domingo, 20 de setembro de 2020

CORONAVÍRUS: Brasil registra 363 óbitos e 16 mil casos nas últimas 24h; São 136 mil mortes e 4,54 milhões de infectados

Imagem: reprodução
O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (20):

– Registro de 363 óbitos nas últimas 24h, totalizando 136.895 mortes;

– Foram 16.389 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.544.629 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 3.851.227, com o registro de mais 31.132 pacientes curados. Outros 556.507 pacientes estão em acompanhamento.

NATAL-RN: [VÍDEO] Tiroteio faz motoristas fugirem na contramão da Av. Felizardo Moura

Um tiroteio no fim da tarde deste domingo (20) fez com que vários motoristas precisassem dirigir na contramão para fugir do perigo.

O desespero e o buzinaço tomaram conta da Av. Felizardo Moura, nas proximidades da comunidade do Mosquito, enquanto os condutores tentavam manobrar rapidamente.

*BG

NATAL-RN: Tiroteio na comunidade do Mosquito acaba com mulher atingida por bala perdida

Foto: Acson Freitas
Uma mulher foi atingida na perna por uma bala perdida na rua Gutemberg Freire. Ela estava na frente de sua casa e iria para a parada de ônibus. Polícia Militar e o SAMU foram acionados.

A rua fica próxima ao posto Campo Belo, localizado às margens da Av. Felizardo Moura, via onde vários motoristas precisaram dirigir na contramão por causa de um tiroteio ocorrido no fim da tarde deste domingo (20) na comunidade Mosquito. As informações são do jornalista Acson Freitas.

*BG

Produção de leite aumenta 11% em oito anos no Rio Grande do Norte

Leite retirado da vaca no Seridó do RN — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
Francimar Azevedo acorda todos os dias muito cedo. A rotina é a mesma todos os dias: começa tirando o leite das quatros vacas que cria num cercado que fica na comunidade da Barra da Espingarda, na cidade de Caicó, região do Seridó potiguar. Por dia, tira em média 30 litros de leite. A produção ainda é pequena, mas deve aumentar nos próximos anos. “O inverno foi maior aqui na nossa região do Seridó, teve canto que choveu 700 mm, e isso alavancou mais a produtividade”, falou ele, que é mais conhecido como “Mazinho”.

Dados divulgados pelo anuário do leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) referentes a 2020 mostram que houve um aumento de 11,54% na produção de leite no Rio Grande do Norte nos últimos oito anos. Em 2011, antes do início do período de seca, a produção foi de 69 milhões de litros. Já no ano passado, a produção atingiu 77 milhões.

As chuvas do inverno deste ano também ajudaram Mazinho e outros produtores do estado a complementarem a alimentação das vacas diminuindo os custos, com a produção de volumoso, como sorgo, milho e capim elefante. Com mais comida, mais produção de leite. 

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), até o mês de setembro foram 771,8 m de chuva na cidade de Caicó - a chuva foi acima da média em toda região Seridó.  

Mazinho produz leite diariamente em Caicó — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
“Quanto menor o custo para a produção do volumoso, ele também vai armazenar esse volumoso no decorrer do ano e vai diminuir os custos da produção de leite, que também vai agregar com o uso dos concentrados. Quando se coloca tudo isso numa conta, tem uma baixa na produção do custo do litro de leite, o que faz com que ele tenha um maior rentabilidade”, explicou o gerente do Sebrae Caicó Pedro Medeiros.

“O aumento tem acontecido, os produtores têm inserido na sua atividade leiteira algumas técnicas de convivência com a seca. Isso tem melhorado a produtividade do rebanho, como também a genética do rebanho. Depois de sete anos de estiagem, os produtores têm observado isso. Eles têm percebido que o melhoramento genético é uma dessas alternativas para poder melhorar a eficiência do rebanho".

O leite que Mazinho tira todos os dias pela manhã vai direto para a produção de queijo em uma queijeira artesanal que ele tem. A esposa, Maria Santana, e a filha, Larissa Kelly, ajudam na fabricação do queijo de coalho. Por dia, são fabricados cerca de 13 kg, o que exige uma boa quantidade e qualidade do leite. Por causa da pandemia e da grande produção, alguns criadores não tinham a quem vender o leite, o que fez Mazinho comprar a produção para fabricar mais queijo. São cerca de 100 litros diários adquiridos de pequenos produtores da região.

“O leite de qualidade é essencial para se produzir um produto nobre que nós temos aqui na região do Seridó, que é o queijo. Então tem todo esse cuidado nos manejos sanitários, no manejo com a ordenha que são feitos pelos produtores e precisam chegar na unidade de beneficiamento de leite, no laticínio, nas queijeiras, para que seja feito um produto de qualidade com a tradição secular aqui na região. E isso também vem passando por um momento de transformação e adequação para que se possa ganhar o mercado estadual e nacional dos queijos produzidos aqui e melhorar a vida do homem que produz diariamente aqui na região", falou o gerente Pedro Medeiros.

A bacia leiteira do Seridó Potiguar é a mais importante do estado. A maior parte do leite produzido, vai para a fabricação de queijos e derivados.

Produção de leite cresceu no RN — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

 *Do G1 RN

APODI-RN: CANDIDATURA DE ROSIBÉRIO DIAS ESTÁ PRONTA PARA ENTRAR EM CAMPO

O jovem Rosibério Dias candidato a prefeito de Apodi está pronto para o debate e enfrentar as discussões a respeito dos problemas da cidade e do campo.

A chapa está formada e brevemente será exposto o Plano de Governo, com propostas do interesse de todos.

A chapa tem formação com os partidos PSL e PV, sendo a terceira opção para o eleitorado de Apodi, que não pretende votar em grupo A ou B.

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE ASSALTO TERMINA COM UM DOS ENVOLVIDOS BALEADO NO ABOLIÇÃO IV

Zaquiel Silva Gomes de 19 anos de idade foi socorrido na madrugada de domingo 20 de setembro, por uma equipe do Samu, apresentando um ferimento provocado por disparos de arma de fogo.
Segundo informações elementos tentaram assaltar um grupo que estava num carro de cor escura na Avenida Costa e Silva, no Abolição IV em Mossoró.
Os ocupantes do carro reagiram atirando e atingiram Zaquiel Silva, que precisou ser socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

A Polícia Militar que atendeu a ocorrência não sabe qual o envolvimento da vítima na ocorrência, mas recebeu informações que houve troca de tiros. 

*O Câmera

BAHIA: CANTOR DA BANDA CHICANA MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

Cantor Tay, da banda Chicana, postou fotos momentos antes de morrer em acidente de carro na Bahia — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O cantor da banda baiana Chicana, Tarcísio Freitas de Oliveira, de 36 anos, morreu em um acidente de carro, na tarde deste sábado (19), na BR-116, trecho entre as cidades de Tanquinho e Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A morte de Tay, como era conhecido no meio artístico, foi confirmada ao G1 pela família. 

De acordo com Edilson Freitas, irmão mais velho do cantor, Tay voltava da cidade de Candeal, que fica a cerca de 60 km de Feira de Santana, onde o artista morava. O cantor tinha se apresentado no município e retornava para casa quando o acidente aconteceu, por volta das 17h. 

Ainda segundo Edilson, Tay tentou desviar de um carro que fazia uma ultrapassagem e o veículo que ele dirigia acabou capotando e saindo da pista. Ele viajava sozinho e morreu no local do acidente. 

Carro em que o cantor Tay estava capotou na BR-116, trecho entre Tanquinho e Feira de Santana — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Não há informações sobre o condutor do veículo que teria feito a ultrapassagem. O G1 tentou contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber mais informações sobre o acidente, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu. 

Uma equipe da Polícia Civil esteve no local do acidente para acompanhar a perícia e o levantamento cadavérico. O corpo de Tay foi levado para Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana, e foi liberado na noite deste sábado. O local e horário do sepultamento ainda não foram definidos pela família. 

Momentos antes do acidente, o cantor Tay postou uma selfie nas redes sociais com a legenda “Vou ali e volto já”. Em seguida, ele postou outra foto dele com parte da letra da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha. O trecho usado pelo cantor diz: “E a vida, e a vida o que é, diga lá meu irmão”. Depois, o artista ainda chegou a postar um vídeo em que mostra a estrada, durante a viagem de volta para casa, e no qual ele deseja bom final de semana aos seguidores. 

Carro em que o cantor Tay estava capotou na BR-116, trecho entre Tanquinho e Feira de Santana — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
 No instagram oficial da banda, a produção postou um símbolo em sinal de luto. De acordo com a família, Tay cantava desde os 17 anos, e há cerca de 18 estava à frente da Chicana, cantando axé.

Muitos fãs comparavam o timbre da voz dele ao de Bell Marques, ex-cantor da banda Chiclete com Banana e um dos ícones do axé. 
 
Nas redes sociais do grupo Chicana e também do cantor Tay, dezenas de fãs lamentaram a morte do artista. “Caramba, recebi essa notícia muito triste… De coração partido, descanse em paz, irmão. Luz”, diz uma das mensagens.
Cantor Tay também compartilhou com seguidores um vídeo da viagem na estrada, e desejou bom fim de semana aos fãs — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
No Instagram, grupo Chicana postou símbolo de luto — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

*Do G1 BA

FELIPE GUERRA-RN: ACIDENTE GRAVE É REGISTRADO NA RN-032, ENTRADA DA CIDADE

Um grave acidente foi registrado ontem a noite por volta das 20:00hs na RN 032 entrada da cidade de Felipe Guerra, de acordo com informações repassada a redação do site, o veículo tipo Fiat Palio com Placas de Natal, OWB-1941, bateu em uma moto que estava com dois ocupantes.

Ainda de acordo com informações, no carro estava um casal que não foi identificado, após o acontecido se evadiram do local, os dois ocupantes da Motocicleta foram identificados apenas por Romário e Popô, os mesmos socorridos para o hospital local da cidade, um deles foi levado para Mossoró com fratura no Braço e na Perna.

O caso será investigado pela Polícia Rodoviária Estadual, que em breve dará um laudo esclarecendo as causas do acidente.


*Santana Notícia

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VOCÊ está sofrendo?

Supere sua dor com heroísmo, porque só os vencedores conseguirão o prêmio que se encontra à espera deles.

Não se apresse, mas também não desanime.

Supere sua dor com heroísmo, busque alegria, e viva com a sensação otimista daquele que sabe lutar sem desfalecimento.

E verifique que sua vida se transformará num hino de ação de graças ao PAI todo bondade.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...