Pesquisar este blog

17 maio 2021

CORONAVÍRUS: RN ultrapassa 250 mil casos confirmados de Covid-19 e chega a 5.835 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte ultrapassou os 250 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. - são 251.077, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (17). A doença provocou a morte de 5.835 pessoas no estado. 

Outros 1.189 óbitos estão sob investigação. 

Atualmente, 900 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 646 na rede pública e 254 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 370 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 82,6% na rede pública; com 140 internados, a rede privada tem 91,5% de ocupação. 

O RN tem ainda 82.435 casos suspeitos e 492.994 casos descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados foi retirado do boletim. Os casos inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", seguem em 131.952. 

A Sesap informa que 543.175 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 315.083 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 228.092 sorológicos.  

Números do coronavírus no RN

  • 251.077 casos confirmados
  • 5.835 mortes
  • 82.435 casos suspeitos
  • 492.994 casos descartados 
*Do G1 RN

APODI-RN: DERÓ É MAIS UMA VÍTIMA COVID-19

Infelizmente mais um apodiense partiu, por causa da Covid-19.

Companheiro de Celma Morais, minha prima, Arionildes(Deró), que partiu inesperadamente, deixando saudades aos familiares. O mesmo estava internado em Mossoró.

Que Deus o tenha num bom lugar e conforte a todos que sofrem com a perda.

LUÍS GOMES-RN: BEBÊ DE TRÊS MESES É ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL; MÃE QUE DORMIU EMBRIAGADA FOI PRESA POR POPULARES

Um bebê de três meses foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (17), dentro de casa, no município de Luis Gomes, na região Oeste potiguar. A mãe da criança, que tem 24 anos, foi levada pela Polícia Militar à delegacia para prestar depoimento e disse que não sabia o que teria acontecido.
De acordo com a sargento Bernairton Barbosa, vizinhos acionaram a Polícia Militar por volta das 8h, informando que o bebê havia sido encontrado sem sinal de vida na comunidade do sítio Lagoa do Mato. O menino foi identificado como Álvaro Daniel da Silva Nunes.
Quando os policiais militares chegaram à comunidade, no entanto, o corpo da criança já estava na casa do pai, que é separado da mulher. O corpo foi levado para o hospital, onde foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por perícia.
Segundo a PM, a mulher era separada do pai e morava na casa só com o bebê e uma filha que tem entre 3 e 4 anos de idade. "Os vizinhos disseram que ela (a mãe) estava embrigada. Participou de uma festa ontem de noite, foi para casa e uma vizinha levou o bebê e deixou do lado dela. Ela não soube dizer o que aconteceu depois", afirmou o sargento.
A mulher prestou depoimento pela manhã à Polícia Civil. Segundo o delegado Paulo Cesário, ela disse que pensou que o bebê ainda tava dormindo, mas quando foi olhar, ele estava com a boca espumando. "Ela achou que ele tivesse engasgado e saiu com a criança nos braços pedindo socorro", disse. Segundo o delegado, ela também confirmou que consumiu bebidas alcoólicas neste domingo (16).
O delegado Paulo Cesário afirmou que, apesar da acusação das pessoas que moram na comunidade, sobre a mulher ter participado de uma festa e estar embriagada, não há indícios que comprovem crime, portanto ela não ficou presa em flagrante.
"O corpo será periciado e a morte vai ser investigada por inquérito policial", disse.

*Passando na Hora

PAU DOS FERROS-RN:BARRAGEM ATINGE 50% DA CAPACIDADE

A Barragem de Pau dos Ferros alcançou 50% de sua capacidade hídrica nesta segunda-feira (17).

Desde o ano de 2012 que o reservatório não acumulava esse percentual. Na medição de hoje o reservatório já acumula mais de 27 milhões de metros cúbicos de água. 

Barragem de Pau dos Ferros

• Data: 17/05/2021
• Cota: 99.14
• Volume Atual: 27.542.144 m³
• Volume Total: 54.846.000 m³
• Volume Equivalente em Percentual: 50,21

*Fonte: Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte - IGARN/Grupo Cidadão 190

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MOSSORÓ-RN: 50ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - SUSPEITO DE ASSALTO É ENCONTRADO MORTO NO ASSENTAMENTO QUIXABA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, de 2021 em uma estrada carroçável no Assentamento Quixaba, zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, um homem armado de pistola, teria invadido uma casa, na manhã de hoje naquela comunidade e praticada um assalto, levando uma moto da residência. 

O corpo do suspeito apresenta cerca de 03 ferimentos, foi encontrado ao lado de uma motocicleta sem queixa de roubo e de uma pistola utilizada no assalto.

A moto Pop preta com placa MYS-4264 Mossoró RN, foi conduzida pela PM para a Delegacia de Plantão.A Polícia informou que a moto tomada de assalto, foi resgatada pelos moradores daquela comunidade.

*Passando na Hora

NATAL-RN: CRIMINOSOS CAPOTAM CARRO DURANTE PERSEGUIÇÃO POLICIAL

Criminosos capotaram um veículo roubado durante uma perseguição policial na avenida Salgado Filho, no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. O caso aconteceu na noite deste domingo (16). Apesar do acidente, eles conseguiram fugir. 

Segundo relatório da corporação, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu informação de que quatro criminosos armados chegaram a uma casa de venda de sushi e tomaram um veículo modelo C3 de cor prata. 

Durante o crime, os bandidos chegaram a disparar tiros para o alto e fazer ameaças, mas ninguém se feriu. 

As viaturas foram informadas da ocorrência e policiais localizaram o veículo na avenida Hermes da Fonseca, em Tirol. A partir de então, foi iniciada a perseguição policial. 

Próximo à Praça das Flores, em Petrópolis, os criminosos perderam controle do carro e capotaram o veículo. A viatura chegou logo em seguida, mas os bandidos conseguiram fugir. 

A PM fez uma busca na região, mas nenhum suspeito foi preso. 

*Do G1 RN

VENHA VER-RN: DUAS PESSOAS MORRERAM APÓS BATIDA ENTRE CARRO E MOTO NA RN-117

Duas pessoas morreram após a colisão entre um carro e uma motocicleta que aconteceu por volta das 21h30 deste domingo (16) na RN-117, em Venha Ver, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo fugiu do local do acidente sem prestar socorro. 

As vítimas são um homem e um adolescente, que eram cunhados e estavam na motocicleta, segundo a PM. Eles foram identificados como Damião José, de 31 anos, e Cosme de Carvalho Silva, de 17 anos. 

Ainda segundo a PM, eles moravam na zona rural do município e estavam indo para casa na moto quando o acidente aconteceu. O carro seguia no sentido contrário e bateu de frente com eles. 

Damião José ainda foi socorrido para o hospital da cidade, mas já deu entrada na unidade sem vida. A outra vítima, Cosme de Carvalho, morreu antes de qualquer socorro. 

Segundo a PM, Damião era casado e a esposa dele está grávida. Ela estava aguardando o marido ir buscá-la no trabalho. 

*Do G1 RN

RIO DE JANEIRO-RN: MC KEVIN MORRE APÓS CAIR DO 5º ANDAR DE HOTEL NA BARRA DA TIJUCA

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu na noite deste domingo (16) depois de cair do 5º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada em nota pela Secretaria de Saúde do Rio. 

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que MC Kevin caiu do 11º andar. Depois, a informação foi corrigida. Segundo a Polícia Militar, a queda ocorreu do 5º andar. 

MC Kevin foi levado pelos bombeiros em estado muito grave ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul, mas não resistiu. 

A Polícia Civil informou que a investigação está sendo feita pela 16ª delegacia. 

Até este domingo, pouco antes da morte, o artista tinha 8,6 milhões de seguidores no Instagram. Na madrugada de sábado (16) para domingo, ele postou um vídeo em seus stories: 

Há duas semanas, MC Kevin casou com a advogada Deolane Bezerra em uma praia do México. Eles estavam juntos no último show que o MC fez neste sábado (15).

Após a notícia da morte, Deolane fez uma postagem em homenagem ao marido.  

Músicas de sucesso 

O artista lançou músicas com artistas como MC Guimê e Igu, além de diversas outras canções desde seu primeiro lançamento, em 2013. Kevin nasceu na Vila Ede, na Zona Norte de São Paulo. 

Conhecido por sucessos como "Cavalo de Troia" e "O menino encantou a quebrada", Kevin tem registrados quase 1,8 milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Em 2021, lançou o álbum Fênix. Durante a carreira, fez participações em faixas de diversos artistas, como MC Ryan SP, MC Don Juan, Mc Hariel, Salvador da Rima, NOG e MC Davi. 

Um dos maiores sucessos com a voz de MC Kevin é "Vergonha pra Mídia", parceria com outros MC da nova geração do funk consciente de SP, com uma letra combativa sobre a vida na favela. 

O funkeiro também se envolveu em algumas polêmicas nos últimos anos. Neste ano, quatro policiais militares se sentiram ofendidos após publicações do cantor em redes sociais. 

Em maio do ano passado, o músico foi alvo de uma denúncia de moradores do condomínio onde mora, em Mogi das Cruzes, por ter quebrado o isolamento social de prevenção ao coronavírus. 

Em junho de 2019, o músico foi preso em um hotel de Belo Horizonte por consumo de maconha e haxixe. Levado à delegacia, o MC assinou termo e foi liberado. 

*Do G1 Rio

Pesquisadores da Ufersa participam de projeto para conservação de raça nativa de ovinos do semiárido

Os ovinos da raça Morada Nova da variedade branca são uma espécie nativa do semiárido que corre risco de extinção. Na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, pesquisadores estão trabalhando para manter a espécie e, mais do que isso, fortalecer a raça e mostrar a importância dela para a região. O trabalho de conservação passa também pelo melhoramento genético. A professora Débora Façanha é uma das pesquisadoras à frente dos estudos que já começam a apresentar resultados. Em 2018, as pesquisas tiveram início com seis animais. Agora em 2021, já são 23 ovinos. 

"O que nós podemos fazer e esse é o principal objetivo do nosso trabalho é buscar formas de uso sustentável desses genótipos nativos de forma que possamos associar a adaptação com o bom desempenho. Entenda-se bom desempenho como um desempenho compatível com os sistemas de criação que devem ser predominantes aqui no semiárido", destaca Débora Façanha, pesquisadora da Ufersa. 

O trabalho conta com a parceria de outras instituições, como uma universidade do Ceará, Embrapa, além de rebanhos privados e da associação de criadores da raça morada nova. Ao todo, oito rebanhos fazem parte do projeto de conservação e monitoramento da raça. Atualmente, seis animais estão registrados e fazem parte do livro de registro genealógico homologado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o que é considerado um avanço nas pesquisas. 

A professora explica que, após a recuperação genética da raça, o passo seguinte é a agregação de valor. "Quando se tem animais registrados, eles passam a fazer parte do livro de registro genealógico homologado pelo ministério da agricultura. Com isso, o valor dele e os seus descendentes passa a aumentar. Isso será extensivo aos criadores que adorarem essas raças". 

Um levantamento feito por uma pesquisa realizada na Ufersa, em 2019, identificou a presença de apenas oito rebanhos da raça Morada Nova, da variedade branca. A quantidade não ultrapassava mil animais. 

De acordo com Débora Façanha, criou-se uma crença de que essas raças são pouco produtivas, têm menor porte e um desempenho menor. Segundo ela, essas raças têm grande facilidade de adaptação, sobretudo na região Oeste do Rio Grande do Norte, que tem alta radiação e pouca chuva. 

Um aspecto importante para manutenção da espécie é o cuidado com o rebanho. Na unidade de pesquisa instalada na Ufersa, os animais passam por um manejo sanitário rigoroso. O método Famacha é um dos mais simples e eficazes para verificar a presença de parasitas nos animais. Ele consiste em analisar a coloração da mucosa do olho dos animais.

"A cada 60 dias os animais passam por exames para saber como está a situação dos animais com relação a parasitas. O Famacha está em um grau bom. A gente percebe a melhora do rebanho, estão em um 'score' bom. Os resultados são esses: a gente vê os animais bonitos mesmo nessa época", explica Lucas dos Santos, estudante de Medicina Veterinária que participa do projeto. 

Todos os dados coletados durante a pesquisa são armazenados no laboratório de genética e melhoramento animal. A equipe do professor Ernandes Rufino é responsável pelo controle dos dados. Com as informações, é possível identificar os animais com o objetivo de criar uma espécie de histórico do rebanho. 

"Nós vamos construindo uma base de dados consistente que vem pro nosso laboratório. Esses dados são tabulados para que a gente consiga utilizar softwares específicos para identificar o parentesco, se existe uma taxa de endogamia e quais serão os possíveis melhores reprodutores a serem acasalados. Controle de parentesco, controle de desempenho, direcionamento dos acasalamentos para evitar que parentes se acasalem e direciona os acasalamentos de animais com melhores desempenhos" , esclarece o professor. 

Ele explica que os estudos devem ajudar também os criadores. Uma possibilidade de voltar a inserir os animais da raça Morada Nova da variação branca no semiárido nordestino. 

"É interessante que a gente leve isso pro produtor, por ser uma raça que se adapta muito bem à região. A partir do momento que a gente consegue mostrar e provar em nosso núcleo que se a gente fizer o mínimo de controle e seleção, eles vão apresentar um desempenho espetacular de maneira que a gente pode utilizar esses animais como uma alternativa muito importante de substituição ou até de cooperação com as raças exóticas que nós temos", reforça Ernandes. 

Allan Raulino, produtor do município de Francisco Dantas, no Alto Oeste potiguar, participa do projeto e só tem visto vantagens na criação de ovinos da raça Morada Nova. "É uma raça de habilidade materna muito excepcional, é uma raça que come qualquer coisa e fica gorda, é uma raça que com pouca alimentação consegue se manter tranquilamente e ela tem ótimos resultados", afirma.

*Do G1 RN 

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

Levante sua cabeça!  

Não fique triste!  

Por que vai aborrecer-se, pelo que disseram de você? 

Por quanto tempo continuará queixando-se, reclamando? 

Vamos, levante sua cabeça e siga em frente! 

Você é filho de Deus! 

Caminhe seguro, porque aqueles que falam de você vão ficar parados atrás, sem progredir. 

E quando eles perceberem, você já progrediu tanto, que eles o perderam de vista...