 de dezembro de 2020, até as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2021. As inscrições deverão ser feitas pela internet, acessando o site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve). A taxa de inscrição também será a mesma, R$ 30, e os candidatos que atenderem aos pré-requisitos que constam nos editais poderão solicitar isenção. 

As publicações podem ser acessadas no site da Comperve. De acordo com o diretor da Comperve, Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, está disponível um Sistema de Atendimento ao Candidato, conhecido como help desk, que pode ser acessado pelos que tiverem dúvidas. Ou se preferir, o candidato pode ligar para o número: (84) 3342.2280, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h30.  

Distribuição das vagas e cursos  

Do total de vagas, 700 serão destinadas a professores da Rede Pública de Ensino e as outras 700 para quem comprovar possuir certificado de conclusão do Ensino Médio. Nesse último caso, serão levadas em consideração as notas obtidas pelos candidatos nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizadas nos anos de 2017, 2018 ou 2019. 

“É bom esclarecer que esse processo não ocorrerá pelo Sistema de Seleção Unificada, o SISU. A intenção é atender a uma demanda represada”, declarou a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo. 

Carmem Rêgo e a secretária adjunta de EaD da UFRN, Ione Morais, destacaram que nove Polos de Apoio Presencial receberão essas vagas distribuídas em seis cursos de licenciatura: Letras Português, Educação Física, Química, Matemática, Pedagogia e Geografia. Já os polos beneficiados são os de Caicó, Currais Novos, Luís Gomes, Macaíba/Jundiaí, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz e Parnamirim.

APODI-RN: NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza que noticiamos o falecimento de José Cristino de Oliveira (DECA CEARÁ), 86 anos, ocorrido na noite de ontem, 18 de novembro de 2020.

Seu Deca estava internado há 15 dias no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, com a saúde debilitada, pois o mesmo testou positivo para a Covid-19. Seu corpo foi sepultado ainda na noite de ontem, no Cemitério Público de Apodi.

Deca Ceará, pessoa inesquecível, que estava sempre brincando com todos que o avistavam

Aos familiares, deixamos os nossos votos de pesar. Deca Ceará, descanse em paz!

NATAL-RN: CRIMINOSOS ARMADOS INVADEM CASAS DE COMUNIDADE À PROCURA DE DESAFETO E EXECUTAM A TIROS

Caso aconteceu na comunidade do Mosquito, na Zona Oeste de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Um bando com dezenas de criminosos invadiu a comunidade do Mosquito, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, e arrombou casas à procura de uma pessoa, na madrugada desta quinta-feira (19).

Um homem que usava tornozeleira eletrônica foi assassinado a tiros e outra pessoa foi levada pelos criminosos. A vítima do homicídio ainda não foi identificada oficialmente. 

Homicídio aconteceu durante a madrugada na comunidade do Mosquito, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Segundo testemunhas, o caso aconteceu por volta das 3h. Moradores disseram que cerca de 40 homens invadiram o local e gritavam dizendo que eram policiais. 

"Eles diziam que era da Polícia Federal, mas eu 'brechei' e não eram. A polícia não faz assim. Eles estavam com camisas militares e calça jeans", contou uma testemunha, que preferiu não se identificar. 

Os criminosos entraram em várias casas à procura de um homem. Ao encontrá-lo, os criminosos o executaram a tiros e acabaram levando outra pessoa - também não identificada pela polícia. 

Polciais militares, policiais civis e o Itep estiveram na comunidade no início da manhã, para dar início ao trabalho de perícia e de investigação.

*Do G1 RN 

OPERAÇÃO KM LIVRE: PF cumpre 27 mandados em três estados contra grupo liderado por ex-deputado do Ceará suspeito de lavagem de dinheiro e fraudes

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19), a segunda fase da Operação KM LIVRE , que investiga um grupo liderado por um ex-deputado do Ceará suspeito de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ao todo, são cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Russas e Caucaia (CE); Mossoró (RN); e Rio de Janeiro (RJ)

Durante o cumprimento de um dos mandados na capital cearense, a polícia apreendeu dinheiro em espécie escondido dentro de uma caixa na sede de uma empresa investigada, localizada no Bairro de Fátima. Há suspeita de a quantia ser oriunda de lavagem de dinheiro. 

Segundo a polícia, a investigação identificou atuação do grupo criminoso na criação de empresas com participação de “laranjas” (pessoas atuando em nome de terceiros investigados); em fraudes em licitações; desvios de recursos públicos; e lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro. 

Conforme a PF, os mandados foram deferidos pela Justiça Federal, decorrente de investigação em Inquérito Policial que apura fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, com atuação de um grupo que é liderado pelo investigado, que exerceu mandatos de deputado federal e deputado estadual no Ceará no período da investigação. 

A polícia afirma que há fortes evidências de lavagem de dinheiro ilícito por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda estratégica de operadores do mercado financeiro. 

Primeira fase 

Realizada em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União, a primeira fase da Operação Km Livre foi deflagrada no ano de 2016, ocasião em que houve a apreensão de mais de cinco milhões e novecentos mil reais em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima, em Fortaleza. 

De acordo com os levantamentos da PF, a organização criminosa da qual o ex-deputado faz parte atua há cerca de vinte anos e, desde então, tem obtido consecutivos e progressivos êxitos nas empreitadas criminosas, gerando lucros ilícitos. 


*Do G1 CE

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


JOAO DIAS-RN: VICE PREFEITA ELEITA ESTÁ SENDO PROCURADA

Damária Jácome foi foi eleita vice-prefeita em João Dias(RN) no domingo (15) passado com 1.366 votos. 

Ela está sendo procurada desde o dia 22 de outubro, pela Polícia Civil, que divulgou a situação dela, supostamente envolvida em esquema de milícia privada. 

Uma semana depois, ainda na condição de procurada, ela divulgou uma carta aberta se dizendo vítima de perseguição política.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

A beleza transitória da matéria passa de pressa.

Procure sondar a beleza interna das pessoas com quem convive.

Há flores belíssimas e perfumadas, que só duram poucas horas.

No entanto, apesar de feias, as pedras duram milênios, realizando suas tarefas.

Não seja, pois, leviano.

Não prefira o efêmero ao eterno, a beleza à sabedoria.

Firme-se no que dura para sempre, que é o espírito imortal, nosso verdadeiro EU, e não no que cedo desaparece.