Pesquisar este blog

03 junho 2023

Governo Fátima tem 47% de aprovação no RN, aponta pesquisa

A governadora Fátima Bezerra (PT) tem 47% de aprovação de acordo com os números levantados em pesquisa do Instituto Seta.
Para 43% dos entrevistados, a governadora está desaprovada neste início de segundo mandato. Outros 10% não souberam responder.

Problemas
Apesar de toda cobertura midiática sobre as estradas, os maiores problemas do Rio Grande do Norte apontados pelos entrevistados são a segurança (26,9%), saúde (26,7%) e educação (9,7%). Pavimentação está em quarto com (7,5).

Educação
Outra curiosidade da pesquisa é a diferença de avaliação em relação a educação entre os potiguares que têm filhos em escolas públicas e os que não tem.
Entre os pais e mães com filhos em escolas públicas ótimo/bom somam 46%, regular 32% e ruim/péssimo 22%.
Já entre os que não matricularam filhos na rede estadual de ensino a avaliação é diferente. Ótimo/bom somam 24%, ruim/péssimo 19% e regular 42%.

Dados
O Instituto Seta ouviu 1.700 eleitores entre os dias 22 e 24 de junho em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

*Blog do Barreto

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRRGO!!!

Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas, diz Moraes

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (2) em Belo Horizonte esperar que o Brasil nunca mais tenha eleições tão polarizadas como as que ocorreram em 2022.

O ministro participou durante a manhã na capital mineira de encontro de representantes dos tribunais regionais eleitorais do país sobre segurança nas eleições, realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

“Sou extremamente otimista, até porque corintiano quem não é otimista não é corintiano. Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas. Discurso de ódio tão violento. Adversário político não é inimigo que precisa ser abatido. Adversário político precisa ser vencido, disse Moraes”.

Ao falar sobre fake news, o ministro afirmou ainda que a justiça eleitoral teve que abandonar posição minimalista para atuar de forma mais intensa na organização do pleito do ano passado.

“A Justiça Eleitoral precisou sair de uma posição minimalista, tradicionalmente minimalista, para atuar no combate dessas verdadeiras milícias digitais”, apontou.

Moraes afirmou que essas milícias digitais propagavam e continuam propaganda, não só o ódio, o fim da democracia, mas que agora não há mais uma “terra sem lei”, disse. “Queriam direcionar o eleitor. Queriam que o eleitor não comparecesse às urnas”.

O ministro citou ainda o comportamento de parte do empresariado brasileiro nas eleições passadas.

“Ocorreu assédio eleitoral. É inimaginável no século 21, empresários, eu diria, perderam totalmente a noção, respeito, medo, depois ganharam medo de novo, né? “, discursou.

“Perderam o medo, filmando, ameaçando seus trabalhadores. Se não votassem em tais candidatos, se naquela seção eleitoral não tivesse tantos votos, iriam mandar embora”, lembrou.

Moraes falou da decisão sobre porte de armas. “Tivemos que atuar para proibir que entrassem armados [nas seções]. Para mim é tão óbvio. Deveria nem precisar que proibisse. Para que uma pessoa vai votar armada? Boa coisa não vai fazer”.

Durante toda a palestra, o ministro citou a importância da integração da justiça eleitoral com as forças de segurança para garantia da realização do pleito.

Reitora da UFERSA, nomeada por Bolsonaro, tem doutorado cassado pela UFRN

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, acolheu hoje o parecer da Procuradoria Jurídica da UFRN sobre o relatório da Comissão de Processo Administrativo que havia emitido despacho pedindo a cassação do título de Doutora da Professora Ludimilla Oliveira, atual Reitora da UFERSA/Mossoró.
A acusação – agora constatação – é de que houve plágio em sua tese do Doutorado feito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

*NOVO NOTÍCIAS

MOSSORÓ CIDADE JUNINA COMEÇA HOJE, NO PINGO DA MEI DIA

O Pingo da Mei Dia marca neste sábado (3) o início dos festejos do Mossoró Cidade Junina. A programação oficial do evento, com horário de apresentação de cada artista, foi divulgada nesta quarta-feira (31) pela prefeitura (confira mais abaixo).
Os shows dos artistas têm início ao meio dia e são gratuitos. A programação acontece no Corredor Cultural na Avenida Rio Branco.
Entre as atrações do evento de abertura, estão Bell Marques e Raí Saia Rodada, além de nomes locais que também irão se apresentar no primeiro dia de festa.
O Mossoró Cidade Junina acontece até o dia 24 de junho. A programação completa do Mossoró Cidade Junina foi divulgada em abril.

Confira a programação:
  • 12h - Giannini Alencar (Trio 1)
  • 12h20 - Caroline Melo (Trio 2)
  • 13h - João Netto Pegadão
  • 14h30 - Raí Saia Rodada
  • 16h - Banda Inala (Trio 1)
  • 16h - Forró dos 3 (Trio 2)
  • 17h - Nilson Viana (Trio 1)
  • 17h - Bell Marques (Trio 2)
  • 17h30 - Cadú Rodrigues
  • 18h30 - Dan Ventura
  • 20h - Renata Falcão
  • Encerramento - André Luvi

HOJE TEM BREGÃO DA 87 NO QUINTAL!!!!!

Rogério Marinho está “zonzo” com cassação

A sentença do Juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, condenando Rogério Marinho a perda do cargo por um processo de 2007 de sua passagem pela presidência da Câmara Municipal e suposta prática de funcionário fantasma deixou o Senador zonzo.
Ele está dando todo tipo de explicação à imprensa e diz que vai recorrer da decisão. Mas, que está cassado, está. Até ele recorrer e sair o resultado da decisão do Tribunal de Justiça. Até lá, segue como antes no cargo.

*O Xerife

Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 30 de junho no RN

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 30 de junho no Rio Grande do Norte. O prazo seria encerrado no fim do mês de maio.
O período a mais para a imunização do rebanho foi comunicado nesta sexta-feira (2) pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn).
O órgão estadual responsável pela campanha de imunização dos rebanhos no RN recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a autorização para realizar a ampliação do prazo para que o produtor possa adquirir a vacina e imunizar os animais.
Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todos os animais e a expectativa é que o Rio Grande do Norte consiga vacinar mais de 1 milhão de animais.
“O produtor ganhou mais 30 dias. Entendemos a necessidade de aumentar o prazo até para que possamos manter os índices positivos que viemos conquistando, porém reforçarmos que o criador não deve deixar para a última hora”, falou o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.
Ele pede para que o produtore siga até as lojas registradas junto ao Idiarn “compre a vacine, imunize os animais e depois é só declarar a vacinação em um dos nossos escritórios e já fica tudo certinho”.
“O produtor fica livre para emitir sua Guia de Trânsito Animal (GTA) e realizar suas negociações comerciais”, concluiu.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes. 

*Do G1 RN.