Pesquisar este blog

16 julho 2023

[VÍDEO] MÃE APODIENSE PRECISA DE NOSSA AJUDA

Pix para ajudar:
(84)9.9233- 6415
Larissa Carla Pinto Alves

@_larissa_mamae_atipica_

Larissa é a mãe da Yasmim Vitoria que tem 04 anos e foi diagnosticada com uma doença rara chamada " Niemann Pick tipo C", que neurodegenerativa e afeta os órgãos. Yasmin está com a respiração comprometida e precisa fazer exames em Fortaleza-CE, exames que só fazem particular, para que ela comece a usar um aparelho Cpap/bibap que vai ajudar na respiração.
POR FAVOR, doe a quantia que puder, não importa o valor, ou compartilhe o vídeo para chegar em mais pessoas que possam ajudar. 
Muito obrigado!

PATU-RN: GAROTA ESTÁ DESAPARECIDA E A FAMÍLIA PROCURA

BRASILEIRÃO 2023: PLACAR DA 15ª RODADA

CNN ESPORTES
A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro começou no sábado, 15 de julho de 2023. Aqui você confere os resultados.

Placar:
Sábado
América-MG x Vasco da Gama(Adiado)
Corinthians x Grêmio(Adiado)
Botafogo 2 x 0 Bragantino
Domingo
Cruzeiro 0 x 0 Coritiba
Fortaleza 0 x 1 Cuiabá
Fluminense 0 x 0 Flamengo
São Paulo 4 x 1 Santos
Athletico-PR 2 x 0 Bahia
Internacional 0 x 0 Palmeiras
Segunda-feira
Goiás x Atlético-MG

Confira quais cidades potiguares elegerão menos vereadores em 2024 e as que estão autorizadas a aumentar a quantidade de vagas

O Rio Grande do Norte tem 1.572 vereadores, mas com o novo quadro estabelecido pelo Censo 2022 esse número será alterado com a obrigatoriedade de se reduzir a quantidade de edis em sete cidades potiguares que mudaram de faixa com a população abaixo das estimativas anteriores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um levantamento da Folha de S. Paulo mostrou que erão 14 vereadores a menos no Rio Grande do Norte nas eleições ano que vem. Isso reduziria o número a 1.558.

Cidades que perdem vereadores:
Por outro lado, outras cinco cidades poderão elevar o número de vereadores até as vésperas das eleições de 2024. Poderão ser criadas até 13 novas vagas para no Estado. Se todas usarem o teto, o Rio Grande do Norte perderia apenas uma cadeira de vereador, ficando com 1.571.

Cidades que podem ganhar mais vereadores:
O levantamento da Folha de S. Paulo usando dados do IBGE cruzados com as faixas populacionais estabelecidas pela Constituição Federal prevê que 140 cidades brasileiras terão número de vereadores diminuídos, entre elas capitais como Porto Alegre e Recife. Mossoró é a maior cidade do interior a ter que fazer a mudança. A reportagem da Folha ouviu o presidente da Câmara Muncipal Lawrence Amorim (SD) que avisou que vai cumprir a constituição.

Outras 198 poderão aumentar o número de vereadores, entre elas capitais como Goiânia, Florianópolis, João Pessoa e Cuiabá. A reportagem destaca Extremoz, cidade potiguar que mais cresceu (de 24,5 mil para 61,6 mil habitantes em 12 anos) em números proporcionais, que poderá ganhar quatro novas vagas.

Ainda existem 572 cidades que já estavam liberadas para elevar o número de vagas e abriram mão disso, entre alas Parnamirim, terceira maior cidade potiguar, e capitais como Curitiba, Maceió, Aracaju, Porto Velho, Rio Branco, Vitória e Palmas.

Se todas as cidades brasileiras que já estavam liberadas para criar mais vagas e as que passaram a ter esse direito decidirem atingir o teto serão 2.472 novas vagas somadas as atuais 58.114.

Já os cortes serão de 278 nas cidades que estavam com estimativas populacionais acima do que o Censo 2022 apontou.

Tanto para aumentar quanto para diminuir é necessário um projeto de lei a ser aprovado pelas Câmaras Municipais.

*Blog do Barreto

Ministro Alexandre de Moraes e família são agredidos na Itália por brasileiros já abordados pela Polícia Federal

No bolsonarismo é assim.
Grande parte não pode ver uma oportunidade de ser violento que já estava lá.
Na noite desta sexta-feira, depois de encerrar um congresso de Direito em Siena, na Itália, ao lado do advogada potiguar Robson Maia, como o Blog mostrou, o ministro do STF e presidente do TSE estava no aeroporto de Roma, com a mulher Viviane e o filho Alexandre, quando a família foi atacada por bolsominions já identificados pela Polícia Federal.
Roberto Mantovani chegou a dar um soco no rosto do filho do ministro. Andrea e Alex Zanatta xingaram o ministro.
Os 3 achavam que estando fora do Brasil poderiam atacar o ministro e sua família.
Ledo engano.
Os 3, que nunca mais terão sossego, foram abordados pela PF logo no desembarque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Vão responder a processos.
São eles:

*FONTE: thaisagalvao.com.br

APODI-RN: CHICO DE NITA MORRE VÍTIMA DE ATAQUE CARDÍACO

Recebemos a triste notícia, que faleceu na manhã deste domingo, 16 de julho de 2023, o amigo Chico de Nita.
Chico era dono de bar, pessoa bastante conhecida na cidade de Apodi. 
Segundo informações, Chico sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Aos familiares e amigos, os nossos votos de pesar!

NATAL-RN: MILITAR REFORMADO DO EXÉRCITO É MORTO A TIROS EM CASA DE SHOWS NA ZONA OESTE DA CAPITAL

O militar reformado do Exército foi morto a tiros dentro de uma casa de festas na madrugada deste domingo (16) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Clayton Antas Valcácio, de 45 anos de idade.
O crime ocorreu pouco antes das 1h, segundo a Polícia Militar. É possível ver, através das câmeras de segurança, que o militar está conversando com outras pessoas no evento, quando dois homens armados aparecem e disparam contra ele. Em poucos segundos, Clayton cai no chão.
Após os tiros, as pessoas se dispersam do salão. Uma mulher ainda tenta protegê-lo dos atiradores, mas não evita os disparos. Um deles retorna e, com o militar já caído, efetua novos disparos. Clayton morreu na hora.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para fazer a perícia no local e a autópsia no corpo da vítima. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Uma familiar da vítima, que preferiu não se identificar, disse que os parentes estão sem acreditar no crime. Segundo eles, Clayton não morava mais no bairro, mas frequentava sempre para visitá-los.

*Do G1 RN

DOE SANGUE!

MOSSORÓ-RN: MULHER PERDE O CONTROLE DO CARRO INVADE POSTO DE COMBUSTÍVEIS, DERRUBA BOMBA E FERE FRENTISTA

Um frentista ficou ferido após ser atingido por um carro enquanto trabalhava no posto 30 de Setembro, localizado na Avenida Rio Branco, no bairro Santo Antônio, em Mossoró, na região Oeste Potiguar.
O caso foi registrado na noite deste sábado, 15 de Julho de 2023. Segundo informações, um carro desgovernado teria invadido o estabelecimento e atingido o trabalhador. A vítima, um jovem que mora em Upanema, ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Ainda de acordo com informações, o carro era conduzido por uma mulher. O veículo arrancou uma bomba de combustível e atingiu um dos pilares que segura o teto do posto e por pouco o o teto não desabou.
O Corpo de Bombeiros juntamente com a Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local fazendo os procedimentos de praxes. Não foi informado oque teria causado o acidente e o estado de saúde da vítima.

*Passando na Hora

CONVITE DE CANTORIA NO SÍTIO ARAPUÁ, FELIPE GERRA LOMAIS ÀS 11 HORAS!!!!

EDUCAÇÃO: RN tem 48 mil alunos fora da faixa no Ensino Médio

Os dados do IBGE demonstram o abismo existente entre o Ensino Fundamental, de responsabilidade dos municípios, e o Ensino Médio, gerido pelo Estado. No caso dos alunos de 6 a 14 anos, de Ensino fundamental, 96,9% deles estão na faixa etária ideal. Já quando estes alunos chegam ao Ensino Médio, essa proporção cai para apenas 66,6%, ou seja uma queda de 30 pontos percentuais. Segundo o IBGE, o estado tem 146 mil estudantes no ensino médio no estado. Desses, segundo informações do SigEduc – Sistema Integrado de Gestão de Educação, da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), 117.058 se matricularam na na rede estadual. Os dados se referem a 2022 e preocupam em relação àqueles que estão fora de faixa.

O cenário também é reflexo da pandemia da covid-19 que interrompeu as aulas presenciais, sendo que muitos jovens não conseguiram acompanhar aulas virtuais e precisaram se dedicar a alguma atividade laboral para ajudar a família, resultando em desistências e reprovações. “Existia distorção de idade em anos anteriores, mas agora é muito maior. Aqui aumentou 60%. Temos estudantes de 18... 19 anos na primeira, na segunda série do ensino médio”, relata o vice-diretor da Escola Estadual Winston Churchill, no Centro de Natal, professor Ítalo Yuri.

O estudante Jailton Dantas, 17 anos, repetiu no 6º ano, conseqüentemente atrasando nos anos seguintes. Atualmente está no segundo ano do ensino médio e aposta na carreira nas Forças Armadas tanto por se identificar com a área e ter uma renda, quanto para compensar o “tempo perdido”, uma vez que todos os jovens na sua idade são obrigados a se apresentarem para o serviço militar.

“Sei que pra fazer carreira lá será preciso estudar mais. Quero concluir o ensino médio ao mesmo tempo em que estarei servindo nas Forças Armadas. Com maior dedicação, eu creio que não vai interferir muito o fato de eu estar fora da idade”, declara o jovem.

Na mesma perspectiva, Samya Daylana, de 19 anos, que está no 3º ano, analisa que isso poder atrasar seu currículo profissional. “Pode ser que interfira em algo no meu currículo, mas não me sinto atrasada. Reprovei em anos anteriores e hoje estou numa turma com idades variadas. Acho que em relação à aprendizagem estamos nivelados”, diz ela.

De acordo com a PNAD Contínua, o Rio Grande do Norte tem 96,9% dos alunos entre 6 a 14 anos no ensino fundamental, ou seja, na idade indicada para este nível de escolaridade. Contudo, a situação se torna preocupante quando muda a fase, chegando a 66,6% de alunos entre 15 e 17 anos no ensino médio, que é a idade ideal.

Observa-se aí uma queda de mais de 30 pontos percentuais entre a quantidade de alunos que estão no fundamental e conseguem chegar ao médio na idade certa. É a maior diferença entre os estados do Nordeste de um nível para outro e a terceira no ranking nacional dos 27 estados e o Distrito Federal.

A especialista em educação, professora Cláudia Santa Rosa, diz que a educação passa por uma realidade delicada e não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o país. “Temos uma Escola com pouca vontade de atrair e manter o jovem e eles enxergam que é melhor estar fora da escola e no mercado de trabalho informal, inclusive, porque vêem uma escola desinteressante. Não há conexão entre currículo escolar, estrutura das escolas e anseios dos jovens”, pontua a professora.
Segundo avalia, os alunos param de estudar ou são reprovados continuamente porque a escola não lhes dá condições e possibilidades de conquistas e realizações.

Santa Rosa frisa que a pandemia agravou a situação e, sem políticas inclusivas eficientes, voltadas para a inclusão digital, os estudantes não podiam ir à escola e nem tinham condições de se manterem conectados a ela. “Daí eles abandonaram a escola. Aqui no RN não vimos nada acontecer, nem mesmo uma campanha educativa, com linguagem voltada para atrair os jovens de volta e mantê-los na escola, nenhum material voltado para esse jovem recompor aprendizagens que não aconteceram durante os anos de pandemia”, diz ela.

Sem medidas enérgicas que mudem essa realidade, o cenário é ainda mais preocupante para o futuro, interferindo, inclusive na qualidade dos futuros profissionais. “O desenvolvimento do país, as desigualdades sociais vão ganhando escalas maiores. São necessárias políticas públicas de inclusão dos jovens, inclusive os que precisam trabalhar, para conciliar com a escola; para os que são atraídos pela criminalidade; os que engravidam; enfim, uma série de problemas que precisam ser combatidos na origem para que se vislumbre um novo cenário”, aponta a especialista.

Mercado de trabalho compete com escolas

O professor Alexandre Queiroz, presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acredita que a dificuldade dos adolescentes acompanharem a série na idade certa se deve principalmente às questões financeiras. É nessa idade que a pressão para que ajudem na renda familiar aumenta. Por isso, maior parte dos estudantes fora de faixa devem estar na rede pública.

“Se considerar que maior parte da população é pobre, a maior parte desses estudantes deve ser da escola pública. É uma situação histórica. Passa a ideia, a princípio, de que é um problema de qualidade do ensino, mas tem mais a ver com a questão da pobreza e também do sentimento do estudante que nessa faixa sente a pressão de precisar trabalhar, no caso especialmente dos estudantes da rede pública”, diz o professor.

Para o aluno que tem uma necessidade de trabalhar, a escola passa a ser algo secundário. Esse é o sentimento de João Gabriel. Aos 18 anos, ele está cursando o 2º ano do Ensino Médio. “Como já sou maior de idade, sinto que já deveria estar trabalhando, ao invés de só estudar. Apesar de saber que os estudos são importantes, no meu caso, o trabalho seria melhor”, afirma.

O jovem foi reprovado no 7º ano do ensino fundamental e no 1º ano do Ensino Médio durante a pandemia, quando as aulas presenciais estavam suspensas. “Sem a cobrança presencial, também faltava o estímulo para fazer as atividades e aí acabei ficando sem nota, sem atingir a média necessária e reprovei de novo”, conta o estudante, cuja expectativa é apenas concluir o nível médio, sem priorizar o aprendizado. “Acabo estudando apenas para passar de ano. Sei que isso vai interferir no futuro, mas vou focar em concurso público e aí revejo tudo desde o primeiro ano”, planeja João Gabriel.

Na UFRN, uma pesquisa que o professor Alexandre integra sobre assistência estudantil aponta que, se não fossem medidas como restaurante universitário e bolsas de apoio técnico, boa parte dos estudantes não teriam como se manter na universidade e abandonariam os cursos.

A partir daí, o professor avalia que oferecer maior assistência aos alunos ajudaria a mudar o quadro daqueles que estão fora de faixa. “A solução ideal seria acabar com a desigualdade. Não sendo possível, a assistência estudantil seria um paliativo, garantindo refeição, associando com formação profissionalizante. Estudar tendo alguma renda garantida faz toda a diferença”, sugere o professor Alexandre Queiroz.

*Fonte: Tribuna do Norte

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

O mundo está cheio da luz divina!
Procure percebê-la e sentir em si as irradiações benéficas, que se derramam sobre todas as criaturas, aproveitando ao máximo o conforto que isto lhe trará ao espírito.
Olhe tudo com olhos de bondade e alegria!
Busque descobrir a luz que brilha dentro de você e dentro de todas as criaturas, embora, muitas vezes, esteja ela recoberta por grossa camada de defeitos!