Pesquisar este blog

02 agosto 2022

“As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais” é tema de congresso on-line

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, às 19h30, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá a edição on-line de seu 27º Congresso Internacional de Assistência Social, que abordará o tema “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”, voltado a profissionais das áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, a representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, à comunidade acadêmica e interessados.

O evento tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a Política Nacional de Assistência Social, a gestão e a execução de serviços e programas voltados ao público em situação de vulnerabilidade ou risco social no Brasil e a proteção social no mundo, apresentando o diferencial da LBV e de sua atuação socioassistencial, realizada sob os pilares do Ecumenismo, isto é, o respeito irrestrito a todas as criaturas.

A palestra inaugural na terça-feira, dia 30, será ministrada pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais, que falará sobre “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.

Posteriormente, palestrarão os seguintes especialistas: Rossana Costa França, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais e atualmente assessora-técnica social da LBV, que falará sobre o tema “Contribuições das entidades privadas no fortalecimento da rede socioassistencial”; e Célio Vanderlei Morais, psicólogo (CRP 12/765), mestre em Sociologia Política, educador do Instituto Paulo Freire e em projetos nacionais da Paulus, integrante da equipe da Práticas Assessoria e membro curador do Portal Social Soluções, que discorrerá sobre a temática: “Integração entre as ofertas diretas e indiretas do SUAS”.

No dia 31 de agosto (quarta-feira), o dr. Renato Francisco dos Santos Paula, graduado em Serviço Social, doutor em Serviço Social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de livros e artigos na área da política social, trará sua contribuição acerca do tema “Intersetorialidade na Assistência Social, um instrumento de efetivação da Proteção Social”.

O primeiro painel tem como tema: “Articulação em rede pela garantia de direitos socioassistenciais” e será conduzido pelos painelistas Kléber Maricato, graduado em Ciências Contábeis, licenciado pelo CRC/PR, pós-graduando em Gestão do Sistema Único de Assistência Social e atualmente gestor administrativo da Legião da Boa Vontade em Londrina/PR; e Idália Pereira, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias e supervisora regional na Legião da Boa Vontade.

O segundo painel, cujo tema focalizará as “Organizações sociais e os processos de trabalho em rede”, será ministrado por representantes da LBV de Portugal e da LBV da Bolívia.

O evento é gratuito e, para quem desejar receber o certificado de participação, haverá apenas uma taxa simbólica. As inscrições devem ser feitas no link: https://www.lbv.org/congressosocial.

Serviço:

Evento: 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV — edição on-line

Tema: “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.

Para quem: Profissionais atuantes nas áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, comunidade acadêmica e interessados.

Data e horário: 30 e 31 de agosto, às 19h30.

Inscrições: https://www.lbv.org/congressosocial.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 1 ÓBITO POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; NOVOS CASOS SÃO 224

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (2). São 547.071 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 224 novos casos e 1 óbito (Extremoz).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.401. Em investigação são 1.166. Recuperados são 534.714. Casos suspeitos somam 942 e descartados são 1.027.068. Estimativa de casos em acompanhamento: 3.956.

ITAÚ-RN: MORRE EX-PREFEITO DR. NEUREMBERG FERNANDES

Chega a informação que faleceu em Natal, o ex-prefeito de Itaú-RN, Dr. Neuremberg Fernandes. Dr. Neuremberg era uma pessoa muito popular e era funcionário efetivo do município. Por esse motivo, foi decretado luto de três dias no município de Itaú.
O ex-prefeito faleceu em Natal e o velório acontece no Centro de Velórios do Morada Paz no período de 10h às 13h. E o sepultamento está previsto para acontecer amanhã, 03 de agosto na cidade de Rodolfo Fernandes-RN.
Em curto espaço de tempo, Itaú perde dois ícones da política: Deca Moteiro e Dr. Neuremberg.
Ao familiares, deixamos os nossos votos de pesar.

MOSSORÓ-RN: 98ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - JOVEM DE 22 ANOS É MORTO A TIROS DENTRO DE CARRO PRÓXIMO A PRAÇA DOS HOSPITAIS


Final da manhã desta terça feira 02 de agosto de 2022, a cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio a bala. O crime aconteceu na Rua Melo Franco ao lado do antigo Clube Nassau, no Centro da cidade.
A vítima foi identificada como Matheus Marques dos Santos Batista, 22 anos, morador do Loteamento Três Vinténs, foi morto dentro de seu carro. Segundo a Polícia o jovem teria ido pegar o avô no hospital da solidariedade e quando tentava sair do veículo foi surpreendido pelos atiradores.
O jovem não teve qualquer chance de defesa e morreu no interior do veículo. De acordo com a perícia, a maioria dos disparos atingiram a cabeça da vítima, o que caracteriza uma execução. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
A polícia informou que a vítima teve uma passagem pelo sistema prisional, por suspeita de tráfico de drogas e que deixou a prisão por força de alvará de soltura, expedido pela justiça. Esse é o segundo homicídio do mês de agosto e o 98° do ano de 2022 em Mossoró.
Após a perícia o corpo de Matheus Marques dos Santos Batista foi recolhido para exame de necropsia no Instituto de Medicina Legal do ITEP e em seguida será liberado para a família providenciar o enterro. A DHPP vai investigar o crime.
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: HOMEM É BALEADO QUANDO DEIXAVA FILHO NA ESCOLA NA COMUNIDADE DO OURO NEGRO

Mais uma tentativa de homicídio por arma de fogo, é registrada em Mossoró no Rio Grande do Norte. Foi a terceira em um intervalo de 12 horas e desta vez o caso aconteceu na manhã desta terça feira 02 de agosto de 2022, na antiga favela denominada de Ouro Negro, no Bairro Aeroporto.

Um homem identificado como David dos Reis Silva, foi alvejado com um tiro na região das nádegas. Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha ido deixar o filho na escola daquela com unidade, e quando retornava, um veículo não identificado, passou próximo a sua pessoa, e um dos ocupantes começou a atirar em sua direção.

A vítima após ser baleada, foi socorrida por um carro particular para o Hospital Tarcísio Maia onde foi entregue aos cuidados da equipe médica de plantão e aparentemente não corre risco de morrer. Até o momento não há informações sobre a motivação do ataque criminoso. Os suspeitos fugiram em sentido ignorado e não foram reconhecidos.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: POPULAR SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA MAÍSA, ZONA RURAL DO MUNICÍPO

Uma tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo foi registrada por volta das 19h00min, desta segunda feira 01 de agosto de 2022, na Comunidade da Maísa, na zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, Francisco de Assis Nicácio da Silva de 49 anos estava ajudando a descarregar um caminhão, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram de moto no local.

O garupa começou a atirar em direção a vítima, que foi atingida com um tiro transfixante na região torácica. Policiais do destacamento daquela comunidade, foram ao local, onde encontraram Francisco Nicácio caído e ferido a bala e acionaram o socorro médico.

Ele foi socorrido pela ambulância da comunidade, até o posto da PRF na BR 304 e de lá transferido para uma ambulância de suporte avançado do Samu e conduzido ao Hospital Tarcísio Maia. O médico do SAMU informou que a vítima tem estado de saúde estável. Não há informações sobre a motivação do atentado. A vítima relatou para os policiais que não tem inimigos e não é envolvido com ilícitos. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR SOCORRE POPULAR BALEADO NO CENTRO DA CIDADE

Uma tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo, foi registrada no início da noite, nas proximidades do conhecido Hotel Caraúbas, no Centro de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Policiais da Força Tática do 2º Batalhão foram acionados para um ocorrência de disparos de arma de fogo e quando chegaram no local, se depararam com um homem baleado.

Francisco Bruno Nascimento da Silva, foi ferido no pé. Ele relatou para os policiais, que estava fumando uma pedra de crack, quando uma pessoa e atirou várias vezes contra a sua pessoa. Francisco Bruno, conseguiu correr e escapar da morte, pulando alguns muros de residência.
Os policiais, o conduziram para o Hospital Tarcísio Maia, onde foi entregue à equipe médica de plantão. Ele não soube explicar o porque e quem teria tentado contra sua vida. Segundo o Dr. Alexandre Maia, médico Intervencionista do SAMU a vítima foi entregue com quadro de saúde estável e não corre risco de morrer.

*Fim da Linha

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403

NATAL-RN: INCÊNDIO ATINGE APARTAMENTO NA ZONA LESTE DA CAPITAL

Um incêndio atingiu um apartamento em um prédio no Tirol, Zona Leste de Natal, na manhã desta terça-feira (2). Não houve feridos.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou quando o morador foi usar o fogão. "Acredito que sem querer ele deixou a válvula aberta e quando ele tentou acender o fogo começou o incêndio", explicou o sargento Dave Franklin.
O morador ainda tentou desligar o gás pelo lado de fora do apartamento, mas não conseguiu. Os bombeiros foram acionados e controlaram as chamas. O fogo não atingiu outros apartamentos.
"Os bombeiros foram extremamente rápidos para controlar o fogo. Os moradores seguiram o protocolo, evacuaram os apartamentos e não houve maiores danos", disse Moacir Pinheiro, síndico do prédio.

*Do G1 RN

HUAB realiza Seminário de Boas Práticas na Assistência ao Parto e ao Nascimento

Na contemporaneidade, tem crescido o debate da humanização do parto e do nascimento, e da necessidade da adoção das boas práticas na assistência obstétrica. Essa é uma temática muito importante, delicada e complexa e que, por isso, merece muita atenção. É fundamental a criação de estratégias para tocar nessa pauta, para conseguir efetivamente alcançar os sujeitos, seja com eventos, formações ou criação de protocolos institucionais.

Foi com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde dos municípios do Rio Grande do Norte para fortalecer o diálogo interdisciplinar e ampliar os olhares sobre as boas práticas na assistência humanizada ao parto e ao nascimento, que a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN estabeleceu uma parceria com o Hospital Universitário Ana Bezerra para a realização da segunda edição do Seminário de Boas Práticas na Assistência ao Parto e ao Nascimento.

Este evento perpassa conteúdos como a importância dos indicadores de saúde na atenção obstétrica, bem como trará discussão sobre as boas práticas na assistência ao parto e ao nascimento. Além disso, também serão abordados temas específicos, como: Psicoendocrinologia do parto, biomecânica do parto, luto gestacional, dentre outros.

Evento: Seminário de Boas Práticas na Assistência ao Parto e ao Nascimento
Data: 03 e 04 de agosto, das 8h30 às 17h.
Link para Inscrição: https://forms.office.com/r/tbdvZXhfMM
Local: Transmissão via Youtube, pelo canal do Hospital Universitário Ana Bezerra:
https://www.youtube.com/c/HospitalUniversit%C3%A1rioAnaBezerraHuab

PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

DIA 03 DE AGOSTO DE 2022

08h30 – Mesa de abertura:
Representantes da Gerência de Atenção à Saúde HUAB – Flavia Andreia dos Santos e Sonaira Larissa Soares
Representante da Gerência de Ensino e Pesquisa HUAB – Pedro Henrique de Farias
9h – Qual a importância dos indicadores de saúde para um cuidado integral na assistência obstétrica? – Hercilla Nara Ferreira
10h – Os benefícios do parto vaginal para a mulher e as boas práticas assistenciais – Thais Cavalcante
14h – As boas práticas na assistência ao nascimento – Euthalia de Lemos e Claudio Orestes
15h – Especificidades da assistência odontológica nas boas práticas dos cuidados obstétricos e neonatais – Osvaldo Bezerra
16h – Especificidades da assistência nutricional nas boas práticas dos cuidados obstétricos e neonatais – Priscila Guimarães e Amanda Gabriela

DIA 04 DE AGOSTO DE 2022

9h – Acolhimento e assistência em situação de luto gestacional – Naama Maia e Edinara Lina
10h – Psiconeuroendocrinologia do parto – Natália Lucena
14h – O papel da enfermagem obstétrica na assistência ao parto – Ana Neilma e Onadja Benício
15h – Entendendo a importância da biomecânica do parto para uma assistência humanizada, qualificada e efetiva – Fernanda Mendonça e Cynthia Cibelle
16h – Especificidades da assistência farmacêutica nas boas práticas dos cuidados obstétricos e neonatais – Diego Gabriel

*Blog do Heriberto Rocha