Pesquisar este blog

31 janeiro 2024

APODI/RN: AGNALDO FERNANDES RECEPCIONOU HOJE A COMITIVA DA CHINA

Recepcionamos hoje a comitiva da China, que chegou nessa quarta feira em nosso Apodi.
Estão sendo dias intensos, de muitos aprendizados e esperança de um futuro melhor para a agricultura familiar.
Próxima sexta feira, às 17 horas será lançado o Programa Nacional de Mecanização da Agricultura Familiar no calçadão da Lagoa do Apodi. Nos encontremos lá!

PARABÉNS JEOVÁ GURGEL!!!

Hoje é o dia de celebrar a vida do nosso querido colega @jeovahgurgeloficial! Desejamos uma vida longa, repleta de alegrias, paz, saúde, felicidades e sonhos realizados!
#felizaniversario #aRádioDeApodi

Taxa média de desemprego em 2023 é a menor desde 2014

A taxa média de desocupação em 2023 ficou em 7,8%. Esse resultado anual é o menor desde 2014, quando o indicador marcou 7%. O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desemprego médio do ano passado foi 1,8 ponto percentual (pp) menor que o nível de 2022, com 9,6%. O resultado confirma tendência já apresentada em 2022 de recuperação do mercado de trabalho após o impacto da pandemia da covid-19.
O levantamento revela que a população média ocupada atingiu um recorde, subindo para 100,7 milhões de pessoas em 2023, com crescimento de 3,8% na comparação com 2022. Na outra ponta, houve redução de 17,6% no número médio de pessoas desocupadas entre 2022 e 2023, chegando a 8,5 milhões.

*Blog do Heitor Gregório

Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra é empossada presidente do Consórcio Nordeste

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) tomou posse como presidente do Consórcio Nordeste durante assembleia com governadores dos estados da região na manhã desta quarta-feira (31), em Natal.

Ao assumir o cargo no lugar de João Azevedo (PSB), da Paraíba, Fátima se tornou a primeira presidente mulher da entidade e terá um mandato de um ano.

Além da presença dos governadores de todos os estados da região, com exceção de Elmano de Freitas, do Ceará, que enviou a vice, Jade Romero, o encontro contou com a participação do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, que já foi presidente do consórcio.

Na solenidade, Fátima ressaltou o pioneirismo potiguar na participação feminina na política e ressaltou alguns dos seus objetivos à frente do consórcio, criado em 2019.
"O PAC destinou para todo o Brasil cerca de R$ 1,7 trilhão, dos quais mais de 40% estão destinados ao Nordeste. Esse comitê, estou propondo em parceria com o governo federal, para que a gente possa efetivamente ter essas obras realizadas no tempo previsto e entregues à população", afirmou.

Fátima ainda afirmou que a câmara temática na área da Saúde deverá focar no desafio da vacinação da população, associado ao combate à dengue. Ela ainda ressaltou a criação de um comitê do monitoramento e enfrentamento às emergências climáticas.

"O Brasil precisa olhar também para outros biomas, como é o caso da caatinga. Nós já apresentamos um projeto ao governo federal para a criação do Fundo da Caatinga. Esperamos que avance essa pauta também do ponto de vista legislativo", disse.

Ex-presidentes do Consórcio Nordeste
  • 2019 a 2020 - Rui Costa (BA)
  • 2021 - Wellington Dias (PI)
  • 2022 - Paulo câmara - PE
  • 2023 - João Azeitona- PB
A gestão do consórcio é alterada todos os anos, com revezamento entre os governadores dos estados nordestinos. Fátima está no segundo mandato no governo do Rio Grande do Norte e deverá permanecer no comando do consórcio até o início de 2025.

O que é o consórcio?

O Consórcio criado em 2019 é um instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil. Entre as possibilidade abertas, estão a realização de compras conjuntas entre estados, a implementação conjunta de políticas públicas e a busca por cooperações nacionais e internacionais.

*Do G1 RN

RÁDIO CIDADE FM ESTÁ DE VOLTA!

A rádio Cidade FM de Apodi passou por manutenção em seus equipamentos e esteve fora do ar por alguns dias. Os ouvintes reclamaram da ausência da emissora. 
Agora a Cidade FM está de volta e os ouvintes ligando e participando da programação com força total!!!

Mãe e irmã da advogada Brenda Oliveira estavam no carro atacado por criminosos em Santo Antônio

O delegado Thyago Batista, que atua na jurisdição de Santo Antônio, no Agreste do Rio Grande do Norte, informou, nesta quarta-feira (31), que “pelo menos quatro elementos alvejaram o carro” conduzido pela advogada Brenda Oliveira, 26 anos, ontem (30), resultando na morte dela e do cliente, Janielson Nunes de Lima, 25, mais conhecido como “Gordinho da Batata”.

Segundo o delegado, mais três pessoas estavam na parte detrás do carro de Brenda, a mãe dela, a irmã e a irmã de Janielson, que era suspeito do assassinato do vaqueiro Vitor Costa, 18 anos, madrugada de domingo (28), na vaquejada de Santo Antônio. Felizmente as três tiveram ferimentos leves, foram socorridas e liberadas.

O delegado diz que investigações continuam para identificar os criminosos e se outras pessoas estão envolvidas nos assassinatos. Pede a quem tiver informação que repasse, de forma anônima, para elucidar os crimes.

*BZ Notícias

[VÍDEO] CAMPANHA EM PROL DA SAÚDE DE AMANDA


LULA MANTÉM CHEFE DA ABIN APÓS DEMISSÃO DE Nº 2, E AGÊNCIA TROCA OUTROS 6 DIRETORES

Após decidir demitir o número 2 da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), o presidente Lula (PT) chancelou a permanência na chefia do órgão de Luiz Fernando Corrêa, que promoveu a troca de outros seis diretores.
A exoneração de Alessandro Moretti e todas as outras mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira (30), em meio às investigações sobre a “Abin paralela” que teria sido montada na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Devido ao sigilo inerente à função, os nomes dos demais diretores dispensados e aqueles que assumem as vagas não foram publicados no Diário Oficial, apenas as matrículas. Quatro dos novos diretores são mulheres.

*Folha de S. Paulo

MOSSORÓ/RN: Posse canônica do novo Bispo acontece em pleno adro da Catedral de Santa Luzia

A programação da posse do novo Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, começará no dia 16 de fevereiro com missa de despedida na cidade de Uiraúna, na Paraíba, e a acolhida na Paróquia de Luís Gomes, primeira paróquia da Diocese de Mossoró a recepcioná-lo, seguida por José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoite em Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres e povo da Diocese, zonais do Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A chegada a Mossoró será no sábado, 17, dia da posse, com uma programação especial.

Posse

O novo Bispo Dom Francisco será acolhido em Mossoró no sábado, dia 17, a partir das 9h, na Paróquia de São João Batista, bairro Doze Anos. Às 16h45, haverá oração de Dom Francisco juntamente com o Clero no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e em seguida procissão para a Catedral de Santa Luzia. “Há expectativa de mais de 20 bispos presentes na cerimônia e 150 padres. Dom Francisco é presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Autoridades, convidados, imprensa e fiéis de várias cidades e de Mossoró. Uma bonita recepção de boas-vindas ao novo pastor”, reforçou Padre Flávio Augusto.

Celebração

A celebração da missa começará 17h, iniciada pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, que solicitará a leitura, pelo Colégio de Consultores, da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró. Em seguida, Dom João entregará o báculo (cajado) a Dom Francisco como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Outros momentos significativos, durante a missa: Dom Francisco entrará sozinho na Catedral para um momento de oração em frente ao sacrário e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pedindo a sua intercessão. Marcante também será a ocasião em que todos os padres, diáconos e representantes de leigos e religiosos irão até o novo bispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito.

Caravanas

Em várias paróquias, os fiéis estão organizando caravanas para participar da posse canônica. Da Diocese de Cajazeiras (PB), da qual Dom Francisco de Sales foi bispo nos últimos sete anos, virá também uma caravana.

Dia 02

A Diocese programou para a primeira sexta-feira do mês de fevereiro, dia 02, uma Oração pelo início do magistério episcopal de Dom Francisco em todas as Igrejas.

General Heleno é convocado para depor sobre suposto esquema de espionagem ilegal na Abin

Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante todo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Augusto Heleno foi convocado nesta terça-feira (30) para depor no inquérito que apura um suposto esquema de espionagem clandestina dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a mando do então diretor da agência Alexandre Ramagem. A intimação foi pela Polícia Federal (PF).

A Abin, na época, era subordinada à pasta que o general comandava.

O depoimento do general Heleno foi marcado para a próxima terça-feira (6) na sede da PF, em Brasília. Ele irá depor para a equipe que conduz o atual inquérito.

A investigação busca esclarecer se Heleno tinha conhecimento das supostas ilegalidades cometidas supostamente por Ramagem na Abin e quem eram os destinatários dos produtos e relatórios produzidos. O general era o chefe na cadeia hierárquica.

Segundo fontes da PF, existem indicativos no inquérito, ainda em sigilo, que demonstrariam que o general Heleno tinha ciência e fomentava essas supostas ações ilegais de espionagem.
Abin paralela

A operação desta segunda (29) é uma continuidade da ocorrida na quinta-feira (25), quando Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, foi alvo de buscas. Na ocasião, foram apreendidos com eles 6 celulares e 2 notebooks – inclusive um pertencente à Abin.

Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moares. Segundo a decisão, Ramagem usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os alvos estavam autoridades e desafetos, como o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia –nesta segunda (29), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse ao blog que iria pedir ao STF a lista de parlamentares que foram monitorados pela Abin – e uma promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro que investigava milícias (inclusive Adriano da Nóbrega e homenageado por Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente) e as mortes de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

*98 FM de Natal

Após problemas técnicos, MEC adia divulgação do resultado do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

AMANDA DE CARAÚBAS PRECISA DE NOSSA AJUDA