Pesquisar este blog

07 janeiro 2022

APODI-RN: BURAQUEIRA NO ALTO DO PARQUE DE VAQUEJADAS CONTINUA SEM SOLUÇÃO; A PREFEITURA, NEM AÍ

Nós somos o único Blog da cidade, que tem mostrado esse problema. E parece que ele não tem solução. 
A Prefeitura Municipal de Apodi começou a refazer o calçamento de um lado. E parou.
O caminho está intransitável. Vários motoristas e motoqueiros, que precisam da via, continuam assistindo o desprezo que a gestão municipal deu para aquele problema.
Tivemos o período chuvoso, o período sem chuvas e agora, já vai chegar o período chuvoso novamente e a Prefeitura vai dizer que não há condições de fazer o trabalho no período das chuvas. Isso é uma vergonha, Apodi! Isso é abandono!
Lembrar, que já houve prejuízos. Teve motorista que atolou o carro, encostou o carro nas pedras e teve de voltar, com dificuldades. 
Prefeito, falta tempo? Falta planejamento ou falta recursos? O povo quer uma resposta!

Morre em Natal o ex-técnico Pedrinho Albuquerque, campeão com o Corintians-RN em 2001

O futebol potiguar está de luto. Morreu nesta sexta-feira, em Natal, o ex-técnico Pedrinho Albuquerque, de 67 anos. Ele perdeu a luta que travava contra um câncer na face.

Conhecido pelo temperamento forte e por não ter papas na língua em suas declarações, Pedrinho fez história ao comandar o título estadual do Corintians-RN em 2001, o primeiro de um clube do interior do estado.
Trabalhou ainda no ABC, Alecrim, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz-RN, Globo FC e Potiguar, seu último clube, em 2017. Ainda comandou Treze, Botafogo-PB, Sousa e Paraíba.

O velório será realizado no cemitério Morada da Paz Emaús, a partir das 22h desta sexta-feira. O sepultamento está marcado para as 11h do sábado, no mesmo local. Amigos fazem homenagem em mural online.

Grande figura

Pedrinho tinha uma cara séria, mas também sabia ser divertido em entrevistas e conversas informais. Nos treinos e nos jogos, o profissionalismo era sua marca registrada, além de algumas reclamações e confusões, normais para quem não gostava de perder.

Em 2017, participou do quadro "Retrato Revelado", no Globo Esporte, na Inter TV Cabugi (veja acima). Na oportunidade, enalteceu que o título com o Corintians de Caicó "é uma coisa que marcou para o resto da minha vida, até onde eu chegar na espiritualidade".

Lembrou a passagem turbulenta pelo ABC, em 2001, quando assumiu a equipe de "Série A" montada por Mauro Fernandes à época. O Alvinegro acabaria rebaixado para a Série C.

- Morando na beira da praia, tomando cerveja, namorando muito, vão querer dar um chute em uma bola?! (se referindo a jogadores) Mas eu, em relação a essa queda do ABC, tenho minha consciência tranquila, porque inclusive quando fizemos reuniões com os atletas, foi lembrado até pelo Guará, um volante que estava aí no primeiro jogo que perdemos em casa: 'faltam 37 partidas, dá para recuperar. Já estamos na situação que estamos e ninguém recuperou nada, só conversa. Temos que ter ação'. Inclusive foi esse um dos argumentos, uma das conversas que nós tivemos com o grupo. Quer dizer, então eu não me sinto culpado por aquilo ali - disse na entrevista.

Pedrinho também ressaltou a amizade com o ex-treinador Ferdinando Teixeira, a quem considerava um "irmão mais velho".

- Esse aí eu vou venerá-lo sempre como aquele cara com ápice, como modelo, norte de um ser humano autêntico, íntegro aonde eu faço parte também dessa integridade, até porque temos muita coisa parecida, apesar de não sermos irmãos. Tive o prazer de ser aluno de Ferdinando na escola a partir de 1967 e aí a amizade perdura até hoje e é um irmão que eu tenho - falou no "Retrato".

Na entrevista, ainda lembrou da divergência com o então presidente do Alecrim, o inglês Anthony Armstrong, em 2013, e não fugiu da polêmica.

- O histórico dele nessa passagem meteórica pelo Alecrim já fala por ele. Então o que eu tenho que dizer é só que foi aquela surpresa desagradável para o futebol do Rio Grande do Norte. Um tremendo fiasco. Se me contrata é porque acha que eu tenho condições. Ele paga, quem administra sou eu - disse.

Em sua passagem pelo Globo FC, em 2015, conseguiu a classificação da equipe para a Série D e Copa do Brasil, mas precisou mostrar seu lado "bravo".

- Para onde vou, a confusão é grande. Dei uma dura grande no pessoal e precisei dar um puxão de orelha antes do jogo contra o ABC, mas no sentido de motivá-los para conseguir o objetivo maior do clube, que era o acesso à Série D - contou à época.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: PM prende suspeito de arrombar loja de assistência técnica em celular no Centro da cidade

A Polícia Militar prendeu no início da tarde desta sexta feira 07 de janeiro de 2022, um homem suspeito de de ter praticado um arrombamento a uma loja de consertos de celular e venda de acessório, durante a madrugada no Centro de Mossoró, no RN.

De acordo coma PM, Paulo Rodrigo Costa, 27 anos, natural de Fortaleza/CE e morador de rua no Alto do Louvor, foi reconhecido em vídeo gravado por câmeras de monitoramento do estabelecimento, durante a ação criminosa.

Após tomar conhecimento do arrombamento, policiais do Segundo Batalhão realizaram diligências e conseguiram localizar e prender o suspeito. Paulo Rodrigo foi conduzido à Delegacia de Plantão e autuado no artigo 155, por furto qualificado.

Após os procedimentos na DP de plantão o flagranteado foi conduzido ao sistema prisional onde vai aguarda a audiência de custódia. Alguns objetos da loja ficaram em uma sacola e segundo a polícia o elemento voltaria para pegá-los, mas deu tempo.

*Fim da Linha

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

RN teve 25 mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos por Covid: 'Quando o caso é grave, é tão grave quanto no adulto', diz pediatra

O Rio Grande do Norte registrou, desde o início da pandemia, 25 mortes de crianças e adolescentes abaixo de 14 anos de idade por Covid, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A pediatra Sabrinna Machado, preceptora do Instituto Santos Dumont (ISD), explica que há casos assintomáticos nas crianças, mas que a piora no quadro da Covid nelas é tão grave quanto nos adultos.

Ela diz também que, para além dos casos graves, há uma preocupação ainda com a Covid longa nas crianças.

"A Covid longa está sendo uma preocupação para a pediatria, nas questões de cognição e aprendizado. A criança pode evoluir com quadros de cefaleia, sonolência, dificuldade de concentração", explica a pediatra.

Doença fatal

No RN, a Covid matou mais crianças que outras doenças imunopreveníveis, como a varicela, tuberculose e a influenza juntas no mesmo período.

Na próxima quinta-feira (13), chegam aos Brasil as primeiras doses destinadas à vacinação contra Covid de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Depois de semanas de debate, ficou decidido que não será necessária cobrança de receita médica.

Necessidade da vacinação

A preceptora médica infectologista infantil do ISD, Manoella Alves, ressalta que a vacinação em crianças nessa faixa etária é uma ação fundamental para evitar a disseminação de novas cepas da Covid-19.

“A vacinação das crianças é importante porque é mais um grupo que será protegido. Grupo que tem alto potencial de disseminação do vírus por não entender o que é o isolamento e por nem sempre manter as mãos limpas", pontuou.

No RN, de acordo com a Sesap, há mais de 300 mil crianças entre 5 e 11 anos que poderão receber a vacina contra Covid.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: ATAQUE A TIROS NO ABOLICÃO IV. TIROS ACERTARAM PORTÃO DE RESIDÊNCIA SEM FERIDOS.

A Policia Militar de Mossoró foi acionada na tarde desta sexta feira 07 de janeiro de 2022, para uma ocorrência de tiros de arma de fogo, no bairro Abolição IV, nas proximidades do CAIC do bairro.
Apesar de áudios circulados nas redes sociais, falando de mais de 50 tiros de pistola e escopeta 12, que teve uma testemunha que contou, a PM foi ao local e percebeu marca de cerca de pelo menos cinco ou seis tiros em um portão de uma residência em quê mora o possível alvo. Ninguém se feriu ou foi baleado.

*Passando na Hora

Homem morre em pé, encostado em carro e cena assusta moradores no litoral

Imagens de um homem encontrado morto em pé e encostado em um veículo em Santos, no litoral de São Paulo, viralizaram nas redes sociais nesta sexta-feira (7). A cena assustou moradores e pessoas que passavam pela rua no bairro Vila Mathias. O homem ainda não foi identificado.

O caso ocorreu na Praça Iguatemi Martins, próximo à travessia de catraias entre Vicente de Carvalho e Santos. Nas imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver o homem em pé, já sem vida, encostado na lateral do carro. Os moradores que passavam pelo local acionaram a Polícia Militar.

Segundo as autoridades, o homem deve ter aproximadamente 50 anos e foi achado encostado no veículo, aparentemente morto. Ele vestia camiseta e short azul. Em seguida, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e atestaram o óbito.

Como não havia indícios de violência, foi determinada a remoção do corpo pelo Samu. O caso foi encaminhado para o 4º Distrito Policial de Santos, que registrou como morte suspeita. A causa da morte ainda é investigada.

*Do G1

APODI-RN: PREFEITURA RESPONDE OFÍCIO, MAS NÃO AGENDA DATA PARA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA DA CAMPANHA SALARIAL 2022

Em resposta a oficio, enviado pelo SINTRAPMA, quarta-feira (05) solicitando uma audiência com o prefeito Alan Silveira, afim de discutirem a campanha salarial 2022 e direitos dos servidores como: progressões funcionais, letras, títulos, piso salarial nacional do magistério, piso salarial doa agentes de saúde e endemias ,incentivo financeiro, reajuste salarial para todos os servidores, Fardamento, planejamento para o retorno das aulas presenciais dentre outros.

A prefeitura respondeu ao ofício afirmando que apenas após a abertura do orçamento de 2022 e que irá agendar a data da audiência solicitada pela entidade. No ofício não foi informado quando será abertura do orçamento.

O sindicato solicitou também informações sobre a aplicação 70% do Fundeb subvinculados para o pagamento dos profissionais da educação e a prestação de contas com balancetes a prefeitura e ao conselho que ainda não foram disponibilizados.

O Sintrapma continuará cobrando celeridade da municipalidade em agendar a audiência para discussão da pauta ainda no mês de janeiro de 2022.

Após a primeira audiência com o prefeito o sindicato realizará assembleia com todas as categorias dos servidores do munícipio.

UERN: ALUNOS TÊM ATÉ AMANHÃ(8) PARA COMPROVAREM ESQUEMA DE VACINAÇÃO

Os estudantes de cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) têm até o próximo dia 08 para comprovar a vacinação contra a Covid-19.

Os alunos devem responder ao formulário on-line disponível na Plataforma Íntegra e anexar o documento comprobatório da vacinação emitido nas plataformas Conecte SUS, RN Mais Vacina ou outra equivalente do seu estado.

Conforme resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), nos casos de não imunização decorrente de motivo alheio à própria vontade do discente, devidamente comprovado por atestado médico, as atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas em regime domiciliar, mediante requerimento.

“Os alunos que perderem esse prazo poderão ter a matrícula trancada e consequentemente não poderão assistir aula”, ressalta a pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu. O eventual trancamento de matrícula ocorrerá após a publicação de edital, cabendo recurso à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

EQUADOR-RN: Sepultamento da primeira-dama acontece nesta sexta às 17h

O velório do corpo da primeira dama da cidade de Equador (RN), Kessia Cristina Barros da Silva, de 34 anos, vai acontecer a partir das 15h desta sexta-feira (07), na Igreja de São Sebastião. A previsão é que às 16h, ocorra missa de corpo presente e em seguida, o sepultamento.

O prefeito, Cletson Oliveira, disse que sua esposa estava viajando para Natal, para buscar a filha. No trecho da BR-226, próximo da entrada para a cidade de Senador Elói de Souza (RN), uma caminhonete Ranger invadiu a faixa de contramão fazendo ultrapassagem e bateu de frente com o carro que ela conduzia.

O veículo de Kessia Cristina, ainda era ocupado por sua mãe, que sofreu ferimentos graves e uma amiga que fraturou uma costela e teve uma perfuração no pulmão. Ela passou por uma cirurgia e está se recuperando.

Não tem informação sobre os ocupantes do outro carro envolvido no acidente.

Sobre o acidente

O acidente aconteceu às10h50min da manhã de quinta-feira (06), no quilômetro 65, da BR226, em Serra Caiada (RN). Foi um colisão frontal. Os dois veículos, um Toyota Etios SD Plus, onde estavam Kessia Cristina, sua mãe e uma amiga, e o outro, uma caminhonete Ford Ranger.

A Polícia Rodoviária Federal informou que com base nos vestígios materiais encontrados, constatou-se que o Etios, trafegava na faixa de trânsito no sentido Tangará/Natal, quando invadiu a faixa de sentido contrário e colidiu frontalmente com a caminhonete que fazia o sentido contrário.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura de Equador, diz que:

É com profundo pesar que informamos o falecimento precoce de Késsia Cristina, primeira dama, professora, mãe e amiga de toda Equador, vítima de um acidente automobilístico, ocorrido nesta quinta-feira (06).

Késsia Cristina deixa um legado de boas ações, trabalho, educação e de empenho com o serviço público.

Neste momento de dor e consternação, a prefeitura de Equador, se solidariza com os familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências.

*Jair Sampaio

NATAL-RN: Idosa morre após ser atropelada por micro-ônibus da Polícia Militar na Avenida Salgado Filho

Uma idosa de 68 anos morreu após ser atropelada pelo micro-ônibus da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (6). O acidente aconteceu na Avenida Salgado Filho, em frente ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal.

De acordo a Polícia Civil, o motorista fez uma conversão proibida da Avenida Nevaldo Rocha para entrar na Avenida Salgado Filho, quando atingiu a idosa, que atravessava a pista na faixa de pedestres.

O sargento da PM que conduzia o micro-ônibus se apresentou na Delegacia de Plantão Zona Sul.

Em nota, a PM lamentou o acidente e disse que a vítima, "infelizmente, mesmo sendo socorrida no local, veio a óbito".
A Polícia Militar informou ainda que vai aguardar o laudo da perícia técnica, "que deve apontar as causas do acidente, e que irá proceder, em âmbito administrativo, a apuração cabível das circunstâncias desta fatalidade".

A PM disse ainda que prestará todo o apoio necessário para a família da vítima.

*Do G1 RN

Primeira-dama de Equador, RN, morre após acidente de carro na BR-226; veja vídeo

A primeira-dama do município de Equador, na região do Seridó potiguar, morreu após um grave acidente de carro que aconteceu nesta quinta-feira (6) na BR-226 entre os municípios de Serra Caiada e Bom Jesus.

Késsia Cristina foi uma das vítimas de uma colisão de frente entre dois veículos, que deixou destroços pela pista.

Ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos.

A primeira-dama de Equador viajava para Natal para buscar a filha. Era ela quem dirigia o carro.
Além da motorista, no veículo também estavam a mãe dela, que não teve ferimentos graves, e uma amiga, que fraturou uma costela e teve uma perfuração no pulmão. Ela passou por uma cirurgia e está se recuperando.

A Polícia Rodoviária Federal não divulgou informações sobre os ocupantes do outro veículo envolvido no acidente. A possível motivação do acidente também não foi informada.

Késsia era professora e esposa do prefeito de Equador, Cletson Rivaldo (PSD). A prefeitura publicou uma nota de pesar nas redes sociais informando o falecimento da primeira-dama e lamentando o caso. "Deixa um legado de boas ações, trabalho, educação e de empenho com o serviço público", conclui a nota.

Nas redes sociais, o prefeito também lamentou a perda da esposa. "Perdi metade de mim hoje. Te amamos, minha galega, e estamos de corações partidos. Késsia, amor de nossas vidas", escreveu.

https://youtube.com/shorts/hrPsnCAV_p4?feature=share

*Do G1 RN 

MOSSORÓ-RN: DUAS MULHERES PRESAS PELA PM MINUTOS APÓS TOMAR CARRO DE ASSALTO NO AEROPORTO

Na noite de quinta-feira, 06 de janeiro de 2021, duas mulheres armadas de revólveres tomaram um veículo tipo Gol de assalto e objetos de uma família no Bairro Aeroporto na Cidade de Mossoró no Oeste Potiguar e saíram em fuga pela RN 015, mais uma guarnição policial do 2º Batalhão de Policia Militar ao comando do Cel. Costa ciente do roubo já estava no encalce das duas, quando as mesmas visualizaram a aproximação da viatura policial, ficaram nervosas, tentaram entrar numa rua em alta velocidade, perdendo o controle do automóvel colidindo com um muro, sendo uma detida ainda dentro do veículo e a outra tentou escapar da ação policial correndo, mais sem êxito, foi perseguida pelos policiais e detida.

Após serem presas pela VTR ao comando do Cel. Costa com apoio do GTO, na revista foram encontrados em poder das duas mulheres identificadas como sendo: FELINA JUSSARA SOUZA DA SILVA e EMILY LUANA BARRETO DA SILVA, 02 revolveres municiados, 01 mochila, 02 carteiras de bolso, 04 aparelhos celulares e o veiculo recuperado.
Diante da situação e comprovação do roubo, foi dada voz de prisão as duas e a ocorrência foi apresentada ao DPC. Roberto Moura na Delegacia de Policia Civil de Plantão, onde após a oitiva a autoridade policial autuou FELINA JUSSARA e EMILY LUANA, por infração ao crime de roubo no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.

Após os tramites de flagrantes realizado na delegacia de plantão, as duas serão conduzidas pelos agentes de policia civil de plantão até o Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP, onde passarão por exame de corpo delito, em seguida serão encaminhadas para a ala feminina da penitenciária Estadual Agrícola Dr. Mario Negocio, onde ficarão custodiadas presas a disposição da justiça.

“O flagrante foi realizado pela 4ª equipe, composta pelo DPC. Roberto Moura – O chefe de investigação Wilson Filho – Escrivão Wladimir Barros – Agentes Policia Civil de apoio José Josué – Janaina – Wagner Anchieta”.

*4DZ Patrulha

ANGICOS-RN: Prefeitura estima receita para o exercício de 2022 em R$ 48,5 milhões

A Prefeitura de Angicos (RN), Gestão Prefeito Miguel Pinheiro Neto (MDB) e vice-prefeita Cinara Dantas (PSB), através do Gabinete Civil publicou no Diário Oficial dos Municípios na página eletrônica da Federaç
ão dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN, a LEI N° 1.230/2021 que dispõe sobre a estimação da receita e fixação da despesa do município para o Exercício de 2022.

A Receita Orçamentária decorrerá da arrecadação de tributos próprios ou transferidos e demais receitas correntes e de capital conforme a legislação tributária vigente é estimada em R$ 48.500.000,00 (quarenta e oito milhões e quinhentos mil reais). De acordo com a Lei em seu artigo quarto, a despesa orçamentária é no mesmo valor da receita total, é dividida em 15 (quinze) unidades orçamentárias, acrescida da reserva de contingência, desdobrada nos seguintes conjuntos:

No orçamento fiscal a despesa é fixada em R$ 29.308.615,00 (vinte e nove milhões, trezentos e oito mil, seiscentos e quinze reais);
No orçamento da seguridade social a despesa é fixada em R$ 19.191.385 (dezenove milhões, cento e noventa e um mil, trezentos e oitenta e cinco reais);
A reserva de contingência corresponde ao valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

A discriminação da despesa constante dos anexos da lei, quanto a sua natureza, far-se-á por categoria econômica até o grupo de natureza de despesa, de acordo com o art. 6º, da Portaria Interministerial nº 163, de 4 de maio de 2001.

A Lei Municipal entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022, e foi cancelada pelo prefeito Miguel Pinheiro Neto.

Confira a cópia da Lei:

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

DEUS está em toda parte: portanto, está também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más.
Tudo provém de Deus.
Tudo é manifestação divina.
Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um benefício futuro.
Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: Deus dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.