/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

COVID: Brasil registra 527 óbitos e 25 mil casos nas últimas 24h

Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/mutacao-do-novo-coronavirus-na-inglaterra-o-que-se-sabe-ate-agora/ 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (21): 

– O país registrou 527 óbitos nas últimas 24h, totalizando 187.291 mortes; 

– Foram 25.019 novos casos de coronavírus registrados, no total 7.263.619 pessoas já foram infectadas. 

– O número total de recuperados do coronavírus é 6.286.980, com o registro de mais 41.079 pacientes curados. Outros 789.348 pacientes estão em acompanhamento.

*Do BG

Banda de Música da PMRN encerra atividades 2020 no Hospital da PM

Na manha desta segunda-feira (21), a Banda de Música da Polícia Militar do RN realizou uma apresentação musical de encerramento das atividades do projeto “Música aos Corações” do ano de 2020, no Hospital Central Coronel Pedro Germano – HCCPG (Hospital da Polícia Militar). 

A apresentação contou com a participação especial do Capitão PM Moisés, “O policial cantor”. Além do Subtenente Nicodemos (tecladista), Cabo Claudionor (clarinetista), do Cabo Ribeiro (violonista), dentre outros militares que compõem a equipe do projeto. O evento contou ainda com a presença do maestro Capitão PM Mota. 

O projeto “Música aos Corações” existe há 11 anos e hoje beneficia quatro instituições, são elas: o Lar da Vovozinha, o HCCPG (Hospital Central Coronel Pedro Germano), o CIADE (Centro Integrado de Assistência Social da IEADERN), e, desde o dia 27 de outubro de 2017, o Hospital Varela Santiago.


*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

ESTAÇÃO VERÃO: CLIMA E PREVISÃO DE CHUVAS PARA JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DE 2021

A estação mais quente do ano começou nesta segunda-feira(21), por volta das 07h05. De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para a estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’. 

“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.  

Chuvas  

Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as tradicionais chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “elas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer”. Já para o período chuvoso de fevereiro a maio de 2021, o meteorologista diz que “as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”. 

Para o período de janeiro a março a previsão, por região, é: Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.  

Temperatura  

Para a capital potiguar, as análises apontam que, as temperaturas máximas esperadas deverão variar entre 28°C e 33°C e as mínimas, entre 24°C a 26°C. No interior, em algumas cidades do Alto Oeste a temperatura máxima poderá chegar a 38ºC e ter uma queda durante a noite, podendo registrar a mínima de 27ºC. Na região serrana a temperatura mínima poderá registrar 23°C  

Monitor de Secas   

As análises realizadas não registraram alterações na condição de seca no Rio Grande do Norte, mantendo no mês de novembro, 83% da sua extensão territorial atingida pelo fenômeno. Com relação aos impactos de curto e longo prazo se mantem em parte do Seridó e Borborema, e curto prazo nas demais áreas do território potiguar.  

Serviço: 

Temperatura do verão- janeiro a março de 2021 

Natal- mínimas 24°C a 26°C/máximas 28°C a 33º 

Interior- mínimas 27°C a 29°C/ máximas 35°C a 38°C 

Região Serrana- mínima de 23°C (durante a noite) 

Previsão de chuvas- janeiro a março 2021 

Oeste: 315 mm 

Leste:250 mm 

Central: 250 mm 

Agreste: 188 mm

GOIANINHA-RN: CORPO DE MOTORISTA DE APLICATIVO QUE ESTAVA DESAPARECIDO NO RN É ACHADO EM CANAVIAL

Jovem de 19 anos foi encontrado na sexta-feira (18) e reconhecido por familiares durante o fim de semana, no Itep.

Um corpo de um homem encontrado em um canavial entre os municípios de Goianinha e Canguaretama na última sexta-feira (18) foi reconhecido por familiares como sendo do motorista de transporte por aplicativo Carlos Eduardo da Silva Texeira, de 19 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira (17).

O homem não entrou mais em contato com a família, após avisar que faria uma corrida, na noite de quinta-feira (17). Sem conseguir falar com o motorista, os familiares começaram a fazer buscas por ele e rastrear o seu veículo, que foi encontrado na sexta-feira (18) em Pipa, em Tibau do Sul.

No mesmo dia, um corpo de um homem com sinais de violência foi encontrado dentro de um canavial entre os municípios de Goianinha e Canguaretama.
O corpo foi reconhecido no último sábado (19) por familiares que foram até o Instituto Técnico-Científico de Perícia.

A Polícia Civil trabalha para tentar identificar os autores do crime e a possível motivação para o assassinato. Nenhum suspeito foi preso até agora.


*Do G1 RN

SÃO RAFAEL-RN: ACUSADO DE MATAR HOMEM A GOLPES DE MACHADO É PRESO

Polícia Civil de Assu deflagra operação e prende homem em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva por crime de homicídio perpetrado na Cidade de São Rafael, durante o mês de julho do corrente ano, além de autuá-lo em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A Delegacia de Polícia Civil de Assu, com apoio de Policiais Militares do GTO de Assu, sob o comando do Tenente-Coronel Maximiliano Luiz e do Destacamento de Policia Militar de São Rafael/RN, tendo a frente o SGT/PM Antônio Galdino, deflagrou na manhã desta segunda feira (21.12.2020) uma operação no intuito de dar cumprimente a um mandado de prisão preventiva, onde as diligencias foram realizadas na zona rural e que resultou na prisão de Expedito Flôr de Araújo pela prática de crime de homicídio duplamente qualificado.
Expedito Flôr foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo, uma vez que no momento da prisão, ele estava portando uma espingarda de fabricação caseira do tipo bate bucha.
Ele foi conduzido até a delegacia e em seguida encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181 ou do Disque Denúncia da DP Assu, por meio do WhatsApp, no número: (84) 9 9992-2122.


*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: MORRE PROFESSORA DA UERN, "HULDA NUNES" AOS 67 ANOS VÍTIMA DA COVID-19

A Covid fez mais uma vítima fatal entre os professores aposentados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Após Felipe Caetano, que faleceu na madrugada do último sábado, desta vez a vítima fatal foi a também professora aposentada Hulda Nunes. 

Além de docente, Hulda Nunes era maestrina do Conservatório Dalva Stella Barreto, da UERN e integrava os corais da UERN e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). 

Hulda Nunes da Paz Bezerra – Nasceu no dia 17 de dezembro de 1953, na cidade de João Câmara-RN; filha de Manuel Nunes da Paz e Dilma Ferreira da Paz. Exerceu a função de professora na Escola Estadual Jerônimo Rosado.

*Portal do RN

OURO BRANCO-RN: ADOLESCENTE DE 16 ANOS MORRE APÓS PERDER CONTROLE E CAIR COM CARRO DENTRO DE RIO NA RN-089

Um adolescente de 16 anos morreu em um acidente na noite deste domingo (20), na rodovia RN-089, no município de Ouro Branco, na região Seridó potiguar. Segundo a polícia, o rapaz estava dirigindo um carro, quando perdeu o controle em uma curva e caiu dentro de um rio.

Segundo informações a Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), o menor, identificado como Sandoaldo Silva de Medeiros Júnior, estava voltando de Ouro Branco com destino a Jardim do Seridó, onde morava.

Ele seguia pela RN-089, por volta das 18h30, quando perdeu o controle da direção em uma curva, bateu na barreira de proteção de uma ponte e caiu dentro do Rio Raposa.

*Do G1 RN

BRASILEIRÃO 2020: PLACAR DE MAIS UMA RODADA NESSE FINAL DE SEMANA E A CLASSIFICAÇÃO

O Campeonato Brasileiro de Futebol 2020 começou mais uma rodada, a de número 26 nesse final de semana e você confere tudo aqui. O Flamengo agora é o vice-líder, mas ainda faltam 5 pontos para pegar o líder São Paulo.

Placar: 

São Paulo 3 x 0 Atlético-MG

Atlético-GO 2 x 1 Fluminense

Sport Recife 1 x 1 Grêmio

Internacional 2 x 0 Palmeiras

Coritiba 1 x 2 Botafogo

Bragantino 0 x 1 Athletico-PR 

Vasco da Gama 1 x 0 santos

Flamengo 4 x 3 Bahia

Fortaleza 0 x 2 Ceará SC

Corinthians x Goiás(Amanhã:20h)

Classificação:

NATAL-RN: CHACINA DEIXA QUATRO MORTOS E UMA PESSOA FERIDA NA ZONA NORTE DA CAPITAL

Quatro pessoas foram mortas a tiros em uma chacina que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21) em um bar na avenida Cidade Praia, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. Uma quinta pessoa foi baleada, mas conseguiu se esconder e foi socorrida com vida. Nenhum suspeito foi preso após o crime.

De acordo com testemunhas, o dono do bar já estava limpando o estabelecimento, para encerrar o atendimento e um grupo de jovens jogava sinuca, quando criminosos chegaram ao local em um carro branco, por volta de 1h, e começaram a atirar contra as pessoas que estavam no local.

O dono do bar, Josué Pereira da Costa, de 45 anos, e três jovens com idades entre 17 e 18 anos, foram atingidos pelos disparos e morreram. Um outro jovem foi baleado, mas acabou socorrido ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da capital.

A esposa de Josué e a filha do casal, que tem cinco anos de idade, foram poupadas pelos bandidos. 

As vítimas foram identificadas como:

Josué Pereira da Costa, 45 anos, dono do bar

Diago Teixeira Marinho, 18 anos

Vinícius Gabriel Jorge Santana, 18 anos

Vladson Mateus Silva Gadelha, 17 anos

Segundo a Polícia Militar, pelo menos quatro pessoas teriam participado do crime. Ainda não há informações sobre a possível motivação da ação violenta e quem seria o alvo principal do assassinos.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia realizou perícia no local e recolheu os corpos das vítimas. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

*Do G1 RN

MEC NOMEIA REITOR ELEITO DO IFRN APÓS 8 MESES

IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O professor José Arnóbio de Araújo Filho foi nomeado nesta segunda-feira (21) para o cargo de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, após oito meses de espera. Eleito em dezembro de 2019 no primeiro lugar da listra tríplice para o comando da instituição, ele aguardava ser nomeado desde 20 de abril.

A nomeação publicada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (21) foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Milton Ribeiro e atende a uma decisão da juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal. 

O professor foi o vencedor das eleições em consulta acadêmica em dezembro de 2019, mas o governo federal nomeou o professor Josué Moreira Oliveira, que sequer participou das eleições, como reitor pro tempore (temporário), alegando que José Arnóbio respondia a um processo administrativo. 

A decisão judicial expedida no dia 11 de dezembro também suspendeu a portaria n.º 405/2020, do Ministério da Educação (MEC), que nomeou o professor Josué Moreira de Oliveira como reitor pro tempore (temporário) em abril deste ano. Josué sequer participou do pleito. 

O processo na Justiça Federal foi movido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional.  

José Arnóbio venceu a eleição e foi nomeado reitor do IFRN após decisão da Justiça — Foto: Divulgação

Nomeação de pro tempore 

O MEC nomeou em 17 de abril Josué Moreira como como reitor pro tempore do IFRN. O professor, no entanto, não concorreu às eleições. A pasta na época era comandada por Abraham Weintraub. 

As eleições do IFRN, que aconteceram no dia 4 de dezembro de 2019, há mais de um ano, foram vencidas pelo professor José Arnóbio de Araújo Filho. Ele foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. 

Em segundo lugar, ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa - reitor da gestão passada - com 42,26%. O pleito ainda teve outros dois candidatos: José Ribeiro de Souza Filho e Ambrósio Silva de Araújo. 

Com a vitória, José Arnóbio seria empossado no cargo no dia 20 de abril, mas foi surpreendido com a nomeação de Josué Moreira três dia antes. 

Josué Moreira não participou das eleições no IFRN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Josué Moreira é professor no campus de Ipanguaçu, no interior do RN. Em 2018, ele, que já foi candidato à Prefeitura de Mossoró, se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), a então sigla do presidente da República Jair Bolsonaro.

Decisões anteriores  

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte já havia determinado, em maio, a anulação da portaria do MEC e a nomeação de José Arnóbio, o candidato eleito do IFRN, ao cargo de reitor, o que foi feito pelo presidente da República Jair Bolsonaro.
Dias depois, no entanto, Bolsonaro suspendeu a nomeação do candidato eleito, respaldado em uma decisão proferida pelo Juízo da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e manteve Josué Moreira no cargo de reitor pro tempore. 

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: JOVEM EXECUTADO COM TIROS DE ESCOPETA EM QUADRA DE ESPORTES DE ASSU TEM IDENTIFICAÇÃO NO ITEP

O jovem executado com tiros de escopeta calibre 12, no último dia 16 em uma quadra de esporte no Bairro Cohab em Assu, na região Oeste Potiguar, foi identificado neste domingo (20) no ITEP unidade de Mossoró, onde o corpo se encontrava pendente de identificação. 

Trata-se de Kleyton Cristiano da Silveira Souza, que tinha 20 anos de idade, era natural de Macau, mas residia na cidade de Pendências RN. Os familiares conseguiram a liberação do corpo, depois que procuraram a defensoria pública de Mossoró, já que o rapaz só tinha o registro de nascimento e por isso o ITEP não fez a liberação do cadáver. 

Com o aval da justiça, foi possível a identificação oficial e a liberação do corpo para os familiares providenciarem o enterro. Kleyton Cristiano estava com amigos na Quadra do CSU em Assu na noite de 16 ultimo, quando foi executado com tiros na cabeça. 

A família informou que o jovem já havia sofrido uma atentado a bala e por causa disso, se mudou para Assu, mas acabou sendo assassinado. O crime será investigado pela Polícia Civil de Assu, que segundo o delegado Paulo Pereira, já tem uma linha de investigação, mas por enquanto prefere se manter em sigilo.

*Fim da Linha

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTROU 408 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O Brasil registrou 408 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, subiu para 186.764 o número de vítimas fatais da doença no país. 

De ontem para hoje, segundo a pasta, foram 25.445 diagnósticos positivos, o que elevou para 7.238.600 o total de casos confirmados.

Governo do RN convoca mais profissionais de saúde para enfrentamento à pandemia

Com o objetivo de viabilizar a ampliação dos leitos para enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado, o Governo do RN convoca, na edição deste sábado (19) do Diário Oficial do Estado (DOE), 65 técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta, conforme previsto no Decreto nº 29.581, de 31 de março de 2020 e considerando o Edital N° 002/2020, publicado no DOE 14.673, de 26 de maio de 2020, que trata do Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público, em atendimento ao Plano de Contingência Hospitalar para o enfrentamento ao Covid-19.

Os convocados deverão assinar o contrato no período de dez dias úteis contados da data da publicação do ato no DOE. O candidato será atendido exclusivamente por meio virtual. Para isso, o candidato precisa fazer um cadastro de usuário externo no sistema SEI, para possibilitar a assinatura virtual de documentos. O candidato necessita, então, entrar em http://portalsei.rn.gov.br/ e na aba de acesso ao SEI. Para criar seu usuário externo e senha, deve clicar na opção ”clique aqui se você ainda não está cadastrado” ou usar este link direto: AQUI. 

Após a criação do usuário externo, o candidato deve enviar e-mail para sei.sesap@gmail.com, informando nome e CPF com o título “Liberação concurso SESAP”, para que seu usuário seja liberado.

Concluída a abertura do processo, o convocado será comunicado por telefone ou mensagem eletrônica quanto à assinatura da documentação necessária para firmar o contrato, através das informações geradas no ato da inscrição no recrutamento, cabendo ao candidato informar eventuais mudanças ao enviar a documentação.

Após a assinatura do contrato, a Comissão Técnica de Dimensionamento e Monitoramento da Força de Trabalho entrará em contato telefônico com o contratado para realizar a lotação, sendo a data e a hora da assinatura do contrato o principal parâmetro de prioridade na opção de escolha da unidade onde será lotado. Após a lotação, o contratado terá 24 horas (um dia útil) para se apresentar à unidade e iniciar as suas atividades.

A lista de candidatos convocados, bem como a documentação exigida para a contratação estão disponíveis AQUI.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SEJA humilde.

A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.

Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você.

Por mais forte que seja, haverá alguém mais forte.

Portanto, seja humilde.

Envaidecer-se de que?

A vaidade nos faz perder o sentido das proporções, e acabamos caindo no ridículo, porque nos enganamos a nós mesmos.

MACAÍBA-RN: Homem morre e mulher fica ferida após atentado a tiros em estrada de terra

Um homem morreu e sua companheira ficou ferida após um atentado a tiros que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) em Macaíba, na Grande...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA