Pesquisar este blog

07 julho 2023

MOSSORÓ-RN: UERN VAI SEDIAR A FEIRA DO LIVRO 2023

Em solenidade bastante prestigiada, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 06, o lançamento oficial da 17ª Feira do Livro de Mossoró. O evento ocorrerá período de 02 a 05 de agosto, nas instalações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró, em espaços das Faculdades de Ciências Econômicas (FACEM), Letras e Artes (FALA) e Educação (FE).

O jornalista Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro, agradeceu a parceria da Uern, por mais um ano, para a realização do evento. “Se não fosse o apoio da Uern, a Feira do Livro não aconteceria este ano. Meu coração é só gratidão”, afirma. Ele destaca que ao longo do anos, o evento acumula milhares de histórias de crianças e jovens adolescentes que passam pela feira e tiveram suas vidas. “Temos certeza que mais uma vez, vamos fazer a diferença na vida de muitos com esta edição”, declara.
A Feira ocupará um espaço de quase mil metros quadrados de área com livrarias, editoras, espaços de exposição para autores independentes e apresentação de atividades culturais. A programação de lançamentos e bate-papos com autores convidados está sendo definida e será divulgada já nos próximos dias.

Este será também o primeiro ano que o evento contará com o patrocínio de uma empresa mossoroense: a Livraria Independência, que apoiará a feira através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

O evento contará ainda com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, com o programa RN + Leitura.

Agecom/Uern

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO E OS ESTUDANTES DO IFERN CAMPUS APODI CONTINUAM SEM AJUDA PARA O TRANSPORTE

Pois é gente! Os estudantes do IFRN Campus Apodi não merecem uma ajuda para o transporte.
Falamos diversas vezes neste Blog e houve garantias, que estavam tentando resolver o problema, mas até o momento, os estudantes estão pagando 100 reais para se deslocarem até o Campus.
O primeiro semestre letivo de 2023 do IFRN está terminando. Vem aí o segundo, mas o poder público não contribui em nada para os estudantes do IFRN. 
Quem estuda no IFRN Campus Apodi, paga 100 reais; 
Quem estuda em Mossoró, paga 100 reais.

A DERROTA DO PRESIDENTE DO PL ROGÉRIO MARINHO

Dos quatro deputados federais do PL do Rio Grande do Norte, dois votaram a favor da reforma tributária: João Maia e Robinson Faria.
E dois votaram contra: Girão e Sargento Gonçalves.
Primeira derrota do novo presidente do partido no estado, Rogério Marinho.
Foi incapaz de comandar um minúsculo grupo de 4.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

ARACATI-CE: PREFEITO ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO COM 600 VAGAS

O prefeito Bismarck Maia, de Aracati/CE, anunciou o lançamento do maior concurso da história do município. A previsão inicial é de 57 cargos distribuídos em mais de 600 vagas para todas as áreas necessárias.

"Vamos fazer o maior concurso da história do Aracati. Temos uma demanda muito grande de pessoas na atual gestão devido ao crescimento do município e a expansão do Aracati em vários setores", explicou.

Maia lembrou ainda que antes de 2017, "o Aracati estava há 20 anos sem ter um concurso público para efetivação de novos servidores". Ao longo de sua administração foram realizados cinco editais de concursos com efetivação de servidores em várias áreas.

A partir da autorização do concurso, serão definidas a empresa organizadora e as etapas do certame, que serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura do Aracati.

Os cargos previstos são:

Advogado, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate de Endemias, Agente de Educação Infantil, Arquiteto, Assistente de Consultório Dentário, Assistente Social, Auditor Fiscal, Auxiliar de Serviços Gerais -ASG, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Cuidador Educacional, Enfermeiro(a), Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Intérprete de Libras, Médico Auditor, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Gineco-obstetra, Médico Infectologista, Médico Neuropediatra, Médico Pediatra,Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Motorista Categoria D, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Arte, Professor de Ciências da Natureza, Professor Ciências Humanas, Professor Educação Física, Professor Educação Física Especialista em Natação, Professor Ensino Religioso, Professor Informática, Professor Língua Inglesa, Professor Língua Portuguesa, Professor Matemática, Professor Polivalente, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agrimensura, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Terapeuta ABA, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Vigia.

*Fonte: Portal Mossoró Hoje

A DERROTA DE MICHELLE BOLSONARO

Apontada como a sucessora de Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sofreu a primeira grande derrota na política.
Em evento do PL, partido que tem a ala feminina comandada por ela, Michelle apelou para os deputados aliados não votarem a favor da reforma tributária.
Resultado: vinte deputados do PL deram as costas para Michelle e se posicionaram a favor da reforma do governo Lula.
O pedido de Michelle não foi uma ordem.
A reforma tributária foi aprovada com votos do PL.
Michelle só queria mesmo derrotar Lula, não importando se, para isso, os deputados votassem contra a alíquota ZERO para a cesta básica.
A Reforma foi aprovada com 382 votos a favor e 118 contra.
Olhe o apelo de Michelle, militando contra a população pobre, como fez o governo do marido nos últimos quatro anos.

 

FONTE: thaisagalvao.com.br

LEI PAULO GUSTAVO: SÓ FALTAM 4 CIDADES NO RIO GRANDE DO NORTE



MOSSORÓ-RN: Suspeita de matar moradora de rua a facadas, se apresenta à Polícia Civil, confessa o crime. Após ser ouvida ela foi liberada

Ana Paula Batista da Costa
, 34 anos, suspeita de ter matado a facadas a moradora de rua, Joana D’arc de Araújo Mendonça, 40 anos, se apresentou na noite desta quinta feira 6 de julho à delegacia da Polícia Civil de plantão, onde foi ouvida pelo delegado Luiz Antônio. Durante o depoimento, Ana Paula confessou o crime e disse que matou a vítima, porque a mesma teria lhe agredido com uma gilete.

Joana D’arc, que era natutral de Fortaleza/CE e vivia em siatuação de rua em Mossoró, foi ferida com duas cutiladas de faca na região do tórax, na noite de sábado (01) na Avenida Presidente Dutra em frente ao Posto Imperial na Ilha de santa Luzia. Após ser ferida ela foi socorrida para a UPA do Alto São Manoel, mas acabou indo a óbito naquela unidade.

Após receber a confirmação de homicídio, através do IML do ITEP, a DHPP iniciou as investigações e identificou a suspeita do crime. Na noite desta quinta feira Ana Paula resolveu se apresentar à Polícia Civil. Como o caso estava fora de flagrante e não havia mandado de prisão em aberto contra ela, após ser ouvida a mesma foi liberada.

O delegado da DHPP, Dr. Caio Fábio, baseado no depoimento da suspeita na delegacia de plantão deverá encaminhar à justiça o pedido de prisão preventiva contra Ana Paula. Joana D’arc foi a 53ª vítima de homicídio em Mossoró nesse ano de 2023.

*Fim da Linha

APODI-RN: CHUVA NA CIDADE E NAS COMUNIDADES RURAIS

Uma boa chuva caiu na cidade de Apodi na noite de quinta feira, 06 de julho de 2023.
No bairro bacurau I, o pluviômetro marcou 42 milímetros. Diversas comunidades rurais também foram contempladas com a chuva.
O céu continua nublado com possibilidade de mais chuva para o dia de hoje.

PSD Apodi reúne lideranças para discutir estratégias para ações politicas nos próximos meses.

Dezenas de filiados e simpatizantes compareceram a reunião no início da noite desta quarta-feira (05), onde foi discutido ações estratégicas do projeto político do grupo. Gyliard Oliveira, nome indicado pelo PSD para a disputa eleitoral de 2024, ouviu atentamente cada fala, dentre elas, a do ex vereador Paulo de Telécio.

Quem também fez uso da palavra foi o atual vereador Carlinhos de Dandão do PSB, que compareceu a reunião e também Rosiberio Dias da União Brasil.

Segundo o presidente do partido, Genivan Varela, o PSD intensificará ainda mais os encontros com a militância, e em breve estará sendo criado núcleos de articulação política nas principais comunidades rurais do município.

MOSSORÓ-RN: 53ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - CEARENSE FERIDA A GOLPES DE FACA NA ILHA DE SANTA LUZIA MORRE NA UPA DO SÃO MANOEL

A 10º Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou nesta quinta feira 06 de julho de 2023, um inquérito de homicídio ocorrido em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com o delegado da DHPP, Dr. Caio Fábio o caso aconteceu no último sábado 01 de julho, na Avenida Presidente Dutra, próximo ao Posto Imperial na Ilha de Santa Luzia.
Joana D’arc de Araújo Mendonça, 40 anos natural de Fortaleza/CE, foi ferida a golpes de faca na região do tórax e socorrida para a UPA do Alto São Manoel, no entanto ela não resistiu.
O corpo dela foi examinado no IML do ITEP e na manhã desta quinta feira, o delegado recebeu a confirmação do médico legista de que a Joana D’arc, que era moradora de rua, foi vítima de homicídio.
Em conversa com a reportagem do Blog Fim da Linha, o DPC Caio Fábio informou que uma mulher é suspeita do crime e que está sendo procurada pela Polícia Civil. Com mais um homicídio, Mossoró chega aos 53 assassinatos no ano de 2023.

*Fim da Linha

DIA 15 TEM MÚSICA AO VIVO, COM MARCIEL BELLAR NO SÍTIO PONTA II

SEVERIANO MELO-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-405

Um acidente foi registrado na BR-405, mais precisamente na altura da comunidade de Malhada Vermelha, zona rural de Severiano Melo RN, na noite de quinta-feira, 06 de julho de 2023.
Segundo informações chegadas ao blog, uma moto colidiu com um caminhão, deixando uma pessoa morta no local, identificada pelo nome de Souza e a esposa dele com ferimentos.
Ainda segundo informações extra oficiais, as pessoas envolvidas nesse acidente são da comunidade Gitirana município de Severiano Melo RN.

*Informações: João Moacir

RN libera vacina contra meningite para novo público

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota informativa recomendando a todos os municípios do Rio Grande do Norte que ampliem a oferta da vacina ACWY (conjugada) para os adolescentes não vacinados entre 13 e 19 anos de idade.

A vacina meningocócica ACWY previne contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Foi implantada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, em 2020, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em razão de serem os que mais apresentam a bactéria em nasofaringe.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

*Saulo Vale