Pesquisar este blog

16 dezembro 2023

APODI-RN: AGNALDO FERNANDES PARTICIPOU DA PLENÁRIA DO PT EM UMARIZAL

Nessa manhã de sábado (16) na companhia do companheiro Evangelista Santos estivemos participando da Plenária Municipal do Partido dos Trabalhadores de Umarizal (PT-UMARIZAL). Na oportunidade representamos o PT de Apodi e o mandato da deputada Isolda.
Uma oportunidade para ajudar os companheiros da nossa querida vizinha Umarizal a refletir sobre o plano estratégico para 2024.
Gratidão pelo convite e vida longa ao PT de Umarizal!
@13ptrn
@ptbrasil
@ptumarizal
@isoldadantaspt

APODI-RN: GILIARD OLIVEIRA CONTINUA FAZENDO VISITAS E RECEBENDO ADESÕES AO SEU PROJETO

Na tarde deste sábado recebendo diversas adesões ao nosso projeto na Santa Rosa I. A família do amigo Nego de Lita e Edivaldo abraçam o projeto da mudança!

Chuva volumosa atinge Região Nordeste nos próximos dias, indica Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou, nesta sexta-feira (15), previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).

“A circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí. Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste”, disse o Inmet no comunicado.

As chuvas devem atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada, a partir da próxima terça-feira (19). O período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.

Em razão das novas atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento diário dos avisos meteorológicos especiais, recomenda o Inmet.

*Portal Grande Ponto/BG

COVID-19: CASOS POSITIVOS CRESCEM 1.900% DESDE OUTUBRO NO RN

Os casos confirmados de covid-19 cresceram 1.904% desde outubro, considerando-se os casos registrados na primeira semana daquele mês e os computados na semana encerrada no último dia 9 de dezembro. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Na primeira semana de outubro, o estado registrou 25 casos confirmados de covid-19. Ao longo das semanas seguintes, os números tiveram pouca variação, mas a quantidade de testes positivos mais que dobrou na segunda semana de novembro, em relação à primeira.

Desde então, os números não pararam de crescer, chegando a 501 casos registrados entre os dias 3 e 9 de dezembro. O número é 20 vezes maior que o registrado na primeira semana de outubro.

Entre o dia 10 de dezembro e esta sexta-feira (15), já foram registrados 407 casos. Porém, a semana só será concluída no próximo domingo (17).
Desde outubro até o início de dezembro, 13 pessoas morreram com a doença no estado. Os últimos dois óbitos foram registrados na semana entre 21 de novembro e 2 de dezembro.

Embora os números ainda estejam abaixo do registrado no auge da pandemia, quando o estado chegou a registrar mais de mil novos casos em um único dia, a situação chama atenção de gestores públicos e privados.

Natal iniciou no dia 7 de dezembro a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente em pessoas a partir de 60 anos de idade e em imunocomprometidos a partir de 12 anos.

Segundo a prefeitura, a medida é necessária em virtude do surgimento de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil, a JN.1 e a JG.3, com casos confirmados no Ceará.

Na ocasião da recomendação da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde informou que teve 12 casos positivos confirmados entre 26 de novembro a 2 de dezembro e que também registrou um caso positivo para uma nova variante do vírus, a variante 229E, um dos quatro subtipos mais comuns que circulam entre humanos, e que são responsáveis por sintomas leves como de resfriado.

Orientações da Sesap
A Secretaria de Saúde do RN, publicou na última terça-feira (12), orientações sobre o reforço da vacina bivalente e das medidas de prevenção da covid-19.

"Nesse momento, a dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses", informou a pasta.

"Essa medida se deve ao novo cenário epidemiológico observado. A partir da segunda quinzena do último mês, houve um aumento de casos de Covid-19 no Ceará, com predomínio em Fortaleza. 80% das amostras examinadas em laboratório são da nova variante do SARS-CoV-2 (BA.2.86), que também foi detectada em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que indica que esteja circulando em outros locais do Brasil", disse ainda a pasta.

A pasta ainda ressaltou o papel da alta mobilidade das pessoas, por causa das festas de final de ano e férias, que estimulam a aglomeração social. "Outros países já vivenciam ondas de casos da nova variante e espera-se que, no final de 2023 e início de 2024, também aumentem as ocorrências de covid-19 no Brasil", pontuou.

"Diante desse quadro, além da dose de reforço para o público mais vulnerável, a Sesap recomenda que a população intensifique as medidas de prevenção à Covid-19, como a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Também é importante a realização de testagem em casos suspeitos, para o rastreio e monitoramento da vigilância no estado", disse a nota.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: 87ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - PRESO DE JUSTIÇA DO REGIME ABERTO É EXECUTADO A TIROS DE PISTOLA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

O crime aconteceu no início da tarde por volta das 12h30min deste sábado, 16 de dezembro de 2023 em um espetinho na Rua 6 de Janeiro, próximo a Igreja Evangélica no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A vítima identificada como José Railson Meres da Penha, o “Railson do Fogo” de 49 anos, preso de justiça do regime aberto, foi executado a tiros de pistola calibre 9mm no interior do estabelecimento comercial.
Segundo informações de testemunhas, a vítima estava em frente ao espetinho quando uma dupla de moto chegou e começou a atirar em sua direção. Para tentar escapar da morte José Railson correu para dentro do estabelecimento, mas foi perseguido e executado.
José Railson Meres da Penha, era preso de justiça do regime aberto, assinando mensalmente o livro de presença do judiciário. Ele respondia por roubo majorado (artigo 157) e falsidade de documentos (artigo 297).
No local a perícia recolheu cerca de seis capsulas de pistola calibre 9mm e de acordo com a Polícia Civil, que acompanhou o trabalho pericial, a vítima foi atingida com cerca de quatro tiros, na cabeça e outras áreas letais do corpo, caracterizando segundo o delegado Roberto Moura uma execução.
Após a perícia o corpo de Railson do Fogo, como era mais conhecido, foi recolhido para exames necroscópicos. A Polícia Civil, através da DHPP vai investigar o caso. Mossoró chega aos 87 homicídios em 2023.

*Informações: Fim da Linha

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO CONTRA MEMBROS DE FACÇÃO EM 5 CIDADES DO RN

A Polícia Civil deflagrou a Operação Contra-ataque nesta quinta-feira, cumprindo 18 mandados de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa nos municípios de Umarizal, Apodi, Viçosa, Portalegre e Riacho da Cruz.
O material apreendido pela Polícia passará por perícia nos próximos dias.
A Operação foi organizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado, a DEICOR, e contou com o apoio de cerca de 80 policiais civis da Delegacia de Polícia do Interior e da Divisão de Polícia do Oeste.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

* Blog de Assis Silva

CULTO DE ANIVERSÁRIO DA IGREJA BÁTISTA NO BACURAU I