Pesquisar este blog

15 março 2023

SEGURANÇA DO RN: BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA - ATUALIZADO ATÉ ÀS 21h30 DO DIA 15/03/2023

43 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 5 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
12 armas de fogo apreendidas
2 simulacro de arma de fogo apreendido
39 artefatos explosivos apreendidos
9 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
Drogas
Munições

[VÍDEOS] Força Nacional de Segurança reforça policiamento ostensivo no RN e inicia ações de combate à criminalidade

Os agentes de segurança pública da Força Nacional que desembarcam no Rio Grande do Norte nas primeiras horas desta quarta-feira (15) já iniciaram o apoio ao trabalho das forças estaduais de segurança no combate aos atos criminosos registrados no Rio Grande do Norte nos últimos dias.
A tropa foi recepcionada na tarde de hoje pela governadora Fátima Bezerra, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, onde apresentaram os detalhes finais do planejamento e saíram para os locais de atuação.
Desde o pedido formal de apoio feito pelo Governo do Rio Grande do Norte na terça-feira (14), 100 agentes da Força Nacional desembarcaram no território potiguar para dar apoio ao trabalho realizado pelas instituições estaduais de segurança.
De forma integrada, estes agentes atuarão em áreas estratégicas com o objetivo de garantir a ordem pública no território norte-riograndense.
A ação, de início imediato, também acontece em razão da reunião realizada entre a governadora Fátima Bezerra, gestores da segurança pública do Estado, representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN), DETRAN e Prefeitura de Natal, em que ficou acertado o suporte necessário para garantir segurança ao serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Natal.
O trabalho coletivo das forças de segurança atuará de forma ostensiva em contato direto com os representantes dos transportes, dando maior suporte em garagens e pontos de grande fluxo da frota.
Veja vídeos:

CONVITE DE CANTORIA!!!

APODI-RN: ALTO DO PARQUE DE VAQUEJADAS CONTINUA OFERECENDO PERIGOS DE ACIDENTES

A alto do Parque de Vaquejadas de Apodi, que fica no perímetro urbano da cidade continua oferecendo riscos de acidentes para quem passa pelo local.
Faz anos que mostramos a situação e pedimos em nome das pessoas que passam pelo local ao poder público municipal, mas infelizmente ninguém fez nada.
A prefeitura nunca deu uma resposta e o problema só piora. Os motoristas e os motoqueiros estão bem próximos de deixarem trafegar pelo alto, pois falta competência para se fazer uma melhora.

SEGURANÇA DO RN: BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA - ATUALIZADO ATÉ ÀS 18h do dia 15/03/2023

43 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 5 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
12 armas de fogo apreendidas
1 simulacro de arma de fogo apreendido
39 artefatos explosivos apreendidos
9 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
Drogas
Munições

Governadora diz que fará 'investigação profunda' após órgão federal apontar tortura, comida estragada e contaminação proposital em presídios do RN

O governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que fará uma "investigação profunda" sobre as denúncias de tortura, marmitas estragadas e contaminação proposital por tuberculose em presídios do estado.

As denúncias, reveladas pelo g1, foram feitas a partir de inspeções em novembro de 2022 do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), um órgão federal associado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

O secretário de Administração Penitenciária, Helton Edi, afirmou que duas reuniões foram feitas desde a inspeção e que "as providências vem sendo adotadas, e os fatos vem sendo apurados".

As violações constatadas nas inspeções em cinco unidades de privação de liberdade potiguares, entre elas a Penitenciária Estadual de Alcaçuz (palco da maior e mais violenta rebelião do sistema potiguar), serão publicadas em um relatório que está em fase de aprovação pela plenária do MNPCT. O Rio Grande do Norte tem 19 estabelecimentos penais.

Desde terça-feira (14), o Rio Grande do Norte sofre com uma onda de ataques que, segundo as autoridades locais, é realizada por uma facção que atua nos presídios do estado. Um suspeito apontado pela polícia como um dos responsáveis pela organização dos ataques morreu após um confronto com policiais, em João Pessoa, na Paraíba, na madrugada desta quarta-feira (15).

Na terça, o secretário de Segurança Pública do RN afirmou que os crimes são uma reação a ações policiais que apreenderam drogas e armas nos últimos 15 dias.

Mensagens que circularam nas redes sociais e são atribuídas à facção dominante no estado criticam as condições -- apontadas como "degradantes" -- dentro dos presídios.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública não descarta que a ordem para a onda de ataques a tiros e incêndios tenha partido de dentro de presídios. O secretário Francisco Araújo afirmou nesta quarta (15) que os ataques foram motivados por exigências de "regalias", como aparelhos de televisão e visitas íntimas, para presos.

Más condições
"Quanto piores as condições do sistema prisional, maior a violência aqui fora", diz a antropóloga Juliana Melo, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela acompanhou de perto a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que deixou 27 mortos em 2017, e seus desdobramentos.

"No Rio Grande do Norte, o sistema prisional funciona a partir da prática sistemática de torturas físicas e psicológicas", afirma Bárbara Coloniese, perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). "Trata-se de uma engrenagem de falta de alimentação, desassistência em saúde e superlotação".

Coloniese integrou a equipe do MNPCT que, entre 21 e 25 de novembro de 2022, realizou inspeções em cinco unidades de privação de liberdade no Rio Grande do Norte: Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato (chamada de Ceará Mirim), UPCT (Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento), Hospital Psiquiátrico Severino Lopes e Comunidade Terapêutica CERENA.

As inspeções foram realizadas de forma conjunta com a Defensoria Pública estadual, o Conselho Nacional de Direitos Humanos e Cidadania e com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O MNPCT já havia realizado inspeções similares em unidades do estado em 2018 e em 2017, após o massacre em Alcaçuz. Coloniese integrou a equipe também em 2017.

Após a última visita, as autoridades locais foram informadas sobre a situação nas unidades inspecionadas por meio de ofícios enviados ao governo estadual e ao Ministério Público Estadual.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, também procurado pelo g1, afirma que recebeu representação sobre dois assuntos específicos e não relacionados à situação nos presídios. Segundo o MPRN, as providências cabíveis estão sendo tomadas (veja a nota na íntegra abaixo).

Violações no sistema prisional

Segundo a inspeção realizada pelo MNPCT em novembro de 2022, o quadro nas unidades visitadas é de falta de assistência de saúde. Foram encontrados casos de problemas de pele, meningite e de tuberculose, muitos sem receber os tratamentos adequados, com pessoas "escarrando sangue".
O quadro de saúde dos presos é agravado pela falta de alimentação adequada. De acordo com a inspeção do MNPCT, a alimentação oferecida é precária, com baixo valor nutricional -- isso quando não está estragada. A falta de comida própria para consumo já vem causando um quadro de fome e emagrecimento entre os presos.

Segundo a Lei de Execução Penal, é dever do Estado brasileiro prover às pessoas sob sua custódia alimentação e instalações higiênicas, além de assistência à saúde, incluindo atendimento médico, farmacêutico e odontológico.

Nas unidades visitadas, segundo a perita, havia pessoas machucadas ou com marcas de tortura em todas as celas inspecionadas.
"Percebemos também um alto nível de tortura psicológica, porque bastava os policiais mexerem na arma para eles se colocarem em posição de procedimento", diz Coloniese.

"Procedimento" se refere a uma posição em que os presos precisam se colocar ao ouvir o comando dos policiais penais: no chão, sentados, com as mãos na cabeça, um encaixado no outro. Segundo os relatos colhidos pelo MNPCT, se os presos não se colocam rapidamente na posição, são atacados com balas de borracha e gás de pimenta.
"Nunca vou esquecer o rosto daquelas pessoas. O pânico, o sofrimento, a dor, estavam estampadas escandalosamente nos rostos delas", diz a perita.

Nas unidades inspecionadas, há ainda um problema de superlotação, com celas abrigando 40 a 60 pessoas.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Pública (Seap), atualmente são 7.804 presos para apenas 6.353 vagas. Um déficit de 1.451 vagas.

Nesta quarta (15), familiares de presos fecharam faixas da BR-101, em Natal, em protesto contra o tratamento dado aos detentos do sistema penitenciário do estado.

Histórico de problemas
A situação encontrada pelo MNPCT não é inédita. A antropóloga Juliana Melo, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acompanhou grupos de familiares de presos durante anos após o massacre de Alcaçuz, em 2017.

"Eles relatavam torturas dos mais variados tipos, como beber água sanitária, choque elétrico, ficar horas em posição de procedimento, ser obrigado a andar nu. Sem falar na humilhação dos familiares na hora de fazer a visita", afirmou ela ao g1.

"Isso gera muita revolta no sistema e acaba transbordando para a rua, como estamos vendo agora, provocando uma espiral de violência", diz Melo.

A perita Bárbara Coloniese, que esteve em Alcaçuz em visita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura após o massacre, afirma que as condições para os detentos pioraram de lá para cá, com o enraizamento de práticas degradantes por parte dos policiais penais.

"Precisamos construir presídios que valorizem a dignidade humana para que essas pessoas saiam recuperadas para um convívio que, inevitavelmente, vai acontecer -- já que no Brasil não temos pena de prisão perpétua. Em vez disso, nossas prisões acabam potencializando os criminosos e criando pessoas que saem de lá com ódio e vontade de se vingar", afirma a antropóloga Juliana Melo.

Ela lembra que o Brasil tem a terceira maior população carcerária no mundo e que, portanto, se os presídios brasileiros "resolvessem alguma coisa, o país seria perfeito".

Segundo ela, para romper com essa espiral é preciso investir em educação – "a cada 10 presos", diz Melo, "sete não tem ensino fundamental completo" e trazer dignidade para as prisões.

Ministério Público Estadual

Procurado pela reportagem do g1, o Ministério Público do Rio Grande do Norte afirmou:

"Em relação às violações apontadas pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura em novembro do ano passado em unidades prisionais do RN. o MPRN recebeu representação sobre dois assuntos específicos:

a) um possível suicídio de um interno da Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento (UPCT);

b) a alegada irregularidade na ampliação da referida UPCT, onde está sendo construído um alojamento para mulheres que cumprem medida de segurança (só existiam vagas masculinas).

As providências cabíveis estão sendo tomadas em relação a esses dois pontos."

*Informação do G1 RN

SEGURANÇA DO RN: BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA - ATUALIZADO ATÉ ÀS 14h30 do dia 15/03/2023

39 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 4 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
9 armas de fogo apreendidas
1 simulacro de arma de fogo apreendido
35 artefatos explosivos apreendidos
8 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
Drogas
Munições

UERN: I Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa da Uern realiza primeira oficina do dia

A Uern deu início, na manhã desta quarta-feira (15), ao I Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa. O evento ocorreu de forma remota, através do Google Meet, e tem como objetivo discutir estratégias para submissão de propostas de financiamento para agências de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a abertura do encontro, o professor Kleberson Porpino, assessor do Departamento de Pós-Graduação da Uern, destacou a importância do encontro e o intuito da Universidade de que o evento aconteça a cada ano, trazendo temas relevantes para o fortalecimento das ações de pesquisa na instituição.

“Esse primeiro encontro é um marco para nós”, frisou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel. Conforme a docente, a escolha pelo tema desta primeira edição do evento deve-se à relevância do apoio externo para o desenvolvimento e otimização dos laboratórios.

Também presente à abertura do encontro, a reitora Cicília Maia salientou a importância das discussões relacionadas à pesquisa em um momento no qual o País passa por transformações quanto à atenção dada à pesquisa e à ciência como um todo.

“Nós estamos saindo de um período difícil para a pesquisa no país e temos que estar preparados para essa mudança, para as iniciativas, os editais que teremos nos próximos dias, meses e anos”, pontuou a reitora.

O evento foi realizado através da plataforma Google Meet

O início do evento contou ainda com o lançamento do Portfólio dos Laboratórios de Pesquisa da Uern. O documento pode ser acessado neste link.

Após a abertura, teve início a primeira oficina do dia, ministrada pelo professor Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN), com o tema “Obtenção de apoio para projetos de pesquisa nacionais e internacionais: retomando alguns pontos relevantes”.

Já no turno da tarde, às 14h, haverá a oficina estratégias para a elaboração de projetos para captação de recursos destinados à CT&I: foco nas Chamadas Públicas da Finep”, com o professor Isac Almeida de Medeiros (UFPB).

As inscrições para o encontro podem ser realizadas através de preenchimento deste formulário eletrônico. O acesso à sala pode ser feito através deste link.
Encontro dos Laboratórios, PROPEG

SEGURANÇA DO RN: ATUALIZADO ATÉ ÀS 14h do dia 15/03/2023

Início das ações integradas da Força Nacional e Polícia Militar do RN, em Natal. Concentração e saída, às 14h30, na SESED. Será possível acompanhar equipe até um ponto de barreira.
37 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 4 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
9 armas de fogo apreendidas
1 simulacro de arma de fogo apreendido
33 artefatos explosivos apreendidos
8 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
Drogas
Munições

MOSSORÓ-RN: HOMEM MORRE EM COLISÃO DE MOTO COM CARRO NA BR-304

No final da manhã de quarta-feira, 15 de março de 2023, a Policia Rodoviária Federal registrou um acidente de trânsito envolvendo uma motoneta e um Pajero com uma vitima fatal na BR 304, nas proximidades do terminal Rodoviário Diran do Ramo Amaral no Bairro Ouro Negro na Cidade de Mossoró no Oeste Potiguar.

Uma equipe da Policia Rodoviária Federal e equipe da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário estiveram no local do acidente fatal, controlando o fluxo que era grande de veículo no local.

As informações dão conta que a vitima identificado como sendo: ANTÔNIO MARCOS DOS SANTOS saiu do trabalho, quando tentou entrar na via de acesso da referida BR, foi colhido pelo veículo, tendo morte instantânea.
A equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP de Mossoró realizou os procedimentos periciais na área do acidente e remoção do Cadáver do frentista do posto de combustível Olinda, para sua sede onde será necropsiado.
O inquérito policial para apurar o caso ficará a cargo de Delegacia de Policia Civil da jurisdição de onde ocorreu o acidente, após receber o relatório da PRF.

*Fonte: 4DZ Patrulha

URGENTE: [VÍDEO] FORÇA NACIONAL NA RUA!

Com o retomo dos ataques na manhã desta quarta-feira (15), o efetivo da força nacional que se encontra em Natal foi para as ruas utilizando os veículos da secretaria estadual de tributação do RN.
A Secretaria possui uma frota de carros novos, e todos são equipados com Giro Flex.

SEGURANÇA DO RN: ATUALIZADO ATÉ ÀS 09h50 do dia 15/03/2023_

*BALANÇO DAS AÇÕES*
30 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 3 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
7 armas de fogo apreendidas
1 simulacro de arma de fogo apreendido
30 artefatos explosivos apreendidos
8 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
DrogasMunições

MOSSORÓ-RN: NASCEU A FILHA DO PREFEITO ALLYSON BEZERRA

O prefeito Allyson Bezerra comemora o nascimento de sua filhinha.
"Angelina nasceu💖
Nossa linda filha chegou @cinthiarpinheiro
Deus nos abençoou com uma menina abençoada e com saúde". 🙌🏽👨‍👩‍👧🥰

APODI-RN: NOITE TRANQUILA NO SETOR DE SEGURANÇA NAS ÚLTIMAS 48 HORAS

De acordo com informações da Polícia Militar as cidade de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú está tudo tranquilo, sem registro de nenhum fato que meça destaque na nossa região. Coisa boa! Que continuemos assim!

APODI-RN: NOITE DE CHUVA NA CIDADE E NO CAMPO

A noite de terça feira,14 de março de 2023 foi de chuva na cidade de Apodi também em diversas comunidades rurais.
No bairro Bacurau 1, o pluviômetro marcou 45 milímetros. No centro da cidade, 55 milímetros, no sítio Barra, 40 milímetros e no sítio Ponta II, 51 milímetros.
O tempo continua bom e o céu nublado com possibilidades de mais chuvas durante o dia.

SEGURANÇA PÚBLICA: [VÍDEOS] Efetivo da Força Nacional chega ao RN para dar apoio no combate a criminosos

Agentes da Força Nacional disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para dar apoio às ações de combate à criminalidade no Rio Grande do Norte desembarcaram nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (15) na Base Aérea de Natal. A governadora Fátima Bezerra, que estava em agenda em Brasília, veio junto com a tropa no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou com 30 policiais militares a bordo. Um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou pouco tempo depois.

O grupo é parte de um total de mais 200 agentes de segurança que virão ao RN.

A terceira parte do efetivo, com cerca de 100 agentes, vem para Natal pela manhã em 30 viaturas que também irão atuar no Estado.

O efetivo estará completo com a chegada de outros 30 policiais do sistema prisional federal, que irão reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, totalizando mais de 200 agentes de segurança.

A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) após pedido oficial feito pela governadora em reunião realizada na tarde desta terça (14). Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião.

O reforço da Força Nacional será incorporado ao trabalho integrado das instituições de segurança pública em combate aos atos criminosos ocorridos nas últimas horas no Rio Grande do Norte.

Até esta madrugada, 25 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas foram presas pela Polícia Militar no RN. Armas, drogas, artefatos explosivos, veículos, dinheiro e munições foram apreendidos.
Veja vídeos: