Com Chapa única, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista do Rio Grande do Norte elegeu e deu posse na manhã da terça-feira 25 de outubro a nova diretoria da entidade para o triênio de 2023/2025, com início do mandado marcado para 1º de janeiro.
A nova gestão tem à frente os empresários José Maria da Silva de Apodi como presidente e como vice-presidentes os empresários Afrânio Miranda de Natal, Stênio Max de Mossoró, Anderson Elias de currais Novos e José Lucena Natal.
José Maria é empresário do ramo Água Mineral e farmácias no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte . Foi presidente da CDL Apodi e ocupava o cargo de vice-presidente da FCDL RN na gestão do empresário Afrânio Miranda.
O envolvimento com o movimento lojista brasileiro e a contribuição com o setor de comércio e serviços vem de longa data. Há mais 30 anos é associado da CDL Apodi, atuando como diretor da entidade, fundando CDLs e fomentando o associativo empresarial no RN.
José Maria assume a Federação com o propósito de trabalhar as potencialidades dos municípios e regiões do Estado como ferramenta de desenvolvimento sócio econômico. “Temos um grande potencial econômico que precisa ser trabalhado, desenvolvido e visto como diferencial. Precisamos enxergar no comércio e nas pessoas que o fazem, o caminho para transformar a economia e gerar empregos. Precisamos entender que somos, enquanto lideres empresariais e presidentes das CDLs e FCDL RN, os responsáveis por realizar essa transformação. Todos podemos contribuir, somar esforços e juntos vencermos as dificuldades do dia a dia”, afirmou o presidente eleito.
Lideranças empresariais de várias regiões do Estado participaram das solenidades. Assim como parceiros da FCDL RN, dentre eles, o presidente da CDL Natal José Lucena, a vice-presidente da CDL Natal, Maria Luisa Fontes; o presidente da CDL Jovem Natal Saulo Medeiros. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN Itamar Manso Maciel Júnior; o assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae Eduardo Viana; o diretor técnico do Sebrae João Helio Costa da Cunha Cavalcanti Junior; o superintendente do Sebrae/RN José Ferreira de Melo Neto, o diretor técnico do Sebrae , Marcelo Toscano; o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; o superintendente do BNB Thiago Dantas e Silva; o secretário estadual da SEDEC, Sílvio Torquato Fernandes, o deputado estadual eleito Nelton Diogenes, e o vice-presidente CDL Apodi Patrício Gomes de Oliveira.
Pesquisar este blog
26 outubro 2022
Genial/Quaest: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos para o 2º turno das eleições presidenciais, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (26.out.2022). O petista aparece à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), com 47%.
O resultado em votos válidos inclui só as intenções atribuídas a um candidato, excluindo-se os votos em branco e nulos.
Em votos totais, o ex-presidente aparece com 48%, enquanto o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição tem 42%. Eleitores indecisos são 5%, e 5% manifestaram a intenção de votar em branco ou anular.
Em relação ao levantamento anterior, petista manteve sua vantagem de 6 pontos percentuais a frente de Bolsonaro.
O levantamento entrevistou 2.000 eleitores de 23 a 25 de outubro e 2022 e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00470/2022, custou R$ 112.865,23 e foi pago pelo Banco Genial. Eis a íntegra do levantamento (6 MB).
PODERDATA
Pesquisa PoderData realizada com 5.000 eleitores de 23 a 25 de outubro mostra o mesmo resultado na corrida presidencial em votos válidos. Lula tem 53% ante 47% de Bolsonaro. Não há empate técnico, pois a pesquisa tem 1,5 ponto percentual de margem de erro.
Quando se considera a totalidade dos votos, Lula aparece com 49% contra 44% de Bolsonaro. São 5% os que dizem pretender votar em branco ou anular o voto e 2% os que não sabem.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 unidades da Federação de 23 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-01159/2022. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura.
DIFERENÇAS NAS PESQUISAS
Esta eleição presidencial está sendo desafiadora para as empresas que fazem pesquisa. Há muitos resultados indicando sinais divergentes. Ficou difícil saber qual é a tendência real deste momento.
É importante dizer que todas as pesquisas estão certas, cada uma dentro da metodologia que escolhe. Cada sistema pode ter vantagens e desvantagens, a depender da conjuntura que pretendem apurar.
Em 2018, por exemplo, havia muito “voto envergonhado” em Jair Bolsonaro. Alguns levantamentos presenciais tinham dificuldade de captar esse tipo de preferência. Já as pesquisas por telefone davam mais conforto para parte dos eleitores que optavam pelo então candidato a presidente pelo PSL (hoje, Bolsonaro está no PL).
Ainda não está claro o impacto que cada metodologia tem na coleta de dados. Mas já se sabe que pesquisas presenciais tendem a ter um resultado apontando uma liderança mais folgada de Lula. E pesquisas por telefone (sobretudo as automatizadas e neutras, com uma gravação fazendo as perguntas, como o PoderData) tendem a mostrar uma disputa mais apertada.
Nos Estados Unidos, há décadas não se usa pesquisa presencial para aferir intenção de voto em nível nacional. O ambiente polarizado ao extremo prejudica a coleta dos dados quando o entrevistador e o entrevistado ficam frente a frente.
Em suma, é importante registrar que não se trata de haver erro em uma ou outra pesquisa. São metodologias diferentes. No final desta campanha será possível saber qual terá sido o sistema mais apropriado para apontar tendências no atual momento político brasileiro.
AS EMPRESAS DE PESQUISAS
Várias empresas de pesquisa no Brasil se autodenominam, “institutos”, o que pode passar a ideia de que são entidades filantrópicas ou ligadas a alguma instituição de ensino. Na realidade, todas são empresas privadas com fins de lucro. O que as diferencia, em alguns casos, é a carteira de clientes que têm e as regras para aceitar determinados contratos.
O PoderData, por exemplo, só faz pesquisas para a iniciativa privada (incluindo os estudos encomendados pelo jornal digital Poder360) e não aceita contratos de órgãos de governo, políticos, candidatos ou partidos.
O Datafolha se autodenomina “instituto” e é uma empresa comercial do grupo dono da Folha de S.Paulo, UOL e do banco PagBank. Não trabalha para partidos nem para políticos, mas aceita realizar pesquisas para órgãos de governos.
O Ipec (Inteligência e Pesquisa em Consultoria) é formado por executivos do antigo Ibope (que encerrou atividades em janeiro de 2021). Trata-se de uma empresa comercial que, como fazia o Ibope, manteve vários contratos com o Grupo Globo, com suas pesquisas sendo divulgadas nos telejornais da emissora. O Ipec não tem restrições para aceitar contratos com governos, partidos ou políticos. O comando é da estatística Márcia Cavallari, que fez carreira no Ibope e hoje é a CEO do Ipec.
As demais empresas de pesquisas não têm nenhum tipo de restrição sobre trabalhar para partidos, políticos ou governos.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.
O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.
O resultado em votos válidos inclui só as intenções atribuídas a um candidato, excluindo-se os votos em branco e nulos.
Em votos totais, o ex-presidente aparece com 48%, enquanto o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição tem 42%. Eleitores indecisos são 5%, e 5% manifestaram a intenção de votar em branco ou anular.
Em relação ao levantamento anterior, petista manteve sua vantagem de 6 pontos percentuais a frente de Bolsonaro.
O levantamento entrevistou 2.000 eleitores de 23 a 25 de outubro e 2022 e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00470/2022, custou R$ 112.865,23 e foi pago pelo Banco Genial. Eis a íntegra do levantamento (6 MB).
PODERDATA
Pesquisa PoderData realizada com 5.000 eleitores de 23 a 25 de outubro mostra o mesmo resultado na corrida presidencial em votos válidos. Lula tem 53% ante 47% de Bolsonaro. Não há empate técnico, pois a pesquisa tem 1,5 ponto percentual de margem de erro.
Quando se considera a totalidade dos votos, Lula aparece com 49% contra 44% de Bolsonaro. São 5% os que dizem pretender votar em branco ou anular o voto e 2% os que não sabem.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 unidades da Federação de 23 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-01159/2022. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura.
DIFERENÇAS NAS PESQUISAS
Esta eleição presidencial está sendo desafiadora para as empresas que fazem pesquisa. Há muitos resultados indicando sinais divergentes. Ficou difícil saber qual é a tendência real deste momento.
É importante dizer que todas as pesquisas estão certas, cada uma dentro da metodologia que escolhe. Cada sistema pode ter vantagens e desvantagens, a depender da conjuntura que pretendem apurar.
Em 2018, por exemplo, havia muito “voto envergonhado” em Jair Bolsonaro. Alguns levantamentos presenciais tinham dificuldade de captar esse tipo de preferência. Já as pesquisas por telefone davam mais conforto para parte dos eleitores que optavam pelo então candidato a presidente pelo PSL (hoje, Bolsonaro está no PL).
Ainda não está claro o impacto que cada metodologia tem na coleta de dados. Mas já se sabe que pesquisas presenciais tendem a ter um resultado apontando uma liderança mais folgada de Lula. E pesquisas por telefone (sobretudo as automatizadas e neutras, com uma gravação fazendo as perguntas, como o PoderData) tendem a mostrar uma disputa mais apertada.
Nos Estados Unidos, há décadas não se usa pesquisa presencial para aferir intenção de voto em nível nacional. O ambiente polarizado ao extremo prejudica a coleta dos dados quando o entrevistador e o entrevistado ficam frente a frente.
Em suma, é importante registrar que não se trata de haver erro em uma ou outra pesquisa. São metodologias diferentes. No final desta campanha será possível saber qual terá sido o sistema mais apropriado para apontar tendências no atual momento político brasileiro.
AS EMPRESAS DE PESQUISAS
Várias empresas de pesquisa no Brasil se autodenominam, “institutos”, o que pode passar a ideia de que são entidades filantrópicas ou ligadas a alguma instituição de ensino. Na realidade, todas são empresas privadas com fins de lucro. O que as diferencia, em alguns casos, é a carteira de clientes que têm e as regras para aceitar determinados contratos.
O PoderData, por exemplo, só faz pesquisas para a iniciativa privada (incluindo os estudos encomendados pelo jornal digital Poder360) e não aceita contratos de órgãos de governo, políticos, candidatos ou partidos.
O Datafolha se autodenomina “instituto” e é uma empresa comercial do grupo dono da Folha de S.Paulo, UOL e do banco PagBank. Não trabalha para partidos nem para políticos, mas aceita realizar pesquisas para órgãos de governos.
O Ipec (Inteligência e Pesquisa em Consultoria) é formado por executivos do antigo Ibope (que encerrou atividades em janeiro de 2021). Trata-se de uma empresa comercial que, como fazia o Ibope, manteve vários contratos com o Grupo Globo, com suas pesquisas sendo divulgadas nos telejornais da emissora. O Ipec não tem restrições para aceitar contratos com governos, partidos ou políticos. O comando é da estatística Márcia Cavallari, que fez carreira no Ibope e hoje é a CEO do Ipec.
As demais empresas de pesquisas não têm nenhum tipo de restrição sobre trabalhar para partidos, políticos ou governos.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.
O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.
*Fonte: Poder360
TSE EXONERA SERVIDOR RESPONSÁVEL POR INSERÇÕES DA PROPAGANDA ELEITORAL
Em meio à denúncia da campanha de Jair Bolsonaro sobre ter sido prejudicado em inserções nas rádios, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu exonerar o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência.
Machado exercia a função de Coordenador do Pool de Emissoras, sendo o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV.
O Antagonista questionou a assessoria de imprensa do tribunal, mas ainda não houve manifestação.
Machado exercia a função de Coordenador do Pool de Emissoras, sendo o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV.
O Antagonista questionou a assessoria de imprensa do tribunal, mas ainda não houve manifestação.
*BG
CAMPO GRANDE-RN: POLÍCIA CIVIL CUMPRE 9 MANDADOS DE COMBATE AO ROUBO DE RESIDEÊNCIAS
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da 72ª Delegacia de Polícia (DP de Campo Grande), deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação “Volantis”, com o objetivo de combater o crime de roubo em residências naquele município.
Ao longo das diligências, foram cumpridos 09 mandados de busca e apreensão. O resultado da operação será divulgado no decorrer do dia.*Jair Sampaio
MOSSORÓ-RN: Adolescente de 16 anos é apreendido como suspeito pela morte de dono de ponto de açai
Um adolescente de 16 anos foi apreendido como suspeito pela morte do dono de um ponto de açai na última sexta-feira (21) em Mossoró, no Oeste potiguar.
O rapaz foi detido pela Polícia Civil no fim da manhã de terça-feira (25). Segundo o delegado Rafael Arraes, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele confessou o crime.
A polícia trata o caso como um latrocínio, que é o roubo com resultado em morte.
Durante a abordagem ao adolescente, os policiais ainda detiveram o irmão dele, também menor de idade, e um homem. Armas longas, drogas e a moto da vítima do latrocínio foram encontradas. No entanto, segundo os investigadores, os dois não teriam relação com o latrocínio.
O rapaz foi detido pela Polícia Civil no fim da manhã de terça-feira (25). Segundo o delegado Rafael Arraes, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele confessou o crime.
A polícia trata o caso como um latrocínio, que é o roubo com resultado em morte.
Durante a abordagem ao adolescente, os policiais ainda detiveram o irmão dele, também menor de idade, e um homem. Armas longas, drogas e a moto da vítima do latrocínio foram encontradas. No entanto, segundo os investigadores, os dois não teriam relação com o latrocínio.
*Do G1 RN
Feira de Ciências do Colégio Porto vai discutir avanços na sociedade nos últimos 200 anos
Foto: Divulgação (Professor Roberto Oliveira, coordenador da feira, com alunos do Colégio Porto)
Incentivar e proporcionar o protagonismo dos estudantes por meio do fomento à prática científica e da pesquisa. É com esse objetivo que o Colégio Porto, em Natal, realiza a Scientia – 1ª Feira de Ciências da Natureza e Matemática, no dia 28 de outubro. O evento vai reunir estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio e terá como pilar norteador o Bicentenário da Independência do Brasil: o Homem, a Ciência, a tecnologia e suas implicações no espaço.
Pensando em promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, este tema sustentará os eixos que promoverão o diálogo entre os estudantes de todas as séries. “Os alunos, de forma orientada, tomarão conhecimento dos avanços das Ciências Naturais e da Matemática, que nortearam a vida da população brasileira do século XIX até os dias atuais, e as suas interferências no cotidiano”, explicou o professor Roberto Oliveira, um dos coordenadores do projeto.
Os eixos norteadores da Scientia para Ensino Fundamental Anos Finais serão: Uma viagem pelo espaço sideral: os avanços na tecnologia que permitiram ao homem conhecer mais sobre o Sistema Solar; Independência ou Morte! A lógica matemática no Brasil e o seu desenvolvimento nos últimos 200 anos; Sustentabilidade: a independência do Brasil e os impactos ambientais gerados após 200 anos. O que podemos fazer para reverter?; Tecnologia e inovação: os reflexos da tecnologia na sociedade brasileira; A química dos alimentos: acidez, adstringência, açúcares, gorduras e proteínas. Como os sabores e as moléculas químicas estão presentes no nosso metabolismo?
Para o Ensino Médio, os eixos são os seguintes: CSI Porto – Investigação criminal: o uso das ciências naturais na investigação forense, em um contexto interdisciplinar, aplicando a inovação na resolução de uma perícia criminal; Saúde Porto: Independência ou Morte? Contribuições na saúde pública no Brasil e suas políticas; Farmácia Porto: da sinergia dos chás à ação terapêutica das moléculas; Tecnologia Porto: 200 anos de avanços tecnológicos e suas aplicações no dia a dia; Sustentabilidade Porto: as mudanças do pensamento dos brasileiros em 200 anos de história.
Os estudantes também terão atividades paralelas, como a competição de invenção para desenvolver trabalhos inovadores e uma exposição com a formação de um pódio para os três primeiros lugares. Tem ainda a competição científica, com as equipes respondendo questões relacionadas à feira, como o jogo “passa ou repassa”, na etapa “torta na cara”.
“Através do fomento à prática científica e da pesquisa, os nossos alunos serão constantemente orientados para a construção do conhecimento e a análise de dados e informações como possíveis ferramentas para a resolução de situações problemas”, afirmou o professor.
Incentivar e proporcionar o protagonismo dos estudantes por meio do fomento à prática científica e da pesquisa. É com esse objetivo que o Colégio Porto, em Natal, realiza a Scientia – 1ª Feira de Ciências da Natureza e Matemática, no dia 28 de outubro. O evento vai reunir estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio e terá como pilar norteador o Bicentenário da Independência do Brasil: o Homem, a Ciência, a tecnologia e suas implicações no espaço.
Pensando em promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, este tema sustentará os eixos que promoverão o diálogo entre os estudantes de todas as séries. “Os alunos, de forma orientada, tomarão conhecimento dos avanços das Ciências Naturais e da Matemática, que nortearam a vida da população brasileira do século XIX até os dias atuais, e as suas interferências no cotidiano”, explicou o professor Roberto Oliveira, um dos coordenadores do projeto.
Os eixos norteadores da Scientia para Ensino Fundamental Anos Finais serão: Uma viagem pelo espaço sideral: os avanços na tecnologia que permitiram ao homem conhecer mais sobre o Sistema Solar; Independência ou Morte! A lógica matemática no Brasil e o seu desenvolvimento nos últimos 200 anos; Sustentabilidade: a independência do Brasil e os impactos ambientais gerados após 200 anos. O que podemos fazer para reverter?; Tecnologia e inovação: os reflexos da tecnologia na sociedade brasileira; A química dos alimentos: acidez, adstringência, açúcares, gorduras e proteínas. Como os sabores e as moléculas químicas estão presentes no nosso metabolismo?
Para o Ensino Médio, os eixos são os seguintes: CSI Porto – Investigação criminal: o uso das ciências naturais na investigação forense, em um contexto interdisciplinar, aplicando a inovação na resolução de uma perícia criminal; Saúde Porto: Independência ou Morte? Contribuições na saúde pública no Brasil e suas políticas; Farmácia Porto: da sinergia dos chás à ação terapêutica das moléculas; Tecnologia Porto: 200 anos de avanços tecnológicos e suas aplicações no dia a dia; Sustentabilidade Porto: as mudanças do pensamento dos brasileiros em 200 anos de história.
Os estudantes também terão atividades paralelas, como a competição de invenção para desenvolver trabalhos inovadores e uma exposição com a formação de um pódio para os três primeiros lugares. Tem ainda a competição científica, com as equipes respondendo questões relacionadas à feira, como o jogo “passa ou repassa”, na etapa “torta na cara”.
“Através do fomento à prática científica e da pesquisa, os nossos alunos serão constantemente orientados para a construção do conhecimento e a análise de dados e informações como possíveis ferramentas para a resolução de situações problemas”, afirmou o professor.
*BG
MINUTOS DE SABEDORIA!!!!
NÃO pare jamais de trabalhar para o bem!
Cada vez que paramos, nossa alma começa a ficar na rigidez cadavérica.
A alma inativa morre de tédio e cansaço.
Não deixe que seu espírito se enfraqueça na inação.
Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, de carinho no coração daqueles que o cercam na vida.
A alma inativa morre de tédio e cansaço.
Não deixe que seu espírito se enfraqueça na inação.
Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, de carinho no coração daqueles que o cercam na vida.
Assinar:
Postagens (Atom)