/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 23 de maio de 2021

ENCANTO-RN: PREFEITO DECIDE DESCUMPRIR DECRETO ESTADUAL E SECRETÁRIA DE SAÚDE DEIXA O CARGO: "NÃO POSSO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DOS CASOS DOS PRÓXIMOS DIAS".

Prefeito de Encanto decide descumprir decreto do Estado e secretária de Saúde deixa gestão: “Não posso assumir a responsabilidade do caos dos próximos dias”.

A secretária de Saúde do município de Encanto, Lídia Guedes, pediu exoneração do cargo. O pedido foi feito e acatado pelo prefeito Alberone Neri.

Lídia não aceitou continuar fazendo parte da gestão do prefeito do Democratas, que mesmo diante do aumento de casos confirmados e de mortes por covid na região Oeste, emitiu nota afirmando que não vai seguir o decreto do Governo do Estado, com validade desde a sexta-feira, 21, até 6 de junho, exclusivamente nos municípios da 6ª Regional de Saúde, na qual Encanto está inserida.

O decreto, com medidas mais restritivas, solicitado por prefeitos da regional, foi literalmente ignorado pelo prefeito. Sem avisar à secretária, o prefeito publicou nota nas redes da Prefeitura confirmando que iria desobedecer o decreto.

“Pedi exoneração para ficar de consciência tranquila, não posso assumir a responsabilidade do caos dos próximos dias”, disse a secretária.

Afirmando que esta foi a gota d’água e que vinha enfrentando outras divergências em relação à saúde pública. Vale salientar que o prefeito não é médico.
Com o liberou geral do prefeito, na sexta-feira, já com o decreto do governo em vigor na 6ª regional, rolou uma festa em uma granja no município de Encanto.

A secretária acionou a Polícia Militar que já vem cumprindo o decreto estadual, e a festa foi encerrada à meia-noite com a chegada dos PMs.

Lídia Guedes é aliada política do prefeito, e pelo que diz, não há rompimento, porém, desentendimento profissional.

A secretária é psicóloga e compreende mais do que politicamente a necessidade dos cuidados diante da pandemia que acena com uma terceira onda de mortes em todo o Brasil, por isso o pedido de exoneração.

Neste domingo cedo o prefeito enviou mensagem agradecendo a Lídia “pelos serviços prestados ao Encanto enquanto Secretária”.

Alberone não agradeceu a Lídia por ter lhe presenteado com o mandato de prefeito.

Em setembro do ano passado ela foi chamada de “rapariga” pelo ex-prefeito Atevaldo, filiado ao Republicanos que ela preside, e pré-candidato à reeleição. Em troca, Lídia não garantiu a legenda e Atevaldo, que teria uma reeleição garantida, não conseguiu ser candidato. Lídia apoiou Alberone, que mesmo já tendo sido prefeito por dois mandatos, não se elegeria numa disputa com Atevaldo.

No cargo, a gratidão foi pro espaço. 

Fonte: Thaisa Galvão/Grupo Cidadão 190

APODI-RN: Produção de sorgo sofre com praga do pulgão na Região Oeste do RN e safra deve ser 40% menor

Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
Na propriedade de Francisco de França, na zona rural de Apodi, Região Oeste potiguar, a coloração esverdeada do sorgo plantado nos 60 hectares ganhou tons de vermelho, depois que toda a plantação foi atingida pela praga do pulgão. O inseto atinge diretamente as folhas modificando a coloração natural. 

Esta é a primeira vez que a praga atinge as plantações de sorgo do produtor. "Eu sempre plantei sorgo, mas nunca vi isso acontecendo", afirmou. 

Francisco começou a perceber a praga depois que a chuva parou na região. "Eu plantei esse sorgo em fevereiro, já nas primeiras chuvas. Aí veio um veranico e o pulgão apareceu", disse o agricultor se referindo ao período de estiagem dentro do período chuvoso. 

Henrique Moreira também passou pelo mesmo problema. A plantação dele, também na região da Chapada do Apodi foi atingida pela praga do pulgão. A área de 130 hectares foi toda plantada com o sorgo no mês de março. 

Com o aparecimento da praga em outras propriedades, o produtor ganhou uma ajuda para combater de forma mais eficaz e tentar salvar as plantas. 

"Na minha plantação não apareceu tanto porque eu comecei a plantar em março, então deu tempo usar defensivo agrícola para o pulgão não pegar tudo, mesmo assim muitas plantas estão com o pulgão", afirmou o agricultor. 

A maior parte das plantações de sorgo da Chapada do Apodi é voltada para a produção de silagem. O sorgo armazenado é utilizado pelos agricultores para manter os bichos nas propriedades. Mas o principal objetivo é a venda para criadores de rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. 

Além da região de Apodi, a praga também apareceu em municípios do Seridó, como em Florânia. 

"O pulgão é muito comum nas lavouras de cana-de-açúcar, mas também pode atingir outras culturas como o milho e o sorgo, como estamos vendo agora aqui no RN. Um dos principais motivos é a falta de chuva, que contribui com a proliferação da praga", explica o agrônomo Silva Neto, convidado pelos produtores para acompanhar o desenvolvimento do pulgão nas lavouras na Chapada do Apodi. 

Segundo o agrônomo, a silagem feita a partir do sorgo atingido pela praga pode servir de alimento para os bichos normalmente. "Os produtores podem ficar tranquilos. A praga não afeta a qualidade nutricional da silagem. O problema é só o rendimento da silagem que deve diminuir", alerta. 

Por causa da praga, muitos produtores estão decidindo colher o sorgo antes do tempo ideal. O objetivo é evitar mais prejuízos nas plantações. Mesmo assim, a expectativa é de redução na produção da silagem. 

No ano passado, a Chapada do Apodi produziu cerca de 1,3 milhão de quilos de silagem. Em 2021, a redução deve ser de 40%. O quilo normalmente vendido a R$ 0,10 deve dobrar de preço. Além das perdas, outros fatores também devem contribuir para a alta do produto. 

"Com menos silagem, o preço deve subir. Esse ano tudo aumentou, principalmente o diesel para os tratores, além de outros insumos para o preparo da silagem. Isso também contribui e muito para o aumento do quilo", afirmou o produtor Raimundo Soares que vende toda produção de silagem para criadores espalhados pela Região Oeste.  

Solução alternativa 

Segundo a Embrapa, não existem defensivos registrados exclusivamente para combater o pulgão nas lavouras de sorgo. Na Emater de Mossoró, o extensionista Victor Hugo Pedraça ensinou uma receita feita a partir da folha da urtiga para combater a praga do pulgão. 

"Talvez para este ano, com as plantas já crescidas, os produtores não consigam ter êxito, mas com essa solução alternativa, eles podem se preparar para as próximas lavouras", apontou. 

A receita é simples: 1kg de folhas de urtiga, 20 litros de água e 100 ml de detergente neutro. Basta misturar todos os produtos e deixar descansar por dois dias. 

"Após esse período, é só coar e colocar no pulverizador. Essa quantidade é suficiente para pulverizar uma área de 1/3 de hectare. A urtiga libera toxinas capazes de combater o pulgão. É uma medida eficiente onde a gente usa plantas nativas. Uma forma simples e barata que vai ajudar, já que a praga deve continuar por alguns anos aqui no nosso estado", aconselha Victor Hugo Pedraça.

*Da Inter TV Costa Branca 

APODI-RN: HOMEM SOFRE ACIDENTE PRÓXIMO À ENTRADA DO MATADOURO

Um acidente, tipo queda de moto aconteceu na tarde deste domingo, 23 de maio de 2021.

O pedreiro Sitônio Sales caiu de sua moto, nas proximidades da entrada para o Matadouro Público da cidade. 

O mesmo foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, recebeu atendimento médico, faz exames e passa bem.

APODI-RN: MORRE CARMINHA DE EDMILSON DE PEREIRA, EM CONSEQUÊNCIA DA COVID-19

Lamentamos informar, o falecimento de mais uma apodiense na tarde deste domingo, 23 de maio de 2021.

Maria do Carmo Torres (Carminha de Edmilson de Pereira), mãe do Professor Erivan Torres, faleceu neste domingo, vítima da Covid-19. É mais uma pessoa que se vai e deixa saudades nos familiares e amigos.

Que Deus a receba de braços abertos e conforte a todos que sofrem com a perda.

APODI-RN: MORRE GILVANA MARINHO, VÍTIMA DA COVID-19

A cidade de Apodi perde mais uma filha para o Novo Coronavírus(Covid-19).

Faleceu Gilvana Marinho, em consequência da Covid-19 na tarde deste domingo, 23 de maio de 2021. A mesma estava internada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi, com o seu esposo, Irenaldo Alves, que recebeu na sexta feira(21).  

Rogamos a Deus, que ele a receba em sua morada e conforte a todos os familiares e amigos que sofrem com a perda.

BOLSONARO: "MEU EXÉRCITO JAMAIS IRÁ ÀS RUAS PARA MANTER VOCÊS EM CASA"

Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Em ato na manhã deste domingo (23/5), logo após a “motociata” organizada por apoiadores no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar governadores e prefeitos por decretarem medidas de restrição de circulação de pessoas, como lockdown e toque de recolher, para conter a pandemia da Covid-19. 

“O meu Exército jamais irá às ruas para manter vocês dentro de casa”, afirmou, em discurso durante ato no Aterro do Flamengo. “Hoje vocês já sabem o que é uma democracia e uma tentativa de ditadura patrocinada por esses governadores”, prosseguiu. O mandatário também disse lamentar todas as mortes, “não importa a motivação”, mas afirmou que é necessário “viver, ter alegrias, ambições, esperanças”. 

O chefe do Executivo federal está acompanhado do filho e vereador do Rio, Carlos Bolsonaro (Republicanos); dos deputados federais Helio Lopes (PSL-RJ) e Marco Feliciano (Republicanos-SP); e dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil). 

O ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello – que depôs, na semana passada, por mais de 16 horas na CPI da Covid – também compareceu ao evento. No local, ele retirou a máscara e foi recebido com aplausos. 

VEJA DISCURSO NA INTEGRA

Quis o destino que eu sobrevivesse e quis Deus que eu chegasse à Presidência da República. Todos nós temos uma missão aqui na Terra. A cruz é pesada, mas Ele ajuda a carregá-la toda vez, com todos vocês. A vocês, a minha lealdade, o meu respeito, o meu compromisso de lutar por aquilo que é o mais sagrado: a nossa liberdade. Imagine se o poste tivesse sido eleito presidente da República, como estaria nosso Brasil no dia de hoje?. [Deixa] dizer a vocês que lamento cada morte no Brasil, cada morte, não importa a motivação da mesma. Mas nós temos que ser fortes, nós temos que enfrentar os desafios, temos que viver e sobreviver. Desde o começo, eu disse que tínhamos dois problemas: o vírus e o desemprego. Muitos governadores e prefeitos simplesmente ignoraram a grande maioria da população brasileira e, sem qualquer comprovação científica, decretaram lockdowns, confinamentos e toque de recolher. Hoje vocês já sabem o que é uma democracia e uma tentativa, um início de ditadura patrocinada por esses governadores. Nós não tiramos emprego de ninguém, muito pelo contrário. Fizemos o possível para que eles fossem mantidos. Estamos ainda em momento difícil, mas, se Deus quiser, logo ele passará. Mas nós temos que viver, nós temos que ter alegrias também, nós temos que ter ambições, nós temos que ter esperança. E vocês sabem que, em qualquer momento, eu sempre estarei ao lado de vocês. Quando alguns falam que eu deveria ter decretado lockdown nacional, fique bem claro para vocês: o meu Exército brasileiro jamais irá às ruas para manter vocês dentro de casa. O meu Exército brasileiro e a nossa Polícia Militar, a nossa Polícia Rodoviária Federal que está aqui. É obrigação nossa lutar por liberdade, lutar por democracia e realmente fazer com que o nosso país mude. Pode ter certeza: nós juramos dar a vida pela pátria e vocês, mais do que isso, têm compromisso para com a liberdade. O nosso Exército são vocês. Mais importante que o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, é o poder do povo brasileiro. A gente pede a Deus que não seja necessário, que todas as autoridades se conscientizem dos seus direitos e dos seus deveres. Nós estamos prontos, se preciso for, para tomar medidas necessárias para garantir a liberdade de vocês. É inadmissível quando um poder usurpa direitos e garantias individuais previstos no artigo 5º da Constituição. Nós temos o sagrado direito de ir e vir, nós temos o direito de trabalhar, nós temos o direito de professar nossa fé, ir às igrejas e se encontrar com Deus. Esses direitos não podem ser usurpados. Infelizmente sentimos o que é um poder delegar a outro esses direitos inalienáveis. Não é ameaça, jamais ameaçarei qualquer poder, mas – como disse – acima de nós, dos três poderes, está o primeiríssimo poder, que é o povo brasileiro. Pode ter certeza: nós faremos tudo para que a vontade popular seja realmente efetivada. Estamos no final de uma pandemia, se Deus quiser. Espero brevemente partimos para normalidade. Enquanto isso, uma manifestação como essa, onde tivemos um amplo apoio de motociclistas de todo o Brasil, isso nos anima, isso nos traz oxigênio, isso nos traz responsabilidade e autoridade também para poder agir em nome de vocês. [Eu e] Os meus 22 ministros – aqui presente o Tarcísio, entre outros – sabemos da nossa responsabilidade. Podem contar conosco. Afinal de contas, só estamos lá exatamente por causa de vocês. Então, amigos do Rio de Janeiro, amigos do Brasil, um momento como esse realmente não tem preço. Ser reconhecido e ser, por que não dizer, aplaudido por grande parte da população, apesar das dificuldades. Tem uma passagem bíblica de provérbios que diz: se você se mostrar frouxo no dia da angústia, a sua força será pequena. O povo brasileiro é forte. Em sua grande maioria, sabe dar valor à liberdade e aos seus direitos. Reconhece os verdadeiros representantes: aqueles que realmente estão ao seu lado e queiram estar. Pode ter certeza: não digo aos poucos, mas vamos, sim, cada vez mais, fazendo com que as pessoas eleitas por vocês melhorem a sua qualidade. Nós temos esse compromisso. Da minha parte, eu jurei dar minha vida pela pátria não apenas quando prestei o serviço militar, na Escola Preparatória de cadetes do Exército, em Campinas, mas quando assumi a Presidência. Sei da enorme responsabilidade que eu tenho, mas sei também do povo maravilhoso que nos apoia. A todos vocês, meus amigos do Brasil e do Rio de Janeiro, muito obrigado a todos vocês. Motociclistas de todo o Brasil, muito obrigado pela presença. Vocês abrilhantaram esse evento, que não é meu, é de vocês, é do povo, é da democracia e da nossa liberdade.

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!  

“Motociata” 

Bolsonaro participou, na manhã deste domingo, de um passeio com motociclistas no Rio, reduto eleitoral do mandatário e de dois de seus três filhos políticos. Organizado por apoiadores, o grupo de motociclistas saiu às 10h do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e percorreu um percurso de 35 km até chegar à zona sul. O titular do Palácio do Planalto saiu na frente, conduzindo o comboio.  

Um pelotão presidencial foi montado à frente, com ministros e pessoas próximas ao mandatário. Atrás, seguiu o grupo maior de apoiadores. 

Ao longo do percurso, simpatizantes se reuniram nas vias para cumprimentar e acenar ao presidente. O evento acabou virando uma manifestação popular de apoio ao presidente, apelidada de “motociata”. Com bandeiras do Brasil e faixas pró-governo, pedestres e banhistas gritavam palavras como “mito”.  

Mais de mil policiais militares foram deslocados de quatro batalhões para acompanhar o pelotão.  

“Uma manifestação como essa, onde tivemos um amplo apoio de motociclistas de todo o Brasil, isso nos anima, isso nos traz oxigênio, isso nos traz responsabilidade e autoridade também para poder agir em nome de vocês”, afirmou Bolsonaro de cima de um carro de som.  

Organizadores do evento esperavam 10 mil motociclistas. O passeio durou cerca de uma hora e meia. 

O chefe do Executivo federal decolou para o Rio por volta das 7h. Após o pouso no Galeão, ele seguiu de helicóptero para o local de concentração. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o trajeto para auxiliar na segurança do presidente.

Pandemia 

Contrariando orientações das autoridades sanitárias, o presidente e a maior parte dos simpatizantes não usaram máscaras e provocaram aglomerações. O chefe do Executivo é crítico de medidas de controle adotadas para conter a disseminação do coronavírus. 

Decretos municipal e estadual no Rio de Janeiro, no entanto, obrigam o uso de máscaras. O descumprimento da norma é passível de multa.

O Brasil acumula 448.208 óbitos por Covid-19 e computou 16.047.438 casos de contaminação desde o início da pandemia. No estado do Rio, foram registrados mais de 49 mil mortes e 840 mil casos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a taxa de letalidade da Covid-19 no estado está em 5,89%, a maior do país. A taxa de ocupação em leitos de UTI no Rio é de 84%, mas faltam medicamentos e há registro de filas para internação. 

*Por: Metrópoles/Jair Sampaio

SÃO PAULO: IRMÃ DE BOLSONARO SE RECUPERA BEM DA COVID-19

Vânia Rubian Bonturi Bolsonaro, irmã mais nova do presidente Jair Bolsonaro, testou positivo para a Covid-19. Ela segue internada em um hospital de Registro, no interior de São Paulo. As informações foram confirmadas ao G1, neste sábado (22), pelo médico clínico-geral Petrônio Bezerra dos Santos, responsável pelo tratamento dela. 

Conforme informado pelo médico, Vânia está estável, respondendo bem ao tratamento clínico e fisioterapêutico. Ela está internada no Hospital São João desde a última terça-feira (18). “Agora é a complementação de medicação, de trabalho de fisioterapia e, se continuar com a evolução, logo que possível poderá ter alta”, afirmou Petrônio.

“A evolução está sendo realmente satisfatória, felizmente, e está ocorrendo tudo bem”, afirmou o médico responsável por Vânia Bolsonaro. 

Vânia Bolsonaro é a filha mais nova de Olinda Bolturi Bolsonaro e tem cinco irmãos mais velhos: Angelo, Maria Denise, o presidente Jair Messias, Solange e Renato. Ela mora em Cajati, cidade que fica a 41 quilômetros de Registro, na região do Vale do Ribeira. Vânia é dona de uma rede de lojas de varejo de móveis e eletroeletrônicos com lojas em pelo menos dez cidades da região.

MOSSORÓ-RN: 55ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - ATAQUE A TIROS DEIXA UM MORTO E OUTRO FERIDO NO CONJUNTO SANTA DELMIRA

O ataque a tiros aconteceu nesta manhã de domingo 23 de maio de 2021, na Rua Santa Verônica, por trás do Supermercado Queiroz no Santa Delmira em Mossoró no Oeste Potiguar, onde terminou com um morto e outro ferido. 

As vítimas, estavam em duas motos e teriam parado em uma venda de frutas quando foram surpreendidas por uma dupla de moto, que começaram a atirar em direção aos dois.

Mistertharley Silva de Oliveira, que foi morto no local e a outra vítima segundo a PM seria um primo dele, que foi socorrido pelo Samu. Ainda não há informações sobre a motivação do atentado. A Polícia informou que Misterthaley estava em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica. 

O mesmo respondia processo por assalto em outubro de 2019 o irmão de Mistertherley, Mychael Douglas Silva Oliveira, de 24 anos foi assassinado próximo ao Viaduto do Santa Delmira, ao lado do bar da Viúva.

*Fonte: Fim da Linha

GUAMARÉ-RN: GUIA TURÍSTICO REALIZA MAIS UM PASSEIO COM VISITANTES À CIDADE DE OURO NEGRO, CONFIRA AS BELAS IMAGENS

O governo municipal de Guamaré vem investindo já algum tempo no turismo local, com eventos durante o ano, mais com a chegada da Pandemia, o projeto turístico local, sofreu alterações no seu projeto original devido aos decretos dos governos municipal e Estadual. Mais com tudo isso, o turismo local continua com suas atividades respeitando todos os protocolos instituídos pelas autoridades sanitárias.

Na cidade do Ouro Negro, a nossa querida Guamaré, dispõe de guias que realizam passeios pela orla dos Rios Miassaba e Aratuá, mas hoje iremos mostrar mais um passeio realizado pelo guia mais conhecido no município o amigo Adisson Gleydson.
Adisson já realiza já algum tempo, esses passeios recheados de muitas belezas naturais, e dependendo do tipo do passeio, finaliza com um banquete regado com crustáceos do mar. 
As imagens desta matéria são de autoria de Adisson realizado na ultima sexta-feira (21). Confira as imagens;


Fotos Adisson Gleydson

*Fonte: Guamaré News

ESTÁ COMEÇANDO A CORRIDA POLÍTICA PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

O ex-vereador prof Luis Carlos Noronha, filho de Apodi e Eliu Oliveira, estão formando uma nominata, de centro, para a candidatura de Deputado estadual. A lista já consta com quase 20 nomes e deve atingir o quociente eleitoral para eleger no mínimo um deputado estadual e com poucos votos. 

Eliu Oliveira é conhecido por montar estratégias bem sucedidas nas disputas para a Câmara de vereadores de Natal, como nesta última eleição. Assim como o ex-vereador prof Luís Carlos Noronha que desde do PV, em 2004, sempre conseguiu êxito com as nominatas formadas, inclusive na última eleição, aonde, pela primeira vez, o PSOL fez um deputado estadual. 

Teremos novidades novamente na Assembleia, pós eleição 2022.

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


FELIPE GUERRA-RN: VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZA ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO

Pelo menos três estabelecimentos foram notificados para suspenderem a comercialização até que adotem medidas para evitar contaminação.

Nesta terça-feira (18), atuando em conjunto com a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa-RN), uma equipe da Vigilância Sanitária de Felipe Guerra deu início a um importante trabalho de fiscalização a estabelecimentos que comercializam água para consumo humano no município. O objetivo é identificar e corrigir eventuais situações que possam colocar em risco a saúde da população, tais como armazenamento em recipientes impróprios e/ou más condições de higiene.


Neste primeiro dia de trabalho, pelo menos 3 (três) estabelecimentos foram notificados para suspenderem a comercialização de água mineral até que adotem determinadas medidas necessárias para evitar contaminação.

O trabalho seguirá sendo realizado pela Vigilância Sanitária local, até que todos os pontos sejam fiscalizados, tanto na zona urbana quanto na zona rural.


*Fotos: Edivaldo Barbosa 

*Fonte:Folha Potiguar

NATAL-RN: TCE VAI APURAR GASTOS DE R$ 100 MIL COM MEDICAMENTOS NÃO EFICAZES CONTRA A COVID-19

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte abriu um processo para apurar o gasto de mais de R$ 100 mil em medicamentos sem eficácia comprovada para combate à pandemia da Covid-19 em Natal.

A conselheira substituta Ana Paula de Oliveira Gomes deu prazo de 72 horas para que a prefeitura de Natal e a Secretaria de Saúde do Município se posicionem sobre o assunto. As notificações foram expedidas nesta sexta-feira (21) pelo Tribunal.

O G1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (22), mas foi informado que deveria solicitar posicionamento à assessoria de comunicação da Prefeitura. Já a Prefeitura afirmou que ainda não tinha sido notificada, portanto, não iria se posicionar sem conhecer o teor da ação.

Todos os autos do processo 674/2021 estão no sistema do TCE e podem ser consultados publicamente.

O processo foi aberto na Corte após uma denúncia da vereadora natalense Brisa Brachi (PT). Em um ofício de 25 de fevereiro, encaminhado ao presidente do TCE, a parlamentar afirmou era de conhecimento público que a prefeitura estava distribuindo kits covid, com remédios sem eficácia comprovada, até mesmo para pacientes sem teste positivo para Covid-19.

Além disso, a vereadora afirmou que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), defendia publicamente o uso de Ivermectina para tratamento da doença e afirmou que a Anvisa não reconhecia nenhum medicamento eficaz para o novo coronavírus.

A vereadora pediu uma análise dos recursos gastos na compra dos medicamentos e que o Tribunal de Contas expedisse uma recomendação para que o município parasse os processos licitatórios para compra de remédios sem eficácia comprovada para tratamento da covid-19.

Após o pedido, a relatora encaminhou a ação para o corpo técnico do TCE, que apresentou parecer favorável ao recebimento da denúncia.

Parecer técnico aponta gasto de R$ 100 mil 

No parecer, a auditora de controle externo do TCE, Larissa de Macedo Almeida afirma que em consulta ao Portal da Transparência do Município de Natal, encontrou demonstrativo da aquisição de ivermectina realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em 31 de julho de 2020, no total de R$ 100 mil.

A auditoria do TCE ainda apontou que organismos como Anvisa e Organização Mundial da Saúde não reconhecem a eficácia dos medicamentos e que a análise mais recente da Organização Pan-Americana de Saúde identificou a existência de limitações metodológicas dos estudos relacionados à ivermectina.

A auditoria ainda apontou que, assim como acontece com a Ivermectina, a gestão municipal de saúde de Natal preconizou em seu protocolo de manejo de Cloroquina e Hidroxicloroquina, para os quais também não existem estudos conclusivos que comprovem seu uso no tratamento da Covid-19.

Sobre a aquisição desses dois medicamentos, o corpo técnico não foram encontrou demonstrativos de compra específica para esses medicamentos. "Porém, como seu uso está preconizado no protocolo de manejo, é provável que a gestão tenha adquirido a medicação junto com outros insumos", disse.

Por essas razões, a auditora considerou que é importante o acesso aos processos de despesas realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal para a aquisição de medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19.

"Tecidas essas considerações, podemos dizer que a utilização de recursos para aquisição de medicação sem lastro científico de sua eficácia na prevenção e combate da Covid19 constitui verdadeiro risco ao objetivo do Município de combater o coronavírus de forma eficaz; que o montante de R$ 100.000,00 representa valor expressivo disponibilizado ao gestor, especialmente quando se considera o momento de queda na arrecadação pelo qual todas as esferas da federação estão passando; e ainda, que a aplicação desse recurso para o reforço de medidas sabidamente eficazes seria de grande importância, principalmente diante do avanço e gravidade do vírus em nosso território". 

Ministério Público recomenda envio dos autos ao TCU 

Após a apresentação do relatório do corpo técnico, o Ministério Público de Contas apresentou relatório apontando que o gasto de R$ 100 mil apresentado foi realizado com recursos federais repassados por meio do Sistema Único de Saúde.

Por isso, o procurador Ricart César Coelho dos Santos opinou que a matéria não deveria ser analisada pelo Tribunal de Contas do Estado, mas que os autos fossem remetidos ao Tribunal de Contas do Estado.

Em despacho na última terça-feira (18), a conselheira determinou notificação ao prefeito Álvaro Dias e ao secretário George Antunes para "tecerem considerações a respeito das peças constantes dos eventos, sobre a origem da verba (se federal ou do tesouro municipal) que subsidiou aquisição dos fármacos objeto da denúncia e a propósito do que mais houver pertinência temática".

O prazo de 72 horas vale a partir do recebemimento da notificação por parte dos gestores.

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

MANTENHA sua mente limpa de qualquer pensamento menos digno.

Só assim conservará a serenidade e a paz, como base da felicidade que chegará a você.

O corpo é o reflexo da mente.

E a mente é o reflexo de nossa alma, que é o nosso verdadeiro eu.

Pense coisas nobres e elevadas, e seu corpo manterá inalterável a saúde, trazendo-lhe a felicidade que tanto almeja.

APODI-RN: GALEGO DOS CAMARÕES PERDEU A BATALHA PARA A COVID-19

Lamentamos informar que o Senhor José Cipriano da Costa Filho, conhecido por Galego dos Camarões, 59 anos faleceu nesta noite, vítima da Covid-19.

Galego dos Camarões era morador do bairro Malvinas em Apodi, pessoa muito conhecida.

Que Deus o receba de braços abertos e conceda o conforto a todos os familiares e amigos.

MOSSORÓ-RN: 124ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Jovem de 20 anos, é encontrado morto com marcas de tiros no Sítio Rincão

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou o primeiro homicídio do mês de outubro de 2022. Um jovem de 20 anos, ...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA