segunda-feira, 27 de julho de 2020

APODI-RN: CAMPANHA EM PROL DA SAÚDE DE ALINE DO CAIÇARA TERMINOU COM META ALCANÇADA E ELA FAZ AGRADECIMENTOS

Agradecimentos da nossa amiga Aline do Assentamento Caiçara no Sítio do Góis a todos que ajudaram a ela para fazer o exame, uma punção na mama.
Graças a Deus a meta foi alcançada, muita gente ajudou na Campanha e deu tudo certo! 
Veja vídeo: 

MAJOR SALES-RN: HOMEM MORRE NA BR-405

Pessoa que veio a óbito

*Foco Pé na Cova

MOSSORÓ-RN: 104° HOMICÍDIO EM 2020 - [VÍDEO] HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO BELO HORIZONTE

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio no final da tarde desta segunda feira 27 de julho de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu na rua João Damásio no bairro belo Horizonte.
De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada como Francisco de Assis Bezerra da Silva conhecido como "Boró" foi assassinado dentro de um pequeno comércio do bairro.
Ele foi surpreendido em via pública, mas tentando fugir da morte conseguiu entrar correndo no interior do comércio, onde tombou sem vida.
"Boro" era acusado de participação em cerca de 15 crimes de homicídio na área do Belo Horizonte, desde quando era menor de idade.
Segundo informações ele tinha acabado de sair do sistema prisional. "Boro" foi capturado no dia 07 de março de 2018, de pela DIVIPOE, quando estava foragido do CEDUC, (RELEMBRE)
Com mais esse assassinato, Mossoró contabiliza 104 crimes por homicídio em 2020.

Mais imagens
 

Veja vídeo:

*Passando na Hora

JANDUÍS-RN: HOMEM É PRESO POR SE RECUSAR A USAR MÁSCARA

Ao se recusar a usar a máscara de proteção contra o novo coronavírus, a polícia militar de Janduis no Rio Grande do Norte, deu voz de prisão a um popular na cidade.
“Não uso e não tem quem faça eu usar”; disse a pessoa de Neilson Ferreira, 34 anos, residente no Sítio Espalha, na zona rural de Janduís. Com isso o popular recebeu voz de prisão e foi conduzido a delegacia de polícia civil de Caraúbas para os procedimentos.
De acordo com a PM, foi solicitado que o homem colocasse o equipamento de proteção, mas ele se negou a utilizar a máscara. Os militares voltaram a solicitar o cumprimento da medida de segurança, mas homem novamente se recusou.
Os policiais que atenderam a ocorrência foram; Sgt Valdir, Cb Dutra e o Cb Osório.
Moral da história; não adianta e contra a lei e nem contra as autoridades, a família é grande, você sempre acaba perdendo.


*Passando na Hora

UERN PUBLICA NOTA DE PESAR - PROFESSOR CARLOS ESCÓSSIA

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registra o falecimento do professor Carlos Escóssia que entre 1º de outubro de 1987 e 9 de novembro de 2016 dedicou sua vida a lecionar na Faculdade de Ciências Econômicas onde ocupou de forma temporária o cargo de diretor em 2014.
Carlos era um dos baluartes do curso de economia organizando vários eventos.
O velório do corpo de Carlos Escóssia será em sua própria residência, localizada no Bairro Doze anos, a partir das 17h. O sepultamento está previsto para amanhã em horário a definir.
Ele tinha 68 anos, era divorciado e deixa quatro filhos.

MÍNIMA DE ATÉ 18º: Fim de julho e início de agosto reservam chuvas nas regiões Leste e Agreste do RN; veja previsão

Foto: Ilustrativa
A previsão do tempo para a semana que se inicia aponta a ocorrência de chuvas, a qualquer hora do dia, no litoral e agreste do RN. Segundo a Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a atuação do sistema de brisa nessas regiões deve ocasionar as chuvas até o próximo domingo, 02.

A análise meteorológica indica ainda que os potiguares terão a sensação térmica mais fria devido às temperaturas mais amenas, tanto no litoral quanto no interior, causada pelos dias nublados que diminuem a incidência solar. A temperatura mínima deve oscilar entre 20ºC e 22ºC e a máxima será de 28ºC na capital. No interior do estado, especialmente nas áreas serranas, as temperaturas devem variar entre 18ºC a 28ºC. E nas demais áreas as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 34ºC, como em Pau dos Ferros, Mossoró e Seridó.

Balanço do final de semana
O tempo variou entre períodos com pancadas de chuva e muito sol no final de semana no Rio Grande do Norte. As temperaturas não foram além de 30°C na capital potiguar onde, no sábado, os termômetros marcaram a mínima de 21,7°C e a máxima de 29,4°C. “O vento predominante continuou soprando de sudeste/leste com rajadas de mais de 63 km/h por volta das 16 horas do sábado, conduzindo umidade para o continente e favorecendo a formação de chuvas”, declarou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

As chuvas predominaram nas regiões Leste e Agreste do RN, conforme boletim pluviométrico referente ao período entre sexta-feira (24), às 07h e hoje (27) no mesmo horário. O município onde mais choveu foi Bento Fernandes com 30 milímetros (mm), seguido de Monte das Gameleiras com 19,5mm, ambos no Agreste, e Parnamirim, no Leste, com 16,2mm.

Confira abaixo a previsão do tempo para esta semana:
27/07/20 – segunda-feira – Predominância de céu nublado a claro com pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea Leste e Agreste. No restante do Estado haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com pancadas fracas de chuvas isoladas.

28/07/20 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro com pancadas fracas de chuvas no Litoral e Agreste. No interior, predominância de céu variando entre parcialmente nublado a claro, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas.

29/07/20 – quarta-feira – O dia começará parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas fracas sobre o Litoral Leste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

30/07/20 – quinta-feira – Condições de predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas na madrugada e início da manhã no Litoral Leste com No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

31/07/20 – sexta-feira – Pancadas de chuvas com céu parcialmente nublado a claro no Litoral Leste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

01/08/20 – sábado – Pancadas de chuvas fracas no Litoral Leste durante a madrugada e início da manhã. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

02/08/20 – domingo – Pancadas de chuvas fracas no Litoral Leste durante a madrugada e início da manhã. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

Governo acata recomendação de comitê e adia 3ª fase de retomada econômica no RN: 'prudência e cautela'

Cipriano Maia, secretário de Saúde do RN, confirma que governo vai adiar terceira fase de retomada econômica. — Foto: Inter TV Cabugi
O governo do Rio Grande do Norte decidiu acatar a recomendação do comitê científico do estado e suspender a terceira fase de reabertura econômica, prevista para esta quarta-feira (29). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, no início da tarde desta segunda-feira (27). De acordo com Cipriano, a previsão é de que o novo prazo fique para 5 de agosto.

"O que o comitê, com muita propriedade, tem apontado é que você não tem como ter uma segurança de dados antes de 15 dias de reabertura, porque isso vai se refletir no contágio, na transmissibilidade, no número de pessoas graves que vão demandar leitos nos hospitais e óbitos. De cada 100 pessoas contaminadas, uma pessoa pode morrer, ou no mínimo, de cada 200, uma. Esse é um dado que nos leva a ter muita precaução e cautela", afirmou em entrevista ao RN 1, da Inter TV Cabugi.

"Não é pelo fato de estarmos com uma situação favorável de leitos hoje, na maioria das regiões, que nós vamos estar fazendo liberação para ter daqui a 15 dias uma situação de sufoco novamente com risco de perder vida. Mesmo tendo leito de UTI, muita gente está morrendo", acrescentou o secretário.

O secretário ainda considerou que a abertura de shoppings seria prejudicial e pediu que a capital revise a medida. "Nós achamos que não é uma medida sensata. Os shopping são um lugar de grande aglomeração. Mesmo adotando todos os protocolos de segurança e distanciamento, nós vimos em dois episódios no fim de semana que isso não tem sido respeitado", considerou.

Com a decisão do governo, ficou suspensa a reabertura de bares e restaurantes com mais de 600 metros quadrados, que era prevista para esta quarta-feira (29). Segundo o secretário, a previsão é de que os estabelecimentos sejam abertos no dia 5 de agosto, junto com a liberação dos shoppings com ar condicionado. Apesar do prazo do governo, a Prefeitura de Natal autorizou a reabertura dos shoppings para esta terça-feira (28).

Recomendação
Em um documento enviado neste domingo (26) ao governo do Rio Grande do Norte, o comitê científico que assessora o estado nas tomadas de decisão sobre a pandemia do novo coronavírus, sugeriu a suspensão da primeira etapa da 3ª fase de reabertura econômica, prevista inicialmente para esta quarta-feira (29). A recomendação foi de que a reabertura seja adiada por sete dias.

Embora o estado apresente uma ocupação de leitos de UTI abaixo de 66%, o grupo de pesquisadores apontou que a taxa de transmissibilidade aumentou em grandes cidades, como Mossoró e Parnamirim e a taxa média do estado voltou a ficar em Rt 1 - que significa que cada contaminado contamina outra pessoa, em média. Ao todo, 111 municípios têm taxas superiores a 1,03. Com esse aumento registrado após o início da reabertura econômica, o estado poderia voltar a receber maior pressão por leitos.

Os pesquisadores também apontaram as aglomerações registradas nas praias e nas filas das agências da Caixa Econômica - para pagamento do auxílio emergencial - como sinais de alerta. Para o comitê, apenas com um prazo maior, de pelo menos 15 dias, o estado terá a capacidade de avaliar os efeitos dessas ações e das últimas fases de reabertura sobre o número de infectados e necessidade de leitos. 


"É seguro afirmar que não há uma folga expressiva quanto a disponibilidade de leitos críticos, principalmente em virtude do processo de retomada gradual, o que poderá implicar em mais demandas assistenciais. Aparentemente, os resultados apresentam-se como bons quando se trata da redução na pressão por leitos de UTI covid-19, todavia, este é um momento de muita cautela, prudência e monitoramento contínuo", disse o relatório.


*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: MORRE PROFESSOR CARLOS ESCÓSSIA

Carlos Escóssia - Foto: UERN
Faleceu nesta segunda-feira (27 de julho) o economista e professor universitário Carlos Escóssia.
Ele era filho do ex-prefeito do município de Mossoró, João Newton da Escóssia e irmão do ex-vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Júnior Escóssia.
Carlos foi diagnosticado há alguns meses com câncer no fígado. Com o avanço da doença, ele dedicou seus últimos momentos de vida aos filhos e amigos mais próximos do bairro Doze Anos.

Hoje, ele foi vencido pela doença.
Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

APODI-RN: DONA PEQUENA DE SOLEDADE É A 18ª VÍTIMA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO

Na manhã desta segunda-feira  (27) mais um óbito por Covid-19 foi confirmado na cidade de Apodi-RN.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de Luiza Maria de Lima Silva, 54 anos de idade (Pequena).
Dona 'Pequena' como era mais conhecida residia no distrito de Soledade. A vítima era paciente oncológica grave, também foi acometida de covid-19 e estava internada na UTI no hospital em Mossoró e foi vencida pelo vírus nesta manhã. 

Aos familiares e amigos deixamos aqui as nossas condolências. 

Persistir na divina missão além do fim

Paiva Netto
“Vós sois a luz do mundo” (Evangelho, consoante Mateus, 5:14), disse o Cristo àqueles que se integraram no que Ele veio trazer, “da parte do Pai”, à Terra.
“Mas Jesus não foi crucificado?”, alguém pode argumentar. Não obstante, respondemos nós, o Senhor Excelso deixou o Seu recado, a Sua mensagem, e, acima de tudo, venceu a morte. Assim, cumpriu a própria determinação expressa em “A Missão dos Setenta Discípulos de Jesus”, constante de Sua Boa Nova, segundo Lucas, 10:10 e 11: “Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o Reino de Deus”.
Entenderam? Mesmo não tendo sido aceita a Sua palavra pela “cidade”, de forma alguma o Divino Educador ficou sem proclamar o que viera fazer por Vontade do Pai Celestial. Ele persistiu até o fim (e além do fim): “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Evangelho de Jesus, consoante Mateus, 24:13).
O Bom Pastor, pois, demonstrou o exemplo a ser seguido pelos Seus discípulos, custe o que custar. Não cessou de difundir que o Reino de Deus está dentro de nós: “Interrogado sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus revelou: Não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Evangelho de Jesus, segundo Lucas, 17:20 e 21).
E quando usamos a expressão além do fim, é porque bradamos incessantemente: Os mortos não morrem! Escreveu Paulo Apóstolo, na Primeira Epístola aos Coríntios, 15:26: “O último inimigo a ser vencido é a morte”.
E Jesus a venceu, para que nós, em seguida, pudéssemos fazer o mesmo. Alziro Zarur (1914-1979) dizia: “Não há morte em nenhum ponto do Universo”.
Mil e duzentos anos depois do Apóstolo dos Gentios, São Francisco de Assis (aprox. 1181-1226) desvendou o mistério em sua prece notável: “Porque é morrendo que nascemos para a Vida Eterna”.
 
As andorinhas sempre voltam
Entretanto, que ninguém se suicide, pensando que, com esse ato funesto, se livrará da dor que o aflige, ou a aflige, pois acordará no Outro Mundo mais vivo, ou mais viva, do que nunca e com todos os seus problemas amplificados. Fugir do sofrimento é cair repetidas vezes nas mãos dele; portanto, sob o cruel flagelo do “lobo invisível”*, o espírito obsessor, que tem de ser vencido, mas não maltratado, e, assim, redimido pelas ovelhas do Cristo. É bom que nos recordemos constantemente do dito popular imortalizado pelo querido poeta, intérprete e compositor paulista, de Valinhos, Adoniran Barbosa (1910-1982), em sua Saudosa Maloca, gravada por ele, em 1951, e, em outro vinil, pela cantora paulistana Marlene (1922-2014): “Deus dá o frio conforme o cobertor”.
E dá mesmo. É só a gente ser perspicaz e saber, com inteligência, usar o cobertor no “inverno”, até que o “verão” volte. Costumo lembrar-lhes um acertado aforismo de Éliphas Lévi (1810-1875), que conforta os lutadores pelo Bem, os quais firmemente prosseguem, a despeito das piores condições a serem superadas, porque o Sol há de brilhar: “Felizes daqueles que não desanimam nunca e que, nos invernos da vida, esperam as andorinhas em sua volta”.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

APODI-RN: PROGRAMA A VOZ DO APODI - ANÁLISES SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS - A VOZ DO APODI (23/7/20)


APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MOSSORÓ-RN: Após troca de tiros com suspeitos Polícia Militar recupera carro roubado durante arrastão no Santa Helena

Policiais da VTR Santo Antônio, composta pelo sargento Sidney Góis e o cabo Barbosa, foram acionados na madrugada deste domingo 26 de julho para uma ocorrência de assalto seguido de arrastão em uma residência na Rua Jorge Praxedes de Aquino no Loteamento Santa Helena em Mossoró RN, onde os criminosos fizeram um rapa e ainda levaram o carro da família.
Durante diligências os policiais localizaram o veículo, um Gol preto, ocupado por quatro suspeito, próximo a uma residência no Conjunto Wilson Rosado e ao se aproximarem da casa perceberam os elementos tentando fugir. Houve troca de tiros e ninguém saiu ferido. Os bandidos conseguiram fugir pelo matagal deixando o veículo no local.
O carro foi levado e apresentado na delegacia de plantão da Polícia Civil e depois dos procedimentos adotados pelo delegado plantonista devolvido ao legítimo proprietário. Os objetos roubados da casa, não foram recuperados.





*Passando na Hora

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ, que é noiva, não acredite que o casamento seja loteria.
Não!
No casamento, o prêmio depende de você saber conquistá-lo.
Prepare-se para ser feliz e para fazer feliz o homem a quem você ama.
Estude seu gênio, não interfira em seus pensamentos, trate-o com amor e carinho, e verifique que a sorte grande do casamento está em suas mãos.
De você depende a sua felicidade!