terça-feira, 5 de maio de 2020

SERRA DO MEL-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN-011

O acidente fatal aconteceu na tarde desta terça feira 05 de maio de 2020, na RN 011 em Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Um homem conhecido como "Gilson da Padaria", dirigia seu veículo um Chevrolet Onix de cor prata de placas QNF-9G78 Areia Branca RN, quando perdeu o controle do carro, capotou vária vezes.
A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu e morreu na ambulância antes de chegar no hospital.
O corpo foi encaminhado direto pela ambulância para o Instituto Médico legal (IML) do Itep para ser examinado. Familiares da vítima compareceram no Itep com a documentação e a guia de liberação cadavérica, expedida pela Polícia Civil.
Depois dos procedimentos de necropsia, o corpo foi liberado para sepultamento. Um carro funerário fez o translado do corpo até a Serra do Mel, onde será enterrado. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.


*Fim da Linha

APODI/CARAÚBAS-RN: ACIDENTE É REGISTRADO NA RN-233 NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA(05)

 Segundo informações, na tarde desta terça-feira (05), nas imediações do açude de Cheiro, na RN-233, entre Apodi e Caraúbas, houve um acidente veicular.
Baseado nessas, o condutor de uma SW4, essa de Messias Targino, teria sido fechado por um caminhão e teria descido o aterro da rodovia.
O motorista mostrou habilidades e o sinistro trouxe, graças à Deus apenas pequenos danos materiais.


*Informações: João Marcolino

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Boletim sobre o Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade de Apodi-RN. 
Até hoje(05/05/2020) são 239 notificações, sendo 25 suspeitos (10,5%), 170 descartados (71,1%) e 44 confirmados (18,4%). 
Dos pacientes confirmados 26 estão curados (59,1%), 17 em tratamento (38,7%) e 1 chegou a óbito (2,2%). 
Lembrar mais uma vez, que o aumento de notificados é devido aos 100 testes rápidos que o município adquiriu, além da parceria com a UFRN, onde estão sendo realizado 20 exames por dia, ou seja, 100 exames por semana. Os exames estão sendo realizados nos pacientes sintomáticos com problemas respiratórios, profissionais da linha de frente da saúde e segurança, idosos sintomáticos e pessoas que tiveram contato com pacientes positivos para COVID-19.

SERRINHA DOS PINTOS-RN: FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA REALIZAR CIRURGIA DE JOVEM ACIDENTADO

Imagem: Redes Sociais
Família pede ajuda para realização de cirurgia do jovem Eliomar Filho.
Eliomar Filho envolveu-se em um acidente de trânsito quando, na noite do último sábado, 02 de maio, se deslocava da cidade de Martins onde tinha ido deixar a namorada e retornava para sua residência em Serrinha dos Pintos pela RN 117 e, ao chegar no "alto da igreja velha" em Serrinha do Canto, colidiu com um pedestres. Na ocasião o pedestre veio a falecer após ser socorrido; Filho, no entanto, ficou gravemente ferido sendo levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e imediatamente transferido para o HRTM em Mossoró e continua lutando pela vida.
O jovem passou por uma intervenção cirúrgica craniana permanecendo sedado desde então. Agora ele necessita de outros procedimentos cirúrgicos de urgência. Diante da realidade a família pede ajuda de todos que possam e queiram colaborar com qualquer quantia, qualquer valor será bem vindo tendo em vista que os custos giram em torno dos R$ 8.000,00 (oito mil reais).
Quem quiser, e puder, colaborar, disponibilizo as seguintes contas:
Agência: Banco do Brasil 2284-5

Conta Poupança 13.012-5
Variação 51
Titular: Zuila Lima de Queiroz Lima (Mãe de Eliomar);
Agência: Banco do Brasil 2284-5

Conta Corrente 12.943-7 
Titular: Vanuzia G. Oliveira.

A família também pede orações para que a recuperação de Eliomar Filho seja breve e que o mesmo possa, o mais rápido possível, retornar ao seio familiar.

FÁGNER CAMINHANDO NA ORLA DA PRAIA NO RIO DE JANEIRO

O cantor Fagner foi visto caminhando na orla da praia, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (7), usando uma máscara de proteção, como manda a orientação da OMS sobre segurança contra o contágio pelo novo coronavírus.

EDUCAÇÃO: RN ANUNCIA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ATIVIDADES NÃO-PRESENCIAIS

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças severas na educação, que está se adaptando às restrições que o isolamento social requer. Com a suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino, medida adotada pelo Governo do RN, professores, estudantes e equipes pedagógicas de diversas escolas têm adotado alternativas para dar continuidade ao processo ensino-aprendizado. Atenta a isso, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer publicou, por meio de portaria da SEEC nº 184 no Diário Oficial do RN desta terça-feira (5), as Normas para Reorganização do Planejamento Curricular e elaboração de planos de atividades não-presenciais.

O documento segue orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autorizou, em Parecer, a oferta de atividades não-presenciais em todas as etapas de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Segue, também, a instrução normativa nº 001/2020 do Conselho Estadual de Educação (CEE), que apresenta orientações sobre o ano letivo no Sistema de Educação do RN.

As Normas publicadas pela SEEC terão a finalidade de reorganizar e sistematizar o Calendário Escolar 2020 e orientar o desenvolvimento curricular a partir de atividades não-presenciais nos espaços escolares e não escolares, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia, nas unidades escolares que optarem pela inclusão dessas atividades em seu Projeto Pedagógico, orientadas pelas equipes das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC).

“A equipe da SEEC elaborou esse documento ouvindo as vozes de diversas instituições e entidades representativas da educação potiguar. São normas que vão ajudar as escolas a darem prosseguimento ao ensino dos nossos alunos. Contamos com a sensibilidade de cada professor nessa jornada. A crise é uma oportunidade para avançarmos no uso de novas tecnologias educacionais contemporâneas, sempre organizadas, mediadas e lideradas pela presença indiscutível do professor”, explica Getúlio Marques, titular da pasta da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

As atividades remotas não são obrigatórias, mas são disponibilizadas como forma de manter, minimamente, a interação professor-aluno e respeitam as condições de diversidade das escolas, dos docentes e de seus estudantes. As escolas, assim, podem optar pela reposição da carga horária de forma presencial ao fim do período de emergência. O documento apresenta orientações para, caso a escola deseje implementar atividades remotas, possam ser utilizadas como referência.

As atividades não-presenciais podem ser ofertadas por meio digitais, quando houver acesso pelos estudantes. Podem ser ministradas, por exemplo, por ferramentas online como o Escola Digital, ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc); plataformas virtuais, como o portal de conteúdos digitais Clickideia; por meio de videoaulas; plataformas de compartilhamento de conteúdo, entre outras. Além dessas, ainda estão disponíveis as funcionalidades da Google of Education e materiais audiovisuais do Colégio Porto e do Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem (CALL).

Serão, ainda, ofertadas por meio de programas de rádio ou televisão, com programas como o telecurso, que chega em todo o RN por meio do Canal Futura e as TVs Assembleia e Universitárias (TVU-UFRN e UERN TV). As escolas também podem adotar materiais didáticos impressos e os distribuirá aos estudantes e seus pais ou responsáveis, incentivando a orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados em materiais didáticos.

Todas essas ferramentas podem ser acessadas no espaço reservado a Ferramentas de Aprendizagem Digital do site da SEEC.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 04/05/2020 as 7:00hs de 05/05/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 68
No. de Postos com Chuva: 23 No. de Postos sem Chuva: 83

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Barauna(Emater) 6,1
Assu(Particular) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 1,6

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Monte Alegre(Emater) 40,0
Vera Cruz(Emater) 24,5
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 21,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 15,6
Joao Camara(Centro Saude) 15,4
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 12,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 11,5
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 10,5
Bom Jesus(Particular) 10,4
Boa Saude(Emater) 5,6
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 5,0
Serrinha(Emater) 4,7
Tangara(Emater) 4,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 77,0
Natal 75,7
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 72,3
Ceara Mirim(Agroindustria-fz Limoeiro) 30,0
Goianinha(Emater) 15,1
Montanhas(Prefeitura) 9,5
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 7,5

Regina Duarte, sobre Bolsonaro: “Acho que ele está me dispensando”

Em conversa com uma assessora, Regina Duarte disse hoje que acredita estar sendo dispensada por Jair Bolsonaro — após a recondução do olavista Dante Mantovani, demitido por ela, à presidência da Funarte –, informa Igor Gadelha na Crusoé.
“Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele [Bolsonaro] está me dispensando”, afirmou a secretária especial da Cultura, em conversa ouvida pela reportagem com uma assessora.
A certa altura, Regina diz: “Eu passei a noite… Acordava de uma em uma hora e falava assim: ‘Está esquisito, está muito esquisito’”.

*O Antagonista

VÍTIMA RENDIDA, ACENO DESESPERADO E PERSEGUIÇÃO DA PM: Assaltantes batem carro roubado e são presos tentando se passar por clientes em lava jato de Natal

 Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
O portal G1-RN destaca nesta terça-feira(05) que dois homens, de 20 e 22 anos, foram presos após roubar um carro durante a manhã. De acordo com a reportagem, a dupla armada foi perseguida pela Polícia Militar, na Avenida Jaguarari, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal. O desfecho da ocorrência se deu depois que abordaram uma mulher, enquanto ela aguardava a mãe na porta de um hospital. Na ocasião, a vítima foi rendida e forçada a sair do carro. Os bandidos só não contavam com a coragem da refém.
Segundo a reportagem, a mulher acenou para uma viatura da PM, que perseguiu os bandidos. Os assaltantes provocaram um acidente e bateram o carro na Avenida Jaguarari, iniciaram fuga a pé, entraram em um lava jato e tentaram se passar por clientes, mas foram presos pelos militares. O carro foi recuperado e será devolvido a proprietária.
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/05/05/perseguidos-pela-pm-assaltantes-batem-carro-roubado-e-sao-presos-tentando-se-passar-por-clientes-em-lava-jato-de-natal.ghtml


*Via: BG

Médico potiguar que se recuperou da Covid-19 publica poesia “O Agradecimento”

Foto: Arquivo pessoal
O médico otorrinolaringologista e também escritor, Pedro Guilherme Barbalho Cavalcanti, que se recuperou do Coronavírus e teve alta hospitalar no último dia 30 de Abril, escreveu a seguinte poesia aos seus familiares, e vale o espaço ao noticiário positivo em meio ao enfrentamento mundial contra a doença. Confira:

O Agradecimento

Nunca poderia sequer imaginar
Quão Frágil pode ser um corpo são.
Espirro, tosse, só um aperto de mão
E tudo muda num simples piscar.

Como meus filhos aprenderão a contar
Que histórias de dormir eles escutarão
Ou teriam de mim alguma recordação
Se eu não estivesse mais no meu lar?

Mesmo sem perder, tive muita saudade.
Mesmo abençoado, vi minha pequenez.
Agradeço como um simples ser humano.

Obrigado, Deus, por essa oportunidade
De abraçar meus filhos mais uma vez
E dizer à minha esposa que a amo!

P. G. Cavalcanti

RN registra 115 novos casos de coronavírus, no total de 1.536, com 5.138 suspeitos, 4.702 descartados e 478 recuperados; mortes somam 68, seis a mais que o boletim de segunda

Foto: Reprodução/Sesap/Instagram
A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira(05). Com o registro de 115 novos infectados, o número total de casos confirmados é de 1536. No boletim anterior eram 1421.
O número de óbitos chega a 68, com seis confirmações a mais que as registradas no boletim dessa segunda-feira(04).
Os casos suspeitos são 5.138 ontem este número era de 4.974. Casos descartados somam 4.702.
A quantidade de recuperados do coronavírus agora soma 478.


*BG

VÍDEO: Bolsonaro critica reportagem da Folha sobre troca de superintendente no RJ: “Jornal patife e mentiroso. Ele está saindo para ser diretor-executivo a convite ao diretor-geral da PF, não interferi nada”

O presidente Jair Bolsonaro negou que tenha interferido em possível mudança no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Após falar com apoiadores, nesta terça-feira (5), ele se exaltou ao conversar com jornalistas.
Segurando um papel com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Bolsonaro se irritou com a notícia, que afirmava que seu novo diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, resolveu trocar o superintendente da polícia no RJ. Uma das acusações do ex-ministro Sergio Moro contra o presidente é de que ele buscava interferir da atuação policial no Rio.
Para onde está indo o superintendente do RJ? Para ser o diretor-executivo da Polícia Federal! Vai sair da superintendência para ser diretor-executivo. Estou tendo influência sobre a PF? Isso é uma patifaria. Cala a Boca, não perguntei nada. A Folha de S. Paulo é um jornal patife e mentiroso. Ele está saindo para ser diretor-executivo a convite ao diretor-geral da PF, não interferi nada”, bradou Bolsonaro diante dos jornalistas que faziam perguntas.
Não tenho nada contra o superintendente do RJ. Não interfiro na PF. (…) É a mesma coisa, vamos supor, que tivesse chegado para o Ministro da Defesa e falado para trocar o comandante do Comando Militar do Sul e ele o colocasse como comandante do Exército”, completou.
Visivelmente irritado, o presidente disparou, antes de deixar o local: “É uma manchete canalha, mentirosa e vocês da mídia, grande parte, tenham vergonha na cara.” 


*Jovem Pan/BG

BLOG DO ERIVAN MORAIS CONTINUA BEM ACESSADO!!!

O Blog Erivan Morais continua sendo acessado e bem visto por nossos leitores.
Notícias policiais, política, saúde, esporte, educação e cultura. São esses os assuntos mostrados na página, que já virou tradição. Ao amanhecer o dia, as pessoas acessam logo para saber o que está acontecendo na nossa regia região, no estado, no estado, no Brasil e no mundo.
Erivan Morais, o Blog que não se vendeu e não se vende! 
Ai estão estatísticas: 
Agora: 2.222 visualizações
Ontem: 8.203 visualizações
Mês passado: 163.329 visualizações
Total: 9.888.899 visualizações
Obrigado a todos pelas visitas ao Blog!

MARTINS-RN: JOVEM DE 23 ANOS FOI ASSASSINADO NA PRESENÇA DA ESPOSA NA ZONA RURAL

Foto extraída das redes sócia
Um jovem de aproximadamente 23 anos, de nome "Alderir Filho" natural da cidade de Pilões-RN, " trafegava com sua esposa, pela RN-117 por volta das 19 horas, quando na curva entre a Bela Vista e o Bairro Lagoa Nova, foi surpreendido por atiradores, que o acertaram com vários tiros e o mesmo veio a óbito no local. Já a sua esposa, segundo informações não foi atingida, mas ficou passando mal após presenciar a cena do crime.
A Polícia Militar foi acionada, compareceu ao local para isolar e preservar a cena do crime até a chegada da equipe do ITEP, para fazer os exames preliminares e em seguida a remoção do corpo para sua sede na cidade de Pau dos Ferros, onde o corpo será submetido ao exame de necropsia e em seguida fazer a liberação para o sepultamento.
Após a prática criminosa os autores do disparos fugiram do local tomando rumo ignorado.
O crime será investigado pela equipe da delegacia da Polícia Civil da Cidade de Martins.


*Informações: Martins em Pauta

PORTO DO MANGUE-RN: PM APREENDE DROGA NA CIDADE E PRENDE SUSPEITO POR TRÁFICO

Na tarde de segunda-feira, 04 de maio de 2020, policiais militares lotados no 12º BBM, a serviço do Destacamento de Polícia da Cidade de Porto do Mangue na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte, realizavam diligências no intuito de localizar e prender um indivíduo procurado pela justiça, mas sem êxito, o procurado conseguiu escapar da ação policial.
A composição da VTR/1229 ao comando do Sargento Josafá com apoio os Cabos Clenilson, Jaziel e Fagundes, realizaram uma abordagem a um indivíduo suspeito numa motocicleta, na revista conseguiram localizar dentro de uma sacola plástica, uma quantidade razoável de maconha.
Diante da situação do flagrante por tráfico de droga, os militares deram voz de prisão ao acusado que foi identificado como Emerson José de Castro, 21 anos, em seguida, seguiram com destino a Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Mossoró, onde foi apresentada a ocorrência de tráfico de droga, a autoridade policial do dia em serviço, onde será autuado em flagrante por infração ao artigo 33 da Lei 11.343/06, por tráfico de droga, posteriormente encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da justiça.


*Passando na Hora

BOLSONARO NÃO TEM JEITO! FICOU IRRITADO COM 'NÃO CUMPRIMENTO' DO COMANDANTE DO EXÉRCITO

BOLSONARO - MARCELO G. RIBEIRO/ARQUIVO/JC
Auxiliares de Jair Bolsonaro dizem que ele ficou “irritado” com a forma como o comandante do Exército, Edson Leal Pujol, o cumprimentou –com os cotovelos, para evitar a propagação do novo coronavírus– em Porto Alegre no dia 30.

*O ANTAGONISTA

ESTRADA: Governo do Estado conclui a reconstrução da RN-118, que interliga Jucurutu e Caicó

Foto: Divulgação/Governo do Estado
Após ajustes e adequações no projeto, o Governo do Estado finalizou as obras da RN-118, que interliga Jucurutu e Caicó, na região Seridó. A estrada é estratégica para a economia do RN, escoando boa parte da produção dos setores de fruticultura, minérios e confecções, entre outros. Mais de 3 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia.
“São quase 50 quilômetros de extensão totalmente reconstruídos pelo Governo do RN, e que contribuem diretamente para a economia regional. A obra é um apelo antigo dos seridoenses, um instrumento para o desenvolvimento de todo o Seridó, porque possibilita emprego e renda para esse povo. O escoamento da produção fica mais rápido e as cidades, mais acessíveis”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
A RN-118 teve investimentos de R$ 30,9 milhões e foi financiada pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão – e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN).
O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão, destacou que os investimentos do Governo em estradas, com recursos do projeto, chegam a R$ 157 milhões, num total de 203,46 quilômetros. “São obras de construção, reconstrução ou revitalização de rodovias importantes para os agricultores, para o comércio, a indústria, a mineração, o turismo, ajudando a desenvolver a economia e gerando oportunidades de trabalho e renda no Seridó”, afirmou.

CORONAVÍRUS: 108.620 CASOS E 7.367 ÓBITOS NO BRASIL

As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 108.620 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 7.367 mortes. Cidades com maior mortalidade e incidência de casos se concentram no Norte e Nordeste.
Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (4), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 7.367 provocadas pela Covid-19 e 108.620 casos confirmados da doença em todo o país.


MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO esteja ansioso e preocupado, para não atrair moléstias para seu corpo.
A ansiedade é um fator bioquímico, que influencia as secreções glandulares, produzindo demasiada adrenalina, que estimula em exagero o sistema nervoso.
Daí à enfermidade é um passo.
O nervosismo prejudica fundamentalmente a saúde.
Portanto, não seja ansioso: faça constantemente afirmações positivas de saúde, e mantenha-se calmo e sereno.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...