Pesquisar este blog

01 junho 2023

Ministro cumpre agenda em Natal nesta sexta-feira

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, estará em Natal nesta sexta-feira, às 9h, na Escola de Governo, para assinar os pactos para ampliar programa “Nordeste Acolhe”.

O programa tem a finalidade de promover ações de enfrentamento à fome, à pobreza, às violações de direitos, desproteções e desigualdades nos estados da região Nordeste, a Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste firma o Pacto para a Busca Ativa e o Pacto para o Plano Brasil Sem Fome e Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Estas definições, que favorecem a localização de crianças órfãs de pais vitimados pela Convid-19 foram tomadas nesta quinta-feira (01), em reunião da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste realizada em Natal, no auditório do Hotel Holiday Inn. Na reunião também foi lançada a proposta de incluir crianças órfãs por feminicídio como beneficiárias do programa “Nordeste Acolhe” que oferece ajuda de custo financeiro.

A governadora Fátima Bezerra preside a Câmara Temática que tem como coordenadora a secretária de Estado Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) do RN, Íris Oliveira.

O Programa Nordeste Acolhe foi lançado no Centro de Convenções de Natal, dia 25 de agosto de 2021, com a presença de governadores e representantes dos nove estados da região. Consiste no pagamento de benefício no valor de R$ 500 mensais a crianças e adolescentes que ficaram órfãos devido à pandemia da Covid-19 até o alcance da maioridade civil (21 anos).

“Nosso objetivo é desenvolver ações e políticas públicas regionais para o enfrentamento das desigualdades que geram fome, pobreza e falta de acesso a direitos fundamentais”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, para ressaltar que “a crise social foi agravada no contexto da pandemia da Covid-19, e da desorganização das políticas públicas em âmbito nacional. Estes fatores afetaram ainda mais a vida da maioria da população, especialmente as que vivem do trabalho e que vivenciam as consequências do racismo estrutural e das desigualdades de gênero e sociais”.

Ela destacou que “a Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste inicia uma nova e importante fase com potencial de acelerar a implementação do Pacto Social pelo Nordeste, inclusive diante da urgência do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e da centralização de esforços na promoção da integração regional, por meio de projetos estratégicos e de políticas públicas integradoras, inovadoras e estruturantes, para redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável”.

À reunião compareceram a representante do ministro Wellington Dias, Rosangela Souza; Eulália Barbosa, da Senarc/MDS; o secretário de Programas do Consórcio Nordeste, Pedro Lima; secretários e dirigentes de órgãos socioassistenciais dos estados, Kátia Bom Ribeiro (Alagoas), Fabya Reis (Bahia), Paulo Guedes (Ceará), Luiz Barbalho (Maranhão), Yasnaia Polliana Dutra (Paraíba), Ana Carolina Pessoa (Pernambuco), Maria Regina (Piauí), Helga Mengel (Sergipe) e Íris Oliveira (Rio Grande do Norte).

*Blog do Barreto

Rogério Marinho diz que ‘respeita mas não concorda’ com decisão que decreta sua inelegibilidade

A assessoria do senador Rogério Marinho se pronunciou, por meio de nota, sobre a decisão do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, que decretou a inelegibilidade e perda das funções púbicas do parlamentar, com base em processo de quando ele era vereador.

Eis a nota onde Rogério respeita a sentença do juiz mas não concorda.

A respeito da noticiada sentença proferida contra o senador Rogério Marinho, em respeito à opinião pública é que se esclarece:

O senador respeita, mas não concorda com as conclusões da Justiça de que seria ato de improbidade a contratação de médica para atender a população carente gratuitamente, por esse atendimento não ser prestado nas dependências da Câmara Municipal de Natal. Não há acusação de apropriação de dinheiro nem de que o serviço não era prestado.

Por essa razão, descabida a condenação em uma ação, cuja a iniciativa, inclusive, se encontra prescrita de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa.

O senador, confiante na sua inocência, recorrerá da decisão para combatê-la no foro adequado, que é o do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Assessoria Jurídica de Rogério Marinho


*Do Blog - Caso o TJ RN mantenha a decisão de primeira instância, o efeito de inelegibilidade será imediato.

Já a perda das funções políticas, também decretada pelo juiz, terá que aguardar o trânsito em julgado.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

NATAL-RN: Semana do Meio Ambiente em tem oficinas, limpeza de praias, plantio de árvores e mais; veja programação completa

Natal começa nesta quinta-feira (1º) a programação da Semana do Meio Ambiente 2023, que segue até a próxima segunda-feira (5), com várias ações, como oficinas, limpeza de praias, plantio de árvores, palestras, entre outras.

O tema anual do evento anunciado pela prefeitura da capital é “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”.

A solenidade de abertura ocorre na manhã destas quinta-feira (1º), a partir das 9h30, no Bosque das Mangueiras, com apresentações culturais da Orquestra da Escola Municipal Ferreira Itajubá e Show de Rap com Miguel Carcará.

Ainda haverá um plantio simbólico de parte das mudas referentes a um compromisso assumido por Natal ao receber em abril o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e o selo de evento "Carbono Free".

Na oportunidade, acontece também a assinatura de um termo de cooperação entre secretarias municipais para dar suporte à fiscalização ambiental na cidade.

Porém a programação do evento já começou a partir das 8h, no local, com feira de orgânicos, exposições das fiscalizações urbanística e ambiental, e dos setores de planejamento da Semurb, das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e cartilhas produzidas pela pasta.

Ainda há participação do projeto Agroecologia na Cidade, pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), oficinas de horta orgânica e de leitura com temáticas ambientais para o público infantil e de compostagem para adultos, brincadeiras com jogo lúdico da educação ambiental da Semurb e trilha ecológica guiada também para o público infantil.

No mesmo dia, em paralelo, acontece das 8h às 17h o drive-thru para recebimento de lixo eletrônico no Partage Norte Shopping, que fomenta o descarte desse material de maneira apropriada.

Programação

Em 2023, a Sema promove também mutirões de limpeza, exposições, oficinas, feira de orgânicos e de artesanato. Além de trilhas, caminhada histórica, palestras on-line entre outras atividades. Algumas tiveram inscrição prévia.

Outra ação é a sensibilização ambiental nas escolas com a educação ambiental da Semurb sobre coleta e destinação de resíduos para alunos do 4º e 5º anos.

Já sexta-feira (2) serão realizadas duas palestras gratuitas, ambas com inscrições e direito a certificado. A primeira palestra com o tema “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 10h30.

E a segunda “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephane Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 15h30.

Para se inscrever nessas e em outras atividades basta acessar o aplicativo Natal Digital disponível nas lojas de dispositivos Android e IOS e acessar a guia "serviços" na barra inferior, em seguida clicar no ícone "Semana do Meio Ambiente 2023".

No App Natal Digital também é possível conferir a programação completa da semana, que vai de 1 a 5 de junho, e ainda uma gama de outros serviços disponibilizados para população pela Prefeitura do Natal.

Plantios e Mutirões de Limpeza


No sábado (3), o destaque é para o plantio de cerca de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbú, área que é alvo constante de queimadas em parceria com o Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade, às 7h30. E o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio.

Além disso, haverá oficina de horta orgânica e minicurso para cultivo de orquídeas para o público adulto, e pintura de rosto e trilha ecológica guiada para o público infantil, no Bosque das Mangueiras.

Dia do Meio Ambiente

No Dia mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (5), os destaques são para as atividades no Parque da Cidade onde o público poderá participar das Trilhas Naturais, das 7h às 10h e Trilha do Pôr-do-sol, às 15h; do Café com Cordel na biblioteca, às 8h, e inauguração do Jardim Sensorial, às 8h30. E por fim, às 9h, a solenidade de premiação do Edital da ARSBAN “Sanear com Arte”, no auditório.

Em paralelo, também na segunda (5), ocorre plantio de mudas nas calçadas da Avenida Amintas Barros, com o apoio do Planta Natal, das 7h às 10h; o mutirão de limpeza nas praias, em Ponta Negra, a partir das 8h; e drive-thru, das 9h às 12h, para recebimento de lixo eletrônico, no CCAB Sul.

*Do G1 RN

Juiz decreta inelegibilidade do senador Rogério Marinho que ainda pode recorrer da sentença

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas decretou nesta quinta-feira (01) a inelegibilidade e perda das funções púbicas do senador Rogério Marinho (PL).

A sentença é de primeiro grau e cabe recurso para o TJ RN.
Juridicamente não tem efeito imediato e para tal precisa do trânsito em julgado.
Porém, moralmente atinge a imagem e a carreira política do senador bolsonarista.

Eis trecho da sentença:

d) ROGÉRIO SIMONETTI MARINHO, em face da conduta tipificada no art. 10, inciso I, da Lei n. 8.429 /92, aplicando-lhe, com base nas diretrizes da argumentação acima vincada, às sanções de perda de qualquer função pública que esteja ocupando, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil no valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de oito anos.

*Caso o TJ RN mantenha a decisão de primeira instância, o efeito de inelegibilidade será imediato.

Já a perda das funções políticas, que seria o afastamento do mandato, teria que aguardar o trânsito em julgado.

O processo diz respeito ao mandato de Rogério como vereador e presidente da Câmara de Natal.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Chuvas ficam 43% abaixo do esperado no mês de maio no RN, aponta Emparn

O mês de maio terminou com 43,4% do volume médio de chuva abaixo do esperado para o período no Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Segundo a Emparn, o estado teve chuva média de 61,6 milímetros em maio. O esperado, no entanto, era de 108,7 mm.

Os municípios mais chuvosos foram Goianinha (154,6mm) e Pedro Velho (147,2mm), ambos na região Leste do Rio Grande do Norte (veja lista mais abaixo).

A previsão é feita baseada pela climatologia, que utiliza dados de postos pluviométricos com mais de 30 anos de registros (de 1963 a 2007). Diante desse cenário, o mês de maio deste ano foi considerado seco.

O período abaixo de chuvas foi provocado por fenômenos como bloqueios atmosféricos, ausência de frentes frias e o deslocamento precoce da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) para o hemisfério Norte, segundo Bistrot.

"O bloqueio atmosférico que atuou em grande parte do mês de maio no estado favoreceu a ocorrência de um prolongado veranico que em algumas áreas superou 10 dias sem chuva”, citou.

Fenômeno El Ñino e menos chuvas

Segundo a Emparn, pesquisadores identificaram o início do fenômeno El Ñino, que é aquecimento anormal das águas do Pacífico, provocando alterações nas condições climáticas que não favorecem a ocorrência de chuvas.

Isso deve influenciar nas condições climáticas nos próximos meses, ocasionando períodos mais secos e quentes nas regiões Norte e Nordeste e chuvas mais intensas no Sul e Sudeste.

No RN,o fenômeno foi registrado no mês de maio dos anos de 2015, ocasião em que choveu menos 70%, em 2012, quando choveu 76,1% a menos e em 1998, quando choveu 77,2% a menos.

A previsão para o próximo trimestre - com período chuvoso nas regiões Leste e Agreste - se mantém como anteriormente anunciada de volumes de chuva de normal a abaixo do normal no RN.

Os municípios mais chuvosos no mês de maio de 2023, por região, foram:

Leste Potiguar: Goianinha (154,6mm); Pedro Velho (147,2mm); Montanhas (130,0mm); Baía Formosa (128,0mm) e Canguaretama (127,0mm);
Agreste Potiguar: Passagem (107,0mm); Brejinho (104,4mm) e em Lagoa Salgada (103,8mm);
Central Potiguar: Carnaúba dos Dantas (110,0mm); Currais Novos (89,4mm) e em Florânia (71,9mm);
Oeste Potiguar: Paraná (139,5mm); Luís Gomes (117,8mm); Carnaubais (112,6mm); Major Sales (110,0mm) e Riacho de Santana com 104mm.


*Do G1 RN

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRRGO!!!

 

MOSSORÓ-RN: MAIO TERMINAA COM SETE HOMICÍDIOS REGISTRADOS

Mossoró cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, fechou o mês de maio com registros de 7 homicídios, apresentando um pequeno crescimento no número de assassinatos em relação ao mês de abril, que contabilizou cinco mortes violentas por homicídios. Em termos gerais, a cidade entra o mês de junho com 38 assassinatos.

Veja agora os locais onde ocorreram os sete homicídios e a identificação das vítimas, que sofreram disparos de arma de fogo e não resistiram:

32° Homicídio: ocorreu na Rua José de Avelino Silveira no Bairro Bom Jesus. Vítima: Jefferson Avelino Gonçalves, 27 anos de idade, foi morto com vários disparos de arma de fogo, enquanto trabalhava em uma obra de construção. De Acordo com testemunhas a vítima estava trabalhando quando dois homens em uma moto chegaram e o garupa começou a atirar. Crime em investigação pela DHPP

33º Homicídio ocorreu na RN-015 na antiga Fazenda São João, na zona rural de Mossoró. A vítima foi o ex presidiário identificado como Edson Rodrigues da Silva, conhecido como “Peba“. Ele foi morto com cerca de dois tiros de escopeta, enquanto trafegava de bicicleta na rodovia estadual. Crime sem alucidação até o momento

34º Homicídio ocorreu no Assentamento Mulugunzinho, zona rural de Mossoró. Vítima: Jackson Jailson da Silva, apelidado de “Índio” de 42 anos de idade, foi encontrado morto dentro de casa, com várias perfurações de tiros pelo corpo. Crime em investigação pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

35º Homicídio aconteceu no Sítio Cigano Zona Rural de Mossoró. Vítima Raimundo da Silva, de 51 anos de idade, natural de Alexandria/RN encontrado morto com cerca de 9 tiros. Crime em investigação pela DHPP

36º Homicídio ocorreu na Avenida Antônio Bento no Conjunto Malvinas em Mossoró no Rio Grande do Norte. A vítima foi um flanelinha identificado como Manoel Reis de França, 47 anos. Ele pedalava sua bicicleta quando foi alvejado com tiros de pistola 380 e morreu na hora. Crime ainda não elucidado pela DHPP

37º Homicídio ocorreu na Rua Olivério Olimpio Neto na localidade conhecida como Papôco no bairro Planalto 13 de Maio. A vítima foi Paulo Ruan Vieira Costa, 21 anos de idade. Ele foi morto com vários tiros de pistola calibre 380, no meio da rua. Crime em investigação pela DHPP

38º Homicídio aconteceu na Rua Assis Silva, no bairro Barrocas. A vítima foi José Nailson Leite de Souza, de 52 anos, natural da cidade de São José, no estado da Paraíba. riminosos invadiram a casa e executaram com vários tiros. crime em investigação pela DHPP.

*Fonte: Portal Fim da Linha

Ministro do TSE libera para julgamento ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

O corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, liberou nesta quinta-feira (1º) para julgamento uma ação que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Agora, cabe ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, marcar a data para julgamento. A ação trata de uma reunião feita por Bolsonaro com embaixadores, enquanto presidente e pré-candidato à reeleição, em que fez acusações contra o sistema eleitoral sem provas.

Ao liberar o processo para análise, Gonçalves apresentou ao tribunal um relatório com o detalhamento dos procedimentos realizados ao longo da ação, inclusive os dados da coleta de provas e as alegações das partes e do Ministério Público Eleitoral.

A movimentação do corregedor ocorre logo após a posse de dois novos ministros efetivos da classe de juristas no TSE – André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques, que sucederam os ministros Carlos Horbach e Sérgio Banhos.
A ação

O TSE foi acionado pelo PDT, que questionou a conduta de Bolsonaro na reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado. À ocasião, o ex-presidente fez declarações sem prova que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral.

No processo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro.

De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, houve abuso de poder por parte do ex-presidente. Segundo Gonet, ele não poderia ter usado recursos do Estado para propagar informações falsas sobre as eleições.

“A busca do benefício pessoal também foi tornada clara. O uso de recursos estatais para a atividade da mesma forma está estampado nos autos. Todo o evento foi montado para que o pronunciamento se revelasse como manifestação do Presidente da República, chefe de Estado, daí a chamada de embaixadores estrangeiros e o ambiente oficial em que a reunião ocorreu. O abuso do poder político está positivado”, escreveu o procurador.

Já a defesa de Bolsonaro alegou ao TSE que a reunião com embaixadores não teve caráter eleitoral e que os ataques às urnas fizeram parte de um “debate de ideias” para aprimorar o sistema de votação do país.

*98 FM de Natal

APODI-RN: ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO NO ADRO DA IGREJA MATRIZ

Ontem, 31 de maio se encerrou as festividades religiosas do Mês Mariano, com a Santa Eucaristia no adro da Matriz, presidida pelo nosso Vigário Pe. Marcílio, com a presença do Diácono Jorge e toda assembleia do Povo de Deus .
A Coroação de Nossa Senhora é uma homenagem em que os devotos dedicam seu amor e louvor à Mãe de Deus e nossa. 
Ao Coroar Nossa Senhora demonstramos que a reconhecemos como “Rainha” e retribuímos nosso amor à Mãe de Jesus, que através do seu SIM permitiu que a salvação de Deus chegasse à humanidade.
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”. (Apocalipse 12,1).

NATAL-RN: Homem é resgatado pelo Corpo de Bombeiros enquanto tentava escalar torre de telefonia

Um homem subiu em uma torre de telefonia próxima a unidade do Grau Técnico no Alecrim, zona Leste de Natal, na manhã desta quinta-feira (1º). Segundo o 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), ele foi identificado por uma viatura da PM escalando a torre por volta das 5h30 quando já estava na metade do percurso para chegar ao topo. O resgate só foi realizado por volta das 7h após diálogos entre o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), PM e Samu com o indivíduo, que aceitou descer da torre.

A PM ainda não tem informações concretas sobre o que teria levado o homem a subir na torre, mas a situação aponta para uma suposta tentativa de suicídio. De acordo com relatos de um amigo do indivíduo aos policiais, ele estaria desempregado e os familiares o teriam abandonado.

De acordo com a PM, o estado de saúde do homem é estável. Ele foi medicado pelo SAMU após o resgate e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite. Informações sobre a idade do indivíduo não foram confirmadas.

*Fonte: Tribuna do Norte

Festival de Música realiza oficinas e concertos em São João do Sabugi

O mês de junho em São João do Sabugi RN, Terra das Artes, já inicia festivo. De 09 a 11 de junho acontece o I Festival Maestro Manoel Felipe Nery, com oficinas, ensaios e concertos, através da Associação Cultural Manoel Felipe Nery – ACAMFEN, em parceria com IFRN, UFRN, Escola de Música da UFRN e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Dia 09 a partir das 8h acontece Oficinas de Música que abrangem Canto Coral, Clarinete, Saxofone, Trombone e Trompete. No horário da tarde acontece Ensaios com alunos do Festival às 14h, e a noite, a partir das 19h, tem Concerto com a Filarmônica Honório Maciel, de São João do Sabugi, e Filarmônica Manoel Felipe Nery, de Ouro Branco.

No dia 10, às 8h tem Oficinas de Música, às 14h Ensaios com alunos do Festival e às 19h, Concerto dos Alunos do Festival, em quartetos e quintetos. Encerrando a programação, dia 11, tem Oficinas de Música às 8h e às 19h Concerto do Quarteto de Trombones da UFRN e da Big Band Jerimum Jazz UFRN.

“Todos os dias teremos oficinas de Clarinete, Sax, Trombone, Trompete e Canto Coral. As inscrições estão abertas para quem quiser participar, inclusive vamos fornecer alimentação e alojamento para pessoas de outras cidades” informa José Fágner, músico presidente da ACAMFEN

As inscrições para participação das oficinas são gratuitas e estão abertas até dia 05 de junho, podendo realizar pelo link https://forms.gle/L4dDYWY9TDgovL7T9

As oficinas serão ministradas por renomados nomes da Música. Em Canto Coral a profa será Luciana Real Limeira, com Licenciatura em Música, com Especialização e Mestrado em Educação Musical, professora de Arte/Música , Canto, Coral e disciplinas teóricas no IFRN, Campus de Jucurutu. Para Oficina de Trompete será o professor Railson Bezerra de Farias, Bacharel em Música pela UFPB, Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO. Já para Saxofone, será Raimundo Ranieri, Bacharel em Música e Mestrando na UFRN, professor na Escola de Música Casa Talento e na Escola de Música da UFRN.

A Oficina de Trombone será com o renomado Gilvando Azeitona, Mestre em performance e Bacharel em Trombone pela UFPB, membro fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e consultor da linha de Trombone W&N. Azeitona é professor de Trombone nos cursos Técnico e Bacharelado da Escola de Música da UFRN. Já a Oficina de Clarinete será com Antônio Wendel André da Silva, Técnico em Música com habilitação em Clarinete, professor de Clarinete, que atuou na Dinamarca como professor de música brasileira, e é aluno de graduação em Música na UFRN.

As oficinas e ensaios ocorrem na Sede da Filarmônica Honório Maciel e os Concertos na Praça da Alimentação, ao lado do Beco da Música.

Outras informações: (84) 99949-9308.

*Jair Sampaio