Pesquisar este blog

01 agosto 2023

LULA VIRÁ AO RIO GRANDE DO NORTE AINDA NO MÊS DE AGOSTO

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma visita ao Rio Grande do Norte ainda no mês de agosto. Será a 1ª visita de Lula ao Estado no 3º mandato.
O anúncio foi feito durante encontro em Brasília com a governadora Fátima Bezerra (PT) e a deputada federal Natália Bonavides (PT). Os três gravaram um vídeo que foi publicado nas redes sociais da governadora.

Segundo Rui Costa, durante a visita ao RN, Lula vai relançar o “Água para Todos”. O programa foi criado em 2011, durante a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), e agora será reformulado. Na versão original, o programa consistia principalmente na construção de cisternas para famílias desses locais, mas também havia a construção de pequenas barragens em comunidades e a distribuição de kits de irrigação.

O Governo Lula, agora, pretende incluir obras de saneamento no programa repaginado.

O governo tenta, há semanas, um acordo com o setor privado para alterar algumas regras da área de saneamento. O teor das mudanças será objeto de um decreto e opõe interesses das empresas estatais e privadas. Segundo Rui Costa, o decreto, “em quase sua totalidade”, será consensual entre os setores público e privado.

Além de Fátima e Natália Bonavides, participaram da reunião com Rui Costa os secretários de Estado Raimundo Alves Júnior (Gabinete Civil) e Virgínia Ferreira (Planejamento), além do superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte, João Maria Cavalcanti.

*Portal 98FM de Natal

PAU DOS FERROS-RN: ÔNIBUS ESCOLAR CAPOTA NA BR-405

A rotatória mal projetada da entrada de Pau dos Ferros RN continua a causar problemas e acidentes aos veículos que transitam por lá.
O blog acaba de receber informações, que um ônibus escolar, que seria de Pau dos Ferros, virou naquela localidade na tarde desta terça-feira, 01 de agosto.
Segundo informações extra oficiais, o veículo não estava transportando alunos e tinha como ocupantes apenas três pessoas, sendo: motorista, uma mulher e uma criança, que graças a Deus não sofreram ferimentos graves.
O motorista teria perdido o controle do veículo que despencou de uma altura de cerca de 5 metros.

*Informação: Blog do João Moacir

NATAL-RN: Polícia prende quatro suspeitos pelo assassinato de homem a tiros de fuzil na Zona Oeste da capital

Quatro homens foram presos nesta terça-feira (1) em uma Operação da Polícia Civil por suspeita de envolvimento na morte de Ítalo Coelho dos Santos, de 29 anos, em um lava a jato no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal, no dia 19 de junho deste ano. A vítima sofreu tiros de fuzil durante a ação.

Na operação, denominada “UT Secure", foram cumpridos seis mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão em Natal, nos bairros do Alecrim, Felipe Camarão, Bom Pastor, Dix-Sept Rosado, e em Parnamirim, nos bairros de Nova Parnamirim e Emaús.

Em um dos alvos, a Polícia Civil apreendeu uma grande quantidade de drogas, avaliada em mais de R$ 300 mil. Além das drogas, com os suspeitos também foram apreendidos materiais para o tráfico de drogas, um veículo com sinal de adulteração, um revólver calibre 38.

Além dos quatro homens presos, que possuem idade entre 24 e 50 anos, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) segue em busca de dois suspeitos pelo crime que estão foragidos.

A morte

No dia 19 de junho deste ano, Ítalo Coelho dos Santos, de 29 anos, foi morto a tiros de fuzil no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, ele era detento do regime semiaberto por tráfico de drogas e era monitorado por tornozeleira eletrônica.

Imagens de câmeras de segurança mostram quando a vítima chega a um lava a jato para buscar o carro dele, quando três homens saem de um veículo preto que estava estacionado do outro lado da rua e começam a atirar. Um deles estava armado com um fuzil. Ele morreu no local.

*Do G1 RN

Corregedoria do Ministério Público do RN promoverá audiência pública em Martins na próxima quinta-feira (03). Evento terá participação de representantes de Pau dos Ferros, Alexandria, Marcelino Vieira, Luís Gomes, São Miguel, Portalegre, Umarizal, Almino Afonso e Patu.

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou a realização de uma audiência pública na região que abrange as Promotorias de Justiça de Martins, Pau dos Ferros, Alexandria, Marcelino Vieira, Luís Gomes, São Miguel, Portalegre, Umarizal, Almino Afonso e Patu. O evento será realizado na próxima quinta-feira (03), das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do Município de Martins (Semece), no Município.
A audiência tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade e o Ministério Público. A Corregedoria-Geral estará presente para ouvir sugestões, reclamações e notícias sobre o funcionamento das unidades do Ministério Público na região, buscando o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.

O evento é voltado para os cidadãos, as autoridades, os representantes de instituições, os líderes comunitários locais e regionais. Também participarão da audiência os titulares das
em exercício nas Promotorias de Justiça dos Municípios de toda a região abrangida.

Para outras informações, sugestões, elogios e críticas, o cidadão pode entrar em contato com a Corregedoria-Geral pelo (84) 98863-4582 e o e-mail cgmp@mprn.mp.br e também com a Ouvidoria pelo telefone (84) 99994.6057 e pelo e-mail sec.ouvidoria@mprn.mp.br.

*Política Pau-ferrense

Rio Grande do Norte cria delegacia especializada no combate a facções criminosas

Um decreto publicado nesta terça-feira (1º) pelo governo do Rio Grande do Norte cria no estado uma delegacia especializada no combate a facções criminosas. O novo núcleo de investigações vai ficar ligado à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil.

Segundo o decreto, a Delegacia Especializada de Repressão às Facções Criminosas (Defac) ainda terá suas atribuições definidas em ato da Delegada Geral da Polícia Civil.

O estado atribui a uma facção criminosa, por exemplo, pelo menos 307 ataques que ocorreram em cerca de 60 cidades potiguares entre os dias 14 e 24 de março. A onda de violência teve ataques com tiros e incêndios criminosos contra prédios públicos, comércios e veículos. Mais de 160 pessoas foram detidas.

Segundo a polícia, as ações criminosas foram orquestradas pelo grupo criminoso que, em troca da suspensão dos ataques, queria a implementação de visitas íntimas, instalações elétricas e televisões nas celas dos presídios estaduais.

Entenda o que são as facções que atuam no RN

Foi também uma guerra entre duas facções rivais o que causou uma chacina com 27 mortes na Penitenciária de Alcaçuz, em 2017.

Em março, o Ministério Público do Rio Grande do Norte explicou que as facções criminosas que atuam praticam vários tipos de crimes, como o tráfico de drogas, e buscam controlar de territórios, funcionando por meio de uma complexa cadeia de comando.

Uma dessas facções conta com diferentes instâncias de poder. A mais alta cúpula tem membros fixos. Eles são chamados de finalistas - os criminosos que participaram da fundação da facção há mais de 10 anos. Abaixo dos fundadores, existem os conselheiros. Membros que tomam decisões, determinam ações e que chegaram ao poder, dentro da organização criminosa, de acordo com sua importância para a facção.

Abaixo do conselho está a "Transparência", que ajuda o conselho a tomar decisões e é encarregada de apurar e disciplinar membros da facção nos casos de descumprimento de regras internas. No fim da cadeia de comando, estão os "linhas de frente", que são os chefes da organização criminosa em cada bairro ou "quebrada" controlada pela facção criminosa.

Outras delegacias

Outras delegacias também foram criadas pelo decreto e farão parte da Deicor: a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos contra Instituições Bancárias e Empresas de Transporte de Valores e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado.

O decreto 32.861 foi assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo secretário de Segurança do RN, coronel Francisco Araújo. De acordo com o documento, a criação das delegacias não implica em novas despesas para o estado.

*Do G1 RN

COMEÇOOOU! TOCA TUDO 87😍🎧

Está no ar o TOCA TUDO 87, o programa mais eclético do seu rádio. Preparamos o melhor de cada gênero pra agitar a sua tarde. Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, NA RÁDIO DE APODI!💙💛

CPI dá 48 horas para que Flávio Dino envie imagens das invasões de 8 de janeiro

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Arthur Maia (PP-BA), deu nesta terça-feira (1°) o prazo de 48 horas para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, libere acesso às câmeras do prédio da pasta no dia das invasões.

Caso contrário, o grupo entrará com uma representação no Supremo Tribunal Federal.

Na última semana, Dino negou o acesso às imagens sob a justificativa que apenas a Justiça poderia conceder informações que fazem parte de uma investigação em andamento.

“Eu vou solicitar, sim, a reconsideração ao senhor ministro da Justiça para que ele apresente a esta comissão as imagens no prazo de 48 horas. Se assim ele não agir, já está tomada a decisão de fazermos a solicitação ao STF”, disse Maia.

Antes, o colegiado informou que o caso seria encaminhado diretamente à Suprema Corte, mas a situação foi contornada por governistas da comissão: “Estou determinando à Advocacia do Senado que solicite ao Supremo Tribunal Federal uma ordem para que o Supremo determine ao ministro que sejam entregues esses documentos”.

“Não faz sentido nenhum que tudo aquilo que esteja fazendo parte dos inquéritos não possa ser do conhecimento desta CPMI. Sendo assim, e até pela obrigação que tenho como presidente deste colegiado de manter a integridade e autoridade deste colegiado, não posso aceitar que as partes tenham simplesmente o direito de dizer ‘Eu não vou atender’”, disse o presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA).

NATAL-RN: Polícia prende quatro homens por morte em lava jato na Zona Oeste de Natal; drogas avaliadas em R$ 300 mil são apreendidas

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) a “Operação UT Secure”, que resultou na prisão de quatro homens supostamente envolvidos na morte de Ítalo Coelho dos Santos, de 29 anos, em um lava-jato no bairro do Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal, no dia 19 de junho de 2023. Com um dos alvos, foram localizados diversos tipos de entorpecentes avaliados em quase R$ 300 mil.

Ao todo, foram expedidos seis mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, que foram cumpridos em Natal, nos bairros do Alecrim, Felipe Camarão, Bom Pastor, Dix-Sept Rosado, e em Parnamirim, nos bairros de Nova Parnamirim e Emaús.

Na operação, foram presos:
  • Clemielson Mendes Ferreira da Silva, de 24 anos, no bairro do Alecrim;
  • Leandro Jales Costa de Oliveira, de 31 anos, no bairro de Dix-Sept Rosado;
  • Paulo Barbosa Roque, de 50 anos, dono do lava-jato, no bairro do Bom Pastor;
  • Enriq Marques Valdomiro dos Santos, de 27 anos, no bairro Dix-Sept Rosado.
Seguem foragidos mais dois envolvidos no crime. São eles:
  • Claudio Henrique Rodrigues Pedrosa, de 33 anos, que atuou como motorista na ação;
  • Alan Marcos Zico Fonseca da Silva, de 34 anos, que é apontado como mandante do homicídio.
Na posse de Leandro Jales Costa de Oliveira, que teria dado apoio logístico ao grupo criminoso no homicídio, uma grande quantidade de drogas, avaliadas em mais de R$ 300 mil, mais R$ 2,5 mil em dinheiro fracionado, apetrechos para o tráfico de drogas e um veículo com sinal de adulteração foram apreendidos.

No segundo endereço de Enriq Marques Valdomiro dos Santos, foi apreendido também um revólver calibre 38.

UT Secure, nome da operação, significa assegurar, pois o crime foi planejado por uma organização criminosa.
O crime

Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 16h30, na travessa Manoel Miranda. A vítima, um homem com tornozeleira eletrônica, havia ido ao lava jato para pegar o seu carro, que estava em serviços de limpeza no estabelecimento. Antes de entrar no local, ele foi surpreendido por dois homens encapuzados, que chegaram e logo efetuaram vários disparos contra ele.

Ainda de acordo com a PM, os disparos atingiram várias regiões do corpo da vítima, entre elas, a cabeça e a barriga. Após o crime, os criminosos fugiram do local e a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência.

*98 FM de Natal

Conselho da Ufersa decide pedir ao MEC destituição de reitora que teve título de doutorado cassado por plágio

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), sediada em Mossoró, no Oeste potiguar, decidiu encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) um ofício solicitando a destituição da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira do cargo de reitora da instituição.

O pedido é que a destituição ocorra pela anulação ou revogação do decreto que nomeou a reitora em 21 de agosto de 2020. A medida foi adotada após a professora Ludimilla ter o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por plágio na tese apresentada em 2011.

A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (31) durante reunião extraordinária convocada para apreciar o relatório expedido por uma comissão instituída para elaborar um parecer sobre o assunto.

Os conselheiros também definiram que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas identifique o professor doutor mais antigo no quadro da Universidade. Caso seja acatada a solicitação remetida ao MEC, esse deverá assumir na condição de Reitor pro tempore (temporário), com a incumbência de, no prazo de 60 dias, organizar uma nova lista tríplice para definição de novo reitor.

A reitora Ludimilla se pronunciou sobre a decisão e disse que segue no cargo, por enquanto.

“O caso está judicializado. A reitora permanece reitora e só sai do cargo quando a última palavra for dada. Essa história está muito longo de chegar ao ponto final. Seguiremos trabalhando por uma só Ufersa, contem com nosso apoio, contem com nosso zelo, contem com nossa dedicação. A última palavra vem de Deus”, declarou.

*Fonte: G1 RN

TIBAU DO SUL-RN: Incêndio atinge hostel na praia de Pipa

Um incêndio atingiu um hotel localizado na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, no início da tarde desta segunda-feira (31). Ninguém ficou ferido.
O incidente teve início por volta das 13h no primeiro andar do Samo Zicatela Beach Hostel, um estabelecimento de aluguel de quartos compartilhados. Com o auxílio de funcionários e moradores da região, o fogo foi controlado por volta das 14h40.
Acionado para atendimento no local, o Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria na área para tentar localizar focos que reascendessem as chamas. Apesar do fogo intenso, os danos foram apenas materiais. Ainda não se sabe o que teria motivado o incêndio.

*Do G1 RN

CONVITE DE CANTORIA NO SÍTIO BOA VISTA, SEVERIANO MELO!!!

Rosa Weber pede à PGR parecer sobre pedido para investigar Zé Trovão por ‘ameaça’ a Lula

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, encaminhou à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação sobre a conduta do deputado Marco Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, por supostas ‘manifestações de violência política e de intolerância democrática’ contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A solicitação foi feita pelo deputado Zeca Dirceu, que solicita investigação sobre supostos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e violência arbitrária.

O envio de representações à PGR é um procedimento de praxe no STF. Cabe ao Ministério Público Federal opinar sobre a deflagração de investigações. No caso em questão, o parecer deve ser elaborado pela Procuradoria-Geral da República em razão de envolver um deputado, que tem foro por prerrogativa de função.

Assim, o órgão chefiado por Augusto Aras deverá analisar as declarações de Zé Trovão em vídeo gravado no dia 21 de julho. Nele, o deputado afirma: “Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! Você é um bandido, um ladrão! Descondenado, que a justiça nesse Brasil que não vale nada te deu salvo conduto pra você sentar numa cadeira presidencial hoje. Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão”.

Zé Trovão se tornou um personagem conhecido em meio aos atos antidemocráticos do 7 de Setembro de 2021. Ele chegou a tomar posse usando tornozeleira eletrônica, em razão de restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes no bojo da investigação. Antes, ele chegou a passar meses foragido e acabou preso, mas depois colocado em regime domiciliar.

*98 FM de Natal

Ministro da Educação virá ao RN para anunciar ações de fortalecimento do ensino e aprendizagem

O ministro da Educação, Camilo Santana, virá ao Rio Grande do Norte (RN) para anunciar ações no fortalecimento da educação no Estado, especialmente na melhoria das condições de ensino e aprendizagem para os estudantes. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta segunda-feira (31), logo após agenda com o gestor em Brasília/DF.

“Na segunda quinzena de agosto, o ministro estará cumprindo agenda em Natal. Vamos fazer um grande ato para oficializar no Rio Grande do Norte o programa Criança Alfabetizada, o novo programa da política de democratização do ensino integral e a repactuação de obras”, afirmou a chefe do executivo estadual.

Ao lado da governadora, o ministro Camilo Santana reforçou o compromisso assumido na audiência. “Vamos ao Rio Grande do Norte fazer esse anúncio, esse ato junto com os prefeitos e prefeitas, para lançar três importantes programas. Um é a retomada de todas as obras que estavam paralisadas ou inacabadas. O outro é a Escola em Tempo Integral, talvez um dos mais importantes para o país, que o Ministério está coordenando, mas que é fundamental a liderança da governadora, dos Estados. E também vamos oficializar no compromisso com a Criança Alfabetizada”.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, busca garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia.

Já a criação do Programa Escola em Tempo Integral representa uma retomada da política nacional para ampliação de matrículas no ensino em tempo integral. A nova legislação, sancionada hoje pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, regulamenta o repasse de recursos e de assistência técnica da União para estados, Distrito Federal e municípios. A iniciativa é destinada a ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, que prevê uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas semanais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 4 bilhões no programa, que tem a meta de criar, até o ano de 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo 1 milhão de novas matrículas logo na primeira etapa.

Na audiência em Brasília, a governadora esteve acompanhada da secretária estadual de Educação, Socorro Batista, que destacou a importância também da pauta de retomada das obras, algumas paralisadas há mais de dez anos, e do esforço que o governo fará para envolver os gestores municipais de todo o Estado.

“Todos os prefeitos e prefeitas serão convidados, até porque todos esses municípios têm algum tipo de obra paralisada e o governo federal assumiu o compromisso de retomar essas obras para que possamos dar melhores condições de ensino e aprendizagem aos nossos alunos”, pontuou a secretária.

Socorro destacou também a pauta da reposição dos ônibus escolares que foram destruídos em ações criminosas durante o mês de março deste ano. “O ministro se comprometeu de que até novembro nós teremos os ônibus de volta para os municípios que foram afetados naquele momento difícil”.

A aquisição dos ônibus integra o Programa Caminho da Escola, criado em 2007, que visa assegurar o acesso e a permanência dos estudantes de escolas públicas, prioritariamente residentes em áreas rurais e ribeirinhas. O programa oferece veículos adaptados para o tráfego nessas regiões, visando a segurança e qualidade do transporte escolar para a participação em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar.

Além dos já citados, participaram da audiência a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; o secretário executivo adjunto do MEC, Leonardo Barchini; o secretário de Educação Profissional do MEC, Getúlio Marques; a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt e o assessor especial de assuntos parlamentares e federativos do MEC, Leo de Brito, e a assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação do RN, Catarine César de Araújo.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

Não interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado.
Consulte sua consciência e não dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.
O caminho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma.
A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis.
Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama.