Pesquisar este blog

30 maio 2023

GESTÃO DE ALAN TEM CAUSADO DANOS À SOCIEDADE APODIENSE

Alan prefeito do Apodi -RN, em seu tempo administrativo, tem causado danos colossais, grandes, proeminentes, salientes, protuberantes, sobressalentes, vultosos, fartos, avantajados, enormes, gigantescos, descomunais, monstruosos, gigantes, corpulentos, volumosos, gordos, graúdos, altos, avultados, a sociedade por ele gerida.

Uma praça da juventude construída em uma localidade sem JOVENS, sem adultos, sem idosos..., Ou seja sem civilização, uma vez que sua localidade é desprovida de habilitação humana, sem moradias ou qualquer outro tipo de contato civilizatório.

Uma feira livre que não é frequentada por ninguém, sequer os comerciantes.
Feira livre? Uma construção pública em que a calçada é construída impossibilitando o acesso da população, em razão da sua gigantesca altura e o pior, o acesso aos barraqueiros ficou reduzido a duas vias apenas.

Como é público se até os comerciantes abandonaram devido a quase, impossibilidade de acesso, tamanho reduzido ao ponto de não servir pra nada?

Uma reforma no açougue público que, pelo tempo, já dava pra fazer a transposição do rio são Francisco.

Sem contar que o projeto causou danos ao erário publico, pois iniciadas as obras, destruíram o pouco que fizeram, para refazer um pouco maior os box.

Um cemitério que, além da demora, vai gastar mais do que para fazer uma maternidade, pois o que foi feito a água levou.

Graças a Deus que não tinha corpos sepultados se não tinha sido um filme de terror "cemitério maldito".

Comprovadamente o que foi construído no cemitério a água da chuva levou.
Fechou uma maternidade por capricho, pois o repasse que a prefeitura fazia era a principal renda financeira da instituição, coisa que todos os prefeitos fizeram.

Comprovadamente, um tanto de irresponsabilidade, incompetência, imprudência e o pior, comprovante comete crime de irresponsabilidade pública ao fechar o matadouro público.
Pois a prefeitura, na pessoa de Alan "prefeito" foi notificado judicialmente, há anos, da obrigatoriedades dele quanto a manutenção do Matadouro.

No prazo, não foi feito nada e o pior, gastou quatro milhões em um carnaval, sabendo que tinha obrigação de manter o matadouro público.

Texto: Dr. Roberval Fonseca

Filha agride o próprio pai enquanto dá comida na boca ao idoso; Vídeo

Nesta terça-feira (30) começou a circular no Twitter um vídeo com cenas lamentáveis, em que uma mulher aparece maltratando um idoso que está em uma cadeira de rodas e que, supostamente, seria seu próprio pai.

Na gravação que dura cerca de 45 segundos, a mulher está alimentando o homem, mas perde a paciência e começa a ser violenta. Ela empurra seu pescoço, coloca a colher em sua boca de maneira brusca e chega a dar socos em sua cabeça.

Os internautas se revoltaram com a atitude da jovem que não foi identificada. “Meu Deus! Isso partiu meu coração. Isso não se faz com ninguém e se ela for filha dele, pior ainda. Lamentável”, escreveu um. “Meu pai não foi a melhor pessoa do mundo pra mim, mas nunca trataria ele assim, isso aí é muita maldade”, disse outro.

VÍDEO https://twitter.com/siteptbr/status/1663560167408177152?s=20

Vale lembrar que a violência contra o idoso é definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

Além disso, em março deste ano, o Estatuto do idoso – Lei nº 10.741/2013, passou a prever a pena para quem cometer discriminação contra a pessoa idosa um a dois anos de reclusão e multa. Deixando de ser apenas seis meses a um ano e multa.

*Jair Sampaio

SERRA DO MEL-RN: HOMEM É RAPTADO NO VALE DO AÇU E EXECUTADO NA VILA TOCANTINS

Nesta terça feira, 30 de maio de 2023, a polícia militar do destacamento da cidade de Serra do Mel foi acionada com a informação de que um homem teria sido encontrado crivado de bala nas proximidades da Vila Tocantins, entre as cidade de Serra do Mel e Porto do Mangue, no interior do Rio Grande do Norte.
A vila Tocantis fica entre Serra do Melo e Porto do Mangue.
Segundo informações, a vítima conhecida por “Possidônio” teria sido levada por elementos da cidade de Pendencias, no vale do Açu e executado no local acima citado. A vítima estava próxima a praça Levani, quando foi abordado por elementos que chegaram, se identificaram como sendo Polícia e em seguida colocaram em um veículo.
As circunstâncias que levaram ao sequestro e assassinato do homem ainda são desconhecidas, mas equipes da Polícia Civil e do ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia) estão se deslocando para a área a fim de conduzir as investigações e realizar os procedimentos periciais necessários.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: DOIS NOVOS VEREADORES SÃO EMPOSSADOS

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró deu posse aos vereadores diplomados Tony Cabelos (Progressistas) e Ozaniel Mesquita (União) nesta terça feira 30 de maio em sessão ordinária que aconteceu às 09h00min no Poder Legislativo.
A Câmara Municipal cumpre decisão da Justiça Eleitoral, que notificou a Casa, na última sexta-feira (26), sobre a diplomação dos dois vereadores, em decorrência da cassação dos mandatos de Lamarque Oliveira (PSC) e de Naldo Feitosa (PSC), determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No mês de maio em curso, a Câmara Municipal de Mossoró ganhou três novos parlamentares, em virtude de cassações por fraudes no sistema de cotas femininas, nas eleições de 2020. No dia 17 de maio, Adjailson Fernandes Valdeger conhecido como Marrom Lanches, do partido Democracia Cristã (DC), passou a ocupar a cadeira que, anteriormente, pertencia à vereadora Larissa Rosado (PSDB), também cassada pelo TSE.

JUCURUTU-RN: Luto e muita tristeza; Comerciante baleado na cabeça por cliente armado morre no hospital em Natal

Jucurutu de Luto. A família do jovem RAILTON XAVIER confirmou na tarde desta terça feira o seu falecimento ocorrido no fim da manhã de hoje no hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O jovem foi baleado na cabeça no último final de semana por um cliente com larga ficha criminal e pelo menos 13 anos de cadeia no currículo.

De acordo com relatos obtidos com exclusividade pelo blog Jair Sampaio, há duas versões para este crime: a primeira versão diz que o bandido teria ficado insatisfeito com a demora na entrega de um lanche, no entanto existe uma outra linha que aponta uma suposta discussão entre a vítima e o acusado apelidado de Luizinho da Usina.

A discussão, segundo testemunhas, teria ocorrido porque LUIZINHO DA USINA estava quebrando objetos do quiosque do qual Railton Xavier era o proprietário, logo o acusado se afastou do local e quando voltou foi com uma arma de fogo em punho, atirando contra a cabeça do empresário, que logo foi socorrido para Caicó e depois para Natal.

A cidade está abalada com a triste notícia da morte do jovem.

*Jair Sampaio

Brasil teve a 10ª melhor taxa de crescimento do G20 na pandemia

A taxa acumulada de crescimento do Brasil de 2020, 2021 e 2022 foi de 4,5%, a 10ª maior do G20 durante o período de pandemia de covid-19. O mundo cresceu 6,8% no mesmo período.
O Poder360 fez o levantamento com base em dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A alta do PIB (Produto Interno Bruto) mundial foi puxado principalmente pela China, a 2ª maior economia do mundo. O país asiático teve crescimento acumulado de 14,2% de 2020 a 2022.
O país mais rico do mundo, os Estados Unidos, também cresceu mais que o Brasil. A taxa acumulada nos 3 anos foi de 5,1%.
O Brasil teve um desempenho melhor que nações europeias, como a Itália (1%), a França (0,9%), Rússia (0,7%), a Alemanha (0,6%), Reino Unido (-0,4%) e Espanha (-1,3%).

*Jair Sampaio

Secretária de Educação de Fátima bate boca com ex-secretária de Robinson pelas redes sociais sobre falta de professores

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, bateu boca na noite desta segunda-feira (29) com a ex-secretária Cláudia Santa Rosa pelas redes sociais.

Tudo começou com um vídeo de Santa Rosa. Na publicação, a secretária de Educação do Governo Robinson Faria reclamava, mais uma vez, da falta de professores nas escolas da rede estadual. Há vários meses ela vem chamando atenção para o assunto.

Socorro Batista resolveu responder à crítica. “Se a senhora assumir a sala de aula para a qual foi concursada, o problema estará resolvido. A senhora faz o quê na escola que não assume uma sala de aula?”, alfinetou a secretária do Governo Fátima Bezerra, nos comentários.

A discussão, então, começou. “Não vou lhe responder à altura porque compreendo o seu desespero pelo acúmulo de problemas, mas o comentário de Vossa Excelência revela a dificuldade que o Governo enfrenta de garantir eficiência nos serviços básicos. No aguardo das providências, senhora secretária!”, escreveu Santa Rosa, na sequência.

A secretária atual insistiu nas cobranças, até que Santa Rosa respondeu que é coordenadora pedagógica na escola onde trabalha: a Escola Estadual Doutor Manoel Dantas, no bairro do Tirol, em Natal.

“Nunca vi tanto desserviço. Não pense que me intimida com esse tipo de comentário. Não me curvo à pedagogia do chicote que pensei ter ficado no passado. Encerro essa conversa por aqui. Fiz um vídeo elegante, mas a senhora deseja provocar e o meu estilo é outro. Lamento pelo RN”, emendou a ex-secretária.

Socorro rebateu, mais uma vez: “Ex-secretária, eu estou exatamente querendo isso. Que os concursados para a sala de aula exerçam a docência. Deixem a coordenação pedagógica para os especialistas. Me ajude, ex-secretária. Comece pelo exemplo, pois bravata não leva ninguém a lugar nenhum”.

“Mas se a senhora é tão preocupada, assim como eu com a falta de professores, por que não assume a função para a qual foi aprovada em concurso? É simples! Resolveria o problema da escola e daria demonstração de que realmente se preocupa com a sala de aula”, pontuou Socorro.

A discussão continuou, até que Santa Rosa tentou dar fim ao bate-boca. “Sua gestão é pífia, mas eu ainda estava lhe conferindo carência pelos poucos meses no cargo, mesmo sendo um governo reeleito. Agora, depois dos seus comentários, a gestão da Educação do RN se apequenou por completo, diante dos seus comentários. Que nível! Passe bem”.

*98 FM de Natal

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

RN tem aumento de 23,4% nos registros de casos de estupro de vulnerável em 2023

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 23,4% no número de casos registrados de estupro de vulnerável – praticado contra crianças e adolescentes de até 14 anos – nos cinco primeiros meses deste ano.

Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) a pedido da reportagem da Inter TV Cabugi.

Ao todo, até o dia 23 de maio deste ano, o RN teve 295 ocorrências de estupro de vulnerável registradas pela Sesed. Esse número representa quase dois casos por dia no estado. Entre janeiro e maio (o mês inteiro) de 2022, foram 239.
O mês com mais ocorrências em 2023 foi o de janeiro, com 77 casos – o que já é um número maior do que qualquer mês desde 2022.

Em todo o ano de 2022, inclusive, o Rio Grande do Norte registrou 653 casos de estupro de vulnerável, de acordo com a Sesed.

Mais delegacias e novas leis

Para a diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade da Polícia Civil, a delegada Paoulla Maués, o aumento ocorre, entre outros motivos, pelo maior número de delegacias especializadas na Proteção da Criança e do Adolescente.

“Criamos uma [delegacia especializada] em Mossoró e uma em Parnamirim, que não tinham no ano passado. Então é natural que o número de registros aumente, porque a própria população passa a dar uma maior credibilidade numa delegacia especializada, sabendo que vai ter aquele atendimento qualificado e se encorajam para fazer o registro”, explicou.

Apenas as Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA) de Natal, Parnamirim e Mossoró, instauraram 144 procedimentos policiais neste ano – sendo 114 inquéritos policiais e 30 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Ao total, foram 15 prisões entre todas as DPCAs.

O outro fato, segundo Maués, é a mudança nas leis, que criaram, em algumas situações, “o dever de comunicação” à polícia.

“Por exemplo, uma lei do ano passado determinou que hospitais públicos e privados notificassem sempre que ocorrer ou tiver indicios de violência contra a mulher, contra a criança e adolescente. Então havendo esse tipo de indício de violência nesse publico, eles tem o dever de comunicar”, disse

*Do G1 RN

Styvenson assegura emenda para a Liga Mossoroense contra o Câncer

Em agenda em Mossoró neste domingo (28), o senador Styvenson Valentim (Podemos) assegurou recursos, em emenda de bancada, para a construção de uma unidade do hospital da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

A construção será no terreno onde funcionava o Hospital Duarte Filho (demolido), na praça Cônego Estevão Dantas (Praça dos Hospitais).

Styvenson Valentim anunciou recursos para a obra, em reunião com a diretoria da LMECC, na tarde deste domingo, na Casa de Saúde Santa Luzia. Ao receber o projeto, o senador garantiu verba federal para a obra já em 2023, na sua cota de emenda de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU). Ele estava acompanhado do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).

O novo hospital – em sede própria (a Casa de Saúde Santa Luzia é alugada) – será construído em módulos. O primeiro módulo (ambulatório e setor de diagnóstico por imagem) está orçado em R$ 24 milhões.

A unidade ampliará a assistência contra o câncer já oferecido no Liga pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também ofertará novos serviços, como ressonância magnética pelo SUS na área de oncologia. A expectativa é que, com o novo hospital em pleno funcionamento, a LMECC eleve os 98.321 atendimentos de 2022 para cerca de 200 mil.

Novo hospital

O hospital da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) terá 120 leitos, para pacientes adulto e infantil. Compreenderá área de mais de oito mil metros quadrados e será uma unidade de referência no tratamento contra o câncer no interior do Rio Grande do Norte.

O prazo de conclusão é 14 meses, a contar da data de início dos trabalhos no canteiro de obra.

Ele se somará ao complexo da LMECC, que dispõe do Hospital da Solidariedade (Unidade Sr. Neuzo) e do Hospital Santa Luzia.

Existente há 22 anos, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) aplica mais de 18.000 quimioterapias por ano. Concentra 23% de todo o tratamento de oncologia / quimioterapia do Rio Grande do Norte.

Ademais, é a segunda instituição que mais realiza cirurgias oncológicas no Estado e o principal equipamento de saúde para tratamento de oncologia no Oeste potiguar, ao permitir assistência de qualidade a todos, sobretudo os mais carentes.

*Saulo Vale

IFRN CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS SUBSEQUENTES ATÉ O DIA 4 DE JUNHO

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) publicou o Edital nº 24/2023, que rege o processo seletivo para cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, destinados a quem já concluiu o ensino médio. O ingresso é para o semestre letivo 2023.2
Segundo o Edital, são 1044 vagas em cursos técnicos, ofertadas por doze campi do IFRN. A seleção para o processo seletivo será realizada através de provas de Língua portuguesa, Matemática e uma Produção Textual.

Inscrições
As inscrições têm início às 14h do dia 5 de maio de 2023 e vão até as 23h59 do dia 4 de junho. A ação deve ser feita de forma on-line, na Área do Candidato, no sítio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que está realizando o processo seletivo. O período de isenção da inscrição, no valor de R$ 30, vai de 5 a 21 deste mês.