Pesquisar este blog

27 abril 2024

ASSU/RN: Gestão do prefeito Gustavo Soares é aprovada por 86,5% dos eleitores

O prefeito de Assu, Gustavo Soares teve sua gestão aprovada por 86,5% dos eleitores consultados pelo Instituto EXATUS no município, contra 11,5% que desaprovam sua gestão. Já os que não souberam ou não responderam correspondem a 2%.

A pesquisa quis saber ainda como os eleitores do município avaliam a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) e, dos 600 consultados, 65,67% desaprovam a gestão da petista, contra 31% que aprovam. Não sabem ou não responderam 3,33%.
Gustavo Soares deve se despedir da Prefeitura de Assu com alto índice de aprovação de sua gestão. 

Já sobre a gestão do presidente Lula (PT), o resultado foi o inverso: 72,5% aprovam e 25,33% desaprovam. Entre os que não souberam ou não responderam, estão 2,17%.

Pesquisa
A pesquisa de intenção de votos em Assu, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00505/2024, foi realizada entre os dias 20 e 21 de abril, quando 600 eleitores foram consultados por uma equipe de cinco entrevistadores, dois supervisores e um estatístico. Para este levantamento, a margem de erro é de 3,97% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

*Agora RN

CARÚBAS/RN: Canal do Povo mostra realidade do povo sem estradas na região da Mariana

Através do CANAL DO POVO, recebemos muitas reclamações da falta de manutenção nas estradas vicinais na zona rural de Caraúbas.
Devido às chuvas, muitas regiões estão quase intransitáveis.
Na região de Mariana, diariamente carretas ficam atoladas dado a falta de medidas paliativas nas estradas.
É preciso serviço emergenciais pois caso contrário, a situação ficará insustentável.

*João Marcolino

PM dá tapa no rosto de mãe suspeita de agredir a própria filha.

Uma policial militar foi flagrada dando um tapa no rosto de uma mulher suspeita de agredir a própria filha, de 11 anos, nesta sexta-feira (26), em Vitória de Santo Antão, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros de Recife.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a tapa da PM na mãe da criança. Nas imagens, é possível perceber que a mulher chega com a menina machucada ao Hospital João Murilo de Oliveira, no mesmo município. Uma pessoa avisa sobre as condições da menina e a policial manda a genitora soltar o braço da criança. “Foi tu que fizeste isso?”, questiona a PM, dando um tapa no rosto da mulher na sequência. É possível ouvir o barulho da mão da agente atingindo o rosto da suspeita.

A policial continua: “Foi tu que fizeste isso? Foi tu que fizeste isso com ela? Foi? Pronto. Você não gosta de bater né? Você não gosta?”. Então, a PM rende a suspeita e, com a ajuda de outro policial militar, coloca as algemas nela.

A mãe foi presa em flagrante. Conforme a PM, ao chegar à unidade hospitalar, o efetivo percebeu que a mãe não deixava a criança desembarcar do veículo, momento em que ela foi contida, presa e conduzida para a delegacia de Vitória de Santo Antão.

Outro vídeo mostra a criança ferida recebendo o auxílio de vizinhos antes de ser levada ao hospital. No registro, que circula nas redes sociais, é possível ver que as pernas, braços e rosto dela estão machucados e com marcas roxas. A garota diz que sua perna está “dormente”. Em outro registro, duas mulheres aparecem a segurando pelos braços, enquanto ela anda com dificuldade até o carro que a levaria ao hospital.

Antes de levar a menina ao hospital, a mãe tentou se justificar em discussão com as vizinhas. “Estão preocupados com a saúde dela agora, é? Porque ninguém veio perguntar como está se passando a minha vida aqui na minha casa. Aí na hora que eu faço uma ‘negócia’, isso com a minha filha, aí vem vizinho, papagaio e periquito aqui tentar ajudar. Não se preocupe”, falou.

Policiais militares do 21ºBPM foram acionados pelos vizinhos para atender a ocorrência. Segundo a PM, no deslocamento do efetivo, um popular informou que a criança já estava sendo levada para um hospital da região. Os agentes, então, se deslocaram para a unidade de saúde.

Investigação foi aberta para apurar tapa no rosto da mãe. A PM esclareceu que, sobre a conduta da policial militar, o comandante do batalhão abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da abordagem policial e tomar as providências necessárias.

Confira o vídeo:

*João Marcolino
víde

Jovem de 24 anos, membro dos Cangaceiros do asfalto morre após cair de moto na BR 110 entre Mossoró e Upanema

Um acidente de trânsito com uma vítima fatal, foi registrado por volta das 09h20min desta manhã de sábado 27 de abril de 2024, no KM 78 da BR 110, entre Mossoró e Upanema na região Oeste do Rio Grande do Norte.
O sinistro, se deu após a entrada do sítio Chafariz na no limite dos municípios de Mossoró e Governador Dix Sept Rosado. A vítima foi o menbro dos “Cangaçeiros do Asfalto”, João Vitor Ferreira Dalmaso, de 24 anos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu a ocorrência, é bem possivel que o motociclsta tenha cochilado e caído da moto, já que no local não havia sinais de colisão nem frontal, nem traseira apenas arrasto da moto no asfalto.
Colegas do grupo Cangaçeiros do asfalto estiveram no local, e informaram que estiveram com João Vitor na sexta feira sem bebedeiras e que o mesmo não havia dito se iria ou não viajar neste sábado. Uma unidade de suporte avançado do Samu foi ao local, mas somente para constação de óbito.
Após a perícia realizada no local, o corpo de João Vitor Ferreira Dalmaso foi recolhido para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML) na unidade do ITEP em Mossoró. Após os procedimentos o corpo será liberado para a família. A Polícia Civil de Governador Dix Sept Rosado deverá investigar as circunstâncias do acidente.

*Fim da Linha

RECADO DO PASTOR WELITTON SOUZA!

Acampamento de Inverno dos Embaixadores do Rei!

Livros: 58% dos brasileiros não leem ou sentem que perderam o hábito da leitura com o tempo

Responda com sinceridade: quando o assunto é sua relação com a literatura, quantas histórias você costuma consumir anualmente? Se sua média tem sido de ao menos um livro a cada dois meses, uma notícia pode te alegrar: seu ritmo de leitura é superior ao da maioria da população nacional — que, em meio a previsões de queda no gosto pela literatura, revelou ler no máximo cinco obras por ano.

A constatação faz parte da mais nova pesquisa da Preply, plataforma que, recentemente, entrevistou internautas de Norte a Sul e acaba de divulgar: em um país onde 30% das pessoas sequer já compraram um livro, como indicado pela pesquisa Retratos da Leitura, cerca de 60% dos entrevistados nunca tiveram interesse em ler ou sentem que perderam esse hábito, tornando-se leitores piores ao longo do tempo.

Isso porque, para compreender como pessoas de todas as regiões enxergam o mundo das palavras, a especialista no ensino de idiomas pediu que centenas de brasileiros de todas as regiões compartilhassem suas experiências com os livros, dos gostos literários aos ambientes mais propícios para se dedicar a uma nova história. Durante o levantamento, os respondentes ainda puderam apontar os maiores “vilões” da leitura no Brasil, entre opções como as responsabilidades domésticas e redes sociais.

Brasileiros e leitura
Embora nem todos os entrevistados no estudo da Preply se reconheçam como amantes da literatura, algo que o levantamento deixa claro é como, ao menos entre os que se entendem como tal, há muito a dizer sobre a paixão pelos livros — uma relação pautada por diferentes rituais, escolhas e preferências.

Quando o assunto são as diversas modalidades de leitura, por exemplo, se enganam aqueles que apostam na popularidade de certos formatos tidos como mais “modernos”: de acordo com cerca de 60% dos entrevistados, o livro impresso permanece sendo a opção mais agradável para se dedicar a uma boa história, percentual que o coloca muito à frente de alternativas em ascensão como os e-books (11,6%) e audiolivros (6,2%).

Em meio à ampla variedade de gêneros literários, por sua vez, as opiniões tendem a ser um pouco menos unânimes, com os livros de ficção (49,2%) e autoajuda (44,6%) liderando o topo de um pódio no qual também se destacam as histórias de mistério ou suspense (32,2%), fantasia e ficção científica (26,8%) e, claro, as boas e indispensáveis histórias de amor (28,4%).

Mas e quanto às melhores ocasiões para se dedicar à leitura? O que dizem os brasileiros? Ao serem questionados sobre as situações que mais costumam exigir a companhia de um livro, 8 em cada 10 entrevistados demonstraram predileção pelos momentos tranquilos em casa, enquanto outros afirmaram ler mais durante os períodos de espera (21,8%) e viagens de férias (19%), ambos marcados por certo ócio e despreocupação.

Das redes sociais aos programas de TV: por dentro dos “vilões” da leitura
Diante de um cenário de barreiras no acesso aos livros, baixos investimentos na educação e, em contrapartida, ascensão dos entretenimentos digitais, não é incomum que as pessoas tendam a enxergar a própria relação com os livros negativamente — impressão também reafirmada no levantamento conduzido pela Preply.

Para se ter uma ideia, depois de serem solicitados a avaliar as próprias experiências de leitura ao longo do tempo, aproximadamente 60% dos internautas compartilharam relações de distanciamento do universo das palavras, seja porque nunca tiveram interesse na literatura (16,6%) ou porque perderam o hábito de ler livros no decorrer dos anos (41,2%).

Se somados, são números maiores que a parcela que acredita estar lendo cada vez mais (28%) ou que vem mantendo o hábito ao longo do tempo (14,2%).

Os obstáculos elencados são diversos, mas parecem se dividir em dois grupos: em primeiro lugar, as distrações e hobbies alternativos, como é o caso das redes sociais (58,8%) e conteúdos audiovisuais (programas de TV, filmes e séries) (35,2%), seguidos pelas clássicas responsabilidades que geralmente interferem na disposição dos brasileiros — das demandas profissionais (48,6%) às familiares (40,%) e domésticas (33,8%).

*Agora RN

Inmet aumenta para 117 o número de cidades em novo alerta de chuvas intensas no RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou para 117 o número de cidades no novo alerta de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte. O novo aviso vale até 10h deste domingo (23).
O alerta é da cor amarela (perigo potencial), o nível mais baixo no grau de severidade do órgão. 
🟡 Segundo o Inmet, no alerta amarelo há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h, chegando a atingir até 50 mm por dia. O alerta ainda prevê ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O órgão explica que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Recomendações
Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado pelo órgão:
  • não se abrigar debaixo de árvores;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evitar usar aparelhos ligados à tomada;
  • em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Municípios atingidos pelo alerta amarelo
  1. Acari
  2. Assú
  3. Afonso Bezerra
  4. Alto do Rodrigues
  5. Angicos
  6. Apodi
  7. Areia Branca
  8. Arez
  9. Augusto Severo
  10. Baía Formosa
  11. Baraúna
  12. Barcelona
  13. Bento Fernandes
  14. Bodó
  15. Bom Jesus
  16. Brejinho
  17. Caiçara do Norte
  18. Caiçara do Rio do Vento
  19. Campo Redondo
  20. Canguaretama
  21. Caraúbas
  22. Carnaubais
  23. Ceará-Mirim
  24. Cerro Corá
  25. Coronel Ezequiel
  26. Cruzeta
  27. Currais Novos
  28. Espírito Santo
  29. Extremoz
  30. Felipe Guerra
  31. Fernando Pedroza
  32. Florânia
  33. Galinhos
  34. Goianinha
  35. Governador Dix-Sept Rosado
  36. Grossos
  37. Guamaré
  38. Ielmo Marinho
  39. Ipanguaçu
  40. Itajá
  41. Itaú
  42. Jaçanã
  43. Jandaíra
  44. Janduís
  45. Januário Cicco
  46. Japi
  47. Jardim de Angicos
  48. João Câmara
  49. Jucurutu
  50. Jundiá
  51. Lagoa d'Anta
  52. Lagoa de Pedras
  53. Lagoa de Velhos
  54. Lagoa Nova
  55. Lagoa Salgada
  56. Lajes
  57. Lajes Pintadas
  58. Macaíba
  59. Macau
  60. Maxaranguape
  61. Montanhas
  62. Monte Alegre
  63. Monte das Gameleiras
  64. Mossoró
  65. Natal
  66. Nísia Floresta
  67. Nova Cruz
  68. Paraú
  69. Parazinho
  70. Parnamirim
  71. Passa e Fica
  72. Passagem
  73. Pedra Grande
  74. Pedra Preta
  75. Pedro Avelino
  76. Pedro Velho
  77. Pendências
  78. Poço Branco
  79. Porto do Mangue
  80. Pureza
  81. Riachuelo
  82. Rio do Fogo
  83. Ruy Barbosa
  84. Santa Cruz
  85. Santa Maria
  86. Santana do Matos
  87. Santo Antônio
  88. São Bento do Norte
  89. São Bento do Trairi
  90. São Gonçalo do Amarante
  91. São José de Mipibu
  92. São José do Campestre
  93. São Miguel do Gostoso
  94. São Paulo do Potengi
  95. São Pedro
  96. São Rafael
  97. São Tomé
  98. São Vicente
  99. Senador Elói de Souza
  100. Senador Georgino Avelino
  101. Serra Caiada
  102. Serra de São Bento
  103. Serra do Mel
  104. Serrinha
  105. Severiano Melo
  106. Sítio Novo
  107. Taipu
  108. Tangará
  109. Tenente Laurentino Cruz
  110. Tibau
  111. Tibau do Sul
  112. Touros
  113. Triunfo Potiguar
  114. Upanema
  115. Várzea
  116. Vera Cruz
  117. Vila Flor
*Do G1 RN

MACAÍBA/RN: IRMÃO E MÃE PROCURAM FAMILIAR DE 26 ANOS QUE ESTÁ DESAPARECIDO

Um jovem de 26 anos, por nome de Gledson Souza Xavier está desaparecido. As informações foram confirmadas pela a família para a redação.
Gledson Souza que reside na rua 21 de abril, no bairro Morada da Fé, saiu de casa pela a madrugada da última quarta, para quinta-feira e não foi mais visto.
A família ainda relatou que um boletim de ocorrência já foi registrado na delegacia de Macaíba.
Quem souber de alguma informação sobre o seu paradeiro pode ligar para (84) 99465-5485.

*Conect TV

Oito eleitores são presos por falsificação de documentos para transferência eleitoral no RN, diz TRE

Oito eleitores foram presos nas últimas duas semanas em cartórios do Rio Grande do Norte ao apresentarem documentos falsos para a transferência eleitoral, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).

Segundo o TRE, os documentos apresentavam inconsistências. Os casos, registrados como crimes eleitorais, passaram a ser investigados pela Polícia Federal.

Desde o dia 15 de maio, o TRE estendeu os horários de atendimento em todos os cartórios do RN para realizar mudanças de domicílio eleitoral ou impressão do primeiro título.

O crime mais recente registrado aconteceu na quinta-feira (25), quando dois eleitores foram detidos na 46ª Zona Eleitoral (ZE), em Ceará-Mirim, que atende também os municípios de Pureza, Taipu e Ielmo Marinho.

Na ocasião, a dupla apresentou documentos falsos para transferência eleitoral, e a polícia foi acionada pelos servidores.

Na manhã desta sexta (26), a dupla passou por audiência de custódia, e a juíza Niedja Fernandes dos Anjos e Silva concedeu a liberdade provisória. Além dos eleitores, um pré-candidato, que não teve o nome revelado, também passou a ser investigado pela PF.

Mais presos em cartórios
Também nesta semana, na quarta-feira (24), servidores do cartório da 7ª Zona Eleitoral, em São José de Mipibu, verificaram que os comprovantes de residência apresentados por três pessoas para alteração no domicílio eleitoral tinham inconsistências.

Enquanto acionavam a Polícia Militar, um dos suspeitos fugiu, mas a dupla que permaneceu no local admitiu que morava na zona rural de Macaíba e que tinha recebido a proposta para alterar a cidade de votação em troca de benefícios durante as eleições de 2024. Os dois foram encaminhados para a PF.

Segundo o chefe de cartório da 7ª ZE, Ailton Rodrigues Barbosa, cerca de 20 a 30 requerimentos estão sendo analisados pelo cartório suspeitos de fraude no comprovante de domicílio.

“A gente pede que fiquem atentos para não ceder a propostas de políticos, pois na maioria dos casos são pessoas simples, de pouca instrução, que são enganadas com promessas e benefícios e que não sabem o que pode acontecer com elas", explicou Ailton Barbosa.

No dia 16 de abril, outras quatro pessoas foram presas em flagrante, no cartório eleitoral de Goianinha, na 9ª Zona Eleitoral. A acusação foi a mesma: apresentaram documentos falsos para transferência de domicílio eleitoral.
Benefícios são oferecidos por pré-candidatos, alerta TRE

Segundo o TRE, na maioria dos casos, os pré-candidatos envolvidos oferecem benefícios aos eleitores durante o processo eleitoral para que votem e apoiem a candidatura deles.

Alguns dos benefícios oferecidos são: distribuição de feira (como sacolões), dinheiro ou promessas de cargos públicos após serem eleitos.

*Do G1 RN

FIERN apresenta ações para desenvolvimento sustentável e atuação jurídica para indústria

Foto: Divulgação/Fiern
O presidente do Sistema FIERN apresentou ações para fomentar o desenvolvimento sustentável do estado durante a reunião da Diretoria da FIERN, na tarde desta quinta-feira (25), na Casa da Indústria. A reunião também abordou a atuação jurídica da Federação em prol do setor e foi palco para assinatura de acordos de cooperação técnica junto a parceiros estratégicos da FIERN.

O presidente Roberto Serquiz detalhou 15 ações para o pleno desenvolvimento do estado, distribuídas em três blocos: Legislação, Logística e Projetos da indústria. As ações foram apresentadas recentemente à governadora Fátima Bezerra em reunião na sede da Federação.

As estratégias devem contribuir para avançar na melhoria da competitividade do estado,
segundo o presidente da FIERN, que destacou ainda se tratar de trabalho que as equipes
técnicas da Federação e do Governo do Estado poderão executar, avaliar as convergências e
definir próximos passos nas áreas abordadas.

No eixo Legislação, ele ressaltou a importância de uma Política Industrial para o estado, como
também a necessidade de revisão da Lei Complementar nº 272, de 3 de março de 2004, a Lei Ambiental do Rio Grande do Norte, e da expansão das parcerias público-privadas no estado e nos municípios.

No contexto da Logística, foram apresentadas ações que envolvem os diversos modais —
rodoviária, marítima, aérea e ferroviária. E enfatizou a importância de investimentos para
viabilizar a cabotagem no Porto de Natal, como realização de dragagem no Rio Potengi,
aquisição de scanner e de guindaste e instalação de defensas na Ponte Newton Navarro.

Nas ações para impulsionar a indústria, ele apresentou projetos voltados ao segmento da
Transformação, além do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte, considerado
importante agente para estimular a Economia do Mar na região Nordeste. E citou ações da
Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN que estão sendo executadas, como o
desenvolvimento dos polos Pesqueiro, em Areia Branca; da Confecção, na região do Seridó;
Boneleiro, em Serra Negra do Norte; e Moveleiro, em Natal.

A atuação jurídica da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) na
defesa dos pleitos das indústrias potiguares também foi destaque na reunião desta quinta (25).

O superintendente Jurídico e Corporativo da FIERN, Sérgio Freire, falou sobre as frentes de
trabalho, como o pedido de liminar deferido pela Justiça Federal suspendendo a tributação,
pelo Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ), pela Contribuição Social sobre o Lucro

Líquido (CSLL), pela Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e pela contribuição ao Programa de Integração Social (PIS), sobre benefícios fiscais de crédito
presumido de ICMS concedidos pelo Estado. A decisão do juiz Magnus Augusto Costa Delgado,
titular da 1ª Vara Federal no RN, abrange todos os 30 sindicatos filiados à FIERN e, consequentemente, todas as empresas associadas aos sindicatos.

Outra frente conta com atuação junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que
protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal contra a isenção do imposto de importação para bens de até US$ 50. A prática gera impacto na
indústria Têxtil do país e do estado, inclusive com reflexo nas oficinas de costura.

De acordo com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o trabalho da Superintendência
Jurídica da Federação vai no sentido de defender e proteger a indústria potiguar. “A atuação
da Superintendência Jurídica da FIERN está na linha da defesa dos interesses das indústrias do
nosso estado e, nos primeiros seis meses de gestão, já garantiu um mandado de segurança que abrange todos os setores industriais representados pela FIERN em uma ação sobre a Lei das Subvenções”, comenta. “Os diversos pontos de trabalho do setor estão de acordo com o que foi planejado para nossa gestão”, completa. Acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável

Ainda na reunião, a FIERN assinou dois acordos de cooperação técnica. O primeiro, firmado
com o Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC-RN), prevê a realização de eventos
temáticos e capacitação dos profissionais da contabilidade para assuntos de relevância para o
setor produtivo potiguar.

Em seguida, foi firmado um acordo com a Natal Convention Bureau, entidade sem fins
lucrativos que reúne empresas privadas associadas e ligadas ao setor do turismo de eventos e
inseridas no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions),
popularmente conhecida no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos.

Sua função é promover o turismo de negócios e eventos e suas respectivas atividades, atraindo
novas oportunidades para associados e potencializando a cadeia produtiva e econômica da
capital potiguar. A parceria oficializada com a FIERN deve fomentar a aproximação da entidade
com os sindicatos que compõem a Federação para a realização de convenções, feiras e
encontros.

*Agora RN