Pesquisar este blog

01 abril 2023

APODI-RN: ESTUDANTES DO IFRN/APODI CONQUISTAM PRÊMIOS DE PROGRAMAS INTERNACIONAIS

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte sempre foi orgulho para o estado, com alunos se destacando e conquistando inúmeros prêmios em projetos e programas nacionais e internacionais.

Com os estudantes do Campus Apodi não seria diferente. Somente neste ano de 2023, cinco deles foram selecionados em projetos desenvolvidos pela Embaixada do Estados Unidos no Brasil e pela AFS Global STEM Academies.

No primeiro caso, as alunas Maria Júlia Silveira Sena de Moura, Ana Beatriz Alves de Almeida, Lanna Rebeca Câmara Noronha e Ana Luiza Targino Bandeira, dos cursos de Química e Agropecuária, foram selecionadas para o Programa Power4Girls.

Iniciativa da Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Glória e apoio da rede CONIF, o programa é destinado a alunos de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país.

O objetivo é buscar solucionar de forma criativa um problema na área de acessibilidade e inclusão, visando impactar positivamente a comunidade, cidade, estado ou o país.

Orientadas pelo servidor Eric Queiroz, a equipe Inclusão100Limites propôs um projeto voltado para a acessibilidade dentro de atividades agropecuárias. Na fase final, as estudantes irão apresentar o projeto em Brasília.

Ao todo, oitenta alunas do ensino médio da rede pública de ensino de todas as partes do Brasil foram selecionadas para participar, entre abril e setembro de 2023, do programa Power4GirlsEmpower to Lead!.

O programa tem foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

ESTUDANTE É SELECIONADO PARA INTERCAMBIO NO EGITO

Também neste ano, o estudante Pedro Víctor Maia Lima, que finalizou o 2º ano Ensino Médio Integrado no curso de Química, foi selecionado para representar o Rio Grande do Norte em um intercâmbio no Egito.

O programa AFS Global STEM Academies selecionou estudantes de países como Brasil, México, Bélgica, Índia e Alemanha, para participar do intercâmbio. Além de Pedro Victor, outros 15 estudantes do país foram selecionados. Mais de 6000 mil jovens concorreram a uma das vagas.

O intercâmbio, em sua forma presencial, ocorrerá entre 19 de julho a 16 de agosto. Já em sua forma online, durará 12 semanas, tendo sido iniciado no dia 25 de março.

Esta é a segunda vez que o campus Apodi envia um aluno para intercâmbio por meio do AFS Global STEM. Em 2022, o aluno Hamilton Cristyan representou o oeste potiguar também no Egito.

Para a Assessoria de Relações Internacionais do campus, a interiorização das ações de internacionalização dentro do IFRN têm sido um fator muito positivo, levando os alunos da instituição não só a conhecer, mas também a aproveitar as oportunidades que estão chegando em nossa região.

MOSSORÓ-RN: 27ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2023 - Foragido da justiça com mandado em aberto é morto a tiros na Comunidade do Ouro Negro

Após 23 dias sem registro de nenhum assassinato, Mossoró cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte volta a registrar homicídio. O crime aconteceu por volta das 15h30min deste sábado 01 de abril de 2023, Rua Chico Teófilo na Comunidade do Ouro Negro, Bairro Aeroporto.

A vítima foi identificada como Antônio Maykon Moreira da Silva, de 20 anos, foi morto no meio da rua com cerca de quatro tiros, sendo três nas costas e um nas nádegas. A Polícia Militar foi acionada para isolar o corpo, mas não conseguiu colher informações sobre o crime.

No local impera a lei do silêncio, ninguém viu nada, ninguém sabe de nada. A PM informou que a vítima estava com mandado de prisão em aberto, expedido no dia 24 de março, pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, por crime de roubo majorado.

Até o momento não sabe nada sobre a dinâmica e qual teria sido a motivação e autoria do crime. O delegado de plantão Teixeira Júnior, disse que o pouco que a Polícia Civil pode colher de informação será repassado para a Delegacia de Homicídios, que vai investigar o caso.

O corpo de Antônio Maykon Moreira da Silva, foi recolhido, após a perícia para exames no IML. Mossoró chega aos 27 homicídios em 2023. Este foi a primeira morte violenta por disparos de arma de fogo no mês de abril, que só está começando.

*Informação: Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: DOIS PESCADORES DESAPARECEM EM SANGRIA DE AÇUDE; BOMBEIROS BOMBEIROS NAS BUSCAS PARA ENCONTRAR OS CORPOS

Dois pescadores identificados apenas como Lucio e Chagas, desapareceram na manhã deste sábado, quando pescavam na sangria do açude do Saco, nas imediações da Barragem de Genésio em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e realiza buscas no sentido de localizar os corpos. O conhecido açude do Saco, está localizado as margens da BR 304 nas imediações da Fábrica de Cimento Nassau.

Populares informaram que os dois pescadores são experientes e lidam com pescaria há muitos anos, mas devido a sangria do açude, está muito forte, os dois acabaram desaparecendo. Até o momento um corpo já foi localizado e está sendo resgatado das águas, pelos Bombeiros.

*Informação: Fim da Linha

Papa diz que Lula foi condenado sem prova e Dilma é mulher exemplar

O papa Francisco disse, em entrevista ao canal de TV argentino C5N e veiculada nesta sexta-feira (31), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado sem provas.

“O caminho é aberto com os meios de comunicação. Deve-se impedir que este chegue a tal posto. Então o desqualificam e metem sobre ele a suspeita de um delito. E fazem todo uma denúncia criminal, uma denúncia enorme, onde não se encontram [provas]. Mas para condená-lo basta mostrar o tamanho da denúncia. Onde está o delito? Aqui? Sim, parece que sim. Assim foi condenado Lula”, disse.

A entrevista foi gravada antes da internação do pontífice. Francisco foi internado nesta semana em um hospital em Roma, com quadro de bronquiolite viral. O papa teve alta neste sábado (1º) e voltou ao Vaticano.

Na mesma entrevista, o papa afirmou que a ex-presidenta Dilma Rousseff sofreu o impeachment, mesmo sendo inocente. “O que aconteceu com Dilma? Uma mulher de mãos limpas, mulher excelente”, disse o pontífice, logo após falar sobre Lula.

Segundo ele, é preciso que a sociedade levante a voz e aponte as irregularidades em situações como essas. O pontífice disse ainda que os políticos têm uma missão de desmascarar uma “justiça que não é justa”. Para o papa, juízes podem criar jurisprudências, mas isso deve ser feito sempre de forma “harmônica com o direito”.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, compartilhou a entrevista nas redes sociais. “Em entrevista, Papa Francisco comenta manipulação do sistema judiciário que fizeram no Brasil, diz que condenaram o presidente Lula sem provas e que a presidenta Dilma é uma mulher exemplar, de ‘mãos limpas’”.

*Fonte: Agência Brasil/98 FM de Natal

APODI-RN: VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE NENO GAMA

Faleceu na madrugada deste sábado, 01 de abril de 2020, Francisco de Lima Gama(Neno Gama).
Seu corpo está sendo velado na residência de familiares, no sítio Caboclo e o sepultamento esta previsto para acontecer às 4 horas da tarde, no Cemitério Parque da Saudade.
Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana.

APODI-RN: BARRAGEM DE SANTA CRUZ TEM 13,57% DE AUMENTO NO SEU VOLUME NOS ÚLTIMOS DEZ DIAS

Com as últimas chuvas, a Barragem Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula 321,86 mil m³, 53,67% do seu volume total, dados de hoje 01/04/23.
No dia 30/03/03 a barragem estava com 51,74% da sua capacidade total.
A barragem de Pau dos Ferros está com 69,96 do seu volume total, dados de hoje 01/04/23.

RÁDIO CIDADE, 87,9 EMITE NOTA DE PESAR PELA PARTIDA DO CANTOR NENO GAMA

A rádio cidade FM 87,9 e todos nós que compomos a emissora, nos aliamos junto aos familiares do astro, cantor Neno Gama, nos sentimentos de tristeza pela sua partida e que Deus o receba em sua eterna morada e descanse em Paz. 🙏🙏🙏

MOSSORÓ-RN: MARÇO REGISTRA APENAS TRÊS HOMICÍDIOS E JÁ É CONSIDERADO O MÊS MENOS VIOLENTO DO ANO

A cidade de Mossoró, a segunda maior do Rio Grande do Norte, localizada na região Oeste do estado, registrou em março, apenas três homicídios, um marco na história da cidade, apontada no ranking nacional como 11ª mais violenta do país. Os números apontam o mês de março como o menos violento dos últimos 10 anos em Mossoró. Nos três primeiros meses Mossoró tem registro de 26 assassinatos.

As autoridade da área de segurança pública local, atribuem a redução, ao trabalho policial realizado de combate aos ataques criminosos, que vinha sendo praticados por facção criminosa, no mês de março na cidade.

O trabalho realizado pelas Polícias Militar de Mossoró e do Ceará, Polícias Civil e Penal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil inibiu criminosos de cometerem assassinatos pelo cidade. Os únicos três homicídios registrados em Mossoró no mês de março, ocorreram nos seguintes bairros:

O primeiro homicídio foi no dia 02 no Conjunto Abolição IV e teve como vítima, Paulo Adriano de Oliveira de 40 anos de idade. Ele foi morto com um único tiro de revolver na calçada de uma lanchonete. Crime ainda não elucidado.

O segundo aconteceu no dia 04 por trás da Escola estadual Inalda Cabral no Bairro Santo Antônio e teve como vítima o ex-presidiário Alisson Augusto Silva Nascimento, o “Ursinho” de 33 anos de idade. Ele foi morto com tiros possivelmente de espingarda, quando caminhava em via pública. Crime ainda não elucidado pela Polícia Civil

O terceiro e último homicídio de março, ocorreu na Favela do Fio e a vítima foi Antonio Marcondes de Souza, 35 anos de idade , natural de Caraubas/RN. O mesmo foi baleado em um Bar e morreu dias depois no Hospital Tarcísio Maia. Crime ainda não elucidado.

*Fim da Linha

APODI-RN: MORRE CANTOR APODIENSE, NENO GAMA

É com tristeza, que noticiamos o falecimento do Cantor e Compositor apodiense, Neno Gma. O mesmo vinha enfrentando a batalha pela vida há muito tempo. Às 3 horas da madrugada deste sábado, 01 de abril, Neno faleceu.
Saudades eternas deste ser de luz que hoje se foi.
Música: Não vá embora meu bem
Orando para que Deus acalente o corações da sua família neste dia tão difícil.
Neno Gama, descanse em paz!

Áudios revelam como criminosos planejavam invadir casa e roubar armas de desembargador no interior do RN

Áudios de conversas através do celular, obtidas com exclusividade pela Inter TV Costa Branca, mostram como criminosos planejavam invadir e roubar armas de fogo da casa de um desembargador no Rio Grande do Norte (ouça os áudios na reportagem acima).

O assalto seria na casa desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Expedito Ferreira de Souza, na zona rural do município de Alexandria, no Alto Oeste potiguar, e foi descoberta pela polícia em fevereiro. Na ocasião, uma empregada doméstica, que trabalhava na residência e seria responsável por passar informações para os bandidos, foi presa.

No último dia 10 de março, um homem tido pela polícia como arquiteto do plano foi detido na Bahia. Ele seria companheiro da empregada doméstica. Um outro suspeito de planejar o crime também foi detido em Natal na semana passada.

Os áudios mostram os criminosos falando sobre a empregada doméstica - companheira de um deles -, que saberia onde estavam as armas de fogo que seriam roubadas.

Num trecho da conversa por áudio, o criminoso tido como o idealizador da ação diz:

Em outro trecho, a empregada doméstica - a primeira a ser presa pela polícia - pede calma ao companheiro e fala que o plano "vai dar certo".

"Vai dar certo. Pelo amor de Deus, tenha calma, tenha calma que eu vou agilizar. A minha parte eu agilizo", disse a empregada.

O plano seria executado próximo ao carnaval. A intenção dos criminosos era invadir a casa durante a noite, quando, segundo eles, o desembargador iria sair pra "curtir".

O último suspeito, detido em Natal, cita que o plano "não tem erro" e que depois ninguém vai pegá-los. "A gente vai embora daquele jeito", disse.

O delegado de Alexandria, Murilo Baessa, responsável pelo caso, disse que os criminosos faziam parte da facção criminosa que realizou os ataque neste mês de março no RN. "Continuamos investigando e chegamos à pessoa que estava organizando esse roubo das armas, que teve a ideia, que estava fazendo a ponte de informações e quem ia executar. Localizamos ele na Bahia", disse.
Suspeito de integrar quadrilha que queria assaltar fazenda de desembargador do TJRN é preso — Foto: Cedida

O caso
A mulher de 40 anos foi presa no dia 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval, suspeita de passar informações a uma quadrilha que planejava um assalto à casa do desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Expedito Ferreira. A Polícia Militar informou que tomou conhecimento do fato através de uma denúncia anônima.

A propriedade fica na zona rural de Alexandria e, no momento que a polícia chegou, o desembargador estava no local. A mulher foi encaminhada à delegacia pelos policiais e confessou que existia um plano para assaltar a casa do desembargador.

Cerca de 20 dias depois, um homem tido como mentor do crime foi detido. Ele seria companheiro da empregada doméstica. Na última semana, a Polícia Civil prendeu em Natal um terceiro suspeito de planejar o roubo.

*Do G1 RN

CARAÚBAS-RN: Equipe de buscas da Prefeitura captura animais soltos nas ruas que estavam causando transtorno a população

Na manhã desta sexta-feira 17, uma equipe de captura de animais da Prefeitura de Caraúbas, realizou uma ação para capturar diversos animais soltos nas ruas há vários dias.
A ação conjunta aconteceu devido a várias denúncias de populares de que cavalos andavam em rebanho realizando transtorno para moradores que tem plantas e praças públicas arborizadas.
De acordo com o responsável pelas capturas, o coordenador de Meio Ambiente Hélio Gonçalves, além de pagar a multa estipulada por Lei, o dono também será chamado pra depor.

*Ascom PMC

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

PENSE positivamente!
Nossos pensamentos emitem ondas reais que se irradiam de nosso cérebro, formando uma atmosfera mental que é peculiar a cada pessoa.
De acordo com o tipo de vibração do pensamento, atrairemos a nós todas as ondas semelhantes.
Se você pensar negativamente, atrairá todos os pensamentos negativos, piorando seu estado.
Pense positivamente, para atrair apenas pensamentos positivos de paz e prosperidade.