quarta-feira, 16 de setembro de 2020

CONVITE MISSA DE 7° DIA DE DONA JULINDA


Fundação José Augusto(FJA) prorroga até 30 de setembro inscrições para programa de incentivo à cultura

FOTO: TIAGO LIMA
Em razão das dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Fundação José Augusto (FJA) prorrogou até o dia 30 de setembro de 2020 as inscrições para a apresentação das propostas dos interessados na captação de recursos através do Programa Cultural Câmara Cascudo. “A excepcionalidade da aplicação da Lei de auxilio Emergencial à Cultura Aldir Blanc no nosso Estado tem exigido um extremo empenho de toda nossa equipe na execução dos prazos para repasse dos recursos a trabalhadores e trabalhadoras da cultura do Rio Grande do Norte”, explicou o diretor-geral da FJA, Joaquim Crispiniano Neto.

O diretor do órgão informa, ainda, que além da elaboração e aplicação dos editais que irão beneficiar 1022 projetos, “a prorrogação do prazo de inscrições dos operadores de cultura é importante também para oportunizar iniciativas vindas, principalmente do interior do RN”.

Para promover o incentivo à cultura, através da captação de recursos junto à iniciativa privada, o governo garante uma renúncia fiscal no valor de R$ 3,8 milhões.

A entrega dos projetos deverá ser efetuada pelos Correios até o último dia do prazo de inscrição, postada para o endereço da Fundação José Augusto, localizada à rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal, RN, CEP 59020-120, ou enviada virtualmente, pelo e-mail projetosleicc@gmail.com.

O Programa Cultural Câmara Cascudo é o principal mecanismo de incentivo do Governo do Estado para investimento na cadeia produtiva cultural do Estado, através da renúncia fiscal utilizando o ICMS para como forma de incentivo. Os patrocinadores podem utilizar até 2% do ICMS devido para aportar e fomentar projetos culturais no Estado conforme a Lei nº 7.799, de 30 de setembro de 1999 (Lei Câmara Cascudo) e nas disposições da Lei Federal nº 8.666/93.


*BG

CARAÚBAS-RN: TICA E JOÃO GOMES EM CONVENÇÃO GIGANTESCA; MAIOR CONVENÇÃO EM 2020

O povo deu o seu recado pelas bandas de Caraúbas, durante convenção do MDB, fato.
A dupla Titica e João Gomes realizaram uma das maiores convenções da história de Caraúbas.
A nação bacurau alicerçada no sentimento de mudança, simplesmente surpreendeu até o maior dos otimistas.
O povo é muito forte e quando ele quer não tem dinheiro que mude seu moço.
Presentes os convencionais, deputado Dr. Bernardo, ex-prefeitos Ademar Ferreira, Alcivan Viana e Luciano Cruz, lideres Carol, Ferreira, Novinho Praxedes, Josean, Zé Luis, demais lideranças e os pré-candidatos a vereador.
A convenção bacurau, mesmo sem muita firula e nem a estrutura financeira, contudo foi algumas vezes maior, mais muitas vezes seu moço.
O desejo de mudança é generalizado...


Mais é gente viu seu moço.

*João Marcolino


APODI-RN: A TERCEIRA CHAPA FOI FORMADA, MAS FALTA DIVULGAÇÃO

Tomamos conhecimento, que tem uma terceira chapa na disputa eleitoral de Apodi.
O que deixa a desejar é a falta de divulgação. Pelo que sabemos, o PSL homologou as candidaturas de prefeito, vice e vereadores, mas está faltando informações. Diante das ferramentas existentes nos dias atuais, que é a internet, não se divulga os nomes, fotos...então, estão desperdiçando as oportunidades de divulgação. Fica a dica: QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TROMBICA!

NATAL-RN: MOTORISTA PERDE CONTROLE, CARRO CAPOTA E ATINGE MOTOCICLETA NA BR-101

Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Um carro capotou no início da manhã desta quarta-feira (16) no trecho da BR-101, em Emaús, no sentido Natal. O veículo atingiu uma mureta e uma motocicleta, mas ninguém ficou ferido. Segundo o motorista, ele perdeu o controle do veículo. Chovia na hora do acidente.
O trânsito ficou complicado no local. O veículo seguia no sentido a Natal, e levava um reboque, que estava pesado. Segundo o motorista, que não quis dar entrevista, o peso e a pista molhada facilitaram o acidente. Sem controle, o carro capotou várias vezes até atingir a mureta do canteiro, entre as faixas centrais e a marginal da rodovia, e uma moto.
Por causa da chuva, a motocicleta estava parada embaixo da passarela de Emaús, perto do canteiro.

Segundo os motoristas Erenilson do Nascimento e Rogério da Silva, que estavam na moto, eles haviam parado para se proteger da chuva e segundos antes do acidente, decidiram atravessar a mureta de proteção, para ficarem mais protegidos. Por isso, eles não foram atingidos.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE VALDERI VIGILANTE ACUSADO DE MATAR CABELEIREIRO

Valderi Lúcio de Medeiros, suspeito de ter matado o cabeleireiro Leonardo Borges da Silva, de 22 anos, morto com um tiro no peito, na madrugada do dia 23 de agosto, durante desentendimento num espetinho localizado as margens da Avenida Presidente Dutra em Mossoró, foi preso na manhã de hoje, 16 de setembro durante operação da Polícia Civil, na cidade de Tibau.

Veja>: Confusão em lanchonete termina com um jovem morto a tiros no Alto de São Manoel

A Operação para prender o vigilante, de forma preventiva, foi comandada pelo Delegado Leonardo Germano, da Delegacia de Homicídios, com autorização da Justiça e contou com apoio das delegacias, Regional, Denarc, Furtos e Roubos e DHPP de Natal. Valderi, já havia se apresentado na Delegacia e resolveu permanecer calado o tempo todo. Segundo informações, ele teria dito que só falava na presença do Juiz, e como havia livrado o flagrante foi colocado em liberdade.
Após a prisão o delegado Leonardo Germano convocou a Imprensa para falar sobre o caso. O delegado disse que o assassinato do cabeleireiro está elucidado e o autor do crime já está na cadeia a disposição da justiça.


*O Câmera

MACAÍBA-RN: POLÍCIA PRENDE CONDENADO POR TENTIVA DE HOMICÍDIO

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba deram cumprimento, nesta quarta-feira (16), a um mandado de prisão em desfavor de Sival Varela Patrício da Cruz, 29 anos. Ele foi preso em decorrência de sentença penal condenatória, pela prática do crime de tentativa de homicídio.
Sival Varela foi preso, por volta das 5h, na comunidade Lagoa do Lima, na Zona Rural de Macaíba. Ele, que estava foragido da Justiça desde 2018, quando foi condenado a uma pena de 8 anos de prisão, praticou o crime de tentativa de homicídio simples contra a vítima, Wagner Vieira Lima, mediante o emprego de golpes de foice na cabeça, no dia 29 de janeiro de 2012, por volta das 16h00min, no Sítio Lagoa do Lima, também na Zona Rural de Macaíba. 

Durante investigações sobre crimes ocorridos na Zona Rural do município, a equipe da DM Macaíba recebeu denúncias sobre a presença de Sival Varela que, mesmo com mandado de prisão em aberto, valia-se do fato de já ter praticado um crime grave para intimidar os moradores da região; geralmente, fazendo algazarras e ameaças.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (16), a equipe fez cessar esse constrangimento à população da região, capturando o foragido condenado. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181 ou pelo número da Delegacia Municipal de Macaíba: 98114-4042.

*Fonte: SECOMS/O Câmera.

RODRIGO MAIA ESTÁ COM COVID-19

Rodrigo Maia testou positivo para Covid-19, informa a GloboNews.
Ele participou da posse de Luiz Fux como presidente do STF, na última quinta-feira: o ministro também está com a doença.
Mais cedo, o presidente da Câmara havia desmarcado de última hora uma reunião marcada para as 10h com deputados do PT e do PSOL em sua residência oficial. Ele também havia confirmado presença na posse de Eduardo Pazuello como titular do Ministério da Saúde, que ocorrerá no fim da tarde de hoje.

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


COREMAS-PB: [VÍDEO] BANDIDOS INVADEM CIDADES UM DIA ANTES DA VISITA DE BOLSONARO

Na madrugada desta quarta-feira (16), homens fortemente armados invadiram uma agência do Banco do Brasil na cidade de Coremas, na Paraíba, e explodiram um cofre e um caixa eletrônico. De acordo com informações, os criminosos usaram três veículos e dispararam vários tiros de metralhadora para encurralar a Polícia.
Após as explosões, os criminosos fugiram do local atirando. Na fuga eles queimaram um dos carros usados no assalto e abandonaram os outros dois veículos na Zona Rural do município de Emas.
O evento criminoso aconteceu exatamente um dia antes da visita do Presidente Bolsonaro. A Polícia segue em diligência a procura dos criminosos que fugiram por uma região de mata. Ninguém ficou ferido.


*Jair Sampaio

NATAL-RN: ESTUDANTE DE MEDICINA É PRESO SUSPEITO DE PARTICIPAR DE FRAUDE EM VESTIBULARES PELO PAÍS

Estudante de medicina da UFRN é preso suspeito de participar de fraude em vestibulares pelo país — Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Um estudante de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se apresentou nesta terça-feira (15) à Delegacia Especializada de Capturas (Decap), em Natal. Ele é suspeito de participação no esquema de venda de vagas em cursos de medicina e estava foragido. A prisão preventiva é um desdobramento da chamada Operação Asclépio Verita, deflagrada pela Polícia Civil de Assis, em São Paulo, que prendeu envolvidos em cinco estados.
O homem tem 25 anos e é natural de Apodi, na região Oeste do RN. Ele foi interrogado durante seis horas e confessou a participação na fraude, de acordo com o delegado Odilon Teodósio, titular da Decap.
"Ele revelou que entrou para essa organização criminosa porque se viu na necessidade de fazer manutenção financeira própria, e achou que o ganho era expressivo. Conheceu alguns destes que foram presos à época de residência universitária. Se empolgou e chegou a fazer provas em três universidades - Faculdade de Medicina do ABC Paulista, em São José dos Campos e na Faculdade Tiradentes, de Jaboatão dos Guararapes", disse Odilon.
Um médico também foi preso em Mossoró suspeito de fraudar vestibular com venda de vagas em curso de medicina no interior de SP. (RELEMBRE)
O delegado lembrou que, no esquema, estudantes de medicina e médicos faziam vestibulares (provas) no lugar de outras pessoas, com uso de identidade falsa, com o objetivo de garantir a aprovação em cursos de medicina de universidades particulares bem conceituadas. "Esse grupo era formado por estudantes de medicina e alguns até formados em medicina. Eles fizeram várias provas Brasil afora. Esses alunos que acessavam as universidades chegavam a pagar até R$ 80 mil para esse grupo organizado", falou.
"Nas cidades onde iam, faziam as provas com o nome de terceiro. Quando aprovado, quem assumia era o aluno 'fantasma'. Esse trabalho chegava a render a quem fazia as provas até R$ 20 mil no fim de semana, fora as passagens de avião. Isso se espalhou pelo Brasil", completou.
Odilon Teodósio ressaltou que "grande parte do esquema era feito no Rio Grande do Norte". "O indivíduo que fazia a prova no lugar do aluno recebia uma identidade falsa, feita aqui em Natal. Quem fazia essa identidade já foi identificado, a polícia está procurando. Já tem mandado de prisão", lembrou.
Sobre os outros presos no Rio Grande do Norte durante a operação, Odilon conta que "a maioria cumpriu prisão temporária de cinco e dez dias, foram interrogados pelos delegados que vieram de São Paulo", e depois foram liberados pela justiça. Destacou também que agora vem a fase de análise do grande volume de material que foi apreendido com os envolvidos.

*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA PELO 11º DIA SEGUIDO REDUÇÃO NA MÉDIA DIÁRIO DE ÓBITOS POR COVID-19

Foto: reprodução/TV Globo
Pelo 11º dia seguido, o Rio Grande do Norte registrou queda na média diária de óbitos provocados pela Covid-19.
A redução de 48% do índice no RN só não foi maior que a registrada no Amazonas (76%).
No Brasil, a queda na média diária de mortes foi de 7%, já a redução na média diária de novos casos foi de 22%.

Uma boa notícia!

MOSSORÓ-RN: INDIVÍDUO É PRESO PELA PM COM ARMA E DROGA NO SANTA HELENA

Durante patrulhamento na tarde desta terça feira 15 de novembro de 2020, no Loteamento Santa Helena em Mossoró no Rio Grande do Norte, Policias Militares do Grupo Tático Operacional (GTO, ao abordar um cidadão, perceberam e que outro indivíduo que ao avistar a presença da viatura se evadiu com uma mochila nas costas pulando os muros das casas próximas.
Foi realizada uma perseguição a pé, e os policiais conseguiram prender Leonardo Freitas de Lima, natural de Caiçara do Norte .
Na mochila que o mesmo portava foi encontrado um Revólver calibre, 38 com seis munições intactas e nove trouxinhas de cocaína pesando 42,2 gramas. O mesmo foi conduzido até a DP para os procedimentos cabíveis.


*Passando na Hora

PANTANAL: DELEGADO DA PF DIZ, "NÃO PODE SER ACIDENTE" SOBRE INCÊNDIOS

Documentos e celulares de fazendeiros do Mato Grosso do Sul foram apreendidos pela Operação Matáá, da Polícia Federal, deflagrada na segunda-feira, 14. O objetivo é investigar as queimadas que estão consumindo o Pantanal, maior bioma úmido do mundo. Os investigadores veem indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa.

“As queimadas começaram em fazendas da região, em espaços inóspitos, dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que nos faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá para isso (colocar fogo)”, disse ao Estadão o delegado Alan Givigi. “O fogo nesse caso seria para queima da mata nativa para fazer pasto. Já que não pode desmatar, porque é área protegida, coloca fogo e o pasto aumenta, sem levantar suspeita”, acrescentou.

A investigação identificou que quase 25 mil hectares dos cerca de 815 mil já devastados pelo fogo este ano. Até o começo noite desta segunda, foram oficialmente cumpridos quatro de dez mandados de busca e apreensão, sendo dois na capital Campo Grande, e outros dois em Corumbá, onde estão concentradas as ações. Os seis mandados restantes são na zona rural de Corumbá, em propriedades onde imagens de satélite identificaram que o fogo teve origem.

Com as apreensões, os investigadores objetivam aprofundar as apurações. Os nomes dos fazendeiros não foram divulgados. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente (Art. 38, da Lei no 9.605/98), dano direto e indireto a Unidades de Conservação (Art. 40, da Lei no 9.605/98), incêndio (Art. 41, da Lei no 9.605/98) e poluição (Art. 54, da Lei no 9.605/98).

Durante as diligências, na casa de área urbana de um dos proprietários rurais, em Corumbá, a Polícia Federal encontrou e apreendeu armas e munições de uso restrito. O fazendeiro foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Foram apreendidas duas pistolas, um revólver, 108 munições de calibre permitido e 44 de calibre restrito.

*ISTO É

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

TENHA fé em si mesmo, porque Deus habita dentro de você.
Portanto, ter fé em si mesmo é ter fé em Deus.
Tenha confiança em suas capacidades, e caminhe sem temer os obstáculos.
Você pode vencer!
Você VAI VENCER!
Corresponda à confiança que Deus depositou em você, quando lhe entregou as capacidades de que dispõe, para que você as desenvolvesse e pusesse em prática.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...