Pesquisar este blog

07 março 2024

APODI/RN: CHUVA NA TARDE DESTA QUINTA FEIRA

Uma boa chuva caiu na cidade de Apodi na tarde desta quinta feira, 07 de março de 2024.
No bairro Bacurau I, o pluviômetro marcou, 16 milímetros.
Há possibilidades de chover ainda hoje no território dos índios Tapuias Paiacus.
O clima está agradabilíssimo!!!!

PAU DOS FERROS/RN: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE IMPLANTA COLETA SELETIVA NAS REPARTIÇÕES MUNICIPAIS

Em Pau dos Ferros, na tarde desta quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve reunida com servidores do município para realizar a ação Recicla + Servidor e esclarecer como seria feita a implantação da coleta seletiva nas repartições públicas.
A proposta do Recicla + Servidor visa conscientizar os servidores públicos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentro do planejamento feito pela SEMA, essa é uma primeira etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, que vem sendo implantado gradativamente no município, servindo de exemplo para a população.

Na prática, os servidores separarão os materiais descartados colocando nos recipientes para armazenar lixo, de forma separada identificados com as cores padronizadas para reciclagem e, posteriormente, fazer doação ou entrega para uma equipe da SEMA, que fará o recolhimento e será repassado para a Associação de Catadores do município.

"A implantação da coleta seletiva nas repartições públicas, através da ação Recicla + Servidor, é mais uma das diversas atividades desempenhadas pelo Recicla + Pau dos Ferros, na busca de fortalecer a importância de preservar o meio ambiente, que começa com pequenas atitudes diárias no local de trabalho e fazem toda a diferença", explicou Vicente de Paula, secretário de Meio Ambiente.

A ação ocorreu no Centro Popular Joaquim Correia e, na ocasião, a SEMA contou com a parceria da UFERSA, que irá orientar indivíduos pertencentes às repartições públicas para promoverem e operacionalizarem a coleta seletiva em seus espaços de trabalho.

*Política Pauferrense

Número de mulheres habilitadas no RN cresceu 65% em 10 anos, aponta Detran

O número de mulheres habilitadas a conduzir veículo automotor no estado do Rio Grande do Norte cresceu 65,7% no período de 10 anos (2013 a 2022). O dado é registrado numa pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) por meio do Setor Pedagógico da Controladoria Regional de Trânsito.

As informações coletados mostram que em 2013 o Estado contabilizava 179 mil condutoras, e em 2022 esse número subiu para 297 mil mulheres habilitadas. No período (2013-2022), 118 mil condutoras passaram a ter habilitação, correspondendo a cada ano uma ampliação média de 11.800 novas mulheres com CNH inseridas no sistema de Habilitação do Detran.

Outro ponto diagnosticado na pesquisa é que o número de mulheres condutoras não somente cresceu em relação ao próprio gênero, mas também em comparação ao número de homens habilitados. Nessa situação, as mulheres ampliaram a participação em mais 2%, já que em 2013 o RN tinha 28% de mulheres habilitadas e 72% de homens, e em 2022 a participação feminina subiu para 30% e a masculina caiu para 70%.

De acordo com o pedagogo do Detran e autor da pesquisa, Jacob de Oliveira, os dados confirmam o avanço das mulheres em autonomia e no campo financeiro. “Em uma realidade historicamente marcada pela presença majoritária do homem, os dados indicam uma crescente inserção da mulher na prática da condução veicular pela autonomia que as mulheres vêm conquistando, pela melhora na condição de trabalho e financeira, e também, pela realidade da mulher como chefe de família, assumindo as responsabilidades de gerenciar a casa”, comentou.

Outra informação que chama a atenção é no tocante às mulheres com mais de 60 anos que dispõem de habilitação. Nesse caso, o crescimento foi de 136%, saindo de 14.638 condutoras, em 2013, para 34.549, no ano de 2022. Essa ampliação também se configurou em relação a proporção de mulheres habilitadas, já que em 2013 a faixa de mais de 60 anos correspondia a 8,15% do total de mulheres habilitadas no RN, e em 2022 passou para 11,6%. “Entre outros fatores, os números indicam que as mulheres nessa faixa etária estão mais ativas e com expectativa de vida maior”, explicou Jacob.

Os números analisados na pesquisa foram coletados pelo Setor de Estatística do Detran/RN e estão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

*98 FM de Natal

Inmet renova alerta de chuvas intensas em mais de 100 cidades do RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quarta-feira (6), o alerta laranja de previsão de chuvas intensas para 108 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta de perigo é válido até às 10h, da próxima sexta-feira (8).

De acordo com o Inmet, há a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet aconselha a população que não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. O instituto também alerta para que não estacione veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso aparelho eletrônico ligado à tomada deve ser evitado.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a lista das cidades sob alerta laranja:

Açu
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Angicos
Apodi
Areia Branca
Arês
Augusto Severo
Baía Formosa
Baraúna

Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas

Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Currais Novos
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Galinhos
Goianinha

Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Jandaíra
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos

João Câmara
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas

Macaíba
Macau
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz

Paraú
Parazinho
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências

Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Riachuelo
Rio do Fogo
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio

São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé

São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serrinha
Sítio Novo
Taipu
Tangará

Tibau
Tibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Upanema
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

*Jair Sampaio

RENÁRIO FORROZEIRO, 13 DE ABRIL NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

MACAPÁ/AP: Polícia encontra túnel e impede fuga em massa em mais um presídio

A Polícia Penal do Amapá impediu uma fuga em massa, de presos do regime provisório, do Presídio Estadual de Macapá, nesta quarta-feira (6/3), por volta das 19h.
Detentos escapariam por um túnel, inclusive faccionados da Família Terror do Amapá (FTA). Segundo a Polícia Penal, as fugas já estavam possivelmente negociadas, apenas para quem pagasse.
A fuga foi impedida graças a uma ação da gerência de inteligência da Polícia Penal e a um intenso trabalho de monitoramento. Para a Polícia Penal, a ação reforça combate contra o crime organizado.

*Jair Sampaio

Dino revoga prisão de jovem detido com maconha em meio à votação no STF sobre porte da droga para consumo

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou, em decisão publicada na terça-feira (5), a prisão de um jovem de 18 anos que é acusado de tráfico de drogas por portar 7,28 gramas de maconha.

Dino atendeu a habeas corpus impetrado pela defesa do homem contra decisão da presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura.

Na avaliação do ministro do STF, a decisão da 1ª instância, que foi mantida pelo STJ, tem “referências genéricas e abstratas acerca da necessidade da custódia cautelar”.

Dino rebateu o argumento de que a prisão preventiva era necessária por causa da “periculosidade do paciente ou que este seria pessoa profundamente envolvida no tráfico de drogas”. O ministro do STF diz que, embora a quantidade não seja insignificante, 7,28 gramas de maconha não justificam a prisão.

O ministro do STF ainda ressalta a idade do suspeito e que ele possui residência fixa. “Nesse contexto, em observância ao caráter residual da prisão preventiva, reputo adequada, na hipótese, sua substituição por medidas cautelares diversas”.

A decisão de Flávio Dino aparece em meio à votação no plenário do STF sobre porte de maconha para uso pessoal. No momento, há cinco votos favoráveis contra três. A análise foi suspensa após pedido de vista de Dias Toffoli.
 
*UOL

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA MILITAR RECUPERA OBJETOS ROUBADOS DE CARRO DOS CORREIOS

Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 2º Batalhão da PM, conseguiram recuperar, na tarde desta quarta feira 06 de março de 2024, objetos (encomendas) levados durante um assalto a um carro dos Correios.
A ação criminosa aconteceu na área do Loteamento Três Vinténs em Mossoró. Os bandidos atacaram o veículo tipo Fiat Mobi, quando este realizava a entregues dos objetos postais e levaram o carro com carga.
Após chegar a informação na Central de Comando da PM, a guarnição da Rocam foi acionado e durante diligências, na Comunidade de Alagoinha, zona rural da cidade, os policiais conseguiram localizar o veículo com parte dos objetos.
Não foi visualizado nenhum suspeito por perto e após a localização do veículo, o material foi encaminhado à Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) para os procedimentos cabíveis.

*Fim da Linha

MOSSORÓ CIDADE JUNINA: PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Mossoró (RN) lançou nesta quarta-feira (6) a programação do Mossoró Cidade Junina 2024, o São João mais cultural do Brasil, que vai de 1º a 29 de junho. O evento de lançamento aconteceu no Hotel Thermas e contou com a presença de diversas autoridades locais, imprensa e público em geral.

A abertura será às 12h do dia 1º de junho e contará com três atrações nacionais: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Bell Marques, além de artistas locais que irão animar ainda mais o melhor e maior bloco junino do país.

No Polo Arraiá do Povo, estarão presentes as seguintes atrações: Circuito Musical, Bartô Galeno, Tropykalia, Waldonys, Lairton, Chambinho do Acordeon, Amazan, Vicente Nery, Junior Vianna, Brasas do Forró, Lagosta Bronzeada, Ferro na Boneca e Nonato Beto.

Na Estação das Artes Elizeu Ventania, principal polo do Mossoró Cidade Junina, subirão ao palco nomes como Alok, Gusttavo Lima, Alok, Luan Santana, Jorge e Mateus, Murilo Huff, Léo Santana, Nattan, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Gustavo Mioto, Bruno & Marrone, entre outros.

Confira a programação, que contará também com artistas locais abrilhantando as noites de shows:
  • 6 de junho – Nattan, Raí, Luan Estilizado e Zezo (À Vontade) e Flávio José
  • 7 de junho – Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Bonde do Brasil
  • 8 de junho – Henry Freitas, Jonas Esticado, e Mano Walter
  • 13 de junho – Limão com Mel, Calcinha Preta e Taty Girl
  • 14 de junho – Raynel Guedes, Felipe Amorim e Xand Avião
  • 15 de junho – Eric Land e Murilo Huff
  • 19 de junho – Gusttavo Lima e Vitor Fernandes
  • 20 de junho – Jorge e Mateus, Ávine Vinny e Rey Vaqueiro
  • 21 de junho – Bruno & Marrone, Simone Mendes e Raphaela Santos
  • 22 de junho – Leonardo, Zé Cantor e Michele Andrade
  • 27 de junho – Luan Santana, Seu Desejo e Mari Fernandez
  • 28 de junho – Gustavo Mioto, Alok e Núzio Medeiros
  • 29 de junho (Boca da Noite) – Léo Santana

ÓTICA GOMES: ATENDIMENTO NESTE SÁBADO EM APODI

Lembrando a todos os clientes que neste SÁBADO - dia 09/03/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 7:30 as 12:00 horas, venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

ATENDIMENTO COM: DR. ISAÍAS MEDEIROS OFTALMOLOGISTA
  • Consulta completa.
  • Pressão do olho
  • Fundo do olho
  • Mapeamento de retina
  • Teste do olhinho
  • Laudos detran/concurso e INSS

PARANMIRIM/RN: PREFEITURA CONVOCA MULHERES PARA EXAMES PREVENTIVOS DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (05) a campanha Março Lilás. Durante todo o mês, as mulheres atendidas nas unidades básicas de saúde serão orientadas sobre a prevenção contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por CA no Brasil e a segunda que mais mata na idade entre 20 e 49 anos.

A secretária Luciana Guimarães confirma que as UBSs de Parnamirim estão prontas para realizar o exame preventivo citopatológico, conhecido como Papanicolau, que detecta sinais e riscos de desenvolvimento da doença.

“A avaliação preventiva ocorre por meio da coleta de fluido no exame citopatológico, que facilmente faz o rastreamento da doença. No Brasil é preconizado que se realize esse exame em mulheres sexualmente ativas e nossas unidades estão prontas para atendê-las”, destacou.

A campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

Ainda faz parte da campanha do Março Lilás informar as mulheres sobre os sintomas do câncer do colo do útero. Contudo, nem sempre é fácil identificar a doença dessa forma. Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir a condição.
Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir. É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:
  • Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
  • Sangramento vaginal;
  • Sangramento após relação sexual;
  • Secreções vaginais anormais;
  • Menstruação irregular;
  • Fadiga;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Náuseas.