Pesquisar este blog

03 maio 2023

PF encontra certificados de vacinação falsos na casa do ex-auxiliar de Bolsonaro

Além do dinheiro em espécie, a Polícia Federal encontrou, durante as buscas na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, certificados de vacinação falsos do militar e de seus familiares.

O ex-ajudante de ordens foi preso preventivamente nesta quarta-feira (3/5) em operação que investiga a adulteração dos registros de vacinação de Bolsonaro; da filha do ex-presidente, Laura; de Cid, da esposa e das filhas do militar.

Segundo a PF, os suspeitos da fraude inseriram dados falsos de vacinas contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde entre novembro de 2021 e dezembro de 2022.

O objetivo seria emitir certificados falsos de vacinação para pessoas que não tinham sido imunizadas e, dessa forma, permitir que elas pudessem acessar locais onde a imunização era obrigatória.

Nas buscas na residência de Mauro Cid, a PF também apreendeu 35 mil dólares e R$ 16 mil, em espécie. Os valores foram encontrados pelos policiais em um cofre.

*Metrópoles

Ao autorizar buscas, Moraes determinou também a apreensão do passaporte de Bolsonaro e demais investigados

Ao autorizar, prisões e buscas e apreensões nesta quarta-feira (3), na operação que investiga fraude em cartões de vacinação, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou também a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais investigados.

A PF investiga suspeita de fraude nos registros de vacina do ex-presidente e da filha. Segundo as apurações, teria sido falsamente inserida a informação de que Bolsonaro se vacinou para ele poder entrar nos Estados Unidos.

Seis pessoas foram presas na operação deflagrada pela PF, entre elas Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

“[Determino] A busca e apreensão de armas, munições, computadores, passaporte, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, bem como de quaisquer outros materiais relacionados aos fatos aqui descritos, a ser realizada concomitantemente com diligências policiais previstas no artigo 6º do Código de Processo Penal”, ordenou Moraes.

Fonte: G1

MOSSORÓ-RN: 32ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2023 - SERVENTE DE PEDRIRO FOI MORTO A TIROS EM QUANTO TRABALHAVA EM OBRA NO BOM JESUS

Mossoró, cidade da região Oeste Potiguar registra o primeiro homicídio do mês de maio e o 32° do ano de 2023.
O crime aconteceu na tarde desta quarta feira (o3), na Rua José de Avelino Silveira no Bairro Bom Jesus.
A vitima identificada como Jefferson Avelino Gonçalves, 27 anos de idade, foi morto com vários disparos de arma de fogo, enquanto trabalhava em uma obra de construção.
De Acordo com testemunhas a vítima estava trabalhando quando dois homens em uma moto chegaram e o garupa começou a atirar.
Jefferson tentando escapar dos inimigos ainda tentou fugir dos atirador, mas foi alcançado e morto em outra residência.
A perícia constatou que a arma usada no crime foi um pistola .40 e a maioria dos tiros atingiu a região do tórax.
A Polícia informou que o jovem já tinha sido preso por posse de drogas. A DHPP vai investigar o caso, para tentar chegar a motivação e autoria do crime.

*Fim da Linha

CGU retirou sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro em março; entenda

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (3), em operação sobre fraude no cartão de vacinação contra Covid-19.

As informações colhidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) no processo de apuração sobre a suposta manipulação de dados no cartão de vacinação do ex-mandatário embasaram a operação da PF.

A suspeita, de acordo com investigadores da CGU ouvidos pela CNN, é de que ex-assessores de Bolsonaro acessaram o sistema do Ministério da Saúde para inserir e apagar dados do cartão de Bolsonaro, “para passar a impressão de que não houve a vacinação de Bolsonaro”, disse uma fonte à CNN.

O ex-presidente sempre negou que tenha se vacinado contra a Covid-19.

CGU confirmou registro de vacinação de Bolsonaro contra Covid

O ministro da CGU Vinícius de Carvalho confirmou, durante entrevista à CNN em fevereiro, haver registro de vacinação contra a Covid-19 de Bolsonaro.

À época, Carvalho confirmou a existência de uma troca de ofícios entre a CGU e o Ministério da Saúde questionando se Bolsonaro teria recebido uma dose da vacina Janssen no dia 19 de julho de 2021.

“Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, afirmou Carvalho na ocasião.

Bolsonaro disse a aliados não ter se vacinado

Após repercussão da entrevista de Carvalho, a CNN apurou que Bolsonaro disse a aliados não ter tomado a vacina contra a Covid-19 e que cogitava processo o ministro da CGU.

Em tom bastante exaltado, Bolsonaro disse a pessoas próximas estar disposto a fazer qualquer exame que comprovasse que não tomou o imunizante.

Ministério da Saúde negou acesso a cartão de vacina de Bolsonaro

No dia 23 de fevereiro, o Ministério da Saúde, em resposta à CNN por meio da Lei de Acesso à Informação, afirmou que o fornecimento de informações sobre o cartão de vacinação de Bolsonaro “não é passível de atendimento, uma vez que os dados solicitados, por serem referente à saúde, vinculados a uma pessoa natural, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ainda de acordo com o documento do ministério, os dados são considerados pessoas e sensíveis, “os quais só poderão ser objeto de tratamento nas hipóteses legalmente estabelecidas”.

CGU retirou sigilo do cartão de vacina de Bolsonaro

Em 13 de março, a CGU decidiu retirar o sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente. À época, o órgão informou que as informações seriam somente divulgadas após o encerramento da investigação sobre suposta inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde.

A CNN entrou em contato com a CGU e aguarda retorno.

*Por CNN/BG

CAICO-RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR ESTUPRAR FILHA DE 10 ANOS

A Polícia Civil do RN, por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/Caicó), prendeu nesta quarta-feira (03) um homem de 37 anos por estuprar a filha, uma criança de 10 anos. O crime aconteceu em 2018, no município de Caicó, região do Seridó do estado.
A prisão aconteceu no bairro João XXII, em Caicó.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: Homem é assassinado enquanto dormia em loteamento

Foto: Maurício Teixeira/ TV Ponta Negra.
Mais um crime registrado em São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal. Um homem foi executado a tiros durante a madrugada dentro de casa, onde dormia, no Loteamento Bela Vista. De acordo com familiares, Iran Barboza Gomes era divorciado, morava sozinho e trabalhava com manutenção de ferrovias.

Segundo informações repassadas para a polícia, a residência foi arrombada por volta das 3h da madrugada e Iran foi assassinado a tiros. A família não sabe se ele era ameaçado.

Sequência de homicídios

No domingo (30) três pessoas foram assassinadas também em São José de Mipibu, na comunidade Pau Brasil. Homens fortemente armados invadiram uma casa e assassinaram: Lucas da Silva de 19 anos e o filho Davi Lucas da Silva, de 4 anos; e também Claudineide Francisca Torres de 25 anos, amiga de Lucas que estava na casa.

Na tarde de terça-feira (2) o delegado Marcelo Aranha, afirmou que crime pode estar ligado com drogas e acerto de contas.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Por Ponta Negra News.

Michelle Bolsonaro após ação da PF: “Na minha casa, apenas eu fui vacinada”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, nesta quarta-feira (3), que apenas ela tomou a vacina contra a Covid-19. A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi imunizada em viagem aos Estados Unidos, em setembro de 2021.

O ex-mandatário e a filha do casal, Laura, de 12 anos, não teriam sido vacinados. Desde o início da pandemia, Bolsonaro se posicionava contra a imunização e questionava a eficácia dos imunizantes.

Bolsonaro e filha Laura tiveram cartões de vacina contra Covid alterados

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta uma operação que apura um suposto esquema de fraudes em cartões de vacinação. O tenente coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e outros dois assessores do ex-presidente foram presos.

Também foram realizadas buscas na casa do ex-presidente da República em Brasília, ocasião em que o celular dele foi apreendido pelos agentes da PF. O celular de Michelle não foi retido.

Em postagens pelo Instagram, Michelle, que hoje é a presidente nacional do PL Mulher, disse não saber o motivo da operação e publicou ainda um salmo.
Veja post:

*98 FM de Natal

MOSSORÓ-RN: Polícia Civil prende homem por suspeita de furto de fios cobre na zona rural

Policiais Civis da 42ª Delegacia de Polícia de Areia Branca e com atuação em Porto do Mangue, prenderam na noite desta terça-feira 2 de maio de 2023, Isac José Ferreira Câmara, por furto qualificado de fios cobre de equipamentos de alta tensão.

De acordo com a polícia o suspeito estava em companhia de outra pessoa que conseguiu se evadir ao avistar a viatura policial. Ambos furtaram o material em uma área de poços de petróleo no Sítio Sussuarana, zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.

A equipe da 42ª DP voltava de Areia Branca, quando foi abordada por seguranças de empresa privada que comunicaram o furto. Durante as diligências a equipe se deparou com um veículo de cor vermelha em fuga, desevolvendo alta velocidade.
Houve uma acompanhamento e logo o carro foi abordado e no seu interior foram encontradas três bobinas de fios cobre, além de ferramentas especiais usadas no furto qualificado, como três varas de manobra, usadas para desligar a eletrecidade e outras ferramentas e luvas de proteção, além das bobinas de cobre retiradas de um transformador

Isac foi conduzido à delegacia da Polícia Civil de plantão em Mossoró, onde foi autuado em flagrante por crime de furto qualificado (artigo 155 do Código Penal), não teve direito a pagamento de fiança, sendo ele encaminhado ao sistema prisional e para aguardar decisão da justiça na audiência de custódia.

*Fim da Lnha

PF apreende celular de Bolsonaro e investiga fraude no cartão de vacinação do ex-presidente

O celular do ex-presidente Jair Bolsonaro foi apreendido nesta quarta-feira (3), pela Polícia Federal, em operação sobre fraude no cartão de vacinação contra Covid-19.

As informações colhidas pela Controladoria Geral da União (CGU) no processo de apuração sobre a suposta manipulação de dados no cartão de vacinação de Bolsonaro embasaram a operação da PF deflagrada nesta quarta-feira, que também levou à busca e apreensão na casa do ex-presidente.

A suspeita, de acordo com investigadores da CGU, é de que ex-assessores de Bolsonaro acessaram o sistema do Ministério da Saúde para inserir e apagar dados do cartão de Bolsonaro, “para passar a impressão de que não houve a vacinação de Bolsonaro”.

Bolsonaro sempre negou que tenha se vacinado contra a Covid-19.

Foram presos pelo menos três assessores de confiança de Bolsonaro, que trabalharam no Palácio do Planalto: o tenente-coronel Mauro Cid, Max Guilherme e Sérgio Cordeiro.

A PF aprofundou a investigação da CGU nos últimos meses, com a coleta de depoimentos.

MOSSORÓ-RN: Homem que teve sua caçamba incendiada durante os ataques criminosos compra um novo veículo com dinheiro adquirido em vakinha

O trabalhador, Marcos Cezar da Silva Medeiros, de 53 anos, que teve sua caçamba destruída por fogo, durante os ataques criminosos ocorridos no Rio Grande do Norte e particularmente em Mossoró, voltou a esbanjar felicidades. com a compra de um novo veículo para trabalhar.

Marcos conseguiu adquirir uma caçamba nova com dinheiro arrecadado através de uma vakinha virtual, feita por amigos nas redes sociais. Os amigos se sensibilizaram a partir de uma imagem do sinegrafista Isaías Fernandes da TCM e exibida no Programa Ronda Policial da emissora.

A imagem dolorosa, mostrava Marcos chorando ao ver o seu caminhão destruído pelo fogo e viralizou nas redes sociais. A partir daí as pessoas decidiram ajudá-lo e criaram a Vakinha, que arrecadou 250 mil reais, valor suficiente para adquirir uma nova caçamba.

O veículo está passando por ajuste e dentro de uma semana estará totalmente pronto para que Marcos Cezar volte a trabalhar para dar o sustento de sua família.

*Fim da Linha

Frota do Estado do Rio Grande do Norte ultrapassa 1,5 milhão de automóveis

Dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) apontam que o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1,5 milhão de veículos cadastrados no sistema do Órgão. O número registra um aumento de 55% da frota de veículos automotores, levando em consideração os últimos dez anos.

Em números absolutos, entraram em circulação na frota estadual 535.677 novos automóveis no período de 2013 a 2023, alcançando um total de 1.501.657 veículos em circulação nas rodovias e ruas das cidades do Rio Grande do Norte, sendo 41,9% (629.063) de transporte automotor do tipo automóveis leves e 40,74% (611.742) composto de veículos de duas rodas, entre eles motocicletas, motonetas e ciclomotores. O RN alcançou a soma de 1 milhão de veículos em junho de 2014.

Um dado relevante é o índice de motorização, que leva em consideração a conexão da quantidade populacional do Estado e o número de veículos em circulação. Nessa situação, o Rio Grande do Norte conta atualmente com 455 veículos para cada mil habitantes residentes no Estado. Nessa ótica, o RN soma pouco mais de duas pessoas por automóvel registrado no banco de dados do Detran. Essa informação leva em consideração o dado populacional divulgado previamente pelo IBGE, em dezembro do ano passado, que registra uma população de 3.303.953 no RN.

Em termos percentuais, a ampliação da frota vem diminuindo ao longo dos últimos anos quando comparado os dados do ano atual com o ano anterior. Em 2013/2012 a ampliação foi de 8,85%, em 2014/2013 de 7,85%, em 2015/2014 de 6,43%, até 2022/2021, que mostra um aumento de 3,15% em relação ao ano anterior. A informação deixa claro que o aumento da frota se mostra constante, porém numa velocidade menor do que há 10 anos.

O município com maior número de automóveis em circulação continua sendo a capital. Natal registra 29,43% de toda a frota do estado, chegando a 441.867 veículos. Em seguida, temos Mossoró com 12,78%, alcançando 191.896 automóveis. Em relação a capital do Oeste, chama a atenção a quantidade de veículos em duas rodas que supera os automóveis de passeio em mais de 11%. As motocicletas, motonetas e ciclomotores correspondem a 46,76% (89.740) da frota da cidade, enquanto os veículos de passeio é 35,73% (68.576) do total da frota municipal.

Já no tocante a idade da frota estadual, o Detran contabiliza que 35,54% dos veículos cadastrados no estado foram fabricados entre os anos de 2013 e 2023, o que mostra uma frota relativamente nova. São 535.677 veículos dentro dessa faixa de tempo de fabricação.

Os dados emitido pelo Detran vêm subsidiar o planejamento de ações que devem ser empregadas no Rio Grande do Norte, principalmente as relacionadas a políticas públicas de tráfego visando a consolidação de um trânsito seguro.

Ações de educação para o trânsito empregadas pelo Órgão na capital, cidades do interior do estado, escolas e empresas levam em consideração essas informações com o plano de atingir maior efetividade. Outro ponto amparado pelos dados são as medidas de fiscalização e sinalização viária, onde o Detran age na missão de zelar pela segurança no tráfego, diminuindo acidentes, preservando vidas e melhorando a mobilidade.

Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO transforme sua prece em petitório insistente!
"O Pai sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos".
Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estiverem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo.
A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor.
E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício.
Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar-se.