/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 2 de maio de 2021

SERRA DO MEL-RN: DOMINGO DO VEREADOR THIAGO FREITAS

Hoje estive na difusora, programa voz da Serra, falando um pouco das ações de nosso mandato.

Estive também na difusora local, em vila Amazonas, idealizado e organizado por Seu Zé Varela, que fiz breve participação.

Passei na vila Maranhão comi a boa panelada do amigo Lázaro na oportunidade visitei o amigo Rafael, que em conversa podemos tomar ciência das necessidade do povo daquela comunidade.
Visitar a feira livre do nosso município, também é algo de dar gosto de se ver. É notório a percepção de desenvolvimento, fonte de renda, o verdadeiro mantimento do ciclo econômico em nosso município.


#MandatoAServiçoDoPovo
#MandatoPopular

Agricultores comemoram colheita do feijão verde após chuvas irregulares na Região Oeste do RN

Na casa de Antônia Alves, a Dona Toinha, tem feijão verde para o almoço nos próximos dias. O preparo une a tradição e a simplicidade do sertanejo. É na área da casa onde tudo começa. Bacia na mão e a companhia do marido Francisco Zacarias para debulhar o feijão verdinho recém-chegado do roçado. Nessa época do ano, a debulha do veijão verde vira rotina por aqui. 

O feijão veio do roçado na família, que fica a poucos quilômetros da casa deles, na Comunidade Posto Agrícola, zona rural do município de Paraú, no Oeste potiguar. A colheita começou esta semana. O feijão retirado do campo ainda é pouco se comparado ao mesmo período do ano passado, diz a agricultora. É que a falta de chuva regular atrapalhou o plantio. 

"Eu fico muito satisfeita quando aparece o inverno e a gente planta e tem o feijão pra pegar. Acordo bem cedinho, vou pro roçado apanhar o feijão e quando chego, vou debulhar. Eu sempre gostei da vida da roça", festeja a agricultora.

Os agricultores até chegaram a pensar que as plantas não iriam crescer e a plantação não iria aguentar tanto tempo sem água. Mas a chuva se intensificou na região e mudou a paisagem do roçado.  

"A gente plantou no começo do ano e ficou sem chover depois. Nós ficamos desanimados, mas a chuva veio, a gente plantou de novo e está dando certo. Estamos agora colhendo e vamos fazer o que puder para ter mais feijão ao longo do mês", comemora o agricultor Antônio Francisco, filho de Dona Toinha. 

Com o inverno tardio, o a família acredita que ainda deve colher uma saca de feijão, cerca de 60kg do grão. No ano passado, quando o período de chuva foi mais generoso, o agricultor colheu duas sacas de feijão. Alguns grãos ainda estão guardados em casa, em garrafas pets, para não estragar. Mas o agricultor não desanima e continua acreditando que o inverno ainda pode surpreender este ano. 

Depois que o trabalho de debulhar acaba é hora de colocar o feijão na panela. E não tem muito segredo no preparo. Basta água e sal e em alguns minutinhos no fogo o feijão tá pronto. Se quiser caprichar, manteiga da terra e creme do sertão. "Eu gosto muito de feijão verde. Quando tem, quase todos os dias eu coloco no fogo", conta Toinha. 

Quem também não tem do que reclamar é o agricultor Antônio José. Ele disse que aprendeu com o pai que agricultor deve plantar cedo, nas primeiras chuvas. Arriscou e se deu bem. Na área de um hectare, o feijão está no ponto de ser colhido. O agricultor estava ansioso aguardando o momento certo de começar a retirar as vagens do roçado. 

"Já tem milho maduro e o feijão apesar de ter dado mais fraco, já estamos colhendo. Normalmente, a gente começa a colher no começo de abril, mas por causa da chuva que não veio do jeito que a gente esperava, comecei a colher já depois da metade do mês", explica o agricultor que segue aguardando mais chuva na região. 

"Enquanto durar o inverno, a gente tá aqui esperando pra colher. Se Deus quiser, vem mais chuva por aí". 

*Do G1 RN

RN recebe mais 5.800 doses de CoronaVac e aguarda chegada de 101 mil de Oxford na segunda-feira (3)

Após receber na tarde de sábado (1) uma nova carga de vacinas contra a Covid-19 com 5.800 doses da CoronaVac para serem utilizadas como segunda dose (D2), o Rio Grande do Norte aguarda o envio de 101.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca por parte do Ministério da Saúde. 

A previsão inicial do governo do RN era de que o imunizante chegasse neste domingo (2). Mais tarde, porém, a governadora do RN Fátima Bezerra (PT) informou que o lote vai chegar na segunda-feira (3) às 15h05, junto com as primeiras 7.020 doses da vacina Pfizer. 

Com esses novos lotes, o RN chegará a 1.074.090 doses de vacinas contra o novo coronavírus recebidas. 

Já o novo lote de CoronaVac segue exclusivo para utilização em 2ª dose nos idosos, como foi pactuado no sábado (1) com a Câmara Técnica de Imunização. 

Com base na nota técnica nº 467/2021, o Ministério da Saúde orienta ainda que nesta fase nova para imunização de comorbidades, sejam vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

  • pessoas com Síndrome de Down
  • pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)
  • gestantes e puérperas com comorbidades
  • pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades
  • pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos

De acordo com o RN+ Vacina, o estado registrou na manhã deste domingo (2) 733.386 doses de vacina aplicadas em 493.725 pessoas. 

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: PERSEGUIÇÃO E TIROTEIO NA LAGOA DO MATO. UMA PESSOA FERIDA APÓS CAPOTAR CARRO

Uma perseguição e tiros no Bairro Lagoa do Mato em Mossoró, na tarde deste domingo, 02 de maio de 2021, acaba com uma pessoa ferida após capotar carro, na segunda ponte, sentido UPA do São Manoel.
Segundo informações, Matheus saia de casa em um carro prata, quando foi surpreendidos por elementos em um carro vermelho, que começaram atirar em sua direção. Ele conseguiu escapar, mas foi perseguido e segundo informações revidou os tiros.
Na segunda ponte sentido UPA do São Manoel, ele perdeu controle do veículo e capotou. Um Policial Militar passava pelo local e o retirou do carro e o socorreu para a UPA. Em seguida ele foi levado em carro particular para o HRTM (Hospital Regional Tarcísio Maia).


*Passando na Hora

APODI-RN: MULHER MORRE NA RUA LUIS JACINTO DE OLIVEIRA

Lamentamos informar, que faleceu na manhã deste domingo, Sílvia de Sebastião de Arnaldo, na rua Luis Jacinto de Oliveira, no bairro Lagoa Seca, Apodi-RN.

Sívia, tinha aproximadamente 62 anos de idade e cometeu suicídio neste domingo, 02 de maio de 2021. 

Ainda na manhã, a família aguardava a equipe do ITEP, para fazer a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró, onde será necropsiado e liberado para o sepultamento.

Aos familiares e amigos, as nossas condolências.  

PAU DOS FERROS-RN: UFERSA ABRE PROCESSO SELETIVO: INSCRIÇÕES COMEÇAM, SEGUNDA FEIRA(03)

A Comissão Permanente de Processos Seletivos – CPPS da Ufersa divulga edital com vagas para Professor Efetivo – Edital 009/2021 com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais com dedicação exclusiva.

São oferecidas ao todo 04 (quatro) vagas para o Campus Pau dos Ferros. As vagas são para as seguintes disciplinas/áreas:

– Libras/Letras/Linguística;

– Gestão de Resíduos Sólidos. Projeto de Engenharia Ambiental e Sanitária. Gerenciamento e Manejo de Águas. Ambiente, Energia e Sociedade.

Modelagem de Sistemas Ambientais;

– Estatística. Matemática;

– e Fenômenos de transporte. Química geral e seus laboratórios. Química aplicada à engenharia e seu laboratórios. Fundamentos de ciência dos materiais. Físicoquímica.

As inscrições serão de 03 de maio a 24 de junho de 2021, exclusivamente de forma on-line. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 reais. O candidato pode ainda solicitar isenção de taxa até o dia 07 de maio de 2021.

Para se inscrever, acesse aqui. 

*Fonte: Grande Ponto

MOSSORÓ-RN: 48ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM MARCAS DE VIOLÊNCIA NO SANTA DELMIRA

Um homem foi identificado como Antônio Carlos da Silva, morto durante a madrugada deste domingo, 02 de maio de 2021, na Rua Arlineto Pereira de Souza, no Parque das Rosas do Santa, Delmira em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

A Polícia Militar Força Tática, esteve no local isolando a área, informou que durante a madrugada foram acionados para disparos de arma de fogo na região, porém nada foi encontrado. 

Na manhã foram acionados novamente. Tijolos sujos de sangue, pau e pedras, sugere que a vítima pode ter sido morta com pauladas e pedradas.
O corpo apresenta marcas de violência, mas a perícia criminal não identificou perfurações de tiros. 

O perito do ITEP Marcos Dayan, informou que possivelmente a vítima tenha sida morta por espancamento. 

No local foram encontradas marcas de sangue em tijolos que ficaram ao lado do corpo.
Até o momento não há informações sobre a motivação nem autoria do crime. 

Familiares relataram para a Polícia, que Antônio Carlos era trabalhador, mas que era usuário de drogas.


Mais imagens e vídeo

*Passando na Hora

CAICÓ-RN: CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO - 3º DPRE INICIA CAMPANHA "MAIO AMARELO"

Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito e o 3º DPRE (Distrito de Polícia Rodoviária Estadual), sede/Caicó, padronizará ações para conscientizar os condutores de veículos da região durante todo mês de maio. 

De acordo com o comandante do 3º DPRE, Major Aderlan Bezerra, as ações do órgão, ordenadas pelo CPRE, em parceria com o DETRAN, levarão conhecimento a motoristas e motoqueiros. O objetivo da campanha é reduzir o número total de mortes no trânsito.

Do Blog: Porque não fazem isso em Apodi? Isso sim, é educação no trânsito.

MACEIO-AL: BIOMÉDICA PARAIBANA MORRE AOS 32 ANOS VÍTIMA DA COVID-19

A biomédica e professora universitária Návylla Candeia de Medeiros, internada há mais de um mês na UTI de um hospital de Maceió, acometida pela Covid-19, não resistiu e faleceu na tarde deste sábado, 01 de maio. 

Natural de Patos-PB, Návylla era neta do comerciante Evaristo da Casa Sabugi e filha do comerciante Eustáquio Florentino de Medeiros, falecido em julho 2019; e da professora Rúbia Candeia. 

Era uma jovem muito estudiosa e estava residindo em Maceió há cerca de cinco anos. Tinha apenas 32 anos de idade e não tinha comorbidades. Nas redes sociais muitas são as mensagens de solidariedade à família.

Astronautas voltam à Terra após quase seis meses na Estação Espacial Internacional

Quatro astronautas, três americanos e um japonês, que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram à Terra na madrugada deste domingo (2) após quase seis meses de missão científica, informou a Nasa. 

A aterrisagem na costa de Panamá City, na Flórida, ocorreu às 2h56 (3h56, no horário de Brasília). Barcos se encaminharam para o local do pouso para recuperar a cápsula e seus tripulantes. 

Os astronautas Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi estavam na ISS desde 17 de novembro do ano passado, quando foram levados pela cápsula Dragon, da SpaceX. Foi a primeira viagem do novo meio de transporte, após quase uma década de dependência da Rússia. A cápsula, denominada “Resilience”, foi lançada por um foguete Falcon 9. 

A SpaceX tem outros dois voos tripulados programados em 2021 para a Nasa e quatro missões de reabastecimento da ISS nos próximos 15 meses. Também está prevista uma viagem 100% privada, por meio da sócia Axiom Space, para o fim de 2021. A Nasa insinuou que o ator americano Tom Cruise poderia visitar a ISS, o que não foi confirmado. 

*G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO  ponha limites à sua vida!

Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza.

Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.

Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.

A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA