/* <![CDATA[ */ (function (doc

quarta-feira, 16 de março de 2022

EXCLUSIVO: EZEQUIEL ROMPE COM FÁTIMA, FORMA CHAPA COM WALTER ALVES E VAI DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, decidiu disputar o governo do Estado pela oposição. O que parecia impossível para uns, difícil para outros e viável para muitos, está concretizado: A oposição terá uma chapa competitiva e forte contra a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o que apurou o blog Tulio Lemos, Ezequiel reforçou o convite oficial para que o deputado federal Walter Alves seja seu companheiro de chapa na condição de candidato a vice-governador; checou detalhes de apoios e união com os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria; teve uma conversa definitiva com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, de quem recebeu total incentivo e promessa de envolvimento na campanha; além de analisar resultados de pesquisas com a real situação eleitoral do RN, com enfoque na reprovação da gestão de Fátima Bezerra, rejeição pessoal da governadora e viabilidade de seu próprio nome.

Outro ponto que pesou na decisão de Ezequiel foi a absolvição do ex-governador Robinson Faria no processo do TSE, em que o pai de Fábio foi inocentado de crime eleitoral por unanimidade. Recados tentaram assustar Ezequiel com questões judiciais. O resultado de Brasília diluiu qualquer receio do seridoense.
Nos últimos momentos de costura política, Ezequiel conversou com Walter Alves, com quem já havia firmado pacto de união para a eleição 2022, em que ambos marchariam juntos em qualquer situação.

Na conversa com Walter Alves e Garibaldi Filho, o convite para ser candidato a vice-governador foi feito novamente. Desta vez, não em tom de sondagem ou avaliação, mas em tom de formalidade, para que a decisão pudesse levar em consideração a participação do MDB e seus 40 prefeitos na campanha de outubro. Walter e Garibaldi confirmaram a aliança e aceitaram assumir a condição de vice de Ezequiel.

Na conversa com Fábio Faria e Rogério Marinho, em momentos distintos, Fábio disse a Ezequiel que uma das condições impostas pelo presidente da Assembleia para ele continuar a articulação de candidato da oposição, seria a definição do candidato ao Senado, diante da disputa interna entre Fábio Faria e Rogério Marinho; e que esse ponto havia sido resolvido, com a desistência dele, Fábio, e o apoio ao nome de Rogério. Fábio estimulou a candidatura de Ezequiel e prometeu ajudar no que for possível.
Na conversa com Rogério, Ezequiel recebeu a informação de que boa parte dos prefeitos que não está no PSDB e nem no MDB, estará em seu palanque e que as demais lideranças e partidos da oposição estão decididos a cair em campo pela vitória da chapa da oposição.

Portanto, após alinhavar e costurar em silêncio, sendo subestimado pelo governo, o que muitos políticos da oposição esperavam, está decidido: Ezequiel será candidato a governador e a chapa da oposição é: Ezequiel governador; Walter vice e Rogério senador.

Apesar de ter decidido aceitar o desafio de ser candidato a governador pela oposição, Ezequiel fará os últimos ajustes na formação da chapa antes do anúncio público, que poderá ocorrer no final desta semana, com a chegada de Rogério ao RN; ou no início da próxima semana.
Fátima teve todas as condições para deixar a oposição órfã de uma candidatura forte. Fez sua escolha. Preferiu Carlos Eduardo e subestimou os demais. Agora, terá que enfrentar um forte e motivado palanque contra sua reeleição.

Os efeitos da candidatura de Ezequiel junto ao eleitorado, só deverão ser sentidos nas próximas pesquisas, a partir da visibilidade que a chapa de oposição passar a ter no Estado.

Não existe vitória ou derrota antecipada. O que sabemos é que também não há eleição fácil.
O jogo está só começando de verdade. Ainda há muito pela frente.

*blogtuliolemos.com.br

Mulher em trabalho de parto é socorrida por policiais militares e bebê nasce dentro de viatura no RN

Uma criança nasceu dentro de uma viatura da Polícia Militar do Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira (16). O caso aconteceu em Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar. Mãe e bebê passam bem.

O caso aconteceu por volta das 3h. Cinco militares faziam uma ronda de rotina no município quando foram abordados pelo pai da criança, que pediu ajuda. Ele contou que sua esposa estava grávida, sentindo dores e precisava ser levada ao hospital.

Segundo o sargento Adalberto da Costa, que estava no comando da viatura, a mulher foi colocada no veículo da corporação, porém a criança começou a nascer ainda no carro, antes de chegar ao hospital.

Os próprios policiais auxiliaram a mulher no parto e quando a viatura chegou ao hospital a criança, uma menina, já tinha nascido. Ela recebeu o nome de Darvili. A bebê e a mãe, Darli Cristina de Souza, foram entregues aos cuidados da equipe médica da unidade de saúde e passam bem.

Os policiais militares tiraram uma foto com a mãe e a criança para registrar o momento inusitado. “Foi a primeira vez que aconteceu uma coisa dessas comigo. Eu fiquei muito emocionado”, disse o sargento Adalberto.

*DoG1 RN

Motorista por aplicativo é encontrado morto dentro de porta-malas de carro no RN

Um motorista por aplicativo que estava desaparecido foi encontrado morto no porta-malas do carro que usava para trabalhar na zona rural de Lagoa Salgada, na região Agreste potiguar. Segundo a Polícia Civil, uma marca de tiro foi encontrada na cabeça da vítima.

O encontro de cadáver foi registrado na noite desta terça-feira (15), quase um dia após o desaparecimento de Pedro Gabriel da silva Quirino, de 29 anos. A família não conseguia contato com ele desde as 23h da segunda-feira (14).

Segundo a Polícia Militar, por volta das 18h10 a corporação recebeu uma ligação informando que havia um veículo abandonado desde a manhã na zona rural de Lagoa Salgada.

Ao chegarem ao local, os policiais vistoriaram o carro, mas, a princípio, não encontraram ninguém. No entanto, "ao abrir o porta malas do veículo foi encontrado um cadáver de um homem", segundo informou o relatório da corporação.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a delegacia de plantão ao local para recolher o corpo e dar início às investigações.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. A Polícia Civil também confirmou que a família já havia registrado o desaparecimento de Pedro e que a investigação vai ficar a cargo da delegacia do município onde o corpo da vítima foi localizado.

A esposa de Pedro Gabriel concedeu entrevista à Inter TV Cabugi, mas pediu para não ser identificada. Ela cobrou investigação das autoridades policiais e relatou que não sabe quem pode ter assassinado o marido.

A mulher contou que passou horas sem contato com o marido, mas no último áudio que recebeu dele por um aplicativo de mensagens, Pedro informava que estava em Monte Alegre, que o sinal do telefone era ruim, a bateria do celular tinha descarregado, mas ele havia contado com a ajuda de um passageiro que emprestou um cabo para carregar o telefone.

"O tom de voz dele era diferente", comentou. "É muito suspeito. Eu queria muito que esse caso fosse investigado", disse.

"Eu tenho certeza do caráter que ele tinha, do cristão que ele era, eu sabia que ele não estava bem, que algo tinha acontecido, porque ele não era de fazer isso. Nunca aconteceu. Sempre manteve contato, sempre procurou que eu estivesse sabendo de tudo", relatou a mulher.

De acordo com ela, o motorista tinha perdido a mãe há menos de um mês, vítima de câncer. Apesar disso, ele sonhava em aumentar a família. Ele deixou esposa e um filho de dois anos de idade.

"Ele sempre foi uma pessoa acolhedora, sempre tinha pessoas por perto. Era um pai incrível, um esposo excepcional, um filho sem comparação. Não tenho palavras para expressar o homem que ele foi. Era um cristão super dedicado à igreja e à obra de Deus, às pessoas", disse a esposa.

A família conta que o homem não relatou nenhum tipo de ameaça e suspeita que ele foi vítima de assaltantes. "Eu sei que a justiça de Deus vai chegar, eu sei que ela vem", disse a mulher.

*Do G1 RN

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


BBB22: VINÍCIUS É O 8º ELIMINADO DO PROGRAMA

Depois de conversar com os emparedados da semana, Tadeu Schmidt dá o resultado da noite. Nesta terça, 15/3, Gustavo, Pedro Scooby e Vinicius disputam uma vaga na casa mais vigiada do Brasil.

Ele anuncia o resultado. Vinicius é o oitavo eliminado da casa, com 55,87% dos votos. Gustavo teve 39,51% e Pedro Scooby ficou com 4,62%.
Eliezer chora a saída do amigo e Eslovênia fica surpresa. Em seguida, os outros confinados se levantam para abraçar o brother. Ao abraçar Paulo André, Vinicius comenta: "Meu primeiro crush".

Ele também se despede dos Lollipopers com um abraço. Eliezer chora muito com a saída do amigo. "Cuidem dele, pelo amor de Deus!", pede o ex-brother para as amigas.

Ele sai de mãos dadas com os aliados e diz:

"Quando eu cheguei aqui, recebi 19 corações do Queridômetro. Saio com todos os corações. Se cada um aqui me deu um pouquinho do seu coração, vou deixar um pouquinho do meu também. Posso ser amado, abraçado, eu posso ser eu. Não quero sair triste."
Ao dar o último abraço em Eliezer e nos amigos, brinca: "Se for Paredão falso, até semana que vem!".

APODI-RN: CHUVAS CONTINUAM CAINDO DURANTE O MÊS DE MARÇO

O mês de março continua chovendo em Apodi e região Oeste Potiguar.
Na noite de terça feira, 15 de março de 2022 registramos mais chuvas na cidade e algumas comunidades rurais.
No bairro Bacurau I: 5 mm;
No sítio Ponta II: 5 mm;
No sítio Largo II: 6 mm; e
No sítio Barra: 8 mm.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

MP investiga corrupção e desvio de dinheiro público na compra de combustíveis em prefeitura do RN

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (16) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apura supostos crimes de desvio de recursos públicos e de corrupção na Prefeitura de Jardim de Piranhas, na região do Seridó potiguar.

Segundo a corporação, os esquemas fraudulentos investigados envolveriam a compra de combustíveis pelo município entre os anos de 2016 e 2020.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar. São cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardim de Piranhas, Caicó e Florânia.

A operação foi denominada "A Teia". O MP ainda não informou quantas pessoas e quem são os investigados, tampouco quantos mandados foram determinados pela Justiça.

O Portal ligou e envio mensagens para chefia do gabinete da prefeitura de Jardim de Piranhas, mas não recebeu um posicionamento do município sobre a operação até a última atualização desta matéria.

*Do G1 RN

Governo Federal vai antecipar 13º do INSS e liberar saque de R$ 1 mil do FGTS ainda este mês

O governo vai antecipar o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela será creditada na folha de abril e a segunda, de maio. A medida vai beneficiar 31 milhões de segurados e injetar na economia certa de R$ 56 bilhões, segundo técnicos envolvidos nas discussões.

O decreto com a antecipação será assinado em cerimônia, nessa quinta-feira no Palácio do Planalto, junto a um pacote de medidas para estimular a economia no ano eleitoral, que inclui também a liberação de um novo saque emergencial do FGTS, no valor de R$ 1 mil, que pode ser liberado já a partir deste mês.

Tradicionalmente, o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS é feito nos meses de agosto e novembro. Mas desde a pandemia da Covid 19, o pagamento vem sendo antecipado para o primeiro semestre.

Também na quinta-feira, será anunciada a medida provisória (MP) que autoriza novo saque do FGTS no valor de até R$ 1 mil. O objetivo é beneficiar 40 milhões de trabalhadores com saldo no FGTS e despejar na economia cerca de R$ 30 bilhões.

Saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal poderá iniciar o pagamento do novo saque emergencial do FGTS ainda este mês. A Caixa vai elaborar um cronograma de pagamento, de acordo com o mês de nascimento dos cotistas, começando por janeiro. Tudo será feito por meio digital. Ou seja, não será necessário que as pessoas se desloquem até às agências, bastando acessar o Caixa Tem.

Além do aplicativo do FGTS, o banco vai dispor de outros meios para que os interessados possam saber com rapidez se têm valor a receber e quanto.

De acordo com itécnicos do governo, quem antecipou nos bancos o saque aniversário do fundo fica com o valor bloqueado para ser pago na data do anivérsario do trabalhador.

Empréstimo

Também faz parte do pacote a ampliação do limite dos empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas do INSS. A margem está em 35% e deve chegar a 40%.

Além disso, o governo deverá anunciar um programa de microcrédito para trabalhadores informais que não têm condições de tomar empréstimos. A nova modalidade será operada pela Caixa Econômica Federal.

Os detalhes do “pacote de bondade” estão sendo finalizados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

*O Globo

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


Capes abre inscrições para programa de pós-doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) inicia hoje (16) as inscrições de propostas para o programa de pós-doutorado estratégico. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), serão concedidas 1,4 mil bolsas para até 709 projetos. O investimento previsto é de R$ 173,5 milhões.

De acordo com as regras do Edital nº 16/2022, publicado segunda-feira (14), o prazo para a apresentação de projetos termina em 2 de maio, às 12h. Após as fases de análise técnica e de recursos, o resultado final deve ser divulgado no Diário Oficial da União a partir de 31 de agosto. O início da implementação dos projetos está previsto para setembro.

De acordo com a Capes, a iniciativa tem como público alvo 2,4 mil acadêmicos. Segundo a presidente do órgão, Cláudia Queda de Toledo, o programa visa a aumentar a eficácia na formação de mestres e doutores.

“Com esse novo programa voltado ao pós-doutorado, a Capes pretende ampliar o conhecimento, a produção científica e a adoção de tecnologias para que os cursos se consolidem e contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional”, afirmou.

Ligada ao Ministério da Educação, a Capes é responsável pela expansão da pesquisa de mestrado e doutorado em todo o país.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO dê ouvidos às intrigas e calúnias; só a árvore que produz frutos é que se vê apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.
A calúnia, muitas vezes, é uma honra para quem a recebe.
Não pare seu serviço por causa da calúnia.
Se para de fazer o que estava fazendo, dá razão ao caluniador.
Siga à frente, e todos acabarão calando-se e no fim ainda baterão palmas ao seu trabalho.

Datafolha: diferença cai e Bolsonaro se aproxima de Lula no Sudeste

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23/9) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reaproximou do principal adversário,...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA