Pesquisar este blog

16 maio 2023

MOSSORÓ-RN: PREFEITURA MUNICIPAL ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE

A Prefeitura de Mossoró segue em planejamento para realização de concurso público no âmbito do Município ainda neste ano. O edital do certame tem previsão para ser publicado até o segundo semestre deste ano com vagas para diversas áreas.
O anúncio de realização de certame público foi feito pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na noite desta segunda-feira (15), em publicação em rede social. “Até o segundo semestre, vamos publicar o edital do concurso da Prefeitura. Serão centenas de vagas disponíveis. Quem tem o sonho de ingressar no serviço público: estude, se dedique, porque o concurso da Prefeitura é a chance de transformar o sonho em realidade”, declarou.
O concurso público pretende contemplar áreas como saúde, educação, assistência social, fazenda e procuradoria do município.

*Fonte: Secom/PMM

Aprovação de Lula é de 57,4%, diz CNT/MDA

Pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (16), mostra que a aprovação de Lula (PT) é de 57,4% no início do terceiro mandato, ante desaprovação de 34,8%. Cerca de 7,8% dos entrevistados não souberam opinar.
Questionados sobre a avaliação do governo federal, 43,1% disseram considerar a gestão boa ou ótima; 28,3%, regular; 24,6%, ruim ou péssima; e 4% não responderam.
O instituto de pesquisa também estimulou uma comparação do início do governo de Lula com o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Para 46,5% dos entrevistados, a gestão do petista é melhor, enquanto 22% acham que é semelhante e 26,7%, pior.
Na comparação entre o início dos governos de Jair Bolsonaro e Michel Temer (MDB), 55% dos entrevistados afirmaram, em 2019, que a gestão do então presidente era melhor, enquanto 24% achavam que era igual e 9%, pior.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 11 e 14 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O Antagonista

Mais de mil arribaçãs abatidas foram apreendidas pela PRF durante a operação contra caça ilegal no Rio Grande do Norte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou a Operação Migratorius, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A operação visa coibir a caça ilegal e predatória de arribaçãs e ocorreu entre os dias 10 e 12 de maio de 2023 nos municípios de Riachuelo (Cachoeira do Sapo), João Câmara, Caiçara do Norte e Jandaíra no interior do RN
Durante a operação, cerca de 1.336 aves abatidas foram apreendidas, além de duas delas resgatadas vivas. Também foram apreendidos sete veículos por crimes contra a fauna, dois veículos com registro de roubo/furto.
Nove pessoas foram presas em decorrência da ação ilegal. A PRF informou que esse tipo de operação vai continuar em todo o estado, até o período de defeso das aves. A Polícia Rodoviária Federal alerta aos caçadores que as multas são pesadas, para quem comete esse tipo de crime.

*Fim da Linha

SEVERIANO MELO-RN: PEDIDO DE AJUDA PARA FRANCIMAR DA SILVA LIMA

Olá, meu nome é Francilmar da Silva Lima, tenho 56 anos e sou conhecido por Cimar dos Picolés, sou de Severiano Melo/RN e venho aqui hoje lhe pedir ajuda.
Recentemente fiz uns exames, onde foi descoberto um nódulo na próstata. A remoção desse nódulo é por meio de cirurgia. Essa cirurgia é particular e minhas condições financeiras não são suficientes para custear o valor tanto da cirurgia quanto aos medicamentos. Então venho aqui pedir sua ajuda, seja com qualquer valor, para que eu possa fazer essa cirurgia o mais urgente possível.
Serei muito agradecido a quem puder me ajudar e desde já, obrigado.
PIX celular: 84998667245
Lucas Matheus Rebouças de Lima
Santander
ou
https://www.vakinha.com.br/3737178

MOSSORÓ-RN: Prefeitura ganha batalha na justiça por reintegração de posse do terreno onde foi construída a fábrica Porcellanati

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiram por unanimidade, no último dia 11, negar o recurso impetrado pela empresa TB Nordeste Indústria e Comércio de Revestimento S/A que solicitava a revogação do Decreto Municipal assinado pelo prefeito Allysson Bezerra e publicado no diário oficial do municipio que trata da devolução do imóvel.

O Decreto institui que fica revertido em favor do Município de Mossoró o terreno localizado no Distrito Industrial da cidade situado às margens da BR-304, doado sob condições pela Lei nº 1968, de 2004, à empresa Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda. O decreto frisa que a reversão decorre do descumprimento da finalidade da doação.

O recurso interposto pela TB Nordeste Indústria e Comércio de Revestimento S/A objetivava cessar os efeitos da decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, que recusou Mandado de Segurança impetrado pela Porcellanati que pretendia provimento jurisdicional que assegurasse a anulação do Decreto Municipal.

A Procuradoria-Geral do Município ressalta que o Judiciário reconheceu a validade do Decreto nº 6.292. Assim, a propriedade definitiva do terreno é do Município. A devolução representa, para Mossoró, a possibilidade de reaver um bem público e de poder direcioná-lo a uma nova empresa que tenha interesse em investir e gerar empregos na cidade.

*Fim da Linha

Bolsonaro vai depor à PF nesta terça e dizer que não se vacinou contra a Covid-19

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai depor à Polícia Federal (PF) às 13h desta terça-feira (16) e afirmar que não se vacinou contra a Covid-19 nem participou do esquema de fraude no cartão de vacinação no Ministério da Saúde.

O depoimento se dá no âmbito da operação Venire, que investiga a atuação de uma associação criminosa que inseria dados falsos de vacinação nos sistemas públicos. Bolsonaro deveria ter esclarecido à PF no dia 3, data da ação, mas não o fez por falta de acesso aos autos do inquérito.

O ex-presidente teve sua casa, localizada em Brasília, alvo de busca e apreensão por parte da PF. Ele criticou a medida. “Não há dúvida que eu chamo de ‘operação para te esculachar’. Podiam perguntar sobre vacina, cartão, eu responderia sem problema nenhum. Agora uma pressão enorme, 24 horas por dia, o dia todo, desde antes de assumir a Presidência até agora. Não sei quando isso vai acabar”, disse.

Bolsonaro chegou a dizer que sentiu “constrangimento” por parte dos policiais federais que trabalharam na operação. “Abri a porta, convidei para entrar e fui tratado muito bem. Em nenhum momento houve exagero, voz mais alta, falta de educação, muito pelo contrário. Acredito até que eu senti constrangimento em alguns policiais federais. Foram corteses comigo”, relatou.

*R7

APODI-RN: VOLTA A CHOVER NA CIDADE E NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Depois de alguns dias sem a chuva, Apodi voltou a ser molhada pela precipitação na noite de ontem, segunda feira(15).
A chuva chegou mancinha e molhou bem a cidade e algumas comunidades rurais.
Centro da cidade(Eletrônica): 34 milímetros;
Bacurau I: 40 milímetros;
Sítio Ponta II(Ceição): 35 milímetros; 
Sítio Ponta II(Gildésia): 44 milímetros; e
Sítio Largo II(Edilson Costa): 45 milímetros.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: ESTADO ENTRA NO MERCADO DE PRODUÇÃO DE VINHOS

O Rio Grande do Norte deverá entrar no mercado de produção de vinhos no início de 2024, após a conclusão da construção de uma vinícola, que está em andamento na zona rural de São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal.

Os investimentos previstos são de cerca de R$ 15 milhões, para a fase inicial, e o empreendimento deverá gerar cerca de 50 empregos diretos, segundo a empresa responsável.

A ideia é que o local seja transformado em uma atração turística com uma cafeteria e uma adega que ofereçam experiências aos visitantes. Os turistas poderão degustar bebidas e conhecer o processo de produção das bebidas.

Segundo o Sebrae, o Rio Grande do Norte possui atualmente uma área de plantação de 20 hectares, mas a maior parte é voltada para o cultivo de uvas de mesa do tipo Vitória. Essa será a primeira voltada para produção de vinhos e dentro dos padrões do Ministério da Agricultura e Pecuária, segundo a entidade.

A iniciativa é da empresa Vinícola Casa 7 Evas, do empresário paranaense Evanildo Palatinsky. "A área atual plantada é de 2,5 hectares, mas a área total da primeira fase, no final de 2024, é de 20 hectares", explicou.
O empresário também explicou que já vem produzindo uvas para fazer os testes de variedades mais adequadas ao plantio. A fabrica deve ser concluída até setembro de 2023, porem a estrutura para receber turistas e visitas só deve ficar pronta no final de 2024.

Ainda de acordo com o empresário, 18 variedades ainda serão testadas em parceria com Embrapa. "Porem as de melhor adaptação ate aqui nas tintas foram malbec, syrah e cabernet sauvignon e nas brancas, cabernet blanc", disse.

O Sebrae do Rio Grande do Norte informou que prestou serviço de consultoria na elaboração de projetos técnicos industriais para a regularização e obtenção de registro do estabelecimento no Mapa, na elaboração de projetos de sistema de prevenção de combate à incêndio e pânico e na regularização de poços para abastecimento de água para a indústria e irrigação dos parreirais.

“Temos oferecido esse trabalho de suporte e acompanhamento para viabilizar a vinícola. Ao apoiar iniciativas como essa, o Sebrae ajuda a diversificar e agregar valor para a fruticultura do estado”, considerou o diretor da entidade, João Hélio Cavalcanti.

Apesar de uvas em São José de Mipibu, a empresa informou que a maior parte das frutas usadas na fabricação de vinhos deverá ser comprada de produtores de Petrolina, Pernambuco.

*Do G1 RN

MANHÃ 87 COM JEOVÁ GURGEL!!!!

De segunda a sábado tem MANHÃ 87, a apartir das 8hs. O programa mais completo da região. Preparamos o melhor para agitar as suas manhãs. Vem com a gente? É só clicar nos links abaixo!
https://bit.ly/3yrNi2x
www.radiocidadefmapodi.com.br

PAU DOS FERROS-RN: Polícia Civil apreende 50 caixas de cigarros de origem estrangeira e prende dupla por contrabando

No final da tarde desta segunda-feira 15 de maio de 2023, policiais civis da 53ª Delegacia de Pau dos Ferros, com o apoio da Polícia Militar, apreenderam 50 caixas de cigarros de origem estrangeira e sem documento fiscal.

A ação policial aconteceu na zona rural do município de Francisco Dantas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Dois homens foram presos por contrabando de cigarros.

Na ocasião, foram presos José Aluízio do Rêgo, dono do local em que os cigarros estavam armazenados, e Francisco Xavier Pessoa Júnior, proprietário da mercadoria.
Ambos foram autuados por contrabando e o flagrante foi comunicado à Vara da Justiça Federal em Pau dos Ferros. Os dois foram presos e estão à disposição da justiça. A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181.

*Fim da Linha.

Barroso libera pagamento do piso nacional da enfermagem

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (15) o pagamento do piso nacional da enfermagem. Contudo, o ministro entendeu que estados e municípios devem pagar o piso nacional da enfermagem nos limites dos valores que receberem do governo federal. A decisão do ministro foi proferida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a abertura de crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso. A medida foi publicada na sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem.

O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela Lei nº 14.434. Técnicos de enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). O piso vale para trabalhadores dos setores público e privado. Em setembro do ano passado, Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro. Segundo os estados, o impacto nas contas locais é de R$ 10,5 bilhões e não há recursos para suplementar o pagamento.

Na nova decisão, o ministro disse que os recursos repassados não serão suficientes para que os estados garantam o pagamento do piso para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS). “Assim em relação aos estados, Distrito Federal e municípios, bem como às entidades privadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, a obrigatoriedade de implementação do piso nacional só existe no limite dos recursos recebidos por meio da assistência financeira prestada pela União para essa finalidade”, decidiu.

No caso de profissionais da rede hospitalar privada, Barroso entendeu que, diante do risco de demissões, o piso também deve ser pago aos profissionais, mas, poderá negociado coletivamente entre empresas e sindicatos da categoria. “Ao permitir tão somente que o valor previsto pelo legislador nacional possa ser suplantado por previsão em sentido diverso eventualmente constante de norma coletiva, implementa-se a lei em favor da integralidade da categoria e, ao mesmo tempo, evitam-se os riscos de demissões e fechamento de leitos”, escreveu o ministro.

Para os profissionais que trabalham para o governo federal, o piso deverá ser pago integralmente, conforme lei de criação da medida. Dados do Conselho Federal de Enfermagem contabilizam mais de 2,8 milhões de profissionais no país, incluindo 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, além de cerca de 60 mil parteiras.

*Fonte: Agência Brasil

MOSSORÓ-RN: Recontagem de votos que pode cassar mandato de Larissa Rosado acontece nesta terça (1

Recontagem de votos que pode cassar mandato de Larissa Rosado acontece nesta terça

O Diário da Justiça Eletrônico (DJE), do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), marcou para as 15h desta terça (16) o edital com a convocação para a retotalização dos votos da eleição de 2020 para vereador em Mossoró.

A ação acontece após decisão do TSE que anulou os votos do PSDB do último pleito no município, o que ocasionou a perda do mandato da vereadora Larissa Rosado, hoje no União Brasil e poderá alçar o então candidato Marrom Laches, do partido Democracia Cristã (DC) à vaga cassada.

O reprocessamento da totalização de votos das Eleições Municipais de 2020 deverá acontecer na sala da 34ª Zona Eleitoral, no Fórum Celina Guimarães, em Mossoró e será conduzida pela Welma Maria Menezes, Juíza Eleitoral substituta da 34ª Zona.

*Difusora de Mossoró 

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

A terra espera pelo seu auxílio.
Ela lhe dá o ar para respirar, desde que nasceu, a água para dessedentá-lo, o alimento para sustentá-lo, a residência para protegê-lo, e você, que é que dá em retribuição?
Está contribuindo para a prosperidade da terra que o recebe de braços abertos permitindo-lhe a evolução e o aprendizado?
Não se esqueça de que a terra espera pelo seu auxílio!