terça-feira, 14 de julho de 2020

CARAÚBAS-RN: JOVEM MORRE APÓS COMPLICAÇÕES NO PARTO

Foto - redes sociais
Uma jovem morreu após complicações em seu parto no Hospital de Caraúbas.
A morte causa muita tristeza nas redes sociais.
Assim como em outros momentos/procedimentos, o silêncio reina por parte da direção do Hospital de Caraúbas.

Jovem Eduarda Linhares Carneiro.
Descanse em paz! Que Deus dê o conforto a todos os familiares e amigos.

MESSIAS TARGINO-RN: Descarte inadequado de lixo é alvo de ação civil

O efeito nocivo decorrente do destino irregular que é dado ao lixo produzido na cidade não preocupa gestores de várias cidades brasileiras. Poucas têm atentado para essa questão e se esforçado para mudar a realidade, mesmo conscientes dos impactos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da própria população. 
Em Messias não tem sido diferente. O descarte inadequado dos resíduos sólidos recolhidos na zona urbana da cidade é alvo de uma ação civil pública por parte do Ministério Público do Rio Grande do Norte, ajuizada em 2018, e, ainda assim, continua um problema sem previsão de solução. 
Conforme relatório da ação do MP “os resíduos sólidos produzidos no Município são depositados indiscriminadamente à céu aberto, alocando os resíduos no Sítio Junco de Cima, zona rural do Município, com aproximadamente dois hectares, localizados a cerca de três quilômetros do Centro da Cidade” 
Na denúncia consta ainda que “é forçoso reconhecer que a ausência de um local para a disposição final, ambientalmente adequada decorre de conduta omissiva do Município de Messias Targino, que ao longo de toda a sua existência nunca foi dotado de aterro sanitário e nem de outros mecanismos de disposição final ambientalmente adequada”.  
O problema se arrasta há anos. Em Messias a cidade sequer dispõe de outro mecanismo ambientalmente adequado, ainda que não tenha sido possível a construção de um aterro sanitário. Além disso, como consta na própria ação, os resíduos sólidos passíveis de reutilização e reciclagem, mantém em exclusão social várias pessoas que poderiam exercer atividades de coleta seletiva. 

Liminar negada 

Em março deste ano a liminar foi negada pelo juiz Valdir Flávio Lobo Maia, devido ao momento de pandemia causado pela covid-19. No entanto, o parecer deixa claro que, passado esse período a ação poderá ser revista e alterada. 
“Esta medida relativiza o perigo de dano iminente que seria causado pela manutenção, ainda que temporária da situação relatada nos autos, pois – ponderando as implicações de colapso do Sistema Único de Saúde e do sistema financeiro – as verbas limitadas no Município devem observar as destinações constitucional e legalmente previstas, sendo que o remanescente deve ser gerido livremente pelo poder executivo de forma a reduzir as consequências do cenário global. 
Ademais, nada impede que, superada a situação de calamidade pública atualmente enfrentada, esta situação seja revista e devidamente alterada”.
 
*Fonte:  CG na Mídia

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


ACARI-RN: CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO DESDE DOMINGO É ENCONTRADO

Foto/Redes Sociais
O corpo de Jácio Mamede Galvão foi encontrado nesta terça-feira(14) no açude Gargalheiras, em Acari.
Jácio estava desaparecido desde domingo(12) quando estava em uma embarcação a motor e se dirigia para uma comunidade às margens do açude.
O corpo foi encontrada preso em uma pedra durante buscas do Corpo de Bombeiros com auxílio da Marinha.

[VÍDEO] FAMÍLIA CONSEGUE ARRECADAR OS 250 MIL REAIS NECESSÁRIOS PARA O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO DO PIETRO

Sucesso a campanha em prol de arrecadar os 250 mil reais necessários para o procedimento cirúrgico do pequeno Pietro, garotinho de 3 anos e que mora com seus pais em Jardim de Piranhas. Pietro foi diagnosticado com um tumor no cérebro, e precisava de ser cirurgiado urgentemente em São Paulo. Por sinal, ele já está na Capital Paulista, e sua cirurgia está marcada para o próximo sábado. Graças a todos que se envolveram nessa campanha até agora já foram arrecadados mais de 251 mil reais com doações de todo o Brasil.

*Marcos Dantas

LAJES-RN: [VÍDEO] CARRETA TOMBA. PEGA FOGO E INTERDITA BR-304 NO RN

Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (14) no município de Lajes. Segundo PRF, duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo Samu.
Acidente causou interdição da BR-304 no interior do RN — Foto: Edmilson Santos
Uma carreta tombou e pegou fogo, na manhã desta terça-feira (14), em Lajes, na região Central potiguar. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O acidente aconteceu no quilômetro 189 da BR-304, por volta das 7h10. De acordo com a PRF, ainda não se sabe o que motivou o tombamento da carreta, que estava carregada de contêineres. A PRF não informou que tipo de carga havia dentro dos contêineres.
Com o acidente, a rodovia ficou totalmente interditada em ambos os sentidos. Até a publicação desta matéria, a PRF informou que o fluxo do sentido crescente - de Mossoró para Natal - foi desviado para fora da via. Já o sentido decrescente, de Natal para Mossoró, estava parado.
O incêndio foi controlado no local.

 

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: Município ultrapassa a marca de 150 óbitos por Covid-19 e tem quase 4 mil infectados

Dados divulgados nesta terça-feira (14) 
O boletim epidemiológico nº 111 divulgado na noite desta segunda-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostra que Mossoró ultrapassou a marca dos 150 óbitos pelo novo coronavírus e se aproxima dos 4 mil infectados pela doença.
De acordo com o mais recente balanço, a Capital do Oeste contabiliza 151 mortes em decorrência da Covid-19. No último domingo, 12, a Sesap informava que a cidade tinha 148 óbitos provocados pelo vírus.
A mortalidade no município chegou a 50,8. Ainda segundo a secretaria estadual, a segunda maior cidade do RN tem 12 óbitos em investigação que podem ter como causa o novo coronavírus.
O número de casos confirmados subiu de 3.888 para 3.916 em 24 horas. Os casos suspeitos somam 2.542 e os descartados 3.805, que são aquelas pessoas que testaram negativo para a Covid-19.
A taxa de notificação para cada grupo de 100 mil habitantes em Mossoró está em 854,8. Já a de incidência supera 1.316 também para cada 100 mil habitantes.
O boletim divulgado ontem (13) pela Sesap atualiza para 1.404 o número de óbitos oficialmente confirmados. Na entrevista coletiva realizada no início da tarde eram 1.399 falecimentos no estado.

NÚMEROS DE MOSSORÓ
2542 casos suspeitos
854,8 taxa de notificação
3805 casos descartados
233 casos ignorados
3916 casos confirmados
1316,8 taxa de incidência
12 óbitos em investigação
37 óbitos descartados
151 óbitos confirmados
50,8 mortalidade


*Carlos Skarlack

NATAL-RN: [VÍDEO] GAMBIARRA: CARRO A GÁS NATURAL EXPLODE DURANTE ABASTECIMENTO NA ZONA NORTE

Caso ocorreu na manhã de domingo (13). Além do motorista, outras duas pessoas tiveram ferimentos leves.
Motorista do veículo fugiu do local após explosão — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi
Um carro explodiu durante o abastecimento em um posto de combustíveis na manhã de domingo (12). O acidente ocorreu por volta das 11h no estabelecimento que fica na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente aconteceu devido a uma instalação irregular. Um cilindro de gás natural estava conectado a outro cilindro de gás de cozinha, que não suportou a pressão no momento do abastecimento e explodiu. Três pessoas ficaram feridas.
O vídeo mostra o carro estacionado abastecendo quando algumas pessoas se aproximam do veículo. Um motorista que também havia chegado para abastecer foi atingido por estilhaços de vidro no rosto e no braço. Um mulher também teve ferimentos leves.
Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo que explodiu também se feriu e fugiu do local em seguida, mas não foi identificado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


*Do G1 RN/Passando na Hora

PROUNI: INSCRIÇÕES A PARTIR DE HOJE

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) abrem hoje (13) e vão até a sexta-feira (17). A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. Os interessados devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis. No site é possível buscar por instituição, município ou área de estudo.
De acordo com o Ministério da Educação, neste segundo processo seletivo foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades particulares. Destas, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Para inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal.
Pelo Prouni, é possível obter bolsas integrais ou parciais, que custeiem todo o curso ou metade do valor. As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até 1,2 salário-mínimo. Já as parciais contemplam alunos cujas famílias possuem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
O Ministério da Educação estabelece como requisitos também o aluno ter conseguido nota de pelo menos 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter diploma de ensino superior.
O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da 1ª chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da 1ª chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da 2ª chamada no dia 4 de agosto.

*Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.