/* <![CDATA[ */ (function (doc

sábado, 9 de outubro de 2021

Homem morre após “segurar” caminhão desengatado e ficar prensado

Um homem morreu após ser prensado entre dois caminhões no município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima tentou evitar que o veículo desengatado atingisse uma outra carreta que estava parada.

“Ele viu que ia bater, tentou segurar o cavalinho [parte frontal do caminhão] e acabou prensado“, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Mard Porfiro, ao portal G1.

O acidente aconteceu na manhã dessa sexta-feira (8/10). De acordo com a corporação, a morte do motorista, de 37 anos, foi constatada no local.

A identidade da vítima não foi divulgada.

BRASIL/PARAGUAI: HOMEM MORRE APÓS SER METRALHADO COM 31 TIROS AO LADO DE OUTRAS QUATRO PESSOAS

Cinco pessoas foram executadas na fronteira entre Brasil e Paraguai em menos de 24 horas. Dentre as vítimas, estão um vereador de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense vizinha à paraguaia Pedro Juan Caballero, e a filha do governador do estado de Amambai, no Paraguai. Ainda não há suspeitos para os crimes. Conforme as informações são do G1.
A primeira vítima, o vereador Farid Charbell Badaoui Afif, de 37 anos, foi morto na tarde de sexta-feira (8) em Pedro Juan Caballero, quando andava de bicicleta.
Algumas horas antes do crime, ele publicou nas redes sociais um vídeo no qual dizia que iria passar em algumas repartições.
Segundo a Polícia Civil, a pessoa que matou Pedro estava em uma motocicleta e disparou quatro vezes com uma arma calibre ponto 45. Ao menos uma bala acertou o parlamentar, que morreu no local.
No início da manhã deste sábado (9), a polícia paraguaia registou outras quatro mortes na cidade de Pedro Juan Caballero. As quatro pessoas foram mortas a tiros quando saíam de uma casa noturna dentro de um veículo com placa do Paraguai.
Os atiradores estavam em uma caminhonete, desceram, se aproximaram do veículo das vítimas, atiraram e fugiram. Todos morreram no local. 

Como são mortos:
  • A paraguaia Haylee Carolina Acevedo Yunis, 21 anos, filha do governador de Amambai, Ronald Acevedo. Ela foi atingida por seis tiros;
  • O paraguaio Omar Vicente Álvarez Grance, 32 anos, conhecido como Bebeto. Ele foi atingido por 31 tiros;
  • A brasileira Kaline Reinoso de Oliveira, 22 anos, natural de Dourados. Ela foi atingida por 14 tiros;
  • O brasileiro Rhamye Jamilly Borges de Oliveira, 18 anos. Ela foi atingida por 10 tiros.

MOSSORÓ-RN: COLISÃO MOTO BICICLETA NO ALTO DA CONCEIÇÃO, COM DUAS VÍTIMAS SOCORRIDAS.

Duas equipes do SAMU de Mossoró, com Suporte Básico, foram acionadas na manhã deste sábado 09 de outubro de 2021, para a Avenida Alberto Maranhão, próximo a Farmácia Torquato, no bairro Alto da Conceição, para socorrer duas vítimas de acidente, colisão moto bicicleta.
Francisco Dantas de Amorim, 56 anos, foi socorrido com dores no quadríl e joelho esquerdo. Já Marsala Viviane de Melo, 41 anos foi socorrida com trauma em joelho direito e ambos com escoriações.
O que chamou atenção neste acidente, foi a solidariedade das pessoas, com sombrinhas, lençol, protegendo as vítimas desse sol escaldante de Mossoró.
Inclusive nosso amigo e parceiro Emerson Linhares da Rádio Difusora de Mossoró, alertou para que nós pudéssemos fazer um apelo a todos os motoristas, que se tiver lençol sem uso em casa, ou sombrinhas, manter sempre dentro do carro, para situações como esta, ajudar as vítimas em solo quente. Fica a dica.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: HOMEM É SOCORRIDO PELO SAMU, APÓS QUEDA DE TELHADO. ACIDENTE OCORREU NA LORENA, ZONA RURAL

Seu Edmilson, foi socorrido na manhã deste sábado 09 de outubro de 2021, por uma equipe ALFA do SAMU de Mossoró, com suporte avançado, para o HRTM (Hospital Regional Tarcísio Maia), vítima de queda de telhado.
O acidente aconteceu na Zona Rural de Mossoró, na comunidade Lorena, localizada as margens da BR 110, sentido Upanema-RN, distante cerca de 15km de Mossoró. Ele foi entregue a equipe médica do HRTM com suspeita de fratura de fêmur.

*Passando na Hora

11 DE OUTUBRO: 5° BAILE DO GASPEC

 

RN TEM AUMENTO DE 68% NAS DENÚNCIAS DE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM 2021

As denúncias de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte cresceram 68% de janeiro a setembro de 2021 comparado ao segundo semestre de 2020.

O dado foi compilado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), com base no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Ao todo, foram 1.577 denúncias envolvendo crianças e adolescentes no período analisado com, pelo menos, 6.067 violações registradas.

Esse dado ainda é considerado subnotificado, mas é superior às denúncias relativas ao descumprimento dos direitos básicos de idosos e mulheres, e não tem sua aplicação resumida aos maus-tratos.

De acordo com a psicóloga e doutora em Ciências da Saúde, Carla Glenda Silva, que atua no acolhimento de crianças e mulheres vítimas de violência sexual no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), vinculado ao ISD, em Macaíba, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes estão cada vez mais comuns.

“Os números cresceram pelo fato da denúncia ou comunicação do fato envolvendo crianças ou adolescentes ser obrigatória aos órgãos de proteção. Quando essa denúncia não é feita ao Conselho Tutelar, por exemplo, geralmente é feita de forma anônima", disse.

"Mas os números ainda são subnotificados, pois muitas pessoas ainda sentem medo de denunciar. Esse número, das crianças e adolescentes, ainda não corresponde à realidade”.

A pandemia, que obrigou a população mundial a realizar o isolamento social como uma das medidas mais efetivas de combate ao coronavírus, é uma das possíveis causas do aumento dos registros de denúncias, acredita a psicóloga.

“A pandemia pode ter provocado a ocorrência de mais casos, pois as pessoas passaram a ficar mais tempo juntas em casa. Geralmente, quem comete uma violência sexual, já foi violentado da mesma forma antes", explicou.

"Houve um aumento na procura pelos serviços de acolhimento psicológico. Mas as famílias ainda resistem à denúncia, na maioria dos casos. O agressor, dificilmente, é uma pessoa de fora do núcleo familiar ou do convívio diário da criança ou do adolescente”.

O promotor de Defesa da Infância e Juventude, Manoel Onofre de Souza Neto, do Ministério Público do RN (MPRN), diz que fechamento das escolas, que funcionavam como um canal de oferecimento de denúncias contra os supostos agressores, prejudicou o trabalho de enfrentamento dos casos.

“A pandemia trouxe, no caso dos crimes sexuais, uma situação preocupante. As crianças e adolescentes estão mais tempo em casa, onde ocorrem a maioria dos casos de violência sexual. Esses casos tiveram um decréscimo, mas depois voltaram a ter uma nova dinâmica”, analisa o promotor.

Diagnóstico

O MPRN produziu um relatório, resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, acerca da estrutura e de atuais condições de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência sexual no Município de Natal.

Foi realizado um mapeamento dos serviços de atendimento no referido município por meio de entrevistas por contatos telefônicos, WhatsApp e/ou presenciais, com posterior sistematização e análise dos dados coletados, com o objetivo de conhecer a realidade da rede de proteção local, com vistas a construir estratégias coletivas e integradas para uma melhor gestão e atuação entre todos os aparelhos sociais que a compõem.

Os responsáveis pelo relatório apontam que no “que se refere ao fluxo em geral, foi possível observar entraves estruturantes para a política de atendimento infanto-juvenil, como insuficiência de pessoal, tecnologias/sistemas da informação, capacitações, comunicação e a falta de clareza em relação aos papéis e responsabilidades compartilhados.

Mas também desafios no que concerne às metodologias de abordagem e atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual; ao número reduzido de programas e projetos voltados para esse público na área governamental, mas, principalmente, não governamental; e à fragilidade no atendimento terapêutico, no acompanhamento da saúde mental e no serviço de perícia especializada”.

Para mitigar as deficiências atuais, o MPRN aponta a necessidade “da formulação de uma política de educação permanente para todos os atores das políticas intersetoriais (assistência social, educação, saúde, conselhos de direitos e tutelares, agentes de segurança e outros); clara definição dos fluxos e protocolos de procedimentos para a melhoria na sistemática dos atendimentos; publicização formal para o atendimento intersetorial; os dados estatísticos devem ser melhor trabalhados pelos serviços em geral”.

Enfatizou, ainda, que “mostra-se imperante a necessidade da retomada da discussão e da formulação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual em Natal/RN, como um instrumento balisador e orientador das políticas públicas envolvidas, em termos de mobilização e comunicação”, com a posterior criação de um Centro Integrado em que a vítima pudesse ser atendida em sua plenitude.

Violação dos direitos humano

(Período: 1 de janeiro de 2021 / 29 de setembro de 2021)

Crianças e adolescentes

1.577 denúncias
6.067 violações

Idosos

1.220 denúncias
4.990 violações

Violência doméstica e familiar contra a mulher

938 denúncias
4.247 violações

Período: 1 de julho de 2020 / 31 de dezembro de 2020

Crianças e adolescentes

936 denúncias
2.364 violações

Idosos

863 denúncias
2.401 violações

Violência doméstica e familiar contra a mulher

655 denúncias
2.056 violações

*Fonte: Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

*Do G1 RN

AREIA BRANCA-RN: HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA BR-110

Francisco Mateus, de 21 anos, sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 17h de ontem, sexta-feira(08), na BR-110, em Areia Branca. 

De acordo com informações da PM, a vítima seguia de moto com destino a cidade, quando foi surpreendida por um outro motoqueiro, que se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção, atingindo braço e costas.
Mesmo baleado, ele ainda conseguiu chegar a casa de um familiar e pedir ajuda. 

O Grupo Tático Operacional (GTO) atendeu a ocorrência e acionou o SAMU, que transferiu a vítima para o Hospital Regional Tarcísio Maia  em Mossoró, consciente e aparentemente fora de perigo.
A PM informou, que Francisco Mateus responde a um processo por roubo em Mossoró.
.

NATAL-RN: PADRE TIAGO THEISEN MORRE AOS 9 ANOS

Morreu na manhã deste sábado (9), em Natal, o padre Tiago Theisen, 90 anos. Ele estava internado em um hospital particular na capital potiguar.

Jacquest Theisen nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele chegou ao Brasil em 1968 e fixou residência em Natal, onde se destacou no trabalho da evangelização e da educação.

Em nota, a Arquidiocese de Natal lamenta a morte de padre Tiago e destacou que “sempre atento à evangelização, à educação e à cidadania, o sacerdote belga ajudou a construir a Zona Norte. Ao longo dos anos, edificou mais de 40 capelas. A estratégia dele era construir um jardim de infância ao lado de cada capela edificada”.

Ao todo, segundo a Arquidiocese, padre Tiago conseguiu construir 34 jardins para alfabetizar crianças em uma faixa territorial que ia do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, até a praia de Pitangui, no litoral Norte.

Desde 2010, ele era pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina.
Velório e sepultamento

O corpo do padre Tiago Theisen será velado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, zona norte de Natal, a partir das 14h deste sábado. Às 19h, será trasladado para a Capela de Santa Cruz, no Igapó. No domingo (10), às 8h, haverá a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, e, em seguida, o sepultamento, na própria capela..

Do G1 RN

ATENÇÃO! AVISO DE LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade às 7 horas da noite. Preço da passagem: 100 reais. Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável.

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO DOM JAIME CÂMARA

A Polícia Militar registrou mais um crime de tentativa de homicídio por arma de fogo na tarde desta sexta feira 08 de outubro de 2021, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa no Bairro Dom Jaime Câmara. A vítima identificada como Antônio Paulo de Souza 24 anos foi alvejado cerca de quatro tiros e foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do São Manoel e depois transferido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Antônio Paulo foi entregue a equipe médica de plantão consciente e orientado, e segundo informações seu estado de saúde inspira cuidados.

A vítima informou para os policiais que atenderam a ocorrência, que estava em uma casa no Planalto da Liberdade por trás do antigo Ceduc, quando indivíduos chegaram e dispararam contra sua pessoa. Antônio disse que não sabe informar quem tentou tirar sua vida.
No dia 11 de abril de 2016, ele foi preso juntamente com cinco elementos acusados de formar uma quadrilha que estava praticando assaltos em Aracati-CE (RELEMBRE).

*Passando na Hora 

SERRA DE SÃO BENTO-RN: JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATOS DE PREFEITA E VICE DA CIDADE DO MUNICÍPIO

O juiz Rainel Batista Pereira Filho determinou a cassação dos diplomas e mandatos eletivos da prefeita de Serra de Sâo Bento, Wanessa Morais e do vice-prefeito Eduardo Pereira de Melo, bem como declarou a inelegibilidade de ambos por oito anos a partir das eleições de 2020.
O magistrado deferiu o pedido do Ministério Público que apontou irregularidades praticadas pela chapa durante o período eleitoral. A decisão determinou ainda que o presidente da Câmara Municipal de Serra de São Bento tome posse no Executivo.
A decisão de primeira instância ainda cabe recurso.
Com informações de Justiça Potiguar

*Fonte: Portal Grande Ponto

PARNAMIRIM-RN: MULHER PERDE CONTROLE DE MOTO E MORRE EM ACIDENTE

Uma mulher de 38 anos morreu após bater com uma moto em um muro, na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (8), por volta das 20h30, na Avenida Felizardo Moura, no bairro Liberdade.

O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas a vítima morreu no local, antes da chegada do socorro. A comerciante identificada como Miriane Cunha Barbosa estava sozinha e dirigia a moto que pertence a um tio. Ela era separada e deixa um filho de 3 anos.

Miriane também era estudante de um curso técnico de enfermagem e estava indo para a instituição de ensino quando sofreu o acidente. Marcos Adriano, irmão da vítima, esteve no local e considera que foi uma fatalidade. Ele contou que a família vai cuidar do filho de Miriane.

A família mora no bairro Liberdade, onde o acidente aconteceu. O trecho é conhecido em Parnamirim pelo elevado número de derrapagens e acidentes. A Polícia Civil e o Itep apuraram as circunstâncias da batida e o motivo de a vítima ter perdido o controle da motocicleta.

*Do G1 RN

Petrobras anuncia novo aumento de 7% em preço de gasolina e gás de cozinha

O final de semana poderá ser de gasolina e gás de cozinha mais caros para o consumidor brasileiro. A Petrobras informou nesta sexta-feira (8), um novo aumento nos preços dos produtos derivados do petróleo vendidos às refinarias. Serão aumentos na casa dos 7% (7,22% para a gasolina e 7,19% para o gás). O preço do óleo diesel, que foi reajustado na semana passada, permanecerá estável.

Em nota enviada à imprensa, a empresa destacou que é o primeiro aumento em menos de dois meses. De acordo com a Petrobras, o litro da gasolina vendida por suas refinarias passará de R$ 2,78 para R$ 2,98, um reajuste médio de R$ 0,20. Já o quilo do gás de cozinha passará de R$ 3,60 para R$ 3,86, alta de R$ 0,26.

Novos aumentos ainda podem vir pela frente, já que os preços internos não estão completamente alinhados aos do mercado internacional. A empresa, em nota, admite que repassou apenas parte das oscilações do preço do petróleo, afetado pelo crescimento da demanda mundial, e do câmbio.

Nesta sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do País, subiu 1,16% em setembro, a maior desde o início do Plano Real, sob pressão dos aumentos na energia elétrica, gasolina, passagem aérea e gás de botijão. No acumulado em 12 meses, a inflação já chega a 10,25%.

Os reajustes da Petrobras estão no alvo do debate em Brasília. A empresa até segurou o preço da gasolina por 58 dias e o do GLP por 98 dias. Mas, frente às oscilações externas do petróleo e do câmbio e da cobrança do mercado financeiro para que não ceda a intervenções do governo, como no passado, a petrolífera anunciou os novos reajustes nesta sexta-feira.

Ainda não se sabe quando os preços chegarão aos postos e revendedoras de gás do Rio Grande do Norte. O Sindicato que representa os donos de postos de combustíveis não comenda a política de preços dos estabelecimentos. Em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás/RN) afirmou que teme os efeitos da alta no valor final do produto e fez críticas à política da Petrobras.

*Fonte: www.tribunadonorte.com.br

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

Não acumule em seu coração desejos de vingança, detritos do mal.
Jogue-os fora, relevando e esquecendo o que lhe fizeram de mal, em palavras, atos e maledicências, calúnias e injustiças.

Esqueça!

Uma única pessoa lucrará com o seu perdão: você mesmo, que libertará seu coração do peso da mágoa e do ódio.

Seja inteligente: perdoe e esqueça, para ser feliz.

MOSSORÓ-RN: Policial militar apaisana pode ter evitado um duplo homicídio na zona rural. Suspeito foi baleado e conduzido ao hospital.

A ocorrência foi registrada na madrugada de domingo 25 de setembro de 2022, em uma chácara localizada as margens da BR 405 nas proximidades ...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA