/* <![CDATA[ */ (function (doc

sábado, 14 de maio de 2022

‘Lua de Sangue’: eclipse raro ocorre neste domingo no Brasil; veja como acompanhar

O primeiro eclipse lunar do ano acontece neste final de semana. E temos dois motivos para comemorar: ele será do tipo total, o mais belo; e o Brasil estará privilegiado, bem no centro da zona de observação.

Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), o fenômeno ficará visível em toda a América do Sul e Central, além da porção leste da América do Norte e na Antártica.

Os melhores horários para visualizá-lo do Brasil envolvem o período em que o fenômeno está na fase total: entre 00h30 (horário de Brasília) e 1h50, com a Lua ganhando uma coloração bem avermelhada. Por isso recebe o nome de “Lua de Sangue”. O pico será alcançado por volta de 1h10.

Um eclipse lunar acontece quando Lua, Terra e Sol estão alinhados, nesta ordem. Naturalmente, é uma noite comum de Lua cheia. De tempos em tempos, porém, nosso satélite se posiciona na área da sombra da Terra —devido ao ângulo de sua órbita, que não é um círculo perfeito e nem centralizado.

O fenômeno completo de agora vai durar mais de cinco horas, das 22h30 do domingo até as 3h50 de segunda-feira.

Se o céu estiver limpo, teremos uma chance rara de acompanhar todas as fases da Lua sendo encoberta pela sombra do nosso planeta, escurecendo, ficando vermelha e, depois, voltando ao brilho habitual.

Confira o cronograma:
– 22h32: eclipse penumbral –a sombra da Terra começa a tocar a face da Lua
– 23h27: eclipse parcial — a Lua vai ficando avermelhada – 00h29: início do eclipse total — Lua fica bem vermelha – 1h11: eclipse máximo — a Lua está bem no centro da sombra da Terra
– 1h53: fim do eclipse total
– 2h55: fim do eclipse parcial
– 3h50: fim do eclipse penumbral.

Com informações de UOL

PARABÉNS, VALDEMIRA MORAIS E VALDECI MORAIS!!!

Hoje é o aniversário de tia Valdemira Morais. 97 anos de vida! Mora em Severiano Melo-RN.

Tio Valdeci Morais, também faz aniversário hoje. 90 anos de vida. Mora em Monte Alegre-PA.

DENGUE: NATAL TEM UM AUMENTO DE 1.233% DE CASOS DE DENGUl

A capital potiguar registrou 3,2 mil casos de dengue notificados entre janeiro deste ano e as duas primeiras semanas de de maio, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Natal. No comparativo com igual período do ano passado, o aumento de notificações é de 1.233,33%. Natal registrou 240 notificações de dengue entre janeiro e a primeira quinzena de maio do ano passado. Com o cenário atual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) declarou que a cidade vive uma epidemia de dengue.

Segundo a diretora do DVS, Vaneska Gadelha, um gabinete de crise foi instalado em razão da epidemia para intensificar os trabalhos de combate e tratamento dos focos do mosquito. No âmbito dos trabalhos, explica Gadelha, o Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ) identificou, por exemplo, que o descarte irregular de pneus em vias públicas é o principal criadouro para o Aedes aegypti na cidade.

Vaneska Gadelha afirma que são quase 3 mil pneus recolhidos por semana. Desses, 60% representam foco positivo para a dengue. Todo o material é levado para um galpão coberto da Urbana, de onde é destinado às empresas produtoras de pneus. “Existe uma lei que responsabiliza as empresas pelo lixo que elas produzem. Portanto, é delas o dever de descartar esses produtos”, esclarece a diretora do DVS.

Mas o material recolhido em vias públicas não é a única preocupação do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal. A deficiência em vistorias a residências em alguns bairros de Natal também tem mantido aceso o sinal de alerta do DVS. Isso porque, segundo Vaneska Gadelha, de cada 10 imóveis visitados, 7 apresentam focos do Aedes aegypti. “A deficiência não questão das vistorias se dá pela dificuldade das pessoas em aceitar a visita do agente de endemias. Há também o problema dos imóveis fechados”, afirma.

Sobre os imóveis fechados, a diretora do DVS esclarece que há um esforço para a localização dos donos ou responsáveis a fim de que sejam realizadas as vistorias nesses locais. “O CCZ está sempre na situação de tentar localizar o dono e de pedir para alguém responsável vir até a casa para permitir a vistoria”, disse Vaneska Gadelha.

Tribuna do Norte

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SAIBA viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.
Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.
Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu espírito.
Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.

[VÍDEO] JATÃO DE UMARIZAL FAZ VISITA AO NEGUIM DE MARCELINO EM APODI

Jatão de Umarizal, visita Neguin de Marcelino em Apodi. Uma enorme satisfação de Neguin receber a visita do radialista Jatão, o peso pesado da comunicação. 
Eu não o conheço pessoalmente, mas tenho uma enorme admiração pelo seu trabalho. Quando Jatão fala, todo mundo escuta, porque ele fala a verdade e defende às causas de quem precisa.
Veja o vídeo:

NATAL-RN: GRAFITH EM 21º ANIVERSÁRIO


MOSSORÓ-RN: Policial militar apaisana pode ter evitado um duplo homicídio na zona rural. Suspeito foi baleado e conduzido ao hospital.

A ocorrência foi registrada na madrugada de domingo 25 de setembro de 2022, em uma chácara localizada as margens da BR 405 nas proximidades ...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA