/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Uern insere Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em seu calendário oficial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inseriu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, em seu calendário oficial, valorizando as políticas de inclusão no âmbito da Instituição.

Para a professora Ana Lúcia, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), a medida é de extrema importância no sentido de conscientizar a sociedade a respeito do tema.

“Conscientizar a toda a sociedade, sobre a pertinente responsabilidade de garantir e promover, com respeito à igualdade, ao exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, com vistas à inclusão social e à cidadania da pessoa com deficiência; celebrar as conquistas, as lutas, na promoção da efetivação, acessibilidade e direitos humanos. Refletir sobre os significativos benefícios e sobre os desdobramentos das lutas com repercussão nas políticas públicas que venham garantir a equidade de participação em todas as dimensões da vida”, disse a professora.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro e a Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Nº 13.146, de 2015, estabeleceu normativos de proteção nessa esfera, dispondo sobre penalidades a determinadas infrações.

Também em solo potiguar, há medidas legislativas específicas para as pessoas com deficiência. Em 2019, a Lei nº 10.480, que instituiu cotas e tratou sobre o argumento de inclusão regional, estabeleceu 5% das vagas iniciais para ingresso nos cursos de graduação da Uern para esse público.

Ainda na Universidade, a Resolução N.º 073/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), garantiu esse mesmo percentual de cotas nos cursos de pós-graduação.

Atualmente, a Uern possui 203 estudantes com deficiência em vários cursos de graduação e pós-graduação.


*Por Nathan Figueiredo

AREIA BRANCA-RN: JOVEM DE 18 ANOS DE IDADE É MORTO A TIROS

Um adolescente de 18 anos identificado como Micael Douglas Rodrigo Avelino, de 18 anos de idade, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira 03 de dezembro de 2021, na cidade de Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações da Polícia Militar, Micael se encontrava no Cais do Porto quando homens armados já chegaram atirando contra ele que não teve chance de defesa.
O mesmo chegou a ser socorrido para uma Unidade de Saúde do município, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.
A Policia Militar recebeu informações ainda não confirmadas, que Micael teria ligação com com uma organização criminosa.
A PM realizou diligências mas os suspeitos não foram localizados.

*Passando na Hora

CONVITE DE CANTORIA!!!

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] "VOU TIRAR UMAS FÉRIAS NA CADEIA DEPOIS EU VOLTO", DIZ SUSPEITO DE ASSALTO PRESO PELA PM COM ARMA DE FOGO E MOTO ROUBADA NO NOVA BETÂNIA

Policiais Militares do 2º BPM, prenderam na noite desta quinta feira 02 de Novembro de 2021, homem de 19 anos de idade, suspeito de ter praticado um assalto em companhia de uma comparsa, no Loteamento Pousada dos Thermas, região do Abolição IV em Mossoró, no Oeste Potiguar, onde teriam tomada uma moto XRE 300.
De acordo com a PM, durante o roubo, um popular reagiu e trocou tiros com os assaltantes e possivelmente um deles saiu baleado.
Após a ação criminosa, os suspeitos fugiram em direção ao Ouro Negro, onde um deles foi deixado naquele local.
José Erick David Bezerra Sales, foi abordado e preso nas proximidades da Praça do Rotary no Bairro Nova Betânia. Ele estava em uma moto XRE 300 com placa NNQ-1F72 e desenvolvia alta velocidade pelas ruas do bairro. Durante as buscas pessoais, os policiais encontraram em sua cintura um revolver calibre 38 com quatro munições, duas delas deflagradas.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Plantão no Alto São Manoel e apresentado ao delegado plantonista Roberto Mouro, para que a autoridade policial adote as medidas cabíveis.
José Erick que diz em vídeo que "vou tirar umas férias na cadeia e depois eu volto", (assista abaixo), foi autuado em flagrante por crimes de receptação e porte ilegal de arma de fogo e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá a disposição da justiça.
Veja vídeo:

*Fim da linha/Passando na hora

CANGUARETAMA-RN: JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATO DE PREFEITO E E VICE

O prefeito de Canguaretama, Wellinson Ribeiro(PP), e sua vice, Fátima do Murim(Cidadania), foram afastados nesta sexta-feira(03/12).
O presidente da Câmara Municipal de Canguaretama, João Wilson de Andrade Ribeiro Filho, o Wilsinho(PTB), convocou vereadores para sessão especial de ”transmissão e posse interina do cargo de chefe do poder Executivo”. Irmão do prefeito cassado, Wilsinho assumirá por 90 dias a Prefeitura.
Segundo documento enviado aos parlamentares, a convocação decorre do julgamento definitivo das ações eleitorais de nº 0600209-22.2020.6.20.0011 e 0601080-52.2020.6.20.0011, nas quais o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte – TRE/RN determinou a cassação dos registros de candidatura do prefeito e vice-prefeito do Município de Canguaretama, cujos acórdãos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico – DJE em 02/12/2021.
Os diplomas de Wellinson e Fátima foram cassados em setembro passado quando a justiça apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas eleições de 2020.

*Fonte: Fatos do RN

NATAL-RN: [FOTOS] Balas de borracha e secretária dentro de viatura: guardas avançam contra estudantes durante protesto

Foto: José Aldenir/Afora RN
Guardas municipais usaram bala de borracha e spray de pimenta para dispersar o protesto de estudantes contra a cobrança de tarifa da linha de ônibus que liga a avenida Salgado Filho ao Campus Universitário da UFRN, em Natal.

O movimento, que iniciou de forma pacífica por parte dos estudantes, tenta desde a manhã desta quinta-feira (2) conversar com a secretária de Transportes de Natal (STTU), Daliana Bandeira. Os estudantes buscam a isenção da cobrança da tarifa de R$ 3,20 e a retomada da gratuidade para todos que utilizarem o serviço.
Em meio a ação dos agentes de segurança, a secretária foi vista pela equipe do Agora RN saindo do prédio da STTU dentro de uma viatura da Guarda Municipal.

Atualmente chamada de ‘Alimentadora UFRN’, a linha popularmente conhecida como ‘Circular 588’ era gratuita até o primeiro semestre de 2020, quando foi desativada por causa da pandemia da Covid-19.

*Agora RN

APODI-RN - SÍTIO PONTA II: PEREGRINAÇÃO DE SANTA LUZIA CONTINUA

21ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2, Apodi-RN.
20ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2, Apodi-RN.
19ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2, Apodi-RN.
Hoje, 03 de dezembro tem início os festejos na capela da comunidade e prossegue até o 13, dia de Santa Luzia!

CONVITE DE CANTORIA!

NOVA CRUZ-RN: ACUSADO DE ASSALTAR CASA LOTÉRICA É PRESO EM FLAGRANTE PELA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar, através do 8º BPM e do 5º DPRE, prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira (02), na Rua Campo Santo, centro de Nova Cruz, no Agreste do Rio Grande do Norte, um indivíduo acusado de praticar um assalto a uma casa lotérica da cidade.
As guarnições haviam recebido informações, através do COPOM/190, dando conta de um assalto que havia ocorrido em uma lotérica situada nas imediações da Rua 15 de Novembro, área comercial da cidade. De imediato iniciou-se as diligências onde na ocasião foi possível localizar a rota de fuga do meliante.
Após diversas buscas, os Policiais Militares conseguiram identificar uma residência onde o assaltante estava homiziado, sendo possível capturá-lo, além de recuperar todo dinheiro levado no assalto.
As roupas do criminoso e os objetos utilizados na ação, inclusive um simulacro de uma arma, também foram localizados, não restando dúvidas sobre a autoria e materialidade do crime de roubo qualificado.
Diante dos fatos, o elemento que é ex-presidiário, velho conhecido da Polícia, foi conduzido a 6ª DRP (Delegacia Regional de Polícia) de Nova Cruz, onde foi submetido aos procedimentos previstos em lei (Auto de Prisão em Flagrante Delito).

*Fonte: 8º BPM

APODI-RN: HOMEM QUE FOI BALEADO NO PORTAL DA CHAPADA NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL

Mais um crime de homicídio foi registrado na cidade de Apodi.
Na noite de quinta feira, 02 de dezembro de 2021, João Bosco Evangelista Júnior, 32 anos foi atingido por disparos de arma de fogo em sua residência, no bairro Portal da Chapada. 
De acordo com informações, os criminosos chegaram na casa da vítima e chamaram. Quando Bosco abriu a porta, os criminosos entraram, atiraram e em seguida fugiram com destino ignorado. 
Bosco Júnior foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, seria transferido para Mossoró, mas não resistiu e morreu na sala de cirurgia.
O crime deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

Ministério debate construção de Plano Nacional de Habitação com representantes do Nordeste

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nesta quarta-feira (1º), um webinário com representantes de estados e municípios da Região Nordeste para debater a construção do novo Plano Nacional de Habitação (PlanHab 2040), com vigência esperada até 2040.

“Este evento regional tem como objetivo colher percepções e sugestões locais. A ideia é que o PlanHab 2040 possa, efetivamente, representar as ideias do conjunto da sociedade civil brasileira para o enfrentamento das necessidades habitacionais”, explicou o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos.

Além de integrantes do MDR, a conferência desta quarta-feira contou com agentes da cadeia produtiva, da academia, de organizações da sociedade civil e de administrações locais.

A secretária de Habitação da Prefeitura do Recife, Maria Eduarda Medicis, compartilhou a realidade do município. Ela citou a desigualdade na cidade como um dos desafios a serem superados e falou sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social-PLHIS que vem sendo trabalhado.

“O papel da gente é de coordenador da política. A gente vem trabalhando para que a política de habitação esteja transversal a outras secretarias, devido à importância que ela tem: social, econômica, polo de geração de emprego e renda próximos às unidades de habitação”, explicou.

Temas como priorizar o acesso à moradia para famílias com até dois salários mínimos, regularização fundiária, apoio a programas de locação social, banco de imóveis e trabalhos sociais, entre outros, foram citados entre os participantes do webinário como ferramentas para combater o déficit habitacional.

Representante da academia, a professora da Universidade Federal de Alagoas e arquiteta Regina Dulce Lins, que participou da elaboração do atual Plano Nacional de Habitação, reconheceu a importância de se revisar o projeto.

“Num cenário passado, tínhamos recursos para construção de moradias, mas com a mudança de cenário, não existe mais. O grande desafio é como fazer sem dinheiro. A implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e do Fundo Nacional de Interesse Social continuam mandatórias. Rediscutir o financiamento público e outras formas, tais como associativismo, me parece fundamental”, defendeu Regina.

O processo colaborativo de construção do Plano Nacional de Habitação 2023-2040 é fruto de parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do MDR e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Sustentabilidade ambiental

O PlanHab 2040 tem como desafio inovador a abordagem do eixo sustentabilidade ambiental. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana, o PlanHab deverá promover propostas e ações para um habitat com equilíbrio socioambiental.

As dimensões de durabilidade, salubridade, segurança, conforto, acessibilidade e adaptação das soluções habitacionais são os principais componentes de sustentabilidade ambiental no Plano.

Webinários

Até o momento, já foram realizados webinários com representantes das regiões Norte e Nordeste e outro com enfoque nacional. Ainda neste mês de dezembro, ocorrerão encontros voltados às demais regiões (confira calendário ao fim da matéria).

Os Webinários do PlanHab 2040 são transmitidos pelo Youtube do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Além dos webinários, serão realizadas oficinas temáticas com membros da comunidade PlanHab 2040.

Confira o calendário com as próximas atividades:

Webinário Regional – Centro-Oeste: 3 de dezembro de 2021
Webinário Regional – Sul: 8 de dezembro de 2021
Webinário Regional – Sudeste: 10 de dezembro de 2021.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

O amor e a alegria são os elementos básicos para conquistarmos amizades e as conservarmos.
E são básicos, também, para nossa paz mental!
Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades, e veja que a paz nasce dentro de você.
A felicidade não pode estar em nada que esteja fora de você.
Busque-a dentro de você mesmo, pois a Felicidade é Deus, e Deus mora dentro de você.

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA