/* <![CDATA[ */ (function (doc

terça-feira, 18 de maio de 2021

Histórias de sete mestres e mestras da cultura popular do Apodi viram série documental no Youtube

Sete mestres e mestras que mostram a riqueza cultural presente no município de Apodi serão protagonistas de uma série documental que estreia segunda-feira (17) e segue até 23 de maio, no Youtube. Os filmes estarão disponíveis no canal Bater Sete Freguesias 

Augusto do Córrego – mestre das brincadeiras de Papangus desde a década de setenta; Dona Celi da Lagoa Rasa – contadora e cantadora de dramas; Raposo dos Pastéis – mestre-guardião das brincadeiras de congos, presentes em Apodi desde os anos trinta; Zé da Rabeca, do Assentamento Frei Damião; Golinha do Sítio do Góis – colecionador de sementes vindas de três gerações; Chico Augusto – o inventor apodiense e guardião da Barragem de Santa Cruz; e Dodora – dona de uma luta que foi responsável pela preservação do segundo maior sítio arqueológico do Brasil, o Lajedo de Soledade.

A série é uma idealização dos artistas Renata Soraya e Dionízio do Apodi, que através de recursos da Lei Aldir Blanc da Fundação José Augusto têm a oportunidade de realizar um sonho antigo, de registrar e contar a história de mestres e mestras importantes para a cultura potiguar, e que precisam ser conhecidos pelo povo do Rio Grande do Norte, diante de riqueza cultural de valor incalculável. 

Comum a esses mestres e a essas mestras está a preocupação com a herança cultural que cada um vai deixar. O fato dessas riquezas serem passadas de pai para filho torna a preocupação ainda mais pertinente.

  

Zé da Rabeca, do Assentamento Frei Damião / foto: Ari Oliveira 

Do espaço de tempo em que a série começou a ser pensada até o momento em que o projeto passou na Lei Aldir Blanc, dois mestres que estariam nestas gravações faleceram, sem contar outros tantos que não se tem noção da riqueza cultural que foi embora e que não ficou nenhum registro. A série quer chamar atenção do povo potiguar para a valorização destes mestres que vivem em Apodi, mas que muitos se encontram em dezenas de municípios, sem saber que são mestres, mas exercendo esse papel em suas comunidades. 

A série será exibida e disponibilizada no canal Bater Sete Freguesias com tradução em Libras. Uma das mestras da série (Dona Celi da Lagoa Rasa) é mãe de três filhos surdos, e diante da sua dificuldade e revolta acerca da exclusão da comunidade surda em Apodi e região, a produção da série decidiu fazer os sete episódios com as Libras, para que seus filhos e qualquer surdo possam ter acesso ao conteúdo do projeto.

 

Mestra Dodora, no lajedo Soledade / foto: Ari Oliveira  

Mestres do Apodi  

Ideia original, roteiro e direção: Renata Soraya e Dionízio do Apodi

Trilha Sonora: Menezes de Melo e Nilsinho Souza
Identidade visual e abertura: Jeddi Torres
Imagens: Renata Soraya e Lu Nascimento
Imagens aéreas: Lu Nascimento e UERN TV
Registro fotográfico das gravações: Ari Oliveira
Edição e Finalização: Renata Soraya e Dionízio do Apodi
Intérprete de Libras: Geonara Tenório.

*Fonte: Agência Saiba Mais

UMARIZAL-RN: MUNICÍPIO REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foi realizada na manhã desta terça-feira (18) no município de Umarizal/RN, a ação ‘Eu faço Bonito’, em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação marca o principal dia da campanha Faça Bonito no município de Umarizal.

Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa no centro da cidade com todas as equipes dos equipamentos da rede socioassistencial, com a presença do prefeito, Raimundo Dias, da primeira dama e secretária de assistência social, Karina Queiroz, e demais secretários municipais, além do conselho tutelar, formalizando a mensagem através da adesivação de carros e motos, entrega de folders informativos sobre a campanha e instruções socioeducativas de como denunciar casos de abuso ou exploração sexual.

‘‘A realização da campanha Faça Bonito é muito importante para que possamos levar à população a mensagem de que é papel de todos nós, profissionais da rede e cidadãos de forma geral a promover proteção e cuidado para com nossas crianças e adolescentes, bem como denunciar os casos de violência sexual para que possamos prestar o cuidado e intervenções necessárias a fim de instaurar as crianças e adolescentes um desenvolvimento de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.” destacou a secretaria de assistência social, Karina Queiroz.

UPANEMA-RN: ACUSADO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É PRESO HORAS APÓS SAIR DA CADEIA

Na noite de segunda-feira, 17 de maio de 2021, por volta das 21h30min, a composição da guarnição de serviço do dia do Destacamento de Policia Militar da Cidade de Upanema, foram acionados para atender uma ocorrência de violência doméstica e descumprimento de medita protetiva expedido pela justiça em desfavor de José Augusto Rocha de Oliveira, 41 anos, natural da cidade paraibana de Catolé do Rocha.
De acordo com informações colhidas na DP de plantão, José Augusto teria saído na tarde de segunda-feira da prisão por cometimento do crime de violência doméstica dentro da “Lei Maria da Penha”, por ameaças e agressões a sua ex-companheira.
Já na noite de segunda-feira descumprindo a medida protética e novamente ameaçando sua ex, foi preso novamente e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde foi autuado novamente pelo DPC. Luís Antônio por infração reincidente ao crime de Maria da Penha, retornado a Cadeia Pública onde se encontra preso a disposição da justiça.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: MAIS CINCO PRESOS SÃO TRANSFERIDOS, PARA PORTO VELHO-RO.

Na manhã desta terça feira 18 de maio de 2021, o avião da PF (Polícia Federal), que foi cedido para operações do (Depen) Departamento Penitenciário Nacional. que trouxe um preso ontem 17 de Catanduvas, decolou de Mossoró, com destino a Porto Velho-RO, levando cinco internos da unidade de Mossoró.
Esse rodízio já faz parte da rotina dos presídios federais no Brasil. Com forte esquema de segurança o avião decolou sem nenhum incidente.

*Passando na Hora

PAU DOS FERROS-RN: HOMEM MORRE APÓS PARAR PARA AJUDAR VÍTIMA DE ASSALTO E SER BALEADO

Um homem foi morto com um tiro nas costas após parar para tentar ajudar uma mulher que estava sendo assaltada em Pau dos Ferros, no Oeste potiguar.
O crime aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (17). Segundo a Polícia Militar, uma mulher seguia de moto pela BR-226, quando um criminoso saiu do matagal armado e anunciou o assalto. Ela desceu da motocicleta e entregou seus pertences.
Enquanto o assalto acontecia, um homem que passava de moto próximo ao local parou para oferecer ajuda. A polícia acredita que ele pode ter achado que a mulher estava com a moto quebrada.
No momento em que ele parou e perguntou se ela precisava de ajuda, o criminoso anunciou assalto e o homem tentou fugir acelerando a moto.
O criminoso, então, atirou nas costas dele e fugiu levando a moto da outra vítima. Ainda de acordo com a PM, mesmo ferido, Francisco Ferreira de Lima Sobrinho, de 34 anos, conseguiu pilotar a moto por cerca de 7 quilômetros, até cair às margens da rodovia, próximo à entrada do perímetro irrigado de Pau dos Ferros. A vítima era de Serrinha dos Pintos.
O corpo da vítima só foi encontrado cerca de duas horas após o assalto, já à noite. A polícia fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso, nem a moto da mulher foi localizada.

*Passando na Hora 

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

 

APODI-RN: FALECEU HENRIQUE MARCOLINO DO SÍTIO PONTA 2

Lamentamos informar o falecimento de Henrique Marcolino de Oliveira(Henrique de Pepedo), 59 anos, morador do sítio Ponta II, Apodi-RN.

Henrique sofreu uma parada cardíaca na noite de ontem, foi acionada a equipe do SAMU, mas nada pode ser feito. O mesmo já estava sem vida. O seu sepultamento ocorreu logo cedo no Cemitério Público da cidade. 

Que Deus dê o conforto a todos os familiares e amigos.

Henrique, descanse em paz.

MOSSORÓ-RN: HOMEM É SOCORRIDO PELO SAMU, APÓS SER ESPANCADO EM FRENTE A IGREJA CATÓLICA DO BAIRRO SÃO MANOEL

Uma equipe BRAVO, com Suporte Básico do SAMU de Mossoró, foi acionada por volta das 23:00hs desta segunda feira 17 de maio de 2021, para socorrer Danilo Emerson. Ele mesmo ligou para 193 informando ter sido vítima de espancamento em via pública, em frente a Igreja católica do bairro Alto de São Manoel em Mossoró. Ele sofreu corte na face, e reclamava de dores. Foi deixado na sala de pequenas cirurgias do HRTM. Ele não quis relevar aos socorristas os agressores e nem os motivos. Mas disse morar em situação de rua e ser usiário de entorpecentes.

*Passando na Hora

Moro nega interferência em operação da PF que apura invasão de celulares

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse nesta segunda-feira (17) à Justiça Federal em Brasília que não interferiu na atuação da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Spoofing, que apura a invasão a celulares de autoridades. 

Moro foi ouvido como testemunha no processo ao qual respondem os suspeitos de cometerem o crime. 

A operação que prendeu os seis supostos hackers foi deflagrada em julho do ano passado, enquanto Sérgio Moro ocupava o cargo de ministro da Justiça. Investiga a interceptação de mensagens de autoridades, como o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Sergio Moro, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e procuradores da Operação Lava Jato. 

No ano passado, o Ministério Público denunciou seis pessoas por organização criminosa e interceptação de comunicação pelo esquema de invasão de celulares. Os indiciados foram os seis presos nas duas primeiras fases da operação. 

Na audiência desta segunda, Moro disse que recebia do então diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo informações sobre as investigações, mas, afirmou, nunca interferiu. 

“Fui informado acerca do desenrolar das investigações, o estado em que estava ocorrendo por causa da minha condição de vítima. Mas o delegado teve autonomia para seguir com o caso. Ele me reportou os fatos e como estava indo a investigação.”, disse o ex-juiz.

Moro afirmou também que a invasão dos hackers era tratada como caso de segurança nacional, porque havia informações sobre ataques a diversas autoridades públicas. 

“Isso precisou de um acompanhamento do Ministério da Justiça, mas sem tirar a autonomia da Polícia Federal”, disse Moro. 

O ex-juiz negou que tenha pedido para a Polícia Federal destruir mensagens apreendidas durante a operação. 

“Havia um receio — ao meu ver infundado — de que a Polícia Federal pudesse devassar a privacidade ou usar esse material de alguma maneira inapropriada quanto aos agentes públicos [que tiveram os celulares hackeados]. O que apenas houve, na ocasião, é que comuniquei algumas vítimas que sofreram o ataque e falei p que a Polícia Federal não iria analisar o conteúdo do material apreendido porque ele era evidentemente ilícito.” 

Moro disse que a atuação dos hackers prejudicou o sigilo de operações da Lava Jato que estavam em curso à época. 

“Essas mensagens foram utilizadas de maneira sensacionalista para interromper investigações de crimes de corrupção e anular condenações de pessoas que foram envolvidas em crimes de corrupção”, afirmou Moro. 

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) também prestou depoimento. Ela voltou a dizer ter sido procurada por um hacker em 2019 que buscava repassar as mensagens dos procuradores da Operação Lava Jato. 

*Do G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA perseverante nas boas obras.

Nada conseguiremos na vida sem perseverança.

Para aprender piano, há necessidade de horas seguidas de estudo diário.

O que é o estudo para o pianista, é a perseverança para qualquer outra atividade.

Não se deixe arrastar pelo esmorecimento.

Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo.

Datafolha: diferença cai e Bolsonaro se aproxima de Lula no Sudeste

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23/9) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reaproximou do principal adversário,...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA