Pesquisar este blog

17 dezembro 2023

Jovem encontrado morto em Pau dos Ferros com pulsos amarrados e cortes de faca, foi identificado pela Polícia

A Polícia Civil de Pau dos Ferros já identificou, através do exame de necropapiloscopia realizado pelo ITEP, o jovem encontrado morto ontem em Pau dos Ferros, próximo ao "Açude dos Gordos", no Beira-Rio. O corpo de Lucas Dantas da Silva, de 22 anos, foi encontrado em uma região de mata, com pulsos amarrados e diversas marcas de cortes de faca e tiros pelo corpo. Lucas é natural de Caraúbas e velho conhecido da polícia, onde foi preso em agosto deste durante uma operação policial. Na época, Lucas era investigado por envolvimento com o tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga o que fez Lucas Dantas sair de Caraúbas para vir à Pau dos Ferros, bem como a motivação para sua morte e os autores do crime. 

*Fonte: Cidadão 190

MOSSORÓ-RN: 88ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - HOMEM DE 32 ANOS É MORTO A TIROS EM BAR NO ABOLIÇÃO IV

O crime aconteceu por volta das 10h00min desta manhã de domingo 17 de dezembro de 2023, no Conjunto Abolição IV em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Segundo a PM um homem identificado como como Elton John da Silva, 32 anos foi morto com vários tiros, em um bar naquele Conjunto.
A Polícia foi informada de que a vítima estava sentada em uma cadeira em um bar, quando os criminosos chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo em sua direção.
Elton foi alvejado e não resistiu, indo a óbito no local. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia informou que a vítima tinha passagem pelo sistema prisional.

*Fim da Linha

Governo vai construir mais 100 campis do IFs no Brasil

O governo federal pretende inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) no país até o final do atual mandato, em 2026. Os detalhes do plano de expansão ainda serão definidos, mas a ampliação já é comemorada tanto pela rede de institutos federais quanto pelos estudantes.

O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, nessa quinta-feira (14). "Nós vamos fazer mais 100 institutos federais neste país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo", afirmou.

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos. Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne essas instituições, o anúncio é positivo e é uma pauta que vem sendo discutida há um tempo. As instituições demandam tanto a expansão, criando novas unidades, quanto a consolidação, ou seja, a finalização de obras em curso e a contratação de pessoal em locais onde isso ainda não foi feito.

“Receber a expansão é um fator importante porque vamos chegar a novos espaços e novas cidades pelas cinco regiões do país, levando a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que vem abarcando e recebendo a diversidade da sociedade como um todo”, diz o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif e reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF SUL), Flávio Nunes.

Segundo ele, o Conif aguarda ainda as definições de como se dará essa expansão, de como serão selecionados os novos locais e também de como se dará a consolidação.

Os recursos tanto para a expansão quanto para a consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, estão previstos R$ 3,9 bilhões para ambos. Ainda falta, portanto, definir quanto será destinado a cada uma das rubricas.

Estudantes
A expansão será importante também para a oferta do novo ensino médio, que está em discussão no Congresso Nacional. Isso porque grande parte das vagas destina-se ao ensino técnico realizado junto com o ensino médio.

O anúncio da expansão foi comemorado também pelos estudantes. “Muita felicidade! Realizamos, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o maior encontro nacional de escolas técnicas da América Latina, e um dos encaminhamentos foi a expansão dos institutos federais brasileiros. Para nós é uma grande vitória! Da nossa pressão e mobilização”, destaca a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz.

Beatriz ressalta que é preciso também garantir o funcionamento dos institutos que já existem. “Agora precisamos garantir o fornecimento e reestruturação dos que já existem. Para isso estamos tocando uma campanha chamada #IFSEMFOME: Pelo direito à alimentação gratuita nos instintos federais.”

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, concorda que, para os estudantes, a expansão dos institutos federais é uma pauta essencial, assim como o fortalecimento e expansão também das universidades federais. Tanto as universidades quanto os institutos são importantes para que os estudantes possam ter a possibilidade de escolher. Se quiserem ir para o ensino técnico, que tenha IF de portas abertas, se quiserem universidades, vão encontrar universidades estruturadas, com orçamento robusto, com assistência estudantil”, defende.

“Ficamos felizes com o anúncio dos IFs, mas estamos na luta pela garantia do orçamento das universidades e institutos para o próximo ano”, diz a presidenta. “Se a gente debate um projeto de Brasil para o futuro, com emprego e renda, com a juventude na universidade, a gente precisa de investimento nessa população e na estrutura da universidade”, acrescenta.

Ministério da Educação
Sobre a expansão e consolidação dos institutos federais, o MEC afirmou que o Novo PAC prevê R$ 3,9 bilhões, contemplando pelo menos 100 novos campi de IFs, com capacidade para 1,4 mil novas vagas cada. “O MEC, conjuntamente com a Casa Civil, está ultimando os detalhes do plano de expansão para ser anunciado pelo presidente Lula em breve”, diz a pasta.

*Mossoró Hoje

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

SÃO PAULO: DEPUTADO FEDERAL ALEXANDRE LEITE A ASSALTO E MATA SUSPEITO

O deputado federal paulista Alexandre Leite, do União Brasil, reagiu a um assalto e matou um suspeito neste sábado (16), na Avenida Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de São Paulo, segundo o g1.
Conforme o partido União Brasil, o parlamentar de 34 anos “estava acompanhado de sua esposa quando foram abordados por dois ocupantes em uma moto”. O outro assaltante conseguiu se evadir do local.
Alexandre é filho do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Milton Leite (União Brasil). “Que país é esse?”, questionou o vereador.
Milton afirma que os suspeitos deram três tiros no carro de Alexandre. Também declarou que o filho está bem e que a família está assustada com o fato. Alexandre é empresário e atualmente está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de São Paulo.

*Jair Sampaio

ASSU-RN: BLITZ DA LEI SECA AUTUA 44 PESSOAS E IDENTIFICA 27 CONDUTORES ALCOOLIZADOS

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA, realizou, na noite deste sábado, operação na cidade de Assú com os objetivos de coibir a condução de veículo automotor por pessoas sob efeito de álcool, como também garantir a paz pública.
A blitz foi montada na avenida Senador João Câmara, culminando com a autuação de 44(quarenta e quatro) condutores, sendo 27(vinte e sete) por misturar álcool e direção.
Além da questão da alcoolemia outra infração que chamou a atenção dos agentes foi a alta quantidade de crianças sendo transportada em motocicletas com inobservância das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Nenhum sinistro com vítima foi registrado.

*Assu Notícia

SÃO TOMÉ-RN: POLÍCIA ENCONTRA ARSENAL E MUNIÇÕES DURANTE OPERAÇÃO NO ESTADO; ARMAS FORAM APREENDIDAS

Uma operação da Polícia Militar com apoio da Polícia Civil apreendeu um arsenal em São Tomé, interior do Rio Grande do Norte.
Ao todo, foram apreendidos três carabinas calibre 12, quatro revólveres calibre 38, uma pistola de 9mm, dois coletes balísticos e uma quantidade significativa de munição e artefatos explosivos.
Segundo informou a Polícia Militar, suspeitos foram detidos e encaminhados para a delegacia local.

*Fonte: Portal da Tropical