/* <![CDATA[ */ (function (doc

quarta-feira, 11 de maio de 2022

PDT oficializa apoio à reeleição de Fátima ao governo do Rio Grande do Norte

O ex-prefeito de Natal e presidente do PDT-RN, Carlos Eduardo Alves, oficializou o apoio do partido à reeleição da governadora Fátima Bezerra. Os dois se reuniram ontem com o presidente do PT-RN, Júnior Souto, que recebeu a carta-compromisso. O documento também reitera a apresentação do nome de Carlos Eduardo para o Senado na chapa.
A união das forças progressistas para as eleições de 2022 foi o tema central na reunião. A governadora destacou que “a importância da frente ampla no plano local e nacional, [é] que esteja comprometida com o objetivo primordial de tirar o Brasil desse caos político, institucional, econômico e social, derrotando Bolsonaro e o bolsonarismo.” Em documento semelhante, o MDB-RN também já oficiou o PT-RN sobre o compromisso de apoiar a reeleição da governadora, e apresentou o nome do deputado federal Walter Alves para a vaga de vice na chapa.

Mutirão vacinou quase 2 mil pessoas em situação de rua no RN

Os dados foram obtidos na manhã desta quarta-feira (11), por meio da plataforma RN + Vacina
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou um mutirão para imunizar pessoas em situação de rua por todo o Rio Grande do Norte. Foram aplicadas 1.849 doses de imunizante contra a covid-19, sendo 751 em Natal, 295 em Mossoró e 157, em Parnamirim, municípios onde mais pessoas foram vacinadas. Os dados foram obtidos na manhã desta quarta-feira (11), por meio da plataforma RN + Vacina.
Por se tratar de pessoas sem residência fixa, foi necessário um trabalho de busca ativa para garantir a conclusão do esquema vacinal daqueles que tomaram somente a primeira dose.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, os resultados alcançados com o mutirão foram muito positivos. Além disso, destacou a coordenadora, tem sido percebido o aumento do número de pessoas em situação de rua após a pandemia da covid-19. “A ideia é pensarmos uma política que garanta acesso à saúde para além dos imunizantes, de forma contínua, de modo a garantir respostas efetivas aos problemas de saúde desta população tão vulnerável no nosso Estado”, afirmou.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: ERALDO PAIVA TOMA POSSE COMO PREFEITO DO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante (RN) realizou, na noite desta terça-feira (10), sessão solene especial para a posse de Eraldo Daniel de Paiva, do Partido dos Trabalhadores (PT), novo chefe do Poder Executivo do Município, que assume definitivamente em função da vacância do cargo provocada pela falecimento do Prefeito Paulo Emídio de Medeiros (Paulinho).

APODI-RN: [VÍDEO] SAFRA DE FEIJÃO NO ANO DE 2022

Os agricultores começaram a colheita de feijão no ano de 2022. É uma riqueza!!!

RN completa 27 dias seguidos sem óbitos por Covid; novos casos são 84

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (11). São 503.957 casos totalizados. Foram registrados 84 novos casos nas últimas 24h.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.196. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h, pelo 27º dia seguido. Óbitos em investigação são 1.405.
Recuperados são 495.230. Casos suspeitos somam 324 e descartados são 950.361. Estimativa de casos em acompanhamento: 531.

Metade dos pacientes com covid-19 têm sequelas que podem passar de um ano

Metade das pessoas diagnosticadas com covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano, revela estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas. Pesquisadores da instituição identificaram 23 sintomas após o término da infecção aguda. Cansaço extremo, insônia e dificuldade em realizar atividades rotineiras estão entre as queixas relatadas pacientes.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Transactions of The Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene. O estudo acompanhou durante 14 meses, 646 pacientes que tiveram a infecção em 2020 e 2021 e verificou que 324 deles (50,2%) tiveram sintomas pós-infecção, caracterizando o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica de covid longa.

A fadiga, que é caracterizada por cansaço extremo e dificuldade para realizar atividades rotineiras, foi relatada por 115 pessoas, ou seja, 35,6% dos pacientes acompanhados. Outras sequelas relatadas foram tosse persistente (34%), dificuldade para respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%), dores de cabeça frequentes (17,3%) e trombose (6,2%). Foram constatados ainda transtornos como insônia, relatada por 8% dos pacientes acompanhados, ansiedade (7,1%) e tontura (5,6%).

De acordo com a pesquisadora Rafaella Fortini, que coordena o estudo, todos os sintomas relatados começaram após a infecção aguda. Muitos dos sintomas persistiram durante os 14 meses, com algumas exceções, como a trombose, da qual os pacientes se recuperaram em um período de cinco meses, por terem sido devidamente tratados por meio intervenções médicas adequadas.

A pesquisa constatou que a presença de sete comorbidades, como hipertensão arterial crônica, diabetes, cardiopatias, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica e tabagismo ou alcoolismo, levou à infecção aguda mais grave e aumentou a chance de ocorrência de sequelas.

As sequelas foram constatadas em pacientes que tiveram desde a forma mais leve ou assintomática até a mais grave de covid-19. Na forma grave, de um total de 260 pacientes, 86, ou seja, 33,1%, tiveram sintomas duradouros. Entre os 57 diagnosticados com a forma moderada da doença, 43, isto é, 75,4%, manifestaram sequelas e, dos 329 pacientes com a forma leve, 198 (59,3%) apresentaram sintomas meses após o término da infecção aguda.

Rafaella Fortini ressalta que é importante buscar os serviços de saúde para o tratamento da covid longa, até mesmo no caso de sequelas mais leves, que também podem interferir na qualidade de vida.

A pesquisa acompanhou pacientes atendidos no pronto-socorro do Hospital da Baleia e Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, ambos referência para covid-19 em Belo Horizonte. Os pacientes procuraram atendimento entre abril de 2020 e março de 2021.

Todos foram testados e tiveram diagnóstico positivo para a doença. Dos 646 pacientes acompanhados, apenas cinco haviam sido vacinados e, destes, três tiveram a covid longa. A idade dos participantes variou entre 18 e 91 anos; sendo que 53,9% eram do sexo feminino.

O monitoramento dos sintomas e sequelas remanescentes foi feito por meio de entrevistas realizadas uma vez por mês, presencialmente, ou por meio de uma plataforma virtual, no decorrer de 14 meses após diagnóstico confirmatório, no período compreendido entre março de 2020 a novembro de 2021.

Agência Brasil

APODI-RN: BARRAGEM DE SANTA CRUZ ESTÁ COM 42,14% DE SUA CAPACIDADE

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.
O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta terça-feira (10), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.341.655.788 m³, correspondentes a 56,54% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No dia 02 de maio o reservatório estava com 1.326.756.862 m³, equivalentes a 55,91% da sua capacidade total.
As reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 2.087.682.220 m³, percentualmente, 47,70% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado na segunda-feira, 02 de maio, as reservas hídricas acumulavam 2.059.512.884 m³, percentualmente, 47,05% da sua capacidade total.
O segundo maior reservatório do RN, Santa Cruz do Apodi, acumula 252.711.380 m³, percentualmente, 42,14% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Na segunda-feira da semana passada, o manancial estava com 248.816.890 m³, equivalentes a 41,49% da sua capacidade.

Por ibandRN

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


TOUROS-RN: Criminosos atiram contra ônibus escolar e deixam dois feridos

Um ônibus que transporta estudantes foi alvo de um ataque a tiros na noite dessa terça-feira (11), na zona rural de Touros, no Litoral Norte Potiguar, durante um assalto. Segundo testemunhas, duas pessoas ficaram feridas.
Os tiros foram disparados contra o pára-brisas do veículo, o que seria uma forma de forçar o motorista a parar o ônibus. O condutor, inclusive, foi uma dos feridos.
De acordo com as informações repassadas pelo Hospital Municipal de Touros, o homem foi atingido de raspão na cabeça, mas sem gravidade, dando entrada na unidade consciente.
A outra pessoa atingida, de acordo com moradores da região onde o atentado aconteceu, foi um estudante. Ele teria sido atingido no braço, também de raspão.
Pelo menos sete bandidos encapuzados teriam participado da ação. Eles roubaram celulares e outros pertences das vítimas que estavam no veículo.
O ônibus transporta estudantes da zona rural para escolas que ficam na cidade.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: Suspeito de praticar assaltos e trocar tiros com a PM em Baraúna é preso após tentar roubar moto

Depois de um cerco de quase 24 horas, a Polícia Militar conseguiu capturar, na noite de terça feira 10 de maio de 2022, um dos suspeitos de praticar vários assasltos na cidade de Baraúna na região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite de segunda feira (09).
De acordo com a PM, Franciedson da Silva Leite, após trocar tiros com policiais militares de Baraúna, conseguiu fugir a pé, juntamente com um comparsa pelo matagal e chegou até Mossoró. Por volta das 13h00min Franciedson foi visto próximo a fazenda São João tentando tomar de assalto uma motocicleta.
A PM estava no seu encalce chegou rápido no local, mas o criminoso não se entregou e acabou trocando tiro novamente com a polícia militar, mas conheseguiu fugir pelo mato. Já por volta da 19:00min horas a Polícia Militar recebeu informações de que o procurado está nas proximidades da estrada da Granja, na região da Pousada das Thermas em Mossoró.
Foi feito mais cerco e desta vez Franciedson foi capturado pela VTR das abolição comandada pelo SGT Barbosa. O mesmo ao ser preso confessou sua participação nas ações criminosas em Baraúba, onde tomaram de assalto dois carros, além de vários celulares. No confronto com a PM, um dos elementos, Francisco Ricardo da Silva Júnior, acabou sendo baleado e morto. Franciedson ficará preso a disposição da justiça.
*Fim da Linha

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Pesquisa Quaest: Lula tem 46%; Bolsonaro, 29%; Ciro, 7%; Doria e Janones, 3%; Tebet e d’Avila, 1%

Levantamento foi feito com 2.000 entrevistados face-a-face entre os dias 5 e 8 de maio; margem de erro é de 2 pontos percentuais

A pesquisa Quaest/Genial para as eleições presidenciais de 2022, divulgada pela CNN Brasil nesta quarta-feira (11), traz, no cenário com o maior número de candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%; e Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo), com 1%. Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos é de 3%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 5 e 8.

O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01603/2022.

*Jair Sampaio

Licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 vence na terça (10) e quarta (11) no RN

Proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 tem até até esta terça (10) e quarta-feira (11), respectivamente, para quitar a taxa anual de licenciamento no Rio Grande do Norte.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), há 293.926 automóveis com placas com essas terminações no Rio Grande do Norte.
O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. Esse documento é exigido para qualquer motorista que dirige veículo automotor.
De acordo como o Detran, a frota atual de veículo em todo o estado é de 1.451.974 automóveis - 20,25% deles tem placas com finais 7 e 8.
Somente em Natal, são 88.249 mil veículos na condição de quitar a taxa de licenciamento nesta semana.
O calendário de pagamento da taxa licenciamento tem seu término programado para o mês de junho, no caso dos carros com placas finais 9 e 0.

Como pagar?
É possível emitir o boleto no site do Detran-RN. Veja o passo a passo. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone
  • “Veículos – boletos, infrações, débitos””
  • Em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.
  • Assim, se tem o acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.
Segundo o Detran, é possível pagar as taxas no banco que preferir. Para isso, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
Os pagamentos das taxas também podem ser feitos nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

O mal não merece comentários, pois só traz resultados desagradáveis.
Qualquer palavra produz vibrações, que atraem as vibrações semelhantes.
Portanto, o comentário sobre o mal atraem as vibrações pesadas e nocivas.
Fale apenas a respeito de coisas belas e boas, comente o bem e as ações nobres, e permanecerá envolvido por uma onda de paz, de alegria, de bem-estar.

CNT diz que 70% não mudariam voto no 1º turno para evitar ou garantir um 2º turno

Para evitar ou garantir a realização de um segundo turno nas eleições para presidente neste ano, 22,7% dos eleitores mudariam de voto, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A maioria deles, 70,5%, manteria o voto e 6,8% não souberam responder.
Questionados sobre quais situações fariam com que os entrevistados mudassem o voto no primeiro turno, 28,4% disseram que seria para "facilitar que alguém, que não seja Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possa ir para o segundo turno"; 25,7% afirmaram que seria para "dificultar uma vitória em primeiro turno de Jair Bolsonaro".
O levantamento mostra, ainda, que 21,5% mudariam o voto para "facilitar uma vitória em primeiro turno de Lula", enquanto 13 4% mudariam para "facilitar uma vitória em primeiro turno de Jair Bolsonaro". Outros 7,5% disseram que mudariam o voto para "dificultar uma vitória em primeiro turno de Lula".
Polarização
O levantamento da CNT mediu, ainda, a percepção dos entrevistados sobre a polarização na eleição presidencial de 2022. Para 45,7%, a disputa está "mais polarizada que na eleição 2018", enquanto 34,2% disseram que ocorre "da mesma forma que na eleição 2018". Apenas 11,6% consideram "menos polarizada que na eleição 2018".
Apesar de verem a eleição polarizada, 30,6% dos pesquisados avaliam que a construção de um nome alternativo ao ex-presidente e o atual algo "muito importante" e outros 32,3% como "importante para o País". Avaliaram como "pouco importante" a construção de uma alternativa 29,1%, e 8% não souberam responder.
No levantamento divulgado nesta terça-feira, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 4 a 7 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-05757|2022.

*Tribuna do Norte

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA