Pesquisar este blog

22 março 2021

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, conhecida como Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, fez recomendações em seu documento final que levaram a Assembleia Geral da ONU a criar, em fevereiro de 1993 o Dia Mundial da Água, a ser celebrado no dia 22 de março. Em julho de 2010 essa mesma instância declarou que água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos.
De toda a água existente no planeta, estima-se que apenas 1% é de água potável e a distribuição desse percentual no mundo é bastante desigual. Há locais em que a água é um recurso escasso ou inexistente. Segundo a ONU, 1 em cada 3 pessoas não tem acesso a água e 3 bilhões de pessoas não possuem instalações adequadas para lavar as mãos. Há várias doenças que se evita lavando as mãos, particularmente nesses tempos pandêmicos que estamos vivendo. 
Em locais em que o recurso existe, temos o problema da qualidade, pois vários dos processos produtivos da humanidade causam impacto sobre a água. Uns, como o desmatamento, destroem nascentes e desabastecem lençóis freáticos, outros lançam poluentes nas águas e ainda temos o problema do saneamento em que os esgotos são lançados sem tratamento nos rios e lagos. 
No Brasil temos o privilégio de ter 12% da água doce do planeta. Mas a distribuição também não é homogênea e a Região Norte concentra 80% de toda a água doce do país, enquanto as regiões mais próximas do Oceano Atlântico acessam só 3% desse recurso. 
A gestão inteligente e responsável das águas potáveis, um recurso escasso no planeta, recomenda que façamos a gestão das florestas da nossa Região Norte, principalmente a floresta amazônica – fundamental para a produção de água – de forma a garantir o uso múltiplo desse recurso de forma sustentável para todo o país e para as gerações futuras.
#DiaMundialDaÁgua #MarinaSilva

GROSOS-RN: CRIANÇA DE 2 ANOS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM PISCINA

Uma criança de aproximadamente 2 anos de idade, que se afogou em uma piscina em uma pousada na comunidade de Pernambuquinho na manhã desta segunda-feira (22), veio a óbito quando era atendido no hospital municipal Flaviana Jacinta.

De acordo com as primeiras informações chegadas ao blog, a criança foi socorrida por meios próprios.

Na Unidade Hospitalar, a equipe médica fez o possível para tentar reanimar o menino e salvar a sua vida. Que Deus possa confortar todos os amigos e familiares.

*O Facho de Grossos

MOSSORÓ-RN: MULHER É BALEADA DURANTE TIROTEIO NO JARDIM DAS PALMEIRAS

Um tiroteio registrado na noite deste domingo 21 de março de 2021, no Conjunto Jardim das Palmeiras, área das Malvinas em Mossoró no Rio Grande do Norte deixou uma mulher ferida.
Aline Michaela de Oliveira 27 anos, estava sentada na calçada de sua casa, quando teve início o tiroteio, ela acabou sendo atingida com um tiro no ombro e foi socorrida pela família para a Unidade de pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel.
A mãe da vítima informou aos Guardas Municipais, que estavam na UPA que sua filha foi vítima de uma bala perdida e que não tinha nada a ver com o tiroteio.
Após receber os primeiros atendimentos médicos, ela foi transferida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Segundo informações seu estado de saúde é considerado estável.

*Passando na Hora

RN PERDE A 27ª PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA A COVID-19; MORRE MÉDICA PSIQUIATRA "MARTHA CAVALCANTE" DE 66 ANOS

A médica Martha Emília Tavares Cavalcante, 66 anos, morreu na noite de ontem (20) no Hospital Rio Grande, em Natal, onde estava internada em tratamento contra a covid-19. 

É o 27° profissional médico do Rio Grande do Norte vítima do novo coronavírus. Já atuou como perita do INSS. O Conselho de Medicina do RN emitiu nota de pesar (VEJA ABAIXO).

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VIVA  sua vida interior com mais intensidade, porque Deus está permanentemente dentro de você, apesar de suas imperfeições e defeitos.

O Pai habita em todas as coisas criadas, chamando todas as criaturas para o caminho da justiça, da virtude, do amor.

Ninguém pode destruir esta verdad: Deus está dentro de você.

Saiba descobri-lo e terá conquistadoa felicidade.