Pesquisar este blog

07 setembro 2021

NATAL-RN: DUPLO HOMICÍDIO NA REDINHA, UMA CRIANÇA DE 11 ANOS FOI BALEADA

Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Dois homens morreram e quatro pessoas ficaram feridas após um tiroteio que aconteceu no final da tarde desta terça-feira (7), na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. Entre os feridos, uma mulher, dois homens e uma criança de 11 anos, atingida na virilha.
O crime aconteceu em um bar próximo à Igreja de Pedra e ao mercado da Redinha. De acordo com policiais militares do 4º Batalhão, uma festa acontecia no local quando os criminosos chegaram em uma moto e atiraram contra os dois homens. As vítimas usavam tornozeleira eletrônica.
Os três adultos feridos foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, no bairro Potengi. A criança foi levada ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. De acordo com a PM, os quatro se conheciam e estavam próximos na hora do crime. A Polícia Militar ainda não tem detalhes sobre os criminosos, tampouco quem seria o alvo da ação.

Prorrogado o prazo de inscrição para seleção de textos do Curso de Especialização para publicação em Coletânea da Pós Graduação

O IFRN Campus Apodi lança o Edital nº 9/2021 de retificação do edital nº 5/2021 que apresenta as normas para submissão e seleção de um (1) texto oriundo de pesquisa realizada no âmbito do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática a ser publicado em 2022, em coletânea em formato eletrônico (Ebook) organizada pela Editora deste Instituto Federal – Editora IFPB e pela Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN, conforme edital 13/2021-PROPI/IFRN. Com a retificação as inscrições são prorrogadas até 8 de setembro.
Confira:

.: RETIFICAÇÃO DO EDITAL

IFRN Campus Apodi conquista 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

O Campus Apodi do IFRN participou da versão virtual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira que conta com a participação de escolas públicas ou privadas para alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo foram conquistadas 9 medalhas por alunos dos cursos técnicos integrados: 5 ouros, 3 pratas e 1 bronze.

Os alunos receberam orientação do representante local da OBA na instituição, o professor de Física Francisco de Assis Sousa, juntamente com os demais professores colaboradores, prof. Vladson Galdino, prof. Ueslei Marques (matemática) e prof. Iranildo Gomes. O resultado foi comemorado pelos docentes da disciplina de Física: “Esperamos que o contato dos alunos com Astronomia e Astronáutica desperte, cada vez mais, o seu interesse e o seu prazer em estudar ciências e que essa premiação sirva de incentivo para mais alunos participarem da competição.”, comentou o professor Francisco de Assis, representante local do projeto.

O aluno tri-medalhista de ouro na competição Thiago Henrique fala da emoção de conquistar mais uma medalha em sua vida acadêmica:

“Estou muito feliz pois sei que isso é fruto do meu esforço, sempre quis ser um aluno olímpico e agora sou, o IFRN Campus Apodi foi muito importante para essa conquista, fui apresentado ao mundo das olimpíadas educacionais, até ingressar na instituição não sabia da existência dessas competições, recebi todo apoio possível e materiais de estudos muito bons, cursos e professores capacitados que enxergaram que tinha talento e podia me destacar nacionalmente”, diz Thiago Henrique.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o Campus Apodi segue conquistando medalhas em olimpíadas, dessa forma parabeniza todos os envolvidos pela premiação alcançada.

Veja a lista de alunos medalhistas:

Medalha

Nome completo

Série

Curso

 

 

Ouro

Abmael Brito Porto

4

INFO

Marcos Vinicius Freire Pinto Silveira

4

INFO

Ana Cristina Moreira Marinho

3

INFO

Thiago Henrique Duarte Moreira

4

BIO

Gustvo Línic de Souza Pamplona

3

BIO

 

Prata

Mathias De Sousa Amorim

2

QUÍM

Antonio Samuel da Silva Souza

3

INFO

Hamilton Cristyan Lima de Noronha

2

INFO

 

Bronze

Luana Helena Silva Do Nascimento

3

BIO


Sobre o OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 03 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 48 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (7). São 365.736 casos totalizados. Na segunda-feira (6) eram contabilizados 365.683, ou seja, 53 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 48 confirmados nas últimas 24h horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.286 no total, 03 óbitos ocorrido nas últimas 24 horas (Caicó (01), Várzea (01) e Lagoa Nova (01)). Na segunda-feira (06) eram 7.282 mortes. A Sesap registrou 01 nova morte após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.344.
Recuperados são 257.178. Casos suspeitos somam 172.872 e descartados são 720.872. Em acompanhamento, são 101.272.

CAICÓ-RN: HOMEM INVADE ESTÚDIO DA RÁDIO RURAL E AGRIDE LOCUTOR

Foto: cedida
Um homem descontrolado invadiu um dos estúdios da Rádio Rural de Caicó e agrediu o conhecido locutor Lusio Alves, que já trabalhou também em rádios de Natal.
O indivíduo que não foi identificado estava descontrolado, o que levantou suspeitas de que ele estivesse sob o efeito de drogas. Também não há informações sobre o motivo das agressões.
O caso foi registrado na manhã da segunda-feira (6). A vítima foi surpreendida com um soco e sofreu vários chutes após cair no chão.

FOTOS E VÍDEOS: Imagens feitas pelo policiamento aéreo do Potiguar 1 dos atos ocorridos hoje em Natal

Centro Integrado de Operações Aéreas do Rio Grande do Norte.

Crédito: CIOPAER

Veja Vídeos:




RIO GRANDE DO NORTE TEM MANIFESTAÇÕES A FAVOR E CONTRA BOLSONARO

Manifestantes realizam atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (7), feriado da Independência, em Natal. Ambos ocorrem na Zona Leste da capital.

O ato do movimento "Grito dos Excluídos" - contrário do governo e convocado por partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais - começou por volta das 9h na Praça das Flores.
A maior parte dos participantes usava máscaras, mas houve pontos com aglomeração.

Por volta das 10h, os manifestantes saíram em caminhada com destino à Praia do Meio, também na Zona Leste.
No ato, os manifestantes pediam a saída do presidente, como principal pauta. A manifestação foi encerrada por volta das 11h.

Ato de apoio

O ato a favor do presidente ocorreu na Praça Cívica, também na Zona Leste da capital.

A maior parte dos manifestantes camisas amarelas e verdes, além de cartazes com mensagens de apoio a pautas como o voto impresso.
Também havia faixas com pedidos inconstitucionais como destituição dos ministros do STF e intervenção militar, além de uma nova constituição.

Parte dos manifestantes não usava máscaras de proteção contra a Covid-19.
Inicialmente, o ato estava marcado para às 11h, porém, pouco após às 9h, já havia um grupo concentrado na praça, fazendo orações. Ao longo da manhã, carreatas que saíram de outras partes da capital e cidades do interior do estado chegaram à praça.
A Polícia Militar e equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal e acompanham os protestos e realizam interdições no entorno.

A Secretaria de Segurança Pública montou um gabinete para acompanhar os atos. Até a última atualização desta matéria, a pasta informou que todos os eventos ocorreram de forma pacífica.

Mossoró

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró também teve um ato contrário ao presidente, pela manhã.

A concentração do "Grito dos Excluídos" - convocado por movimentos sociais e partidos políticos - ocorreu em frente à central de abastecimento do município - a Cobal. Os manifestantes chegaram por volta das 7h30.
Um grupo de atores encenou uma peça fazendo críticas ao presidente. Em seguida, com bandeiras, além de faixas e cartazes pedindo mais emprego, vacina, comida e educação, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas da cidade.

O ato foi encerrado por volta da 09h30.

Veja mais fotos

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: ATAQUE A TIROS DEIXAM UM HOMEM E UMA MULHER BALEADOS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Duas pessoas, sendo um homem identificado como Clênio Nunes de Sousa, conhecido como "Baraúna" de 32 anos e uma mulher identificada como, Michelly Karla Chaves Oliveira de 25 anos, natural de Tabuleiro do Norte/CE, foram baleadas durante um ataque a tiros, ocorrido na noite desta segunda feira, 06 de setembro de 2021, no Conjunto José Agripino, no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Oeste do RN.
Os dois feridos foram socorridos por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio e depois transferidos pelo SAMU para o Hospital Tarcísio Maia. De acordo com informações da polícia, Baraúna foi atingido com três tiros, dois no ombro e um no abdômen e Michelly ferida com dois tiros nas costas.
A polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do ataque criminoso. As vítimas relataram que estavam em uma calçada na Rua Manoel Maria do Nascimento, quando homens em um veículo não identificado, chegaram e começaram a atirar. No local muitas cápsulas de pistola ficaram espalhadas pelo chão. A PM informou que Baraúna já tem passagens pelo sistema prisional, ele foi acusado de envolvimento da morte do ex-presidiário Breno Maycon de Moura, fato ocorrido em no dia 28 de outubro de 2016. (RELEMBRE).
Michele Karla foi presa com uma moto roubada no dia 12 de agosto de 2019 (RELEMBRE).

*Fim da Linha/Passando na Hora

Dia da Pátria: presidente da CNBB pede a brasileiros que não se deixem convencer por quem agride os poderes Legislativo e Judiciário

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo divulgou nesta sexta-feira, 3 de setembro, um vídeo por ocasião do próximo Dia da Pátria, 7 de setembro. De acordo com o presidente da CNBB, a data deve inspirar em cada brasileiro o reconhecimento de que todos são irmãos, inclusive daqueles com quem não se concorda.

Essa verdade, segundo do Walmor, precisa ser contemplada e ajudar no reconfiguramento da interioridade de cada um frente a um contexto no qual o Brasil está sendo contaminado pela raiva e pela intolerância. De acordo com o arcebispo de Belo Horizonte, em nome de ideologias muitos dedicam-se à ofensas, chegando ao absurdo de defender o armamento da população.

“Quem se diz cristão ou cristã deve ser agente da Paz e a paz não se constrói com armas. Somos todos irmãos. Esta verdade é sublinhada pelo Papa Francisco na carta encíclica Fratelli Tutti”, disse.

Os ensinamentos da Fratelli Tutti, aponta dom Walmor, devem também inspirar cuidados com os que sofrem. “A fome é realidade de quase 20 milhões de brasileiros. Aquele pai que não tem alimento a oferecer para o próprio filho é seu irmão. Nosso irmão. Do mesmo modo, a criança e a mulher feridas pela miséria são suas irmãs, nossos irmãos e irmãs”, afirmou no vídeo.

De acordo com o presidente da CNBB, os católicos e cristãos não podem ficar indiferentes à realidade que mistura desemprego e alta inflação, num contexto agravado pela pandemia, situação que acentua as exclusões sociais. A saída, de acordo com o arcebispo, está na urgência em implementar políticas públicas para a retomada da economia e a inclusão dos mais pobres no mercado de trabalho.

“Nossa pátria não começa com a colonização europeia. Nossas raízes estão nas matas e florestas, num sinal claro nos ensinando que a nossa relação com planeta deve ser pautada pela harmonia. Os povos indígenas, historicamente perseguidos e dizimados, enfrentam graves ameaças do poder econômico extrativista e ganancioso que tudo faz para exaurir nossos recursos naturais”, disse.

O presidente da CNBB dedica um parte da mensagem ao cuidado com a Casa Comum (meio ambiente). Dom Walmor reforça o alerta dos cientistas brasileiros sobre a gradativa queda nos mananciais de água potável no Brasil. “A exploração desmedida e irracional do solo, com a derrubada de florestas, está levando à escassez de água em nossas torneiras. Não podemos deixar que o Brasil, reconhecimento internacionalmente por ser rico em recursos naturais, seja devastado e torne-se uma terra arrasada”, exortou.

Exercício da cidadania e superação da crise

Dom Walmor enalteceu a importância do dia 7 de Setembro como caminho para contribuir para o exercício qualificado da cidadania. Na mensagem, o arcebispo defende que a participação cidadã na política, reivindicando direitos, com liberdade, está diretamente relacionada com o fortalecimento das instituições que sustentam a Democracia.

“Não se deixe convencer por quem agride os poderes Legislativo e Judiciário. A existência de três poderes impede a existência de totalitarismos”, disse. Dom Walmor defende que não é possível aceitar, independentemente das convicções político-partidárias de cada um, agressões aos pilares que sustentam a democracia. Agredir, eliminar, hostilizar, ignorar ou excluir, segundo o arcebispo, são verbos que não combinam com um sistema democrático.

No próximo 7 de setembro, dom Walmor fez um pedido aos brasileiros: “respeite a vida e a de seu semelhante. (…) a intolerância nos distância da Justiça e da Paz e afasta-nos de Deus. Somos todos irmãos. No dia da Pátria, 7 de setembro, rezemos para que o Brasil encontre um caminho para superar as suas crises. Rezemos também pelas vítimas da Covid-19 “, reforçou.

*Fonte: CNBB

PARNAMIRIM-RN: CLIENTE REAGE E ASSALTANTE É MORTO A TIROS EM LANCHONETE

Um cliente de uma lanchonete reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos criminosos a tiros, na noite desta segunda-feira (6) no bairro Cohabinal, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 20h, quando dois homens chegaram à lanchonete e pediram cachorro-quente.

Em certo momento, um deles se levantou da mesa, foi até o caixa e anunciou o assalto.

Porém, ao perceber a ação criminosa, um dos clientes teria atirado contra o assaltante, dando início a uma troca de tiros. O cliente não foi identificado.

Houve pânico e correria entre as pessoas que estavam no local, que tentaram se proteger dos disparos.

O assaltante foi ferido, não resistiu e morreu no local. Já o comparsa, que estava do lado de fora, correu e conseguiu fugir.

O homem que morreu estava sem documentos e ainda não foi identificado oficialmente pela polícia. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia para passar por exames.

Rondas foram realizadas na região, mas o outro suspeito de assalto não foi localizado pela polícia.


*Do G1 RN

Movimento evangélico pede que fiéis não estejam nos atos de 7 de setembro e critica Bolsonaro

Movimento Batistas por Princípios entende que manifestações serão "de claro apoio a iniciativas autoritárias e pouco democráticas"
Em nota, o Movimento Batistas por Princípios contraria convocações feitas às igrejas evangélicas por lideranças políticas e religiosas e pede aos fiéis para não saírem às ruas neste 7 de Setembro.
A entidade defende que os atos serão “de claro apoio a iniciativas autoritárias e pouco democráticas”. No texto, o grupo tece críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e enfatiza: “Nenhum cidadão do nosso país está acima das normas constitucionais”.
“Estranhamos o lamentável fato de que pastores, embora ensinem em suas igrejas uma eclesiologia democrático-congregacional, expressem sua solidariedade a uma manifestação de claro apoio a iniciativas autoritárias e pouco democráticas do atual Presidente da República”, diz a nota.
O movimento ressaltou o “caráter contraditório da manifestação” convocada para a data comemorativa. “Em nome da defesa da liberdade, faz-se apologia inconstitucional do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal”, destaca.
O grupo evangélico sinaliza “desconfiança” ao protesto convocado por Bolsonaro. “Pretende dar salvo-conduto a um presidente que, juntamente com seus filhos, ainda deve explicações a sérios e graves indícios de corrupção e uso indevido de verbas de gabinete constituídas por dinheiro público — indícios que estão sendo investigados e, por si, revelam situações que parecem desmontar discursos hipócritas contra a corrupção”, prossegue a nota.
Segundo o movimento, os evangélicos têm adotado “papel de massa de manobra”. Na avaliação dos religiosos, o governo do presidente Jair Bolsonaro é um “fracasso”: “Na condução da crise sanitária, na política econômica, no controle inflacionário, no combate à política predatória do chamado Centrão, na estabilização política, nas políticas educacionais, no plano de prevenção à crise hídrica e de energia elétrica”, enumeram.
“Afirmamos com ênfase que a convocação para tal manifestação pública, embora exiba como fachada a defesa da liberdade e da democracia, na verdade se revela como astuta tentativa do atual governo de provocar rupturas institucionais e criar ambiente favorável a instalação de um governo autoritário e personalista”, conclui o Movimento Batistas por Princípios.

*AGORA RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SE alguém lhe mostrasse uma semente escura e feia, dizendo que dentro dela havia bela e perfumada flor, você acreditaria, porque sabe que da semente nasce a planta que produz a flor.
Pois bem, acredite também que, dentro de você , por mais imperfeito que seja, nascerá, purificada e bela, a sua alma imortal que alcançará a felicidade!
Tenha fé em si mesmo, e busque aperfeiçoar-se.