Pesquisar este blog

17 outubro 2022

APODI-RN: PREFEITO ALAN AINDA NÃO DECLAROU QUEM ELE APOIA PARA PRESIDENTE

Há duas semanas do dia da eleição as movimentações políticas em Apodi estão a todo a vapor. Agora todas as atividades obviamente circundam o cenário de apoio aos presidenciáveis, que de um lado está Bolsonaro tentando a reeleição e do outro Lula que tenta retornar ao comando do País.
Desde o primeiro turno as atividades políticas em Apodi estão sendo lideradas pelo trio de jovens políticos, o atual prefeito Alan Silveira, o vice prefeito Neilton Diogenes e o Presidente do PT de Apodi Agnaldo Fernandes.
Nesse segundo turno não diferente do primeiro é claro que a liderança petista Agnaldo segue liderando o bloco de apoio ao companheiro de partido Lula, desde o primeiro turno que assumiu o papel de articular forças políticas do campo progressitas para apoiar Fatima e Lula.
Neilton que obteve uma expressiva votação em seu pelito a Assembleia legislativa que ainda não havia anunciado apoio a nenhum presidenciável, ontem em sua rede social declarou voto ao presidenciável e colega de partido Jair Bolsonaro.
Enquanto que o prefeito Alan que apoiou em primeiro turno a companheira de partido Simone Tebet, ele ainda não externou sua opção de voto para esse segundo turno.
Portanto esse é o cenário político do segundo turno em Apodi: Agnaldo Fernandes vai de Lula, Neilton vai de Bolsonaro, Alan falta declarar publicamente seu voto para presidente.
Vamos aguardar os próximos capítulos da cena política em Apodi/RN.

*Texto: Apodi Agora

PESQUISA: Lula tem 53,5% e Bolsonaro 46,5% dos votos válidos, aponta pesquisa CNT/MDA

Pesquisa do instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta segunda-feira 17 traz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa de segundo turno. O ex-presidente aparece com 53,5% enquanto o candidato a reeleição tem 46,5% dos votos válidos, com exceção de nulos, brancos e indecisos.

O levantamento coloca Lula com 48,1% dos votos totais em cenário estimulado, contra 41,8% do atual presidente e candidato à reeleição. Na última sondagem divulgada antes do primeiro turno, no dia 30 de setembro, Lula oscilou dois pontos para menos, enquanto Bolsonaro variou um ponto para mais. As variações estão dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa colheu opiniões de eleitores de diversos estados brasileiros de 14 a 16 de outubro, de forma presencial. Foram 2002 pessoas ouvidas. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 05514/2022. O segundo turno da eleição presidencial será realizado em 30 de outubro.

*Fonte: Agora RN

MOSSORÓ-RN: 130ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Homem é morto com mais de 30 tiros no Loteamento Royal Ville

O crime aconteceu por volta das 12h30min desta segunda feira, 17 de outubro de 2022, no Loteamento Royal Ville, ao lado do Conjunto Nova Mossoró.
Um homem sem identificação até o momento foi morto com vários tiros. No local um carro Gol com queixa de roubo e a vítima está de capacete.
Testemunhas relataram no local, que a vítima estava de moto, sendo perseguida pelos atiradores, que após executarem a vítima, abandonaram o carro e fugiram na motocicleta da vítima.
A perícia contabilizou mais de 30 perfurações de entrada e saída. Duas armas de calibres diferentes foram usadas no crime, Pistolas 9mm e .40.

*Fim da Linha

MARCELINO VIEIRA-RN: Adolescente de 12 anos é atingido por tiro de espingarda de pressão e autor do disparo é levado à delegacia

Um adolescente de 12 anos ficou ferido após ser atingido por um disparo de uma espingarda de pressão, no interior do Rio Grande do Norte.
O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (14) na cidade de Marcelino Vieira, no Oeste potiguar.
O autor do disparo foi levado à delegacia e alegou que o tiro foi acidental. Ele não ficou preso.
De acordo com a Polícia Civil, uma viatura da Polícia Militar foi acionada por volta das 19h à Vila Ana Henrique, na zona rural do município.
Ao chegar ao local, os policiais relataram que um homem de 33 anos estava no local e admitiu ter feito o disparo.
O adolescente foi levado ao hospital da cidade, onde realizou um exame de raio-x, que constatou que não houve fratura. Ele já foi liberado da unidade de saúde.
Já o homem foi conduzido pelos policiais até a delegacia de plantão, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal de natureza leve.
De acordo com a Polícia Civil, espingarda de pressão não é considerada arma de fogo e é liberada para caça. Após o procedimento, o homem foi liberado e a espingarda foi apreendida pela Polícia Civil.

*Do G1 RN

Tarcísio de Freitas visita Paraisópolis e é interrompido por tiros

A agenda de campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, ao Polo Universitário de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17), foi interrompida após tiros na comunidade. Ninguém ficou ferido.

O candidato e jornalistas que acompanhavam a agenda de campanha chegaram a ficar abaixados em uma sala no local.

Tarcísio deixou o local acompanhado de seguranças e escolta em uma van.

No Twitter, o candidato do Republicanos disse que sofreu um ataque: “Em primeiro lugar, estamos todos bem. Durante visita ao 1º Polo Universitário de Paraisópolis, fomos atacados por criminosos. Nossa equipe de segurança foi reforçada rapidamente com atuação brilhante da PMESP. Um bandido foi baleado. Estamos apurando detalhes sobre a situação”.


*Fonte: G1 e CNN BRASIL

MOSSORÓ-RN: Dois dos três acusados de matar motorista por aplicativo na Estrada da Raiz em 2019 estão sendo julgados pelo TJP

Dois homens acusados de matar o motorista por aplicativo, Marcos Francisco Dantas, conhecido como “Major”, crime ocorrido no dia 07 de janeiro de 2019, por volta das 18h00min, na Estrada da Raiz em Mossoró, estão sendo julgados pela sociedade mossoroense, nesta segunda feira 17 de outubro de 2022.

Segundo consta na denúnicia feita pelo Ministério Público, os denunciados, Jefferson Max de Oliveira, conhacido como “Da Vargem“, Janildes Faustino de Souza, o “Motinha e Arthur Mikael Silva Franco, por motivos torpe mataram a tiros a vítima, que era um empresário, mas que ocasionalmente trabalhava como motorista de aplicativo.

Ainda narra a denúncioa que no dia crime, Marcos, saiu de sua loja de conviência, dizendo que iria fazer uma corrida, sendo ele encontrado morto, dentro de seu carro, horas depois, na Estrada da Raiz Próximo ao Conjunto Nova Mossoró. De acordo com a investigação do caso, realizada pela DHPP, a vítima era suspeita de ter matado Maximiliano da Silva Rodrigues.

Em face disso, o denunciado Arthur Mikael, amigo de Maximiliano, procurou o acusado Jefferson Max, o “Da Vagem” para matar Marcos Francisco Dantas. Após o crime, Janildes faustino, o “Motinha”, teria ajudado a “Da Vagem” a fugir do local do assassinato. Jefferson Max e Janildes Faustino, estão sendo defendidos pelos advogados, Stênio Alves da silva, Thiago Gurgel, Antônio Carlos Dantas e Sergimar Francisco de Oliveira.

Em relação ao terceiro acusado do crime, Arthur Mikael, este teve o processo desmembrado para a comarca de Minas Gerais e será julgado no mês de novembro vindouro, naquele estado.

O juri começou as 08h30min e está sendo realizado no Forum Municipal Desembargador Silveira Martins. O Ministério Público está sendo representado pelo promotor Armando Lúcio Ribeiro e na presidência do TJP, o juiz Vagnos Kelly de Figueiredo.
Acusados de matar motorista de aplicativo

*Fim da Linha

O que é ‘contexto’ para Bolsonaro e o bolsonarismo?

(Imagem: Socialismo Criativo)
O bolsonarismo tem a mania de dizer que todas as besteiras faladas pelo mito, e são muitas e são frequentes, quando repercutidas são feitas sempre ‘tirando do contexto’.

O bolsonarismo parece saber pouco ou quase nada sobre contexto.

Se uma declaração inteira de Bolsonaro é repercutida negativamente, eles dizem que está fora do contexto.

É porque o próprio Bolsonaro vive fora do contexto.

Até a trilogia ‘deus, pátria, família’ de Bolsonaro é fora do contexto, daí eu preferir escrever com letras minúsculas mesmo, porque minúsculo é o contexto de Bolsonaro.

Deus é a força que une a humanidade.

O deus do bolsonarismo, usado e abusado desrespeitosamente, onde só se exige e nunca se agradece, é um deus fora do contexto. Que prega desunião, intriga, separações.

Fora do contexto da ONISCIÊNCIA (todo conhecimento), já que prega mentira, nega a ciência e exclui a educação.

Fora do contexto da ONIPOTÊNCIA (poder ilimitado), quando transfere o poder ilimitado do Ser Supremo a um senhor que acha que sabe tudo e que pode tudo.

Fora do contexto da ONIPRESENÇA (presente em todos os lugares), quando nega a presença DELE onde lhe faltam votos.

Fora do contexto até da ONIBENEVOLÊNCIA, como incluíram alguns teólogos, imputando a Deus o termo “perfeitamente bom”.

Pátria - solo natal, terra onde alguém nasce. O Brasil definiu o dia da Pátria (7 de setembro) como o dia da independência. E ser patriota é demontrar amor por sua pátria.

Para o bolsonarismo, pátria é o próprio bolsonarismo, é a direita extremista e o voto em Bolsonaro. Se você nasceu no Brasil mas não vota em Bolsonaro, o Brasil não é sua pátria e você está por aqui só emprestado.

Mais uma vez, fora do contexto.

Família.

Ah…a família…

Pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e formam um lar. Berço de amor, compreensão, afeto, apoio, convivência saudável e harmônica sempre que possível.

No bolsonarismo é assim: o deus casa, tem filhos, trai, engravida outra mulher fora do casamento e sugere aborto; aí se casa com a mãe do filho que se dependesse dele não existia, e transforma a nova esposa em caixa de rachadinhas. Aí o traído da vez é ele, mas uma serva do senhor, neta de traficante presa e condenada por tráfico de drogas, filha de presa condenada por falsidade ideológica, se atravessa em sua frente, passando a ocupar o grande palácio onde os filhos do casamento 1 são bem-vindos, mas não convivem com o filho quase abortado que não pode frequentar o palácio do deus.

Economizei na tradução, mas é mais ou menos por aí.

Só para ressaltar que a trilogia defendida por Bolsonaro, deus, pátria e família com letras minúsculas, está totalmente fora de contexto.

Porque nem Bolsonaro, e muito menos o bolsonarismo, tem contexto.

Bolsonaro por estratégia.

O bolsonarismo por falta de conhecimento mesmo.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

APODIENSE 'RAFAEL' ESTÁ PRECISANDO DE NOSSA AJUDA!

Venezuelana desmente acusação de Bolsonaro que chamou adolescentes de garotas de programa

Na live da madrugada deste domingo (16), onde tentou negar que "pintou um clima" entre ele e uma adolescente venezuelana, como ele mesmo declarou em entrevista na sexta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro reforçou que entrou na casa de meninas que estavam se "arrumando" para "ganhar a vida".

Voltou a taxar as adolescentes de 'meninas de programa'.

Hoje o UOL ouviu uma das pessoas que estavam na casa onde Bolsonaro entrou.

Leia publicação do UOL:

VENEZUELANA REFUTA FALA DE BOLSONARO E DIZ QUE CASA ABRIGAVA AÇÃO SOCIAL

Uma das venezuelanas visitadas pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, em 2021, rechaçou a fala do presidente sobre ter encontrado adolescentes vindas da Venezuela
"arrumadas para ganhar a vida", insinuando prostituição infantil.
A declaração do presidente foi dada a
um podcast na sexta-feira (14), quando
também se referiu ao encontro dizendo
que "pintou um clima".
Segundo a mulher, no dia em que Bolsonaro fez a visita, estava acontecendo uma ação
social para refugiados no local.

"Esse dia foi uma ação que acontecia na
casa. Uma brasileira que fazia curso de
estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reuníamos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele dia" diz a venezuelana, que pediu para ter seu nome preservado, pois teme retaliação.
O UOL confirmou que ela estava no local no dia da visita do presidente. Ainda de acordo com ela, havia adolescentes na casa, entre elas, sua filha e sua sobrinha.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

TRE-RN condena instituto a pagar multa por ausência de dados em pesquisa eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou um recurso e manteve a condenação de um instituto de pesquisa do estado, que deve pagar multa de R$ 53,2 mil por descumprimento de normas do registro de pesquisas durante o primeiro turno das eleições 2022.

O instituto Exatus Consultoria e Pesquisa recorreu do valor da multa aplicada, à unanimidade, na sessão do dia 5 de outubro. A empresa entrou com embargo de declaração.

Na última quinta-feira (13), analisando a Resolução TSE nº 23.600/2019, que determina o valor da multa aplicada às empresas que não registram a pesquisa, o colegiado do TRE-RN decidiu por manter a decisão do relator do processo, o juiz Daniel Maia.

A pesquisa foi considerada como não registrada devido à ausência dos dados exigidos pela Resolução.

Procurada, a empresa afirmou apenas que "o processo encontra-se em grau de recurso e irá aguardar o julgamento final".

Dados ausentes

Segundo o TRE, todas as entidades e empresas de pesquisas eleitorais devem, para cada pesquisa, registrar no sistema da Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, informações como: os municípios e bairros abrangidos pela pesquisa, e na ausência de delimitação do bairro, identificar a área em que foi realizada; o número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico das pessoas entrevistadas.

Não havendo a complementação desses dados, a pesquisa pode ser considerada pelo TRE como não registrada e os responsáveis ficam sujeitos ao pagamento de multa.

Processo

A empresa Exatus havia entrado com recurso para recorrer da condenação aplicada pelo juiz auxiliar. O processo foi julgado na sessão plenária do dia 5 de outubro. Na ocasião, o relator do processo, o juiz Daniel Maia, falou que “a pesquisa registrada há mais de cinco dias precisaria ser complementada até o dia seguinte, o que não ocorreu, hipótese em que passa a equivaler à pesquisa não registrada.”

*Do G1 RN

MPRN recomenda ao Estado que elabore uma linha de cuidados sobre o Glaucoma em todos os municípios

A 48ª Promotoria de Justiça de Natal quer que o Estado do Rio Grande do Norte construa fluxos de acesso, serviços de referência e identifique precisamente o modelo assistencial sobre os cuidados com o Glaucoma em cada município do Estado para tornar transparente uma forma de pactuação e abrangência.

Está sendo recomendado que o Estado defina qual o modelo de oferta de medicamentos para o tratamento do Glaucoma, identificando os estabelecimentos que utilizarão o modelo de oferta pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Por fim, o MPRN recomenda que o Estado leve a temática para deliberação e resolução em Comissão Intergestores Bipartite (CIB), conforme prevê a portaria 1.448/2015 do Ministério da Saúde.

O assunto é alvo de um procedimento administrativo instaurado pela 48ª Promotoria de Justiça de Natal para acompanhar a execução da política pública de saúde de Atenção ao Glaucoma no Município de Natal.

Em uma audiência realizada em 6 de setembro de 2022, ficou constatada uma assistência desordenada ao paciente com glaucoma, sendo necessária a revisão da linha de cuidado da doença no Rio Grande do Norte. Não há definição adequada e publicizada do modelo de fornecimento dos colírios adotado por cada município, por exemplo. Na ocasião, foi informada a existência de dispensação dos colírios para Glaucoma pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). No entanto, faltam informações sobre o modelo de dispensação utilizado nos municípios.

Desta forma, o MPRN acredita que pode estar ocorrendo duplicidade de recebimento dos colírios por usuários. A falta de transparência e uma assistência desordenada se estendem aos demais componentes do tratamento da doença oftalmológica, como a realização de consultas e exames periódicos. Isso reflete no fato de que o acompanhamento da evolução da doença é garantido a somente uma parcela da população, enquanto alguns municípios do RN apresentam dificuldade de ofertar atendimento aos seus cidadãos, ainda que utilizando-se das pactuações.

Foi dado prazo de 60 dias para que a Secretaria de Saúde do Estado apresente ao MPRN as informações sobre as medidas tomadas para cumprir o que foi recomendado.

Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.

*Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

FIXE seu olhar no lado belo da vida!
Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada!
As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo.
As abelhas buscam as flores, mesmo no meio de um pântano.
Seja como as abelhas!
Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma.
Fixe seu olhar no lado belo da vida!