/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 3 de abril de 2022

APODI-RN: AGRICULTORES DA ZONA RURAL PREPARAM ENCENAÇÃO DE 'A PAIXÃO DE CRISTO'

Um espetáculo totalmente ao ar livre será apresentado por agricultores do Sítio do Góis, zona rural do município de Apodi, região oeste do estado.

O espetáculo “A paixão de Cristo” é totalmente encenado pelos moradores da comunidade, que está ansiosa para acompanhar mais uma vez de perto, a trajetória de jesus cristo horas antes do julgamento e execução.

Dulcivan é o diretor do espetáculo e explica que a ideia surgiu para tentar unir a comunidade e falar sobre a história de Jesus Cristo. Cerca de 200 famílias moram no Sítio do Góis.

“A comunidade tem grande contribuição, começando pela liberação do espaço. A comunidade inclusive acompanha os atores em cada cena. A gente entende que todo esse trabalho feito nos cenários é uma participação da via crucis, da mesma forma que o cristo sofreu na época”, disse.

O espetáculo foi idealizado em 2001 e a primeira apresentação foi em 2002, sempre com duas exibições totalmente gratuitas.

Ao todo, o elenco conta com 70 atores e outras 30 pessoas fazem parte do apoio externo. Como Ysmar Penha, que criou o figurino e, com ajuda de outras pessoas, costurou cada peça de roupa usada pelos atores.

“Quando eu vejo todo mundo com o seu figurino, é uma emoção muito grande, porque eu fico imaginando: 'meus Deus, esse pessoal está usando uma coisa que eu criei, que é uma criação minha, que eu idealizei junto com algumas pessoas' e é muito gratificante ver todo mundo com aquele brilho. O olhar das pessoas quando se transformam em atores, porque no dia a dia eles estão como agricultores, donas de casa... e quando sobem ao palco, que vestem o figurino, você vê uma outra pessoa totalmente diferente. Então é muito gratificante ver essa transformação das pessoas através do nosso espetáculo”, relatou.

Boa parte da matéria-prima usada para a construção dos cenários, é retirada da mata. O agricultor Luiz Carlos da Costa é responsável por retirar cipó de Bugi, uma espécie de trepadeira típica da região, que pode atingir até 5m de altura, que se transforma em coroas e também outros adereços do espetáculo.

"É só coisa da natureza, o que a gente tira, nasce de novo. Eu acho bom participar, é bonito. Quem nunca participou se participar uma vez, nunca mais deixa de ir”, disse seu Luiz. Além de ajudar a montar os cenários, ele também atua como soldado na peça.

O mais encantador no espetáculo, para além da história de Jesus Cristo, é saber que todos os atores são moradores da comunidade. Iago é comerciante e tem um mercadinho. Durante o dia ele exerce múltiplas funções, mas quando chega à noite, vira um sacerdote. Ele disse que desde criança assiste ao espetáculo e aos poucos foi surgindo a vontade de fazer parte do elenco.

“Eu tinha um sonho de um dia poder fazer um personagem, e há cinco anos o diretor me deu a oportunidade de fazer um personagem, um sacerdote e desde então estou fazendo esse trabalho”, explicou o comerciante.

A pandemia da Covid-19 também afetou o espetáculo, a última exibição foi em 2019. Este ano a equipe até pensou em não fazer, mas a pedido da população, os atores estão empenhados e em pouco mais de um mês eles prepararam o tudo.

Alane Costa, que já fez diversos personagens, disse que este ano será o mais difícil, “não só para mim, como também para todo o elenco por causa do tempo curto que a gente teve para preparar tudo. Mas é o ano que eu estou com mais expectativas e espero que dê tudo certo”.

O personagem principal da história é interpretado por Francisco Américo. Ele é professor e também agricultor e está nesse papel desde 2002.

“Jesus foi um filho de carpinteiro, uma pessoa pobre que pregava a palavra de Deus por onde passava. Ele passou a maior mensagem para a humanidade que nós temos até hoje, o amor ao próximo, por isso é uma satisfação imensa para mim”, conta.

Para o diretor do espetáculo, a encenação deste ano será cheia de significados.

“Foram os próprios moradores que pediram para a gente fazer a Paixão de Cristo este ano. Nós estamos passando por um pandemia e temos que comemorar a vida e nós não podemos deixar de levar a palavra de Deus mais uma vez. Depois do dia 14 de março, nós só tínhamos 30 dias, então se Jesus jejuou 40 dias, nós temos que passar por esses 30 dias nessa correria”, disse Ducivan Fernandes.

O espetáculo acontecerá nos dias 14 e 15 de abril, no sítio do Góis. A entrada é gratuita.

*Do G1 RN

NATAL-RN: Após completar 75 anos, Arcebispo de Natal prepara carta com pedido de renúncia ao Papa Francisco

Após completar 75 anos de idade no último dia 30 de março, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se prepara para deixar o cargo que ocupou pelos últimos 10 anos.

Ele está concluindo uma carta de renúncia que deverá ser enviada ao Papa Francisco nos próximos dias, para dar início ao processo de sucessão.

No documento, o bispo faz um relato pessoal de sua trajetória e formaliza o pedido de renúncia - uma tradição entre os sacerdotes que chegam a essa idade desde o Concílio do Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

Após ter o pedido aceito pelo papa, Dom Jaime vai se tornar um arcebispo emérito, mas diz que não pretende se aposentar. Seu objetivo será ajudar especialmente na área social da igreja.

Natal tem outros dois arcebispos eméritos: Matias Patrício de Macêdo e Heitor de Araújo Sales.

"Me coloco à disposição para o serviço da igreja em uma outra dimensão, uma outra face", disse em entrevista ao g1.

"Nós, os eméritos, não nos aposentamos. Passamos a viver uma terceira parte da vida humana, mas também a servir a igreja numa outra dimensão. Eu posso muito bem colaborar com algumas áreas. Na minha vida, eu sempre me identifiquei muito com a dimensão social da fé, atuei no Observatório Social do Nordeste, temos boa relação com universidades, com instituições nesta área", lembra.

No entanto, Dom Jaime ainda deverá permanecer na administração da diocese metropolitana até a anunciação do seu substituto - processo que poderá demorar meses e até mais de um ano.

Nesse processo, ele mesmo será um dos consultados quanto ao sucessor, mas prefere não adiantar nomes, ou alimentar especulações.

Ao longo dos 10 anos em que esteve à frente da Igreja Católica em Natal e região, Dom Jaime afirma que atuou em várias frentes, começando pela preparação de um plano pastoral, passando pela organização financeira e contábil e mesmo estruturação física.

"Do ponto de vista econômico, estamos deixando algo muito organizado, com a introdução do sistema online - a cúria toda informatizada, com as informações das paróquias, sobretudo é a parte contábil e administrativa, e isso é uma coisa muito boa", pontuou.

O Arcebispo também lembrou que foi no período em que esteve à frente da diocese potiguar que o Rio Grande do Norte teve a santificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçú.

"Eu saio com muito feliz com este balanço, sobretudo com a graça da canonização dos Santos Mártires. Nós somos uma igreja que goza da graça de invocar a intercessão dos 30 mártires. E assim vamos logrando essa colheita bonita de dez anos e pastoreio muito dinâmicos", disse.

Orientação ao sucessor

Questionado sobre o que viveu ao longo do ministério e o que deixaria de conselho ao seu sucessor, Dom Jaime lembra que conviveu com o período do regime militar e com o agravamento da censura no país. Participou inclusive das manifestação pelas "Diretas Já", em São Paulo, e pediu equilíbrio e diálogo na política.

"Hoje eu vejo com atenção, lamento bastante, que chegamos na política nacional à polarização. Agora estamos tentando conviver e compreender o momento presente. A minha postura, mesmo que alguns não compreendam, nem entendam, foi de sempre zelar muito pelas relações institucionais. Acompanhei todas as mudanças de governo do estado, cooperando, zelando pelas relações institucionais, a igreja de Natal sempre foi muito presente na realidade do nosso cotidiano, sem ingerência, mas sempre com a disposição de ajudar. Então ressalto a importância do diálogo, da cooperação", afirmou.

Perfil

Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará, na região do Trairi potiguar. Era o sétimo de dez irmãos e entrou no seminário aos 14 anos. Em fevereiro de 1975, foi ordenado padre, em Natal, e a primeira experiência presbiteral foi na Paróquia São João Batista, na cidade de Pendências, onde permaneceu por 12 anos.

Em fevereiro de 1987 assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro, onde permaneceu por 8 anos. Nesse tempo, também desenvolveu as missões de vigário episcopal para as Pastorais Sociais, coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Também participou da atualização para formadores de Seminários em Roma, Itália.

Foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó-RN em novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II.

De 2005 a 2011 foi bispo de Campina Grande, Paraíba, onde inscreveu-se na tradição dos bispos do Nordeste preocupados com o desenvolvimento da Região. Huntamente com representantes das universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e preside até os dias atuais o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). De 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira.

A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, se deu em 26 de fevereiro de 2012.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: IDENTIFICADA - JOVEM ENCONTRADA MORTA EM MOTEL TINHA 24 ANOS E ERA NATURAL DE CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA

A mulher encontrada morta em um apartamento de motel, na manhã deste sábado (02) em Mossoró no Rio Grande do Norte, foi identificada, através de documentos, no Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP).
Trata-se de Sabrina Cândida Cardoso, 24 anos de idade, natural de Campina Grande no estado da Paraíba. Amigos que tinham contato com ela compareceram na Delegacia de Plantão, com os documentos dela e rgistraram o Boletim de Ocorrência.
A Polícia Civil informou que os familiares da jovem já foram comunicados de sua morte e estes estão se deslocando à Mossoró, para receberem o corpo de Sabrina. Ainda não foi divulgada a causa da morte da jovem, que foi encontrada sem roupas, apenas com uma toalha enrolada ao corpo.
Informações repassadas pelo delegado Luiz Antônio, que estava de plantão e acompanhou a perícia no apartamento, a jovem teria entrado no Motel por volta das 23h00min, chegou sozinha e a pé.
O delegado requisitou imagens das câmeras de monitoramento internas e externas do estabelecimento. A investigação quer saber se realmente ela chegou sozinha, ou se alguém a deixou no Motel.
A autoridade policial não descarta a possibilidade da jovem ter morrido por overdose, tendo em vista que no quarto onde ela foi encontrada morte, havia vestígio de drogas.

*Fim da Linha

MACAÍBA-RN: Homem invade casa, agride ex-companheira e é preso em flagrante

Um homem que já respondia à Justiça por cárcere privado, entre outros crimes, foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (3) após invadir a casa da ex-companheira e agredir a mulher em Macaíba, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Civil, o homem já havia sido preso, mas foi posto em liberdade recentemente. Entre a noite de sábado (2) e a madrugada deste domingo (3), ele voltou a procurar a ex-mulher, invadiu a casa dela e a agrediu fisicamente.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem em flagrante.

Segundo os agentes da delegacia de plantão especializada em atendimento às mulheres vítimas de violência, houve risco iminente de feminicídio e o homem também deverá responder pela tentativa.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito e a vítima viveram pelo menos 10 anos juntos e tiveram três filhos.

Como o ele já havia sido preso e estava com tornozeleira eletrônica, segue direto para o sistema prisional. A mulher recebeu uma medida protetiva de urgência.


*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: Mulher sem identificação é encontrada morta em apartamento de motel

Uma mulher, até o momento sem identificação, tendo em vista que não poretava documentos, foi encontrada morta , na manhã deste sábado 02 de abril de 2022 dentro de um apartamente de um motel localizado na Rua José Saturnino do Rego, no bairro Bela Vista em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, que foi acionada e atendeu a ocorrência, a mulher chegou no motel por volta das 23h00min, estava sozinha e entrou no estabelecimento a pé. Por volta das 08h00min desta manhã de sábado (02) um funcionário foi arrumar o apartamento e se deparou com o corpo no piso.

O delegado de plantão DPC Luiz Antônio, acompanhou o trabalho da perícia no local e falando a reportagem do Fim da Linha, disse que os profissionais do ITEP não identificaram qualquer sinal externo de violência. "Havia um pequeno ferimento abaixo do nariz com sangtramento, mas provavelmente tenha sido em consequência da queda" disse o delegado.

A autoridade policial disse também, que no apartamento havia fragmentos de drogas, como maconha e cocaína e que a causa da morte pode ter sido por over-dose. Ele disse que solicitou ao ITEP exames de conjunção carnaval, para detectar se a vítima fez sexo durante sua estadia no motel e também toxicológico.
De acordo com o delegado, o relatório com o laudo do ITEP será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e se o delegado da especializada, achar que não há indícios de morte violenta, deverá encaminhar o caso para a 2ª Delegacia Distrital.
O corpo da desconhecida foi recolhido após a perícia e encaminhada ao IML do ITP onde passará por exame necroscópico. O órgão vai aguarda a presença de familiares com a documentação para reconhecimento e liberação do Cadáver.

*Fim da Linha

Presidente do SINTRAPMA emite nota sobre o fim da gestão no sindicato

O Presidente do Sintrapma (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Apodi), Ozamir Lima, emitiu nota,hoje,dia 02 de abril, em tom de agradecimento, Estamos encerrando mais um ciclo em nossas vidas. Hoje termina nosso segundo mandato de 3 anos à frente do SINTRAPMA.“Primeiramente quero agradecer a Deus, que é a minha maior testemunha de que pautei a nossa gestão de forma honesta”.

Mesmo diante de tantas dificuldades que havia no sindicato, fomos capazes de construir nosso auditório e estruturar um miniauditório, comprar um veículo, climatizar e informatizar o Sindicato para os filiados(as) algo que entidade nunca teve”, ressaltou.
As NOSSAS conquistas foram obtidas com responsabilidade, muito trabalho e talento, e tenho grande satisfação em poder afirmar isso.
Procuramos sempre tratar a todos com profissionalismo, respeito e justiça, sabedores da importância de cada um para a imagem positiva que o SINTRAPMA conquistou.
Expandimos significativamente nossa presença nas mesas de negociações de acordos e Nesse período também colocamos nosso sindicato membro na agenda dos debates mais importantes no que se refere às questões de defesa de direitos dos servidores .
Nosso sinceros agradecimentos a todos!

PLANTE UMA ÁRVORE; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


CARNUBAIS-RN: ELEMENTOS INVADEM CLUBE E EXECUTAM "ANDRÉ SILVA" A TIROS

Na noite de sábado, 02 de abril de 2022, por volta das 23h:20, a polícia militar do 10º BPM, do destacamento da cidade de Carnaubais, foi informada de quer um homicídio com características de execução, teria acontecido em uma casa de Show.
Segundo informações, a vítima foi identificada como sendo André da Silva, 40 anos de idade, o mesmo estava em um forró quando foi surpreendido pelos atiradores encapuzados, e teve morte no local.
Ainda de acordo com as informações, André teve um irmão assassinado no ano de 2019 com os mesmos modus operante. RELEMBRE AQUI

*Márcio Melo

MOSSORÓ-RN: Morre a segunda vítima de colisão frontal entre ambulância e Hilux na BR 304

Morreu no início da noite desta sexta feira, 01 de abril de 2022, no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, o técnico de enfermagem, Whashington Di Assis Cunha, 28 anos, natural de Itajá RN. Ele é a segunda vítima vítima fatal do acidente de trânsito ocorrido no dia 03 de março passado, na BR 304, próximo a entrada de Serra do Mel, na zona rural de Mossoró na região Oeste Potiguar.

Whashington viajava em uma ambulância como passageiro, em companhia de Lo Rhuan Alves França, de 25 anos de idade, natural do estado de Alagoas, no sentido Assu, quando ocorreu o acidente, do tipo colisão frontal com uma Hilux que trafegava em sentido contrário. Lo Rhuan que conduzia a ambulância, ficou preso as ferragens e morreu na hora.(Relembre Aqui)

De acordo com informações a ambulância estava indo com o técnico de enfermagem para atender um funcionário da empresa Cymi eólica, que estava passando mal. A PRF acredita, que pela urgência do caso, o motorista da ambulância desenvolvia alta velocidade e teria tentado fazer uma ultrapassagem proibida.

Whashington e a mulher que conduzia a Hilux, foram socorridos para o Hospital Tarcísio Maia e após quase um mês internado ele acabou não resistindo aos ferimentos, indo a óbito naquela unidade hospitalar. O seu corpo foi removido para o IML do ITEP e após ser examinado pelo médico legista, foi liberado para os familiares.

*Fim da Linha

NATAL-RN: Foragido da Justiça morre após ser localizado com carro roubado e entrar em confronto com a PM

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem encontrado com um carro roubado morreu após entrar em confronto com policiais militares na Zona Norte de Natal, na tarde de sábado (2). O suspeito era foragido da Justiça.

De acordo com a corporação, o carro roubado e clonado estava sendo desmanchado na rua Jeremias Ribeiro da Silva, no bairro Lagoa Azul. Quando os policiais chegaram à casa onde o carro estava, o homem atirou em direção a eles. Os militares revidaram.

Ainda de acordo com a PM, nenhum policial foi atingido, mas na troca de tiros o suspeito foi baleado e socorrido para o Hospital Santa Catarina. Ele não resistiu e morreu.

"O indivíduo estava dentro da residência onde o veículo se encontrava e ao perceber a presença policial fez disparos contra a equipe. Houve o revide para nos proteger, proteger a equipe, e infelizmente o cidadão foi alvejado e socorrido ao hospital, onde foi a óbito", relatou um cabo da PM que participou da ação.

Ainda de acordo com o militar, o veículo foi encontrado sem os pneus traseiros, sem a bateria e é um veículo clonado.

"O suspeito é um foragido, que estava com essa arma de fogo e o veículo clonado e roubado. E tem uma munição de fuzil também dentro do veículo que a gente vai esperar a perícia comparecer ao local para recolher e verificar se encontrar alguma coisa para segmento das investigações", afirmou.

O homem que morreu foi identificado como Luiz Henrique Lima da Silva. Ele era foragido da Justiça por romper uma tornozeleira eletrônica. Como ele, a polícia apreendeu uma pistola 765 com munições.

Ainda de acordo com a polícia, o carro apreendido no desmanche estaria sendo utilizado em ocorrências como explosões de bancos e caixas eletrônicos. Por esse motivo, o caso vai ser investigado por duas delegacias: a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por causa da morte do criminosos; e pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

*Do G1 RN

RIO: FLUMINENSE É CAMPEÃO CARIOCA 2022

Jogadores do Fluminense comemoram a conquista do título de campeão após partida com o Flamengo válida pela final do Campeonato Carioca.
Dez anos depois, o atacante Fred, hoje reserva, tem a companhia de Abel Braga como outro ponto de conexão entre esses títulos. Aos 69 anos, Abel está em sua quarta passagem como técnico do Flu e não conseguia um título de primeiro nível desde 2014, quando foi campeão gaúcho pelo Inter. Muito identificado com "as três cores que traduzem tradição", atualiza seu currículo vitorioso pela instituição em que foi criado.

NATAL-RN: DOIS ASSALTANTES MORREM APÓS FAZEREM ARRASTÃO EM SERVETEIRA NO ALECRIM

Dois homens suspeitos de assalto foram mortos no início da tarde deste sábado (2), em frente a uma sorveteria localizada entre os bairros de Lagoa Seca e Alecrim.
Segundo testemunhas, não era a primeira vez que a dupla era vista realizando assaltos na região. Neste sábado, no entanto, eles foram até a sorveteria e fizeram um arrastão no local, levando os pertences de quem estava lá.
Na saída, quando subiram na moto para fugir, apareceu um homem em outra moto, atirou contra eles e sumiu. A dupla foi atingida e morreu no local, antes da chegada da Polícia Militar ou do socorro médico.

*96 FM

Brasil firma acordo com Austrália sobre concessão de visto de trabalho

Foto: Ilustrativa
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que foi assinado nesta quinta-feira (31) um memorando de entendimento entre o Brasil e o governo da Austrália sobre a emissão de vistos de trabalho e férias para estudantes brasileiros que fazem ou pretendem fazer intercâmbio no país da Oceania.

Segundo o Itamaraty, a partir do 1º de julho deste ano, quando entrará em vigor, o documento permitirá que, anualmente, 500 jovens brasileiros entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até 12 meses, com a possibilidade de trabalhar e estudar.

Atualmente, para que um brasileiro trabalhe ou estude no país, é necessário ter vínculo prévio com o empregador ou com a instituição de ensino. Os brasileiros são o oitavo maior contingente de estudantes estrangeiros na Austrália, com cerca de nove mil alunos, de acordo com o MRE. O Brasil também mantém acordos similares com a Alemanha, França e Nova Zelândia.

*Agência Brasil/BG

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO duvide do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra você.
Um coração com Deus representa maioria, contra toda uma multidão desvairada.
A bondade praticada em todos os momentos é uma sementeira que nos garantirá colheitas de felicidade e paz.
Só quem planta bondade encontra dentro de si força de viver em Deus.
Use, então, sem restrições, a bondade de seu coração.

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA