Pesquisar este blog

27 janeiro 2021

JUCURUTU-RN: MOTORISTA SOFRE ACIDENTE NA RN-118 E É SOCORRIDO EM ESTADO GRAVE PARA NATAL

Considerado grave o estado de saúde de um motoqueiro vítima de acidente nessa madrugada na RN-118, na altura da Comunidade Aroeira, estrada que interliga as cidades de Jucurutu e Caicó. 

A vítima é natural de Augusto Severo, no RN, embora seja residente na própria Comunidade onde aconteceu o grave acidente. Fabiano Rogério Matias foi levado para Jucurutu, inicialmente. 

Vítima pilotava o veículo sem fazer uso do capacete, segundo consta em relatório da polícia. Até a conclusão dessa matéria era sabido pelo blog Jair Sampaio que a vítima estava em estado gravíssimo. 

Veículo tem placa com inscrições no Estado de São Paulo.

*Jair Sampaio

Teste de identificação em homem suspeito de ser motorista que atropelou foliões há 37 anos no Baldo da negativo

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam nesta terça-feira (26) um morador de rua que eles acreditavam ser Aluízio Farias Batista, o motorista de ônibus que atropelou e matou 19 pessoas em um carnaval de rua em Natal em 1984 – há 37 anos. 

Um teste de identificação realizado pelo Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep), no entanto, deu negativo para compatibilidade com as digitais de Aluízio, o que significa que o homem detido não é o motorista condenado a 21 anos de prisão. 

Com a identificação negativa, o homem será liberado pela Polícia Civil na noite desta terça-feira. Segundo o Itep, a identificação foi feita através das digitais do suspeito, que foram coletadas e inseridas em um sistema informatizado. Esse sistema tem mais de 4 milhões de pessoas cadastradas. 

Os dados do morador de rua chegaram a ser comparados diretamente com os de Aluízio, mas também não bateram, segundo a assessoria do instituto. O caso, um dos mais emblemáticos da história da cidade, ficou conhecido como a “Tragédia do Baldo”. Aluízio Farias Batista está foragido desde a época do crime. 

O morador de rua foi preso no bairro Candelária, na Zona Sul, após denúncia anônima que foi apurada pelo setor de inteligência do Bope. 

Segundo o delegado de plantão Frank Albuquerque, o homem, que estava sem identificação, inicialmente negou que fosse Aluízio e se disse chamar João de Deus. Em seguida, segundo o delegado, ele teria confessado. “Ele confessou que é o Aluízio e que tinha se escondido em Recife e voltou em 2012”, disse o delegado. Apesar disso, o exame de identificação deu negativo. 

Aluízio Farias Batista segue foragido desde o dia em que cometeu o crime e há um mandado de prisão em aberto contra ele com validade até 2029. Aluízio Farias Batista foi condenado a 21 anos de reclusão por 19 homicídios em julgamento a revelia (em que não esteve presente) no ano de 2009. 

O promotor público do caso, Augusto Azevedo, explicou que crimes de 12 a 30 anos de condenação prescrevem após 20 anos e que há uma recontagem a cada etapa do processo. Por isso, o mandado de prisão tem validade até 2029, considerando o ano do julgamento (VEJA AQUI)

*Jair Sampaio

RIO GRANDE DO NORTE: ESTADO TEM MAIS DE 64 MIL INSCRITOS FALTASOS ÀS PROVAS DO ENEM

Mais de 64 mil inscritos faltaram às provas do Enem aplicadas nos domingos 17 e 24 de janeiro no Rio Grande do Norte, segundo dados do Inep. O número representou quase 50% do total dos candidatos esperados para a prova, cuja nota é utilizada no SISU para concorrer a vagas em universidades em todo o país. No Brasil o total de ausentes passou da metade dos candidatos e chegou a 55,3%.
O estado tinha 129.102 pessoas inscritas para as provas. Desse total, apenas 65.052 candidatos ( 50,4%) compareceram para as provas nos dois dias. 64.050 (49,6%) não compareceram neste domingo (24). A abstenção já havia sido de quase 47% no primeiro dia.
A prova contou com 4.622 salas distribuídas em 361 locais de votação em 40 municípios potiguares. O número foi maior que o de 2019, quando o estado contou com 236 locais e provas e 3.281. Segundo o Inep, entre as medidas de prevenção à Covid-19, estava a redução do número de pessoas por sala de aula.
Em alguns locais de provas, os aparelhos de ar-condicionado foram desligados e as janelas, abertas, o que causou reclamação por calor. 

*Do G1 RN